O QUE É PRECISO PARA LEGALIZAR O SEU CÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Snake25
Membro
Mensagens: 145
Registado: segunda jan 07, 2013 11:11 pm

terça abr 15, 2014 10:45 pm

Boas nao e um cane corso italiano...
Robertojsf
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Localização: Black - Retriever do Labrador 1998-2012
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

quarta abr 16, 2014 9:07 am

boletim das vacinas é suficiente,pois já esta la o numero de identificação do animal e o carimbo da junta
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
angelarocha7
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: sábado jan 24, 2015 12:49 am

sábado jan 24, 2015 1:05 am

Acho que num país com tantos animais abandonados acho bem que hajam registos pelos mais diversos motivos, mas acho que o registo não devia ser pago.

Para mim não tem lógica fazerem tantas campanhas para adoção e no fim criarem burocracias deste genero. Não me importo de gastar dinheiro com a minha pequena no vet, em boas rações e outras coisas que ela necessite, mas esta questão do registo deixa-me chateada, não pelo valor, mas apenas porque o nosso estado quer lucrar com qualquer coisa.

Ate ja pensei em criar uma página do estilo "petição pública", mas não sei até que ponto alguem partilha do meu ponto de vista, contudo não custa tentar.
angelarocha7
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: sábado jan 24, 2015 12:49 am

sábado jan 24, 2015 12:22 pm

E de facto um valor baixo, mas continuo a discordar. Num país em que se devem tomar medidas para estimular a adoção, fazem o contrário.

Contudo é um tópico muito informativo e útil.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sábado jan 24, 2015 12:27 pm

Num pais onde se deveria incentivar a posse responsável e não o ter só por ter a licença é até demasiado baixa.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado jan 24, 2015 2:52 pm

Para algumas pessoas "posse responsável" traduz-se em prova de rendimentos é um bocado limitado mas ok.

São opiniões ...

Já somos "xulados" em tudo neste pais, não fico nada admirado em ser xulado por ter um animal , indignado talvez mas admirado não.

O registo é barato, mas é mais uma xuliçe da parte do estado que nem sequer se preocupa em criar melhores condições para os animais, alem do mais todos os anos após o registo tem de ir á junta pagar o imposto anual.

Até nem me importava desde que os animais tirassem algum proveito disto mas é pagar para encher o bolso aos mamões que populam o nosso sistema politico e seus respectivos familiares e amigos.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado jan 24, 2015 2:52 pm

Para algumas pessoas "posse responsável" traduz-se em prova de rendimentos é um bocado limitado mas ok.

São opiniões ...

Já somos "xulados" em tudo neste pais, não fico nada admirado em ser xulado por ter um animal , indignado talvez mas admirado não.

O registo é barato, mas é mais uma xuliçe da parte do estado que nem sequer se preocupa em criar melhores condições para os animais, alem do mais todos os anos após o registo tem de ir á junta pagar o imposto anual.

Até nem me importava desde que os animais tirassem algum proveito disto mas é pagar para encher o bolso aos mamões que populam o nosso sistema politico e seus respectivos familiares e amigos.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado jan 24, 2015 11:01 pm

AST88 Escreveu:O pagamento faz com que o seu animal fique registado numa base de dados, à partida...à qual vai recorrer se o perder! Se acha que isso tem pouco valor, já é percepção sua :wink:
Obviamente a base de dados tem valor, mas dai até afirmar que os valores pagos em causa anualmente se destinam á manutenção da mesma?!?! ( Manutenção ou existencia vá lá )

Já se pagava antigamente e não existia base de dados.

É xuliçe meus caros, e alem do mais o meu comentário visa o comentário anterior em que se mistura "posse responsável" com "prova de rendimentos", e onde tambem se mistura "prova de rendimentos" com pagar ao estado.

Se "posse responsável" = "capacidade financeira" (o que eu discordo concordando) então fazemos prova de rendimentos, por exemplo apresentamos a declaração de rendimentos ou os ultimos 6 recibos de vencimento.

Não precisamos de pagar ao estado, compreendem?!

É que já pagamos para tudo, pagar ao estado para ter um animal quando o estado não se preocupa minimamente em criar condições para os mesmos é mais um roubo ( mas já estamos habituados )

Quanto ao termo " avozinho " não se deve aplicar nas próximas décadas á minha pessoa pelo menos espero eu ...

Um grande bem haja a todos vós e lembrem-se opiniões á muitas e chapeus tambem.

Termino com :

O estado, nomeadamente todos nós deviamos ter vergonha de andarmos aqui a fazer dinheiro á custa dos animais ( impostos cobrados pelo estado / e toda a actividade comercial que gira em torno dos animais ) e não termos sequer uma estrutura nacional que lhes proporcione cuidados de saude básicos ( já só digo básicos ) .

Tudo o resto que se possa dizer é compactuar com um regime que se diz democrático, mas que na realidade não passa de um regime capitalista que se ilude a si próprio com ideais de liberdade e igualdade.

