"Eu não concordo com esta "máxima", embora não saiba fundamentar esta discordância em termos científicos.
A ração é concebida em termos universais, isto é, de modo a contemplar todos os cães e dentro de parâmetros que não se compadecem com o gosto ou o organismo do cão. Por princípio, se dá bons resultados num cão da raça A ou B, deverá igualmente dar bons resultados noutro cão da raça C e D. "
Olá Nel,
Permita-me discordar, mas realmente não acho que uma boa ração deva ser a ideal para todas as raças.
É certo que a ração é concebida em termos universais, os cães é que não são todos iguais

. Na minha opinião, cada raça tem necessidades diferentes e mesmo dentro da mesma raça há factores que fazem variar as necessidades alimentares de cada animal. É um pouco como nos humanos. Todos temos necessidades diferentes em função do estilo de vida, da estatura e peso, do estado de saúde, da profissão, etc. A nossa dieta tem de ser adaptada às nossas necessidades, não só em quantidade (aqui podemos variar a quantidade da ração para o cão) como também em qualidade. Por exemplo: se sou um desportista, gasto mais energia, logo preciso de uma alimentação com maior teor de glícidos (fonte rápida de energia). Se estou a crescer preciso de mais prótidos, etc.
Para mim o importante é dar ao cão a ração que melhor se coaduna com as suas necessidades alimentares. No caso da Camila, ela está bem de saúde, tem crescido dentro dos parametros normais para a raça e o pêlo está impecável. Neste aspecto concordo com a mjoaomarques: "O Bonga (também p. a. mas de pêlo comprido e com muito sub-pêlo), se come só RC fica com a 1ª metade do pêlo preto, vermelha. A ração que lhe deixa a pelagem mais bonita é a
Eukanuba Lamb & Rice."