Caes de Guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 24, 2003 9:51 pm

Ola a todos!

Como dona babada que sou, todos os dias me maravilho com as faculdades de guarda do Oscar! Estou plenamente convencida de que quando me tentarem assaltar a casa o assalto vai falhar, dado que o ladrao tera de fazer o assalto todo com o cao ao colo a gemer de mimo :? :?

E os vossos canitos? Tambem sao eximios guardas?
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça jun 24, 2003 10:18 pm

Por incrível que pareça só o Pires, o teckel macho, é que é um óptimo cão de guarda, os outros vão a correr ter com as pessoas para pedir festas e mimos! :o
Ele ladra sempre que alguém passa o portão, e se não conhece a pessoa ferra o calcanhar e não larga até aparecer alguém que o mande parar!!;)
Se não fosse ele seria impossivel saber quando chega alguém a casa! :lol: :lol: :lol:
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça jun 24, 2003 10:42 pm

Bem....a Margot é uma pacholas de primeira, mas numa situação mais complicada não sei seriamente qual seria a reacção dela pois eles por vezes conseguem ser muito imprevisiveis.
A Daisy já é outra conversa, se estiver comigo, consegue ser um animal calmo, muito embora não seja conveniente haver movimentos bruscos por parte de terceiros, mas dentro do carro, ui ui, aqueles dentinhos, mostram-se ali todos, que eu não sei bem como ficaria um bracinho se lá fosse colocado, por acaso um dia destes reparei que elas estavam as duas no carro, e eu deixo sempre os 4 vidros abertos ( aí uns 7 ou 8 cm ), e um dos vidros estava mais aberto ( substancialmente ) o que eu deduzi foi: alguem passou por ali ( era de noite e elas são as 2 pretas ) e viu que o vidro estava semi aberto, e como a ocasião faz o ladrão...deve ter metido o bracinho, ou tentado pelo menos, porque nesta altura a Daisy que deveria estar a dormir no banco da frente, como é costume dela, deve ter acordado. So espero que quem quer que fosse, tenha tirado o braço a tempo, porque nestas situações ela não brinca em serviço, a única pessoa que entra no carro, sem ela fazer um piu sou eu, mais ng.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 24, 2003 10:53 pm

Cá em casa tenho a sorte de ter bons guardas. Sei que quando saio, posso deixar as portas que quem entrar já não sai.

Individualmente, há cá em casa um ou dois canitos a quem falta estaleca para enfrentar a ameaça sozinhos, mas desde q estejam acompanhados (comigo ou com outros cães), ninguém os para

Excelentes guardas, isso são. Tenho certeza que atacam forte e feio quem cá entrasse sem autorização.

No entanto, posso ter convidados quem não há problema nenhuma. Posso passea-los a meio da praça em dia de peixe que não há problema nenhum. Qualquer pessoa na rua pode aborda-lo (desde q seja com jeito) que nao há problema nenhum
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

terça jun 24, 2003 11:18 pm

A minha cadela é uma fera!!! :lol: :lol: :lol:

Há tempos pedi uma pizza que me foi entregue a casa. Enquanto fui buscar o dinheiro, a porta ficou um pouco aberta e começo a ouvir o Sr. da Pizza (com mais de 1,80 de altura) em pânico a chamar-me. :o Quando lá cheguei, a Cookie estava em cima do Sr. que tinha os braços ao alto para segurar a dita Pizza e que estava com um ar de quem ía fazer qualquer coisa pelas pernas abaixo :oops:
Tive que me controlar para não rir. Claro que a Cookie só queria a Pizza...
:lol: :lol: :lol:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 25, 2003 8:35 am

Olá,
A Minha Mara é um doce, que se deita de barriga para o ar de cada vez que uma mão se aproxima para fazer-lhe festas. Umas coceguinhas e aquela desavergonhada poe-se logo de maminhas para cima. O Furst é um tropego cachorrão sempre a babar-se e carente de festas, que trepa pelas pessoas acima se lhe dão muita atenção e confiança. Esta é a imagem dos meus cães no dia a dia quando andamos na rua, na praia ou em qualquer lugar em passeio. Mas se estão no carro ou em casa, é bem diferente!! Estão a ver um touro em carga? Pois bem, é assim mais ou menos que o Furst corre direito aos muros ou ao portão se alguém se aproxima. A Mara é mais calma, mas é muitas vezes ela que lhe dá o sinal para avançar. Outras vezes paticipa também da exibição de territorialidade. Não sei se aquilo é tudo show ou se eles morderiam mesmo a quem entrasse. Felizmente nunca tive a prova prática de que atacariam. Felizmente também, quem passa também não quer saber dessa prova porque a "exibição" chega bem para os manter à distãncia.
No Carro, especialmente se eu não estou, é vê-lo abanar por todos os lados com o Furst e a Mara aos saltos lá dentro!! Por vezes as pessoas levam sustos imensos porque não se apercebem deles e quando passam perto demais..GRRAAUURRRR..hehehehe!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 8:54 am

Olá

Estão a falar de cães de guarda ou de raças perigosas?
Temos que definir isso primeiro. É que os meus de guarda não são, mas lá perigosos isso sim :lol:
Estou a brincar (mas que mania...)

