Compal recua perante protestos contra o anúncio do "B! Drink"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça jun 24, 2003 2:03 pm

Achei esta notícia com interesse para as pessoas envolvidas no protesto:

"Compal recua perante protestos contra o anúncio do "B! Drink"

Depois dos intensos e continuados protestos contra o infeliz anúncio da Compal à bebida “B! Drink”, em que uma rapariga, aparentemente frustrada com uma qualquer insatisfação social, pontapeia um cão, protestos esses que não foram calados mesmo com a confusa e ininteligível desculpa da Compal, S.A., nomeadamente relativa ao facto do cão em causa ser um peluche – como se o simbolismo do anúncio não tivesse qualquer importância e como se a mensagem que passa não fosse, em si mesma, escandalosa e absurda –, a Compal, S.A. resolveu ontem, dia 23 de Junho, comunicar aos consumidores que participaram neste protesto que tinha retirado do dito anúncio a parte em que o cão era agredido.

A ANIMAL, para além de ter dirigido um protesto institucional à Compal, S.A., soube que, a acrescentar aos muitos outros protestos de consumidores que foram dirigidos a esta empresa, houve uma pessoa em particular que enviou uma caixa grande com todos os produtos Compal que tinha em casa como encomenda ao Presidente do Conselho de Administração da Compal, S.A., o que certamente reforçou os muitos protestos que se fizeram ouvir.

Embora tenha demorado muito tempo e tenha resistido persistentemente à pressão das pessoas que, da perspectiva de um consumo ético e responsável, manifestaram o seu mais firme desagrado relativamente a este anúncio publicitário, a verdade é que a a Compal, S.A. acabou por ceder às pressões dos consumidores, adoptando a única decisão aceitável e razoável – a eliminação da parte do anúncio em que o cão era agredido (embora outra possível opção pudesse ter sido retirar o anúncio por inteiro).

No espaço de um mês, e depois da Parmalat Portugal ter atribuído uma enorme consideração aos protestos dos consumidores relativamente ao anúncio que publicitava a sua bebida Santàl RAD – sendo que a Parmalat Portugal deu uma resposta excelente e em tempo record –, a Compal, S.A. é a segunda empresa a conhecer a crescente e muito persistente atenção e força dos consumidores portugueses que têm o respeito pelos animais como um dos seus critérios elementares para a escolha dos produtos e bens que adquirem e consomem. Esta intervenção tão bem sucedida prova que os consumidores informados, atentos, críticos e conscientes são um bom meio de regular o mercado, os agentes económicos, a sua actividade produtiva e a publicidade referente a esta, nomeadamente nos campos que respeitam à defesa dos animais. Por favor, escreva à Compal, S.A. através de [email protected] e felicite a empresa por ter finalmente reconsiderado a sua posição.

Segue abaixo transcrita a resposta que a Compal, S.A. dirigiu aos consumidores que participaram neste protesto.

"Algés, 23 de Junho de 2003

Exmo Senhor,

Agradecemos o seu contacto e, tal como já tivemos oportunidade de confirmar junto de outros Consumidores, reforçamos a nossa ideia de que nunca houve intenção de ferir a sensibilidade daqueles que, como nós, estimam os animais.

Apesar de se perceber que se trata de uma ficção e que, em circunstância alguma se admitiria um acto de violência sobre um animal, compreendemos a reacção de alguns dos nossos Consumidores face à imagem final transmitida no anúncio.

Ponderado e estudado o tema decidimos modificar o "spot". Como deve ter tido oportunidade de verificar, o anúncio que se encontra "no ar" desde dia 21 do corrente, suprime a cena que feriu algumas sensibilidades mantendo a ideia da valorização do lado B! da vida.

Gostaríamos que acreditasse nas boas intenções da Compal neste processo, renovando o nosso agradecimento pelo interesse manifestado.

Com os nossos melhores cumprimentos

Beatriz Águas

COMPAL, S.A.

Relações Públicas""
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta jun 25, 2003 1:43 pm

Sim... a Compal soma e segue com anúncios idiotas... já aquele ao Compal Light onde se passava a ideia ... ' a desgraça que sería da Sofia Aparício se fosse gorda...' era uma flôr. Acho que deviam rever a agência que lhes faz a publicidade...está muito triste mesmo. Este anúncio B chocou pela agressão ao animal mas a ideia base do anúncio continua a ser a segregação daqueles que não estão de acordo com os cânones.... enfim... Eu é mais Sumol...

Perdoem..isto não tem a ver com cães, eu sei.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta jun 26, 2003 11:33 am

MaryLuna Escreveu: "Algés, 23 de Junho de 2003

Exmo Senhor,

Agradecemos o seu contacto e, tal como já tivemos oportunidade de confirmar junto de outros Consumidores, reforçamos a nossa ideia de que nunca houve intenção de ferir a sensibilidade daqueles que, como nós, estimam os animais.

Apesar de se perceber que se trata de uma ficção e que, em circunstância alguma se admitiria um acto de violência sobre um animal, compreendemos a reacção de alguns dos nossos Consumidores face à imagem final transmitida no anúncio.

Ponderado e estudado o tema decidimos modificar o "spot". Como deve ter tido oportunidade de verificar, o anúncio que se encontra "no ar" desde dia 21 do corrente, suprime a cena que feriu algumas sensibilidades mantendo a ideia da valorização do lado B! da vida.

Gostaríamos que acreditasse nas boas intenções da Compal neste processo, renovando o nosso agradecimento pelo interesse manifestado.

Com os nossos melhores cumprimentos

Beatriz Águas

COMPAL, S.A.

