Ola a todos,
Nestes ultimos anos, tornou-se moda nos paises nordicos a utilizacao da casca de cacau nos jardins.
A casca de cacau e um produto residual da industria do cacau e e utilizada, tal como outras cascas de arvore tratadas, para cobrir a terra, impedindo a germinacao de ervas daninhas, mantendo a temperatura do solo e formando uma camada de humus quando apodrece.
Normalmente, as pessoas escolhem a casca de cacau devido ao cheiro agradavel que emana, sobretudo ao entardecer.
Ultimamente tem surgido varias noticias na imprensa sobre caes que sao envenenados com este produto. Os donos colocam as cascas de cacau nos jardins de boa fe, os canitos gostam, comem, e infelizmente faz-lhes muitissimo mal.
Nao sei se estas cascas de cacau ja estao a venda em centros de jardinagem em Portugal... Mas ainda agora estava a ler um jornal com mais um relato sobre um cao que faleceu com isto.
Por favor, tenham cuidado com o que utilizam nos vossos jardins.
Utilizacao de cascas de cacau em jardins
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am
Sim, sim
Usamos cascas de cacau nos jardins. tal como usamos pesticidas e tantas coisas. Ou seja, não se deve tomar cuidado com cascas de cacau mas sim com tudo que os cães possam apanhar ou lamber na rua.

Usamos cascas de cacau nos jardins. tal como usamos pesticidas e tantas coisas. Ou seja, não se deve tomar cuidado com cascas de cacau mas sim com tudo que os cães possam apanhar ou lamber na rua.

Ola maqueiro:
A diferenca entre utilizar casca de cacau ou um pesticida, e que quando as pessoas utilizam pesticidas sao avisadas na embalagem sobre o perigo que esse determinado produto representa para outras especies.
Com a casca de cacau, normalmente as pessoas nao estao alerta que e veneno para caes. Na Inglaterra, e depois de muitos incidente e protestos, as embalagens deste produto ja contem alertas sobre o perigo que este representa para caes. Sabe se em Portugal tambem e assim?
A diferenca entre utilizar casca de cacau ou um pesticida, e que quando as pessoas utilizam pesticidas sao avisadas na embalagem sobre o perigo que esse determinado produto representa para outras especies.
Com a casca de cacau, normalmente as pessoas nao estao alerta que e veneno para caes. Na Inglaterra, e depois de muitos incidente e protestos, as embalagens deste produto ja contem alertas sobre o perigo que este representa para caes. Sabe se em Portugal tambem e assim?
-
- Membro
- Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am
Eu acho que é um bocado sensacionalista, não.
As pessoas não recorrem a isso a não ser em jardins públicos. E maior problema são os venenos colocados pela câmaras, os pesticidas nas ervas que nós não controlamos.
As pessoas não recorrem a isso a não ser em jardins públicos. E maior problema são os venenos colocados pela câmaras, os pesticidas nas ervas que nós não controlamos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não creio, Nanico, mas não sei porque não ponho nada no quintal desde que tenho a Zorra.
E grande trabalheira que tenho com isso, porque ando a apanhar as evas daninhas à mão quando antigamente as queimava com químicos !
Mas agora tenho limões (montes) verdadeiramente biológicos !!!
Nem pesticidas, nem nada.
Acho este tipo de informação muito útil para quem têm quaintais e jardins.
Nunca fiando !
E grande trabalheira que tenho com isso, porque ando a apanhar as evas daninhas à mão quando antigamente as queimava com químicos !
Mas agora tenho limões (montes) verdadeiramente biológicos !!!
Nem pesticidas, nem nada.
Acho este tipo de informação muito útil para quem têm quaintais e jardins.
Nunca fiando !
Ola aisd,
Eu tambem sou adepta da jardinagem biologica. Esta tecnica que descrevi, de cobrir a terra com casca de arvore chama-se "mulching" e e o metodo biologico por excelencia para evitar ervas daninhas.
Muitos jardineiros aqui acorreram as lojas quando se comecou a comercializar casca de cacau para "mulching". E que a casca de cacau e acida e por isso excelente nao so para evitar ervas daninhas como para "adubar" plantas amantes de terra com ph acido (tal como redodendros, azaleas e certos tipos de hortencias). O que nao se sabia era que era venenoso para caes...
Eu tambem sou adepta da jardinagem biologica. Esta tecnica que descrevi, de cobrir a terra com casca de arvore chama-se "mulching" e e o metodo biologico por excelencia para evitar ervas daninhas.
Muitos jardineiros aqui acorreram as lojas quando se comecou a comercializar casca de cacau para "mulching". E que a casca de cacau e acida e por isso excelente nao so para evitar ervas daninhas como para "adubar" plantas amantes de terra com ph acido (tal como redodendros, azaleas e certos tipos de hortencias). O que nao se sabia era que era venenoso para caes...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
O chocolate tem uma substância, a teobromina, que é tóxica para cães.
Vejam por exemplo este site:
www.vetheart.com/choc.html
Não sei se é o caso da casca de cacau, mas pode haver uma relação...
Não uso pesticidas no meu quintal, as ervas daninhas são arrancadas à mão (santa paciência...), mas prefiro não arriscar a ter um desgosto!
Agora tenho muitos "arbustinhos" de camomila, e à volta não crescem ervas daninhas. A hrtelã também me deu o mesmo resultado. Coincidência ou não, foi o que se passou comigo!
Será que alguém pode confirmar se a casca do cacau tem mesmo teobromina?
fiquem bem
Vejam por exemplo este site:
www.vetheart.com/choc.html
Não sei se é o caso da casca de cacau, mas pode haver uma relação...
Não uso pesticidas no meu quintal, as ervas daninhas são arrancadas à mão (santa paciência...), mas prefiro não arriscar a ter um desgosto!
Agora tenho muitos "arbustinhos" de camomila, e à volta não crescem ervas daninhas. A hrtelã também me deu o mesmo resultado. Coincidência ou não, foi o que se passou comigo!
Será que alguém pode confirmar se a casca do cacau tem mesmo teobromina?
fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá Nanico
É provável que tenhas obtido essa informação nalgum site brasileiro, grande proutor de cacau como se sabe.
Em Portugal, para esse efeito, usa-se a casca de pinheiro. Na minha terra chama-lhe "corcódia", mas não sei se é uma designação local ou se está bem escrito, porque não encontro a palavra no diccionário.
É provável que tenhas obtido essa informação nalgum site brasileiro, grande proutor de cacau como se sabe.
Em Portugal, para esse efeito, usa-se a casca de pinheiro. Na minha terra chama-lhe "corcódia", mas não sei se é uma designação local ou se está bem escrito, porque não encontro a palavra no diccionário.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá, na minha área há muitos espaços ajardinados e por acaso a Junta de freguesia em colaboração com a Camara Municipal têm o bom senso de colocar avisos nos locais com alguma antecedência, das datas em que vão proceder a tratamentos com pesticidas e outros produtos.maqueiro Escreveu: Eu acho que é um bocado sensacionalista, não.
Penso que isso se deve ao grande numero de cães que existem aqui, a sua maioria com licença, e ao facto de as pessoas que trabalham na Junta viverem também aqui e terem cães

