Cao demasiado...requintado!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça jun 24, 2003 6:47 pm

Ola a todos!
Bem, o meu cao anda muito esquisito a comida!
uma das unicas raçoes que ele gostou foi da Dog Show ele comia aquilo ate se fartar!! :)
Bem, como agora nao há dog show, fui comprei 1 saco de friskies vitality + mas ele enjoo-se daquilo pois comia muito pouco quando lhe servia, e comia o resto por ter fome na manha seguinte (tadinho :| ) cortei logo de imediato aquela raçao. Bem agora ando a variar de raçao principalmente para caes de pequeno porte, da friskies a ver no que da mas nao acho grande ideia uma mudança regular na ração!
Bem o que eu pretendo ao escrever este post era recomendações que os foristas me poderiam dar numa raçao que seja boa para o meu cao, tendo em conta que nao e de muito exercicio e é de pequeno porte(penso eu)!
Obrigado!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 24, 2003 6:52 pm

Ola Tomas,

As racoes que ja usei foram a Eucanuba e a Royal Canin. Mudamos para Royal Canin quando o meu cao enjoou a Eucanuba.

Posso dizer-que que a Friskies nao e uma boa racao. Contem demasiado sal. Aqui so a utilizamos como "recompensa" para os caes nos treinos. Partimos as rodelinhas em quatro e assim os caes nao consomem demasiado. E que nao ha cao que nao adore Friskies, nem sei la porque... :o :o :o
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça jun 24, 2003 7:00 pm

TomasGil Escreveu: Ola a todos!
Bem, o meu cao anda muito esquisito a comida!
uma das unicas raçoes que ele gostou foi da Dog Show ele comia aquilo ate se fartar!! :)
Bem, como agora nao há dog show, fui comprei 1 saco de friskies vitality + mas ele enjoo-se daquilo pois comia muito pouco quando lhe servia, e comia o resto por ter fome na manha seguinte (tadinho :| ) cortei logo de imediato aquela raçao. Bem agora ando a variar de raçao principalmente para caes de pequeno porte, da friskies a ver no que da mas nao acho grande ideia uma mudança regular na ração!
Bem o que eu pretendo ao escrever este post era recomendações que os foristas me poderiam dar numa raçao que seja boa para o meu cao, tendo em conta que nao e de muito exercicio e é de pequeno porte(penso eu)!
Obrigado!
Na minha opinião uma das melhores marcas de ração é a Eucanuba.

E sim a mudança regular de marca de ração, trás problemas a nível de estômago, como já fui informada pelo vet. Pode provocar diarreias e vomitos. Tenha cuidado ;)
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça jun 24, 2003 10:24 pm

obrigado pelas respostas!
Cometi um grande erro ao dizer que o meu cao e de pequeno porte, tendo em conta que o seu respectivo peso varia ate aos 20 quilos, o que decerteza o meu cao tem mais :| ! bem, gastei dinheiro ao comprar raçao para caes de pequeno porte :(
Hmmm....em principio deverei exprimentar Eukanuba mas quando ele ainda era bebe ele andou a tomar so que nao obteve bons resultados na alimentaçao pois eukanuba nao o engordou la muito!
Eu irei experimentar Eukanuba nos proximos dias, e mais uma vez obrigado!
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

terça jun 24, 2003 10:42 pm

Olá.

O meu cão é de pequeno porte, mas mesmo assim uma boa ração deve ser boa nas várias variedades (pequeno, médio e grande porte).
O meu bichito é muito "esquisito" no que toca a ração seca e a única com a qual ele se dá bem é a Royal Canin (Mini) Sensible. Além de ser uma ração de óptima qualidade, a variedade Sensible é adaptada a cães mais "difíceis" e que rejeitam e enjoam a ração com facilidade.

Espero ter ajudado :)
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta jun 25, 2003 8:40 am

Charlotte Escreveu: Royal Canin (Mini) Sensible. Além de ser uma ração de óptima qualidade, a variedade Sensible é adaptada a cães mais "difíceis" e que rejeitam e enjoam a ração com facilidade.

Pois a Yara tb já enjoou essa :oops: , tb já nem sei o que lhe hei-de dar.
Farelos das galinhas, resulta?? (o cão do meu avô adorava) ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 9:26 am

Olá

Isto é cíclico e sempre actual: rações.

Eu não gosto de indicar marcas de rações por vários motivos, mas reconheço que num local destes esses dados poderão contribuir para algo de útil. No entanto, acho que deverão ser encarados com algumas reservas.

