Cirurgia - castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta mai 07, 2009 11:45 pm

Para informação e troca de opiniões escrevo.

Amanhã (08/05) minha cadela será castrada. Fez exame de sangue, hemograma completo, detectou-se alteração possível, mas ainda não sintomática para propensão a alergias de pele, tipo picada de inseto, dermatites, etc. Talvez por sofrer uma picada no olho há 2 semanas atrás. Faremos novamente o exame após 2 meses. No mais tudo bem, ela fará cirurgia normalmente. Foi surpresa para o vet, que havia convidado minha cadela para ser doadora de sangue após a maturidade.

Ficará de jejum hoje a noite, comida e água, para não vomitar amanhã. Anestesia inalatória. A cirurgia será as 9 horas e pegarei as 16 horas. O vet me convidou para assistir, recusei. 8)

Após isso serão 10 dias com colar e troca de curativos diariamente. Dará trabalho porque ela vive em contato com terra e gramado. Se fosse em apartamento seria mais fácil

Junte-se a isso analgésicos e antibióticos. Acho que é só. Ela fez 6 meses hoje.

A tíitulo de comparação e curiosidade, em Portugal é muito diferente? Estou no Brasil.

Gostaria de conhecer as experiências com esse assunto.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 08, 2009 12:29 am

olá

por aqui o sistema é praticamente o mesmo ;) alguns vets gostam de observar o animal de um dia para o outro.

na medicação para fazer em casa, certifique-se que o analgésico é também anti-inflamatório ;)

boa sorte, sei que tudo correrá bem! :D
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sexta mai 08, 2009 7:28 am

O meu é macho e foi castrado já há 5 anos.

Puseram-lhe um penso de pele que foi retirado 3 dias depois. Os pontos, foram retirados 10 dias depois.
Sei que nos machos é mais simples, não é tão invasivo. O pré.operatório, foi igual, análises, jejum de véspera,etc. Foi operado de manhã e fui buscá-lo por volta das 19H00.

Carpeju, vai correr tudo bem com a sua menina. Boa sorte
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 11:12 am

Obrigado YolaeFifi e phoenix101, daqui a 30 minutos levarei ela.

São dois medicamentos, me certifiquei. Vai correr tudo bem sim, o vet é bom e tem mais de 3000 cirurgias, além de ser amigo nosso.

Estou apreensivo porque nunca passei por isso, castrar cadelas.

Estou a partir de hoje por 18 dias de férias do trabalho para cuidar da cadela, acho que o mais complicado é trocar diariamente o curativo, ela é muito bagunceira, e olhe que aposto que quebrará o colar... :wink:

Ele retirará útero e ovário.

Até mais! :)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta mai 08, 2009 11:36 am

As cadelas que fizeram o pós-operatório comigo nunca exigiram grandes cuidados com a assepsia dos cortes. Regra geral, apenas precisam de medicação preventiva de infecções e para as dores. E também regra geral essa medicação não vai muito além das 48 horas a seguir à intervenção.

O cuidado maior que há a ter é realmente o de não as deixar lamber as costuras, arrancando os pontos, por isso ou se lhes mete o colar isabelino ou se faz um "vestido" com ligadura de rede ou mesmo uma t-shirt velha que possa impedi-as de o fazer.

Também na maior parte dos casos elas ficam activas e normais a partir do dia a seguir, em muitos casos até no próprio dia, depende da hora a que é feita a intervenção.

Quando foi da minha cadela Rita, ela ligou tão pouco ao que se passava na sua barriga, que nem a t-shirt foi precisa, embora eu lha tivesse vestido, por descargo de consciência... :)
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta mai 08, 2009 1:00 pm

As minhas duas cadelas pequeninas e o meu cão grande foram castrados, e não houve pontos externos, nem pensos (curativos). Só medicação para dores e antibiótico. Uma das cadelas fez reacção ao antibiótico oral, e teve de tomar injectável. Fora isso, correu tudo muito bem.

Que corra tudo bem com a tua menina, Carpeju. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 2:36 pm

LucNun, Condessa, obrigado pelas opiniões, estão sendo bem tranquilizadoras.

Fiquei com ela até adormecer, com soro e um sedativo, após tudo completo ela receberia a anestesia, daí em diante é com o vet e sua equipe.

Ela estava muito assustada! :)

Ficará 10 dias com o colar, não retirarei até que o vet retire os pontos.

Se ela ficasse em apartamento poderia ficar apenas com um curativo descartável, mas aqui em casa tem muita terra e grama, daí terá de ficar enfaixada, trocando todos os dias. O vet disse que o normal é sentir um pouco de dor no primeiro dia, por isso ele administrará um analgésico.