E só a titulo de remate final, gostaria de afirmar para que se torne claro a todos que não sou contra o registo ou a licença, sou contra a xuliçe que disfarçada de algo altruista e comendável, vai retirando do nosso bolso para encher o bolso dos politicos corruptos e restante familia e amigos que teimam em alimentar-se á custa de uma sociedade que luta todos os dias para viver. Tal e qual como um bando de abutres se alimenta de uma carcaça.

A parte do "limitado" no meu post anterior referia-se á "prova de rendimentos" como prova de adoção responsável e não como um insulto a alguem em concreto mas lá está, opiniões há muitas e chapéus tambem.

Alem do mais no que diz respeito á base de dados, sem duvida é uma ferramenta preciosa, mas é pena é ser como tudo o resto no nosso pais, mais uma boa ideia que está repleta de falhas como um queijo suiço.

Agora sim um grande bem haja a todos vós, limitados ou não.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Gwinevere
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 08, 2014 10:02 pm

domingo jan 25, 2015 1:07 am

Estou com um pequeno problema em relação a este assunto.

Tenho uma cadela com 6 meses que já foi vacinada contra a raiva e já pôs o chip há mais de 1 mês e meio mas como se meteu no meio a minha época de exames não tive grande disponibilidade para ir tratar das burocracias do registo à junta.

Estava a pensar ir lá na próxima semana e quando andei a pesquisar o que precisava de levar é que me deparei com a obrigatoriedade de o registo ser feito até 30 dias após colocação do chip. E esses dias já passaram.

Além disso a veterinária não me deu nenhum certificado de registo quando a registou no SIRA (que pelos vistos até devia ter em duplicado). Digo que registou porque o fez à minha frente (até tive que a corrigir em relação ao nome da côr da cadela).
Depois de registar colou um dos autocolantes no boletim sanitário, outro no requerimento de LOP definitivo e deu-me os que sobraram que segundo ela eram "para colar no passaporte se ela precisar". Ainda os tenho guardados.

Portanto tenho uma cadela vacindada, chipada, com autocolante e carimbo no boletim sanitário mas sem certificado de registo e já passou o "prazo de inscrição"

Alguém sabe como se resolve esta situação?
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo jan 25, 2015 10:03 am

Gwinevere Escreveu:Estou com um pequeno problema em relação a este assunto.

Tenho uma cadela com 6 meses que já foi vacinada contra a raiva e já pôs o chip há mais de 1 mês e meio mas como se meteu no meio a minha época de exames não tive grande disponibilidade para ir tratar das burocracias do registo à junta.

Estava a pensar ir lá na próxima semana e quando andei a pesquisar o que precisava de levar é que me deparei com a obrigatoriedade de o registo ser feito até 30 dias após colocação do chip. E esses dias já passaram.

Além disso a veterinária não me deu nenhum certificado de registo quando a registou no SIRA (que pelos vistos até devia ter em duplicado). Digo que registou porque o fez à minha frente (até tive que a corrigir em relação ao nome da côr da cadela).
Depois de registar colou um dos autocolantes no boletim sanitário, outro no requerimento de LOP definitivo e deu-me os que sobraram que segundo ela eram "para colar no passaporte se ela precisar". Ainda os tenho guardados.

Portanto tenho uma cadela vacindada, chipada, com autocolante e carimbo no boletim sanitário mas sem certificado de registo e já passou o "prazo de inscrição"

Alguém sabe como se resolve esta situação?
Fácil vai á junta apresenta o boletim com os respectivos carimbos e faz o registo da cadela ...

Até agora parece-me ter tudo o que necessita...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo jan 25, 2015 10:48 am

Não é ridiculo basta olhar para outros exemplos europeus, e não recebemos o que pagamos em impostos em saude educação e etc, somos valentemente xulados para depois nos taparem os olhinhos com meia duzia de serviços prestados pelo estado, ora essa meia duzia de serviços é prestada mal e porcamente.

O utente paga impostos e depois vai recorrer a um serviço de saude e paga taxas moderadoras.

As familias pagam impostos e depois mandam os miudos para a escola e pagam praticamente tudo á excepção ( por enquanto deixem-nos poisar ) dos honorários dos professores e restante máquina educacional.
Tudo o resto á excepção dos socialmente menos favorecidos é pago desde a alimentação até aos manuais.

Resumindo realmente é um pouco irrealista esperar que as verbas cobradas em impostos referentes aos animais fossem parcialmente aplicadas em criar por exemplo hospitais veterinários para os animais.

Num pais onde a maioria dos seus cidadões são roubados de forma "clara" (que até já a vergonha perderam ) pelos seus representantes politicos é realmente irrealista esperar ter algo em retorno dos nossos impostos.

A lista de exemplos poderia ser extensa mas vou dar só um :

Serviços em prol dos cidadões funcionam mal e porcamente mas podemos sem duvida sobrecarregar a máquina do estado a efectuar aquilo que eu denomino como "cobranças coercivas" para empresas privadas.
Sim estou a falar das SCUTS

E pelo menos nisso o aparelho das finanças parece ser eficiente, de lamentar é que para servir o cidadão não tenham o mesmo grau de eficiencia.

