100kerer20ver Escreveu:
... mas realmente é um facto que cada vez mais existem restrições aos animais de frequentarem lugares públicos, como a praia, que não é propriedade de ninguém mas que se torna posse de individuos que proibem o que querem e bem lhes aptece! Numa palavra Vergonha!
Vergonha de quê?
Eu moro mesmo à frente de uma praia. Durante todo o ano vou com os meus três cães para lá, com excepção dos meses de verão, ou seja, em plena época balnear.
Mas não vou por ser proibido ou por alguém me ter chamado a atenção. Não vou por uma questão de princípio. Se fosse com os meus cães para a praia nesta altura do ano, de certeza absoluta que eles não iriam incomodar ninguém porque eu trataria de os prender ou de os educar no sentido de se portarem melhor do que muitos dos frequentadores da praia. Mas o problema não se coloca em relação aos meus cães, aos seus cães ou aos cães de muita gente. O problema coloca-se em relação a um enorme número de pessoas que realmente não têm educação nem respeito pelas pessoas. Se elas próprias enchem a praia de imundícies, que seria se levassem os seus cães?
Este assunto já foi tratado aqui no fórum variadíssimas vezes até à exaustão. Claro que há opiniões diferentes da minha. Mas nada me demove.
Se eu não tivesse cães até poderia ser suspeita a minha posição. Pertenceria ao tal grupo das pessoas mesquinhas, estúpidas e insensíveis que perseguem os cães e os donos dos cães (é assim que muitos donos classificam os que não têm cão e são contra o seu acesso aos lugares públicos). Mas não. Eu tenho mesmo três cães e muito me custa passar estes meses em que os tenho que privar de correr na praia.
Mas é assim... Se há pessoas na praia que se portam pior do que os cães, também há outras que são asseadas e civilizadas e que têm todo o direito de não serem incomodadas.