Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AdaElisa
Registado: quarta abr 22, 2009 7:24 pm

quarta abr 22, 2009 7:30 pm

Olá!!!
Preciso muito da ajuda de vcs!
Minha cadela Lara está com leishmaniose e o veterinario indicou 2 medicamentos: um chamado sodium Stibogluconate que é indiano e outro chamado Milteforan que é vendido na Europa. Porém ambos são proibido aqui no Brasil, mas soube que esses medicamentos são vendidos até em pet shop na Europa.
Gostaria de saber se esses medicamentos podem ser esnviados para o Brasil? Ou algum lugar q são vendidos esses medicamentos.

bjosss
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta abr 22, 2009 9:00 pm

Olá

Podem sim. Envio por mensagem privada.
Boa sorte.

patanisca
patanisca123
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 5:25 pm

Boa tarde

Tenho recebido algumas MP perguntando como adquirir o medicamento.
A minha resposta neste forún destinou-se apenas a um membro que reside no Brasil.
Em Portugal o vet trata do assunto, não se dá ao nosso animal de estimação medicação sem receita médica.

patanisca
patanisca123
Membro Veterano

quarta mai 13, 2009 11:16 am

AdaElisa Escreveu:Olá!!!
Preciso muito da ajuda de vcs!
Minha cadela Lara está com leishmaniose e o veterinario indicou 2 medicamentos: um chamado sodium Stibogluconate que é indiano e outro chamado Milteforan que é vendido na Europa. Porém ambos são proibido aqui no Brasil, mas soube que esses medicamentos são vendidos até em pet shop na Europa.
Gostaria de saber se esses medicamentos podem ser esnviados para o Brasil? Ou algum lugar q são vendidos esses medicamentos.

bjosss
Bom dia
Voltei a enviar MP, espero que agora receba. Só não entendo como pode estar tanto tempo sem tratar o seu animal.
patanisca
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

sexta mai 15, 2009 8:44 am

AdaElisa, você está a dizer-nos que vive no Brasil e que o seu veterinário indicou-lhe apenas medicamentos proíbidos no seu país?
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

segunda mai 18, 2009 11:53 am

duartefx Escreveu:AdaElisa, você está a dizer-nos que vive no Brasil e que o seu veterinário indicou-lhe apenas medicamentos proíbidos no seu país?
Isso é muito esquisito. Até 2003, quando saí do Brasil e vim para Portugal, a indicação do Ministério da Saúde é que não se tratassem cães com leishmaniose, ou seja, os cães deveriam ser todos abatidos.
Tenham em atenção que há regiões no Brasil onde a leishmaniose (que não é cutânea, é visceral, e contagia pessoas, que morrem) é endémica, e é um grave problema de saúde pública. A região onde eu vivia, Belo Horizonte, MG, era endémica. A Prefeitura vinha às nossas casas examinar os nossos cães. Se os testes acusassem a doença, voltavam depois para levá-los para abate.
Actualmente não sei exactamente como anda a situação. Sei que há a vacina, eficaz, mas muito cara, para a leishmaniose. Uma amiga minha que vivia em BH vacinou a caniche dela há uns anos atrás.
Muitos veterinários começaram a tratar os cães, pois é notório que somente o abate dos milhares de animais, sem combate eficaz ao mosquito, não resolve o problema, pois o agente da leismaniose pode contaminar outros animais, nomeadamente roedores, raposas, etc.
Do que eu me lembre (e eu estudei profundamente sobre este assunto), tratavam-se os animais com medicação usada em humanos.
Quando vi este post achei muito estranho que um vet brasileiro tenha indicado medicamentos que não existem no Brasil. É muito estranho, e eu não me arrisco aqui a dar muitas opiniões, pelos factos que citei acima. :?
No Brasil já existe vacina. É cara, mas existe. E há formas de prevenir, com coleiras que repelem insectos, sprays de citronela, que era o que eu usava nas minhas cadelas (que estão aqui comigo, vivinhas da silva, e nunca apanharam leishmaniose, embora eu vivesse numa região endémica). Naquele tempo não havia vacina, e quem tratasse, estava, de certo modo, a infringir a lei. Mas estava a ficar cada vez mais difícil ter de abater animais novos, saudáveis, animais de exposição, que contraíam a doença. E os vets avançaram com tratamentos. Mas sempre usando os medicamentos que aqui também se usam (e cujos nomes já não me lembro).
Gostava que a autora do tópico pudesse nos dar mais informações.
Última edição por Condessa em segunda mai 18, 2009 2:20 pm, editado 1 vez no total.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

segunda mai 18, 2009 12:30 pm

Olá,

Hoje irei a vet e aproveitarei para esclarecer esta dúvida a respeito do tratamento brasileiro. Acho que as coisas avançaram sim, não abatem mais. Aliás, eu não conheço casos desta natureza.

Condessa, sou de Juiz de Fora, e também não ouvia falar. Aqui no Rio nunca ouvi dizer, mas perguntarei hoje quando for.

Também nunca pesquisei sobre. Como você já fez. :wink:

Até!
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda mai 18, 2009 12:48 pm

Já não é o primeiro pedido de medicamentos portugueses por parte de brasileiros que tenho visto nestes fóruns, dá-me a ideia, perante o que a Condessa diz, que ou há alguma desinformação no Brasil a respeito deles, ou poderá haver tentativas de automedicar o cão para o furtar ao abate obrigatório. Não sei.

Também em tempos fiz alguma pesquisa sobre a doença, não porque tenha algum cão contaminado, mas sim porque o assunto me interessa. E não só por essa pesquisa como pelas informações que fui colhendo aqui junto de veterinários, a vacina que se criou no Brasil não serve para Portugal.

