Viva pessoal.
Bem, este topico deixa-me de facto a pensar sobre a veracidade e politica do CPC, isto é, comprei recentemente um labrador, inclusive pedi a lista de criadores da raça ao CPC , e apos alguns dias decidi comprar o Scott.
Na altura da compra o criador perguntou-me se queria C/ LOP ou S/. Para mim isso não tinha significado nenhum, nem tão pouco sabia dar o devido valor a esta abreviatura. No entanto o criador fez questão de me esclarecer, frisou as vantagens e as desvantages de ter um cão Registado. Com o seu blablabla todo, recolheci que era importante tal documento, e paguei mais por isso. Feito assim o negocio, o criador disse-me que no prazo de 2 semans iria receber em casa um preregisto, e teria de enviar 18€ e qualquer coisa para O CPC para fazer o respectivo resgito de propredade do cão de raça. Até aqui tudo bem, no entanto as duas semanas passaram e hoje faz um mes e meio e nada. Preocupado com a situação, resolvi telefonar para o criador, o qual me disse que ainda não tinha vendido os cães todos, e so iria fazer o registo da ninhada quando tivesse finalmente tudo vendido. Como não fiquei muito convencido telefonei para O CPC, e perguntei se aquele criador tinha algum registo de ninhada recente, o qual me foi dito que sim, só que era de um registo 30 dias mais cedo que o nascimento do scott.
Concluindo, eu pergunto?
Como pode ser possivel uma intituição de grande credebelidade nacional permitir registos tão tardios? Porque os criadores não registam logo a ninhada visto pagarem o mesmo valor ?
Algo não soa bem, porque a politica do clube Portugues de canicultura permite isto ? É que ainda por cima, o atendimento confirma que realmente os criadores andam a registar as ninhadas com 2 a 3 meses de atraso, e que se fazem pagar das tabelas normais sem qualquer tipo de multas.
Certamente que é uma medida oportuna a criadores mercadores, permitindo desta forma fraudes na verecidade dos LOPS, pois este está inserido neles, ou seja , vendo com LOP e sem LOP.
Agradecia um escarecimento do pessoal cadretáticamente entendido nesta matéria.
Abraços e o meu muito obrigada.
Registo LOP e o CPC
Moderador: mcerqueira
Sem me alongar muito, a partir do momento em que um criador lhe pergunta se quer "com LOP" ou "sem LOP" está tudo dito. A partir daqui todo o tipo de cenário em termos de coisas 'estranhas' e de falta de credibilidade está montada. Mas olhe que não é do CPC, ou das regras do LOP, é mesmo é relativamente a esse tipo de criadores de atacado.
Na minha modesta opinião, ao ouvir a frase "com ou sem LOP" devia ter logo percebido que não estava a lidar com um criador idóneo e por-se a milhas.
O facto de um criador estar na lista de criadores da raça não é um atestado de seriedade, de idoneidade ou de ética. É tão somente a constatação de que essa pessoa tem cães registados no LOP e regista ninhadas. Isso por si só não chega.
A actuação do CPC baseia-se na boa fé das partes envolvidas, não há capacidade por parte do clube de verificar in loco todas as ninhadas. Se não houver denúncias e se nunca calhar esse criador ser seleccionado para uma inspecção, vai continuar a praticar essa fraude. A fraude e falta de idoneidade não partem do CPC, partem sim das pessoas que fazem essas trafulhices.
Grande responsabilidade nisto têm também os compradores. Se o LOP não é de todo tudo o que se deve exigir na compra de um cão de comprovada raça pura, é o MÍNIMO exigível. Um criador que não pretende registar o produto da sua criação como animais de raça não é um criador, é um mero mercador de animais, e isso devia ser óbvio para quem pretende investior dinheiro na compra de um cão de raça.
Isso e outras coisas, será que viu o exame de despiste da displasia nos pais? Será que o criador o sondou no sentido de apurar se o seu estilo de vida e casa são adequados às características da raça? Será que esse senhor só faz selecção de labradores ou haverá por lá também criação de yorkies e de outras raças na moda? Será que os animais saem da mãe no tempo devido? Será que as condições são salubres e os animais estão bem tratados e têm bom temperamento e boa conformação?
Caveat emptor e o resto é conversa.
