A Fome bate à porta...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

milord
Membro
Mensagens: 168
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

domingo abr 26, 2009 10:44 am

Mais de 700 animais em risco de morrer de fome

CRISTIANO PEREIRA
(Jornal de Notícias - Porto) 26.04.2009


...São cerca 500 cães e 200 gatos, muitos deles abandonados, que vivem nas instalações da União Zoófila em Lisboa.

A comida escasseia: só há alimento para mais 15 dias. Os responsáveis não escondem a preocupação.

Luísa Barroso, presidente da União Zoófila, confessou ao JN estar "muito assustada" com o facto dos armazéns de alimentos da instituição estarem quase vazios. Com cerca de 500 cães e 200 gatos para alimentar diariamente, a responsável calcula que as actuais reservas de ração "só cheguem para mais ou menos 15 dias". "Costumamos ter três armazéns de ração cheios, mas, nesta altura, tenho apenas meio armazém", explica, enquanto exibe arcas e contentores vazios.

Apesar das graves dificuldades financeiras - são cada vez mais os sócios que não pagam as quotas - a União Zoófila vai comprando alguma comida e sobrevivendo à custa da generosidade de algumas - poucas, insuficientes - pessoas "Temos mendigado aos amigos para que tragam uma latinha por dia", prossegue a responsável, sublinhando, por exemplo, a gravidade da escassez das "latas de patê", fundamentais para se fazer a mistura. Falta ainda a medicação para os animais doentes - 142 cães, neste caso.

Por outro lado, as instalações da União Zoófila - instituição com 57 anos de história - encontram-se visivelmente degradadas. Há mais de dois anos que não se fazem obras de manutenção e chove em várias "boxes". Também já não há espaço para receber mais animais. Está sobrelotada de dois tipos de cães: os errantes (ou chamados "vadios") e aqueles que já tiveram donos, muitos deles de raças como Dálmata, Golden Retriever, ou Husky Siberiano, tal como o JN testemunhou.

"São quase todos cães abandonados", explica Luísa Barroso, citando "muitos casos em que os donos morreram e os familiares não quiseram ficar com eles" ou situações em que "se a criança espirra, a culpa é logo do cão".

Na óptica da responsável, a crise financeira tem também levado muita gente a deixar os cães junto ao portão da instituição. "Se têm um animal em casa é logo a primeira coisa a cortar. Não cortam nas idas ao cinema, nas férias, nos restaurantes. O animal é o primeiro a ser sacrificado", aponta.

A União Zoófila conta com 11 trabalhadores remunerados - sete tratadores e quatro veterinários - e cerca de 50 voluntários. Além de algumas ajudas de particulares, os apoios escasseiam. A Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, cedeu o terreno mas, diz a responsável, "actualmente apenas faz o favor de vir buscar os cadáveres uma vez por semana". Luísa Barroso frisa que as autarquias deviam adoptar outra política de apoio aos animais: "Podiam proporcionar a esterilização dos errantes e a vacinação gratuita". A presidente da União Zoófila lamenta também que a EPAL "não tenha um gesto simpático", fazendo "um desconto na conta da água" apesar de vários pedidos nesse sentido. :twisted:

"Nós não ganhámos nada com isto", disse, "a não ser ficarmos com o coração mais cheio com os sorrisos e a simpatia que os cães e os gatos nos podem devolver"...
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo abr 26, 2009 10:57 am

A UNião Zoofila pode agradecer às pessoas que tem vindo nestes fóruns escondidas por nicknames a fazer campanha contra a dita. As guerrinhs pessoais prejudicaram as doações e como é logico...os animais.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
gatabeta
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
Localização: QUATRO GATOS:
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

domingo abr 26, 2009 1:01 pm

Olá,
mas por favor,sejamos maiores do que as "tricas", e ajudemos com umas latinhas,ou uns cobertores.............
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo abr 26, 2009 5:42 pm

TheGreatDane Escreveu:A UNião Zoofila pode agradecer às pessoas que tem vindo nestes fóruns escondidas por nicknames a fazer campanha contra a dita. As guerrinhs pessoais prejudicaram as doações e como é logico...os animais.
Nem mais GreatDane. :wink:
Por isso mesmo pedi à moderação para encerrar um tópico que abri em tempos, por ter a noção que em vez de ajudar os cães e gatos da UZ os estaria a prejudicar, preferindo fazer os apelos por mail.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo abr 26, 2009 7:43 pm

E se em vez de dispersarem recursos a ajudar o Tété e a Titá, que o Zé e a Maria encontraram, e não têm duas patas um olho e estão a cair aos bocados e precisam de 20 operações, canalizassem os recursos para associações organizadas, também se conseguia fazer muito mais.
Mas diga-se de passagem que a própria UZ tem de rever as suas politicas de 'armazenamento' de animais e começar a ser um pouco mais racional. Em tempos de crise, com gente a não ter de comer em casa, é insustentável manter 500 cães e 200 gatos, e este número só tente em aumentar. Por mais que custe há que começar a tomar decisões e a fazer escolhas, a fonte de donativos não é ilimitada.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo abr 26, 2009 8:36 pm

isso bem se tenta, mas e quando deixam os animais amarrados ao portão? chegam de manha e zás, uma ninhada de gatinhos etc e tal!
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo abr 26, 2009 9:57 pm

Gatabeta, de quais tricas fala ?