Os meus cães nunca gostaram muito da Eukanuba, ração que lhes dei sempre desde "pikenos". Entretanto, influenciado em parte por opiniões dadas aqui no fórum, experimentei dar-lhes Royal Canin, por ser alegadamente uma ração mais gostosa e de categoria equivalente à Eukanuba. Já antes tentara outras marcas (Canidae e Acana), mas nunca me fixei nelas pela dificuldade de aquisição e de distribuição das mesmas.
Entretanto, em conversa com o veterinário, ele demoveu-me de mudar para a Royal Canin, defendendo que a Eukanuba, embora menos gostosa, é de qualidade superior à outra. O facto de ser menos gostosa terá eventualmente o inconveniente de o cão mostrar alguma resistência a comê-la mas, em contrapartida, tem a vantagem de ser mais garantida em termos de saúde, pelo facto de sofrer processos de desinfecção muito mais elaborados na sua produção.

Quando nestes tópicos se abordou o uso de óleo misturado na ração, isto aqui para nós, desconfiei do processo pensando tratar-se de uma mera habilidade: "Por que motivo não havia o óleo de ser desde logo incluído como ingrediente aquando o fabrico da ração? Será que somos mais inteligentes que os fabricantes?"
Bem, esperteza saloia ou não, o que é certo é que os meus cães passaram a comer a Eukanuba e a chorar por mais. Sempre ligeiramente temperada com um pouco de óleo de milho (ainda não passei para o de soja que, segundo a opinião da SeaLords é "melhorzito"), mas lá irei quando acabar o stock do outro.

E, para finalizar, vou definitivamente deixar-me de experiências. Não é nada conveniente andar a saltar de umas rações para as outras. Os cães não toleram estas mudanças. Sofrem muito com isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta jun 25, 2003 9:47 am

O Rocky e o Bean, desde que vieram para casa, sempre comeram hills, lamb and rice, e gostam. No início torciam um bocado o nariz, ficavam a olhar para os nossos tachos (eu adoro cozinhar e o sonho deles deve ser provar os meus piteuzinhos...hehehe!).

Para os premiar, e só de vez em quando, dou-lhes um queijinho fresco (é vê-los lamberem-se todos!) ou uns Biscroks. Para o pêlo dou-lhes Glavaderme que eles adoram (o óleo de dentro deve ser saboroso, nham nham!), e quando as cadelas do lado estão com o cio e eles não comem tanto dou-lhes Nutri-Gel, e aí eles já "papam tudo".

o Rocky já come a mesma ração há 3 anos e meio e nunca enjoou, está com o peso ideal e tem uma boa condição física e pêlo bonito.
o Bean ainda come a ração puppy large breed, mas do que ele gosta mesmo é da ração do Rocky... "A comida do vizinho é sempre melhor que a minha!"

Fiquem bem
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 10:02 am

Olá,

Cada cão é um caso, por isso a ração que dá bons resultados num pode não dar no outro.

A Shiva come Hill´s puppy large breed, e adora :) depois tem os yogurts especiais para cães que come á laia de recompensa, cerca de 4 por semana. São muito bons para a flora intestinal e muito equilibrados como suplemento alimentar (aconselhados pela Vet). Doces só aqueles ossos tipo bolacha maria muito dura (os meus ricos dentes que aquilo para partir...)- nada de corantes nem conservantes.

Comida "de supermercado" não dou :roll:

Como já alguns foristas referiram, andar a saltar de ração em ração não faz bem nenhum á saude do canito.

Boa sorte!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 25, 2003 10:08 am

O nosso problema com a Zorra é ela não comer !!!!

Come tudo, tudo, tudo o que apanha a jeito.

A última foi uma vergonha que passei na feira do livro.
Havia lá uma barraca de farturas cujo dono tinha um York preso à barraca com 2 tigelas (uma com àgua e outra com ração).
O York não ligava nenhuma à ração.
Pois enquanto fui à fartura a menina Zorra desatou a comer a ração do York !
Fiquei para morrer !

Ainda por cima espalhou a ração pela àrea circundante da tigela e lá estive eu de cócoras a apanhar as pipocas !

Não têm nenhuma educação !
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

quarta jun 25, 2003 6:05 pm

Hehehe,

"A comida do vizinho é sempre melhor que a minha!"

Teresadonat,

É bem verdade, a Camila mal chega a casa dos meus pais, vai direitinha à taça da Lady, comer a ração (Royal Canin). Só pára quando está a taça limpinha
:lol:

Nel,

"Entretanto, em conversa com o veterinário, ele demoveu-me de mudar para a Royal Canin, defendendo que a Eukanuba, embora menos gostosa, é de qualidade superior à outra."

Também eu, depois do que li, falei com a vet e ela disse que a qualidade era equivalente, mas como a Camila está com o pêlo bonito, e com o peso ideal para a idade, não via por que mudar. Pois bem: continua a comer Eukanuba e está linda ;)

De qualquer modo, não é boa ideia andar sempre a mudar a ração e faço minhas as palavras de nynf:

"Cada cão é um caso, por isso a ração que dá bons resultados num pode não dar no outro. "
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 6:55 pm

"Cada cão é um caso, por isso a ração que dá bons resultados num pode não dar no outro. "
Eu não concordo com esta "máxima", embora não saiba fundamentar esta discordância em termos científicos.
A ração é concebida em termos universais, isto é, de modo a contemplar todos os cães e dentro de parâmetros que não se compadecem com o gosto ou o organismo do cão. Por princípio, se dá bons resultados num cão da raça A ou B, deverá igualmente dar bons resultados noutro cão da raça C e D.