Quanto ás cascas de cacau para mim é novidade

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
Olá!Ola a todos,
Nestes ultimos anos, tornou-se moda nos paises nordicos a utilizacao da casca de cacau nos jardins.
A casca de cacau e um produto residual da industria do cacau e e utilizada, tal como outras cascas de arvore tratadas, para cobrir a terra, impedindo a germinacao de ervas daninhas, mantendo a temperatura do solo e formando uma camada de humus quando apodrece.
Normalmente, as pessoas escolhem a casca de cacau devido ao cheiro agradavel que emana, sobretudo ao entardecer.
Ultimamente tem surgido varias noticias na imprensa sobre caes que sao envenenados com este produto. Os donos colocam as cascas de cacau nos jardins de boa fe, os canitos gostam, comem, e infelizmente faz-lhes muitissimo mal.
Nao sei se estas cascas de cacau ja estao a venda em centros de jardinagem em Portugal... Mas ainda agora estava a ler um jornal com mais um relato sobre um cao que faleceu com isto.
Por favor, tenham cuidado com o que utilizam nos vossos jardins.

Comentei o assunto deste tópico com a minha mãe e com o meu tio, que me disseram que o efeito que provoca nos cães pode ser comparado a uma "bebedeira" nos humanos. É o que acontece também com o arroz: quando há orvalho (de manhã), o arroz ceifado em contacto com o orvalho forma uma espécie de "goma", chamada no campo de "esgalracho" e que provoca esse tal efeito nos animais. Uma vaca do meu tio andou a "brincar" num canteiro de arroz ceifado e ficou assim, o meu tio chamou o veterinário que não acreditou na história, mas depois de ver aquilo lá ficou convencido. Se não forem tratados a tempo, pode ser fatal.
Aqui fica o aviso...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Aqui na mina zona chama-se chilra de pinheiro.nel Escreveu: Olá Nanico
AISD,
Eu utilizo a chilra por cima do plástico (preto) dos morangueiros. Ou seja, estende-se o plástico por cima do canteiro, abrem-se buracos no sítio da plantação das flores e espalha-se a chilra. Quando é necessário replantar, basta retirar o plástico com cuidado para não derramar as cascas de pinheiro. Poupa-nos imenso trabalho este método e evita a acidificação do terreno.

Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá Joanamjoaomarques Escreveu: Aqui na mina zona chama-se chilra de pinheiro.
Esse nome não conhecia. Mas chilra também não existe no diccionário. Chilrar sim, que é sinónimo de chilrear (pássaros).
Tá difícil...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá Nel!nel Escreveu: Olá Joana
Esse nome não conhecia. Mas chilra também não existe no diccionário. Chilrar sim, que é sinónimo de chilrear (pássaros).
Tá difícil...![]()

Pois não, não vem no dicionário, nem "esgalracho"... são regionalismos que mesmo assim não aparecem neste dicionário que encontrei... http://www.uc.pt/iej/alunos/1998-99/mad ... dicion.htm