Relações Públicas""
MENTIRA!!! Ontem à noite, mais precisamente às 1h44m deu o anúncio com a parte que eles dizem ter cortado. é verdade que já o vi várias vezes cortado, mas ontem não foi assim. Só não reparei em que canal deu... :oops:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jun 26, 2003 11:36 am

Sim, ontem à noite o anúncio repetiu-se...
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta jun 26, 2003 12:40 pm

É verdade. Eu vi o anúncio às 2 da manhã e estava completo com o pontapé, mas também é preciso ver uma coisa:
O protesto era principalmente pelo facto de as crianças verem aquela cena, e o anúncio de dia passa "cortado". Em princípio às 2 da manhã os miúdos já estarão na cama.... Também não podemos ser tão extremistas...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta jun 26, 2003 12:49 pm

Sim, eu tb vi
Binada
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 10:21 pm

quinta jun 26, 2003 12:58 pm

Nao é o facto de sermos extremistas...mas é a mensagem que passa....as crianças podem ja nao ter acesso ao anuncio mas acho que fica mesmo de muito mau gosto um anuncio com o pontapé no cao!!!
Ja nem é uma questao de influencia nas crianças, mas de bom senso!!!
Nao volto a beber compal pk continua a demostrar nao ter sensiblidade pelos animais!!!
E nao é ser extremista, mas nao era necessario esta parte do anuncio....nao é o faz vender mais a bebida concerteza!!
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jun 26, 2003 12:58 pm

Jcachorro, desculpa mas não concordo nada! Eu não sou propriamente uma criança e aquele anuncio chocou-me desde o início. É brutal!! Podem dizer que dará mau exemplo às crianças, mas isso também cabe aos pais dizer-lhes o que está certo e errado, agora que é estremamente agressivo para qualquer um que goste de animais em geral e de cães em particular não tenho dúvida nenhuma. Não devia de passar nem de manhã, nem à tarde, nem à noite. É uma estupidez! A minha filha tem 6 anos e chamou-me logo a atenção para o dito anúncio, ela não gostou nada!
Binada
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 10:21 pm

quinta jun 26, 2003 1:08 pm

Concordo ctg isabel..o anucio é uma estupidez...sem jeito nenhum...nao era necessario recorrer a um pontapé num animal....e pelos vistos sao mesmo insensiveis porque quando protestamos para lá demonstramos também o nosso desagrado nao so pelas crianças que iam ver mas porque também nos incomodou a nós!!! Porque no final de contas, a mensagem fica la!!!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta jun 26, 2003 1:19 pm

Jcachorro, desculpa mas não concordo nada! Eu não sou propriamente uma criança e aquele anuncio chocou-me desde o início. É brutal!! Podem dizer que dará mau exemplo às crianças, mas isso também cabe aos pais dizer-lhes o que está certo e errado, agora que é estremamente agressivo para qualquer um que goste de animais em geral e de cães em particular não tenho dúvida nenhuma. Não devia de passar nem de manhã, nem à tarde, nem à noite. É uma estupidez! A minha filha tem 6 anos e chamou-me logo a atenção para o dito anúncio, ela não gostou nada!

É verdade que o anúncio não tem piada nenhuma (pelo menos eu não achei) e que a Compal não teve sensibilidade nem o bom-senso suficientes para pensarem nas consequências que teria este anúncio nos vários públicos a que se destina, mas onde eu queria chegar é que o público que assiste ao anúncio na íntegra passado a altas horas da manhã, saberá distinguir o que está certo e errado e daí tirará as suas conclusões: ou muda de canal, ou até lhe acha uma certa piada e fica a ver. Quero com isto dizer, que apesar de tudo a mensagem que passa não terá a influência que poderá ter numa criança.
Mas concordo com o que disseram relativamente ao facto da Compal não ter retirado "mesmo" aquela parte do anúncio... Só revela que o dinheiro que gastaram na publicidade é muito mais importante para eles do que os valores dos consumidores.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jun 26, 2003 6:57 pm

Deviam era ter tirado o anúncio todo. É tão idiota que ninguém compra o produto (este ninguém é muuuuiiiito relativo). A parte com o cão (que supostamente nunca teria nada a ver com atentado contra a vida dos cães) é apenas o ponto alto da estupidez.
Sinceramente, isto é uma tempestade num copo de água!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jun 27, 2003 1:32 am

agora também há um igualmente estúpido, não sei a propósito de que, em que um bobi miniatura (agora, até estes) ataca um rapazote que sai disparado do banco :o :o como se vê, os animais são muito valorizados. eu até vou comprar um produto qualquer que eles anunciam. a carlota já tem quase 3 anos e aqui não há dentistas para cães :evil: :evil:
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta jun 27, 2003 5:26 am

MaryLuna Escreveu: "Compal recua perante protestos contra o anúncio do "B! Drink"

Por favor, escreva à Compal, S.A. através de [email protected] e felicite a empresa por ter finalmente reconsiderado a sua posição.
Eu não vou felicitar coisissima nenhuma.
1º fazem a porcaria e depois querem palmadinhas nas costas? No way, vão à fava.
E ainda por cima estão a passar na mesma o anúncio por inteiro?? Eu dava era um soco nas costas. :x
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sexta jun 27, 2003 12:29 pm

Desculpem, mas eu ainda não consegui ver o anúncio... mas a verdade é que pela descrição que fazem deve realmente ser uma aberração da publicidade... enfim, tentarei ver o anúncio. Quanto ao facto de eles estarem a passar o anúncio inteiro às duas da manhã porque supostamente as crianças não vêem, é um engano. Hoje em dia as crianças deitam-se às vezes muito mais tarde que os pais! A maioria tem televisões no quarto, e sem os pais saberem ficam até às tantas...
nicas25
Membro
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am

sexta jun 27, 2003 12:56 pm

A minha forma de protesto já que as outras não tiveram muitos resultados, vai ser não comprar produtos compal!!!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”