Fiquei muito seguro, não esperaria ser diferente, porque o vet permitiu-me acompanhar tudo, apenas por opção minha saí após ela dormir.

Abraços,
LucNun
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 3:33 pm

Que boas notícias, Carpeju! :D

Faz bem em manter o colar isabelino, mas se vir que a cadelinha não procura a costura, pode liberalizar um pouco e deixá-la andar algum tempo sem ele, como, por exemplo, para comer ou fazer uma sesta dentro de casa, junto da família. Isto porque habitualmente eles sofrem com o colar, batem com ele em todo o lado, etc.

Logo-logo vai ver que não é nada demais, vai correr tudo bem daqui para a frente! :D
Magg1e
Membro
Registado: sexta ago 24, 2007 9:53 am

sexta mai 08, 2009 3:44 pm

Olá

As minhas duas meninas foram ambas esterilizadas no mesmo dia. Passáram lá a noite para ficarem sob vigia. Não houve pontos externos. Tive apenas que lhes dar um comprimido no dia seguinte (sinceramente já não me recordo do nome do medicamento) e trocar o penso 2 dias depois. Em relação ao antibiótico não tive que lhes dar nada pois ambas tiveram toda a medicação injectável, pois ambas tiveram meses antes da operação liquido/leite nas maminhas e ao tomarem o medicamento para secar sofreram muito com a medicação, mesmo trocando por outro medicamento o mesmo aconteceu, não paravam de vomitar. Daí terem dado os antibióticos via intravenosa. O que se tornou bem mais prático pois dura um longo periodo de dias.
Relativamente ao colar, não tiveram que usar pois nem uma nem outra tiveram tendência para ir lá lamber ou coçar. A recuperação foi bastante rápida. Neste momento a cicatriz está impecável.

Carpeju, que corra tudo bem com a sua cadela.
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 4:02 pm

Correu tudo bem, claro que liguei pro vet! :wink:

Pegarei as 16 horas ( 19 h em Portugal).

LucNun, conversei com uma proprietária de rot, cadela que conheço, e ela fazia conforme você disse, retirava o colar de vez em quando. Vou observar, mas como conheço o espírito da Kira, acho que ela vai tentar morder os pontos. Veremos.

Não havia pensado em colocar uma camiseta, falarei com o vet sobre isso.

Então Magg1e, decidi fazer antes do cio, completou 6 meses ontem e operou hoje. Sei desses casos e de outros, como a mesma foi "adotada" não queria deixá-la cruzar, e ainda mais com um cão aqui em casa. Aparentemente ainda não entrou no cio, mas o vet disse que a alteração no exame de sangue pode, também, significar o início devido aos hormônios. Decidimos após 2 meses submetê-la a outro hemograma completo.

Obrigado gente, o vet tirou fotos dela, acho que para uso profissional, mas se eu quiser ele me cede.

No mais, recomendo a todos não criadores! :)
LucNun
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 4:38 pm

Se quiser, posso procurar a foto da minha Rita com a camiseta, só para ver. :D

Em geral, basta essa camiseta para elas não irem lá ao sítio da costura, e na maior parte dos casos as cadelas não lhe ligam muito, desde que esteja tapada. Mas é claro que se corre sempre o risco, portanto, o melhor é mesmo prevenir...
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta mai 08, 2009 4:41 pm

A minha cadela Xuxa, quando foi operada, no Brasil, em 1999, andou com uns modelitos que eu mesma fiz para ela. Fui a uma loja de roupa para crianças, comprei umas t-shirts, cortei-as e ela as usava amarradas nas costas. Tenho fotos, mas estão em papel.....
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
abelipe
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2008 9:14 am

sexta mai 08, 2009 4:41 pm

a minha cadela é muito irrequieto e ja por isso é k demorou 4 semanas ate tirar o colar!!! houve varias complicações na cicatriz, chegou abrir um pouco e tudo, mas agora esta tudo bem. :D
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 10:02 pm

Chegou em casa, dá pena ver, está meio mole e estranhando muito o colar, agora sossegou, está ao meu lado deitada. Ela fica de cabeça baixa, não acostumou-se ainda, é cedo, eu sei. :wink:

Perguntei sobre a camiseta, o vet disse que não é bom porque fica solta, e como a cirurgia envolveu retirada de órgãos na barriga, o peso fica todo sobre os pontos, isso ele disse.

Mas estou me lembrando que ele cogitou em colocar apenas um curativo descartável tipo bandaid, como agora esse papo de peso na barriga?

Amanhã retornarei lá para pagar a cirurgia e questionarei sobre isso.

Agora é ter paciência, coitada da pretinha. :wink: Espero que tudo ocorra bem.

Obrigado pelas sugestões e apoio.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 08, 2009 11:14 pm

:wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”