Aqui, de facto, tratam-se os animais, com maior ou menor custo e sucesso variável, e também temos zonas fortemente endémicas. Hoje em dia, a leishmaniose nos humanos já está muito controlada, dado ser curável na nossa espécie, registando-se muito poucos casos (menos de duas dezenas) por ano, mas infelizmente ainda atinge muito os animais.

No entanto, a tendência oficial em algumas zonas fortemente atingidas é de facto para abater os animais, o que não é cumprido. E sei que a DGV tinha em projecto enveredar pelo abate inexorável do todos os cães que surgissem infectados, mas suponho que terá recuado ou deixado essa directiva em banho-maria.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

segunda mai 18, 2009 12:55 pm

Apraz-me saber que este tópico foi retomado pois este assunto interessa-me profundamente.

Farei, assim que puder, a minha própria pesquisa, mas agradeço a todos os que puderem acrescentar alguma informação pertinente sobre a Leishmaniose no Brasil.

Já agora, alguém sabe me dizer quais os estados/zonas mais afectadas?
Condessa
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 1:34 pm

duartefx Escreveu:Apraz-me saber que este tópico foi retomado pois este assunto interessa-me profundamente.

Farei, assim que puder, a minha própria pesquisa, mas agradeço a todos os que puderem acrescentar alguma informação pertinente sobre a Leishmaniose no Brasil.

Já agora, alguém sabe me dizer quais os estados/zonas mais afectadas?
Alguns estados do Nordeste e Minas Gerais, que me lembre. Houve uma vez uma pandemia numa cidade no interior de São Paulo, e mataram centenas de animais, muitos deles que não estavam infectados.
Os medicamentos usados lá são usados em todo o mundo.
Eu vi cães com leishmaniose tratados, que já não eram transmissores da doença. O cão da minha professora de Inglês, por exemplo, era tratado. Recebia a visita da prefeitura, e os exames davam sempre negativo. Mas se eles o tivessem apanhado antes dele ser tratado, com certeza teria sido abatido.
Quem criou a vacina da leishmaniose são veterinários de Belo Horizonte, dentre eles o Dr. Wilson Mairynk, e o Dr. Vítor Márcio Ribeiro, da Universidade Federal de MG (Medicina Veterinária). A Sasha, minha cadela que tem glaucoma, e que veio do Brasil comigo, era cliente da clínica dele, onde há do mais moderno possível e imaginável em termos de medicina veterinária. Até transplante renal numa cadela fizeram lá! Foi o primeiro do Brasil. A última vez que levei lá a Sasha, por causa da consulta de oftalmologia, soube que a vacina estava a ser testada em lotes de cães, para depois ser aprovada e seguir para o mercado. E foi mesmo isso que aconteceu.

Deixo-vos um link sobre Leishmaniose. O texto foi escrito pelo médico que citei acima.

http://www.veterinariasantoagostinho.co ... niose.html
Última edição por Condessa em segunda mai 18, 2009 2:19 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 1:39 pm

Aqui no Brasil tem uma portaria interministerial de 2008 que prevê o scrifício de cães hospedeiros.

Tem uma vacina desenvolvida utilizada, mas somente em cães que aparesentam resultado negativo ao teste.

Bem, eu li isso na wikipédia, para seber meis acho legal consultar artigos científicos. No Brasil seria bom a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Mas esclarecerei junto ao vet sobre o tratamento. Moro em área de muita Mata Atlântica, é prato feito! :?
Carpeju
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 1:42 pm

Valeu Condessa, sabia que estavamos lendo... :)
Condessa
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 1:52 pm

A leishmaniose já chegou à cidade da minha Mãe, que fica a 200km de Belo Horizonte....... aquilo está a espalhar-se e a vitimar humanos. Os casos em humanos aumentam a cada ano, em todo o mundo.
O Governo brasileiro proibiu o tratamento dos cães porque o uso da medicação indisciminadamente provoca a criação de estirpes mais fortes e mais resistentes, o que seria altamente prejudicial no tratamento de um humano infectado com uma estirpe nova.
Normalmente o tratamento é feito à base de GLUCANTIME.

Mas eu repito: sem o combate ao verdadeiro transmissor da doença, que é um mosquito flebótomo, podem matar todos os cães do mundo que a doença não vai desaparecer. Na verdade, esta doença precisa é de ser controlada.

E muito sinceramente, eu, pessoalmente, não seise trataria um cão meu com leishmaniose. Mas isso já é outra história e outra conversa. :wink:
Última edição por Condessa em segunda mai 18, 2009 1:53 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 1:52 pm

Olhem que interessante, da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Artigo com fotos do tratamento antes e depois e considerações.
segue o link:

http://www.fielamigo.com.br/trata/
Condessa
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 2:00 pm

Carpeju Escreveu:Olhem que interessante, da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Artigo com fotos do tratamento antes e depois e considerações.
segue o link:

http://www.fielamigo.com.br/trata/
Excelente artigo. No entanto, é preciso ressaltar que a leishmaniose que ocorre aqui na Europa não é provocada pelo mesmo protozoário que existe no Brasil. Não sei, mas seria o caso de verificar se estes medicamentos (que inclusive a forista que abriu o tópico citou) vendidos em Espanha seriam eficazes no Brasil. Assim como a vacina brasileira aqui não é eficaz, não seria o caso de acontecer o mesmo relativamente ao medicamento? É uma questão de ver quais os protozoários que provocam a doença nos dois continentes e comparar.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”