O facto de um criador estar na lista de criadores da raça não é um atestado de seriedade, de idoneidade ou de ética. É tão somente a constatação de que essa pessoa tem cães registados no LOP e regista ninhadas. Isso por si só não chega.
A actuação do CPC baseia-se na boa fé das partes envolvidas, não há capacidade por parte do clube de verificar in loco todas as ninhadas. Se não houver denúncias e se nunca calhar esse criador ser seleccionado para uma inspecção, vai continuar a praticar essa fraude. A fraude e falta de idoneidade não partem do CPC, partem sim das pessoas que fazem essas trafulhices.
Grande responsabilidade nisto têm também os compradores. Se o LOP não é de todo tudo o que se deve exigir na compra de um cão de comprovada raça pura, é o MÍNIMO exigível. Um criador que não pretende registar o produto da sua criação como animais de raça não é um criador, é um mero mercador de animais, e isso devia ser óbvio para quem pretende investior dinheiro na compra de um cão de raça.
Isso e outras coisas, será que viu o exame de despiste da displasia nos pais? Será que o criador o sondou no sentido de apurar se o seu estilo de vida e casa são adequados às características da raça? Será que esse senhor só faz selecção de labradores ou haverá por lá também criação de yorkies e de outras raças na moda? Será que os animais saem da mãe no tempo devido? Será que as condições são salubres e os animais estão bem tratados e têm bom temperamento e boa conformação?
Caveat emptor e o resto é conversa.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Quando fui buscar a minha Luana o criador deu-me na hora o Registo Provisorio do LOP e acho que assim é que tem que ser feito. Depois é so ir ao vet pra ele colocar o chip e colar a vinheta no registo provisorio. Depois tem que preencher e enviar para o cpc incluindo 18€. Alguem que me corrija se estou enganado!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
O registo de uma ninhada é efectuado em duas fases. Devemos preencher um impresso e enviar ao CPC. Temos um prazo de vinte dias após o nascimento da ninhada para o fazer. O CPC, após a recepção do impresso relactivo à primeira fase, envia-nos outro (relactivo a segunda fase). Este impresso deverá ser preenchido devidamente e enviado ao CPC no prazo de sessenta dias.Ricydur Escreveu:Como pode ser possivel uma intituição de grande credebelidade nacional permitir registos tão tardios? Porque os criadores não registam logo a ninhada visto pagarem o mesmo valor ?
Os custos são:
Primeira fase = 18.50€
Segunda fase = número de cães x 17.50€
http://www.cpc.pt/?cpc/precario
Não é o que ditam as regras, se não, veja:Ricydur Escreveu:Algo não soa bem, porque a politica do clube Portugues de canicultura permite isto ? É que ainda por cima, o atendimento confirma que realmente os criadores andam a registar as ninhadas com 2 a 3 meses de atraso, e que se fazem pagar das tabelas normais sem qualquer tipo de multas.
Cabe à Comissão do Livro de Origens autorizar a entrega dos documentos fora dos prazos estabelecidos, após pedido do criador e explicação dos motivos de atraso. No caso de ser autorizado o registo, é devida uma sobretaxa de € 10,00 por cada mês de atraso.
Apenas para que conste, não sou nenhum catedrático nem nada perto...Ricydur Escreveu:Agradecia um escarecimento do pessoal cadretáticamente entendido nesta matéria. .
Toda a informação está no link que disponibilizei

Abraços
My2media:
Qual é a dúvida?... criador deu-me na hora o Registo Provisorio do LOP e acho que assim é que tem que ser feito. Depois é so ir ao vet pra ele colocar o chip e colar a vinheta no registo provisorio. Depois tem que preencher e enviar para o cpc incluindo 18€.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
São € 18,50 e não 18 
Aliás, o procedimento vem escrito no próprio impresso do LOP Provisório.

Aliás, o procedimento vem escrito no próprio impresso do LOP Provisório.
<p>Cumprimentos, </p>
agradecido... amanha vou ao veterinário...dinodane Escreveu:My2media:
Qual é a dúvida?... criador deu-me na hora o Registo Provisorio do LOP e acho que assim é que tem que ser feito. Depois é so ir ao vet pra ele colocar o chip e colar a vinheta no registo provisorio. Depois tem que preencher e enviar para o cpc incluindo 18€.