Aliás, o que se entende por bons resultados?
Bons resultados consiste essencialmente na boa saúde do cão. Mas isto só é comprovado ao fim de algum tempo (um, dois, três anos...). Um indicador, por exemplo, é o aspecto do pêlo. Outro indicador é a ausência de doenças.
Por outro lado, a apetência do cão pela ração é um aspecto, de facto, relativamente secundário.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 25, 2003 7:07 pm

nel Escreveu:
Mas é verdade Nel. Pela minha experiência, nem sequer tem a ver com a raça e sim com o tipo de pêlo do cão. A Nina é um castigo para comer no Verão. Emagrece imenso e a única ração que come com algum apetite é a RC. Utilizo a Energy. O Bonga (também p. a. mas de pêlo comprido e com muito sub-pêlo), se come só RC fica com a 1ª metade do pêlo preto, vermelha. A ração que lhe deixa a pelagem mais bonita é a Eukanuba Lamb & Rice.
Maria Jo&atilde;o
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quarta jun 25, 2003 7:22 pm

[quote=nel]

Quando nestes tópicos se abordou o uso de óleo misturado na ração, isto aqui para nós, desconfiei do processo pensando tratar-se de uma mera habilidade: "Por que motivo não havia o óleo de ser desde logo incluído como ingrediente aquando o fabrico da ração? Será que somos mais inteligentes que os fabricantes?"
Bem, esperteza saloia ou não, o que é certo é que os meus cães passaram a comer a Eukanuba e a chorar por mais. Sempre ligeiramente temperada com um pouco de óleo de milho (ainda não passei para o de soja que, segundo a opinião da SeaLords é "melhorzito"), mas lá irei quando acabar o stock do outro.

[/quote]

Como assim? Misturar óleo de soja daquele que se compra para cozinhar na comida dos cães e eles gostam? Preciso que me epliquem já isso porque eu quase que preciso de um milagre!

Já disse aqui que o meu cão é um "esquisito" com a ração. Tem mesmo que ser obrigado a comer porque senão passa mesmo fome. No início, quando ele veio cá para casa (e já era adulto), nós não sabíamos disso e pensávamos que ele se governava sózinho a comer. Mas acabámos por vê-lo a desmaiar e o Vet a dizer que estava anorético :oops:

A ração RC pode não ser a melhor de todas, mas é aquela que é preciso fazer menos fitas para o obrigar a comer. E antes de usar esta já tinha usado Purina e Eukanuba e ele ficou com um problema de pele (umas feridinhas com crosta) e agora não tem nada disso.
Para ele é a melhor, mas como já se disse, cada caso é um caso e cada dono deve optar por aquela que dá mais saúde ao seu animal :D
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

quarta jun 25, 2003 10:07 pm

"Eu não concordo com esta "máxima", embora não saiba fundamentar esta discordância em termos científicos.
A ração é concebida em termos universais, isto é, de modo a contemplar todos os cães e dentro de parâmetros que não se compadecem com o gosto ou o organismo do cão. Por princípio, se dá bons resultados num cão da raça A ou B, deverá igualmente dar bons resultados noutro cão da raça C e D. "

Olá Nel,

Permita-me discordar, mas realmente não acho que uma boa ração deva ser a ideal para todas as raças.

É certo que a ração é concebida em termos universais, os cães é que não são todos iguais ;) . Na minha opinião, cada raça tem necessidades diferentes e mesmo dentro da mesma raça há factores que fazem variar as necessidades alimentares de cada animal. É um pouco como nos humanos. Todos temos necessidades diferentes em função do estilo de vida, da estatura e peso, do estado de saúde, da profissão, etc. A nossa dieta tem de ser adaptada às nossas necessidades, não só em quantidade (aqui podemos variar a quantidade da ração para o cão) como também em qualidade. Por exemplo: se sou um desportista, gasto mais energia, logo preciso de uma alimentação com maior teor de glícidos (fonte rápida de energia). Se estou a crescer preciso de mais prótidos, etc.

Para mim o importante é dar ao cão a ração que melhor se coaduna com as suas necessidades alimentares. No caso da Camila, ela está bem de saúde, tem crescido dentro dos parametros normais para a raça e o pêlo está impecável. Neste aspecto concordo com a mjoaomarques: "O Bonga (também p. a. mas de pêlo comprido e com muito sub-pêlo), se come só RC fica com a 1ª metade do pêlo preto, vermelha. A ração que lhe deixa a pelagem mais bonita é a Eukanuba Lamb & Rice."
Responder

Voltar para “Cães”