As pessoas de bem sempre ajudaram. Só estou a relembrar, porque isso deve ser feito, que pessoas que andaram aqui na arca e noutros sitios a atacar a União Zoofila por guerrinhas que tinham umas com as outras tudo que conseguiram foi prejudicar os animais

Se a UZ tem falta de donativos isso é parcialmente culpa das pessoas que andaram metidas na arca e noutros sitios a dzer mal da UZ sem se preocupar com o efeito na opinião pública de conversas da treta.

Ninguém se esqueça disso.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda abr 27, 2009 2:45 pm

Vou ser curta e grosa
Em vez de andarem a fazer propaganda de sobre o sofrimento dos animais.
Apareceu doente sem pernas paralítico uma ninhada uma prenha.
Vai-se gastar dinheiro numa cadeira de rodas. E fica paralítico na mesma. Há que gastar esse dinheiro no bem-estar e esterilizações dos que ficam
))
Adormecer os doentes e defeituosos e as ninhadas. TEM que se adormeceras ninhadas. Se não onde vamos para, não aquém fique com os animais
Se não há dinheiro para a alimentação e medicamentos.
Não há quem os queira, toca de adormece-los.
LAMENTO mas é assim que penso.quando não á dinheiro tem que se cortar por algum lado.
sou socia da uz e tenho as cotas em dia.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda abr 27, 2009 2:58 pm

PauloC1 Escreveu:E se em vez de dispersarem recursos a ajudar o Tété e a Titá, que o Zé e a Maria encontraram, e não têm duas patas um olho e estão a cair aos bocados e precisam de 20 operações, canalizassem os recursos para associações organizadas, também se conseguia fazer muito mais.
Mas diga-se de passagem que a própria UZ tem de rever as suas politicas de 'armazenamento' de animais e começar a ser um pouco mais racional. Em tempos de crise, com gente a não ter de comer em casa, é insustentável manter 500 cães e 200 gatos, e este número só tente em aumentar. Por mais que custe há que começar a tomar decisões e a fazer escolhas, a fonte de donativos não é ilimitada.
Pensei várias vezes antes de responder neste tópico, e acabei por não o fazer, pois a minha opinião é 100% igual à do PauloC, e neste caso, coisa rara, à da Xenita.

Portanto subscrevo inteiramente as 2 opiniões que erferi.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
SiameseMaria
Membro Veterano
Mensagens: 430
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda abr 27, 2009 3:03 pm

Tenho que concordar com o que a Xenita disse, infelizmente...

Mas não vejo a actual situação como uma consequência da crise...

Vejo-a como uma consequência daquilo que o TheGreatDane disse;
Vejo-a como uma consequência da falta de valores da sociedade que em vez de evoluir... está a regredir ainda mais!

Há quase 2 anos fui buscar precisamente à UZ os meus 2 cães - a Bia e o Rafa - e ainda nem sequer se falava de crise...
Nesse dia trouxe estes dois... nesse mesmo dia presenciei a "entrega", naquele curto espaço de tempo de nada mais, nada menos do que SEIS cães! Os SEIS foram entregues pelos Donos pelas mais diversas e absurdas razões... ou seja nem sequer eram animais vadios!
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda abr 27, 2009 3:08 pm

Tem que ser ,senão esta pedincha nunca mais acaba .

O dinheiro tem que ir para as ajudas certas.

Na crise andamos todos.

Só se a certou no euro :lol:
lecas
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 27, 2009 4:02 pm

xenita Escreveu:Vou ser curta e grosa
Em vez de andarem a fazer propaganda de sobre o sofrimento dos animais.
Apareceu doente sem pernas paralítico uma ninhada uma prenha.
Vai-se gastar dinheiro numa cadeira de rodas. E fica paralítico na mesma. Há que gastar esse dinheiro no bem-estar e esterilizações dos que ficam
))
Adormecer os doentes e defeituosos e as ninhadas. TEM que se adormeceras ninhadas. Se não onde vamos para, não aquém fique com os animais
Se não há dinheiro para a alimentação e medicamentos.
Não há quem os queira, toca de adormece-los.
LAMENTO mas é assim que penso.quando não á dinheiro tem que se cortar por algum lado.
sou socia da uz e tenho as cotas em dia.
Também concordo :(
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça abr 28, 2009 5:00 pm

Enquanto vamos debatendo de que lado está a razão, os animais vão sofrendo. :oops:

Falar é fácil, agir é bem mais complicado. :evil:

As vitimas são sempre as mesmas. São essas que precisam de ajuda....e que não devemos ignorar... :cry:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça abr 28, 2009 7:45 pm

Eu nunca deixei de ajudar.

As pessoas que andaram a dizer mal e que acabaram com patrocionios de empresas...é que deveriam ajudar, mas não o farão.

Não posso ajudar mais para substituir os que deixaram de dar apoios.

Mas não esqueçamos que foi por culpa de um grupo de gente que se digladiou que a situação assim ficou.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça abr 28, 2009 8:17 pm

..concordo com o PauloC1 e com a Xenita...

apenas chamo a atenção que os tempos de "vacas magras" também vêm para empresas..... que até os "grandes" estão a cair...(e de lá de cima), empresas de rações inclusive... é apenas natural que os cortes comecem pelo que não é necessário para o funcionamento das empresas...patrocínios....ajudas....publicidade...

como a uz está as restantes instituições de ajuda aos 4 patas, virão a ficar.

:(
Responder

Voltar para “Cães”