Felizmente existem exemplos por essa europa fora de outras formas de agir em relação aos bichitos.

No entanto acho que nós por cá só temos o que merecemos.

Continuamente insistimos em manter o status quo, e tudo o que possa sugerir mudança é imeditamente apelidado de "demagogia" "utopia" e outros palavrões interessantes.

Ahhh um pequeno pormenor aqui á uns tempos vi-me confrontado com uma decisão parar um dos carros cá de casa em virtude de diminuir um pouca a despesa, imaginem a minha surpresa quando vi que pagar um passe mensal nos transportes publicos era praticamente igual a abastecer durante um mes inteiro uma viatura de baixa cilindrada a gasoleo.

Pois impostos = transportes ou se calhar não.

Se calhar

Impostos = Xulisse para amamentar a familia politica e toda a escumalha que orbita á sua volta

Juntando a isto tudo, temos tambem um sistema judicial que tem uma justiça para pobres e uma justiça para ricos.

Podemos então constatar que fomos aliciados com o sonho da " liberdade " para depois sermos enganos burlados e feitos refens de um sistema politico corrupto que visa promover o enriquecimento ilicito por parte de meia duzia de lambões enquanto o resto da população trabalha para poder sobreviver muitos deles em condições que não lembra nem ao menino jesus.

E chamamos a isto democracia ( o que muitos apregoam de ser o mal menor )

Isto faz-me lembrar a propanga ideologica dos tempos da guerra fria :)

E a cereja no topo do bolo é que supostamente somos nós que os elegemos :)

Eu já digo supostamente, porque eu sei lá ou o caraças....

Eu digo isto porque um povo que continuamente foi enganado roubado e iludido por mais de 40 anos de "democracia" insiste em colocar sempre no poleiro as mesmas forças politicas, é no minimo estranho...

Mas ok vamos continuar a acreditar que o sistema democratico e as suas instituiçoes funcionam.

Talvez seja uma espécie de sindrome de estocolmo em massa :) ou não ...

Será demagogia ou o nosso sistema politico é um regime capitalista que tem como objectivo enriquecer quem se encontra na esfera do poder á custa dos que trabalham?
St0pAF Escreveu: Aquilo que paga em impostos recebe em educação, saude, transportes. Isso de achar que qualquer cão e gato tem que ter cão e gato é ridículo, e o facto de o dinheiro dos impostos ser mal gasto não justifica arranjar-se mais coisas onde gastá-lo mal.
Isto sim é demagogia e propaganda politica

E se olharmos para o registo e licenciamento dos cães, que sem duvida nenhuma é essencial, vamos perceber que mais uma vez transformaram algo de essencial, em algo cujo o unico objectivo é sacar mais uns cobres a quem ainda se preocupa em ter as coisas legais.

Em vez de registar-mos os animais para depois termo uma base estatistica e forma de controlar a população canina, limitamo-nos a ter um registo que acaba por ser "facultativo" uma vez que não dispomos de "ferramentas" para controlar quem o faz ou não.

Exemplo disso é o numero de animais abandonados que não tem chip, ora de onde surgiram eles?

E quem se preocupa a nivel oficial em fiscalizar isto?
Nimguem.

O pois claro envolvia mais despesa e não podemos, xiii então pronto vamos deixar as coisas assim e quem quiser regista e paga quem não quiser muito possivelmente só terá algum problema se tiver um azar e como os azares são coisas que só acontece aos outros.
Última edição por icecosta em domingo jan 25, 2015 11:35 am, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo jan 25, 2015 11:36 am

Não afirmei isso em relação á educação saude e respectivos, basta ler.

Se voltar a ler a ultima parte do meu post vai ver que já respondi á obrigatoriedade do registo, a obrigatoriedade perde-se quando não existe uma forma de controlo e penalização dos prevaricadores.

Quanto ao ministério da agricultura a unica coisa que tenho a dizer é que está lá mas é quase como se não estivesse.
Última edição por icecosta em domingo jan 25, 2015 12:07 pm, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jan 25, 2015 12:45 pm

Discussão à parte na qual não me vou meter.

Vou só dizer isto.

Na proxima vez que forem ao vet peçam para lhes lerem o chip, o nº vai aparecer e tentem saber se as autoridades já tem a ficha feita.
Assim vêem se o chip está a bombar e se o cão está na base de dados.

Eu digo isto porque há alguns cães cuja informações ainda não foram processadas e quando são apanhados não sabem a quem devolver.

Vejam se não é o caso dos vossos cães
angelarocha7
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: sábado jan 24, 2015 12:49 am

domingo jan 25, 2015 5:47 pm

A questão é: não é o valor do registo, mas sim, o facto do estado se aproveitar disso, apenas. [Editado pela moderação]
zitapets

terça fev 03, 2015 10:42 am

[Tópico editado pela moderação por conter mensagens puramente provocatórias e que saíram do contexto do tópico em discussão.]
Responder

Voltar para “Cães”