Dos três o Fozzy é o único que faz questão de guardar. É um chato. Por exemplo, vamos a um local qualquer e daí a um bocado, se lá permanecermos algum tempo, aquilo já é território seu.
Quando estive num daqueles estabelecimentos de turismo rural, no espaço exterior privado (jardim, terreno de cultivo, etc.) foi muito complicado convencer o Fozzy de que o senhor que lá andava a trabalhar tinha todo o direito de se deslocar de um lado para o outro sem ser incomodado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta jun 25, 2003 9:04 am

Dos meus canitos todos, só o Charro posso considerara como cão de guarda. Desde sempre teve esse "instinto".
Quer em relação à casa quer em relação aos donos.
Sempre que lá ia alguém desconhecido a casa não o largava um segundo, sempre atrás da pessoa com um olhar como quem diz "vê lá o que fazes, tou ta ver!"
Mas quando ganha confiança, as pessoas tem ali um amigaço ;)
Fora de casa era problemático, sempre que nos via a falar com alguém, minha nossa ..... ladrava, rosnava, babava-se, eu sei lá quê mais....
E o pobre do carteiro .... enfim. Não ganho para as calças dele! :o

Os outros ..... é mais brincadeira, a guarda que se lixe. Pandam é com eles ;)

Um aparte a este post, espero que me perdoem, acabei de receber a noticia via minha mãe que a nossa cadelita pré histórica Tétis abandonou o mundo dos mortais. Tinha 18 anos, e nos ultimos 2 anos lutou como nunca vi contra epilepcia. Apesar da mágoa que sinto por tê-la perdido sinto-me feliz pela sorte de a ter tido na minha companhia por tantos e tão bons anos.
Até à vista, Tétis.

Miguel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 25, 2003 9:06 am

Bem, como devem calcular, a minha Zorra é uma FERA !!!
Em casa e fora dela só quer... é brincar !

Fiquei desanimada quando li na Net que são assim (os lab) até aos 3 anos.
E eu cheia de esperança...
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jun 25, 2003 9:07 am

Nanico, tenho o mesmo problema.....mas com cadelas mais pesadas, por isso não podiam ir ao colo...A Zeta vai começar os treino e a Riskas continuar porque não as quero tão "amigáveis" depois do que aconteceu. :| Mas antes disso têm que fazer a obediência toda e não está a ser fácil...
Neste momento ainda não estão o que se possa chamar cães de guarda, mas a Zeta com os seus pulos magnificos era capaz de por o ladrão tonto e zonzo e cheio de nódas negras.. :?
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta jun 25, 2003 9:13 am

olá

Pois, aisd, os lab, não mordem nada, nada, nem sequer ferram um dentinho... ;) :lol:

Olha, o meu ladra a tudo que se aproxime de minha casa, não chega ao portão mas não deixa ninguém avançar...morder, bom já mordeu a um vet... se calhar, se for necessário também morderá ao ladrão.

Já o fila, esse, primeiro morde, depois pergunta. Ladra pouco ou quase nada, mas quando menos a gente espera, lá está ele de goelas abertas e dentuça de fora... que o diga o carteiro.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jun 25, 2003 9:19 am

aisd Escreveu: Fiquei desanimada quando li na Net que são assim (os lab) até aos 3 anos.
E eu cheia de esperança...
:lol: :lol: :lol:

Há um ditado popular: "Um cão é três anos cachorro, três anos cão e três anos mandrião".
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta jun 25, 2003 9:38 am

O Rocky já está a ficar mais sossegado, agora que se aproxima dos 4 anos. Antes era mais histérico, e se via alguém p ex, a tirar ramos das árvores "passava-se", e ia ao longodo muro a saltar e a ladrar...
Quando acha que algo de estranho se passa, primeiro ladra, fica a olhar para nós, e só se dissermos "vai lá ver" é que ele se mexe. Até hoje nunca tivemos problemas com ele.
Só há um ritual que o Rocky tem, e que por mais que nós tentemos não o conseguimos fazer perder: tem de cheirar TODOS os sacos que qualquer pessoa (que não de casa) leve embora quando sai de lá. Nem que seja quando a empregada vai pôr o lixo no contentor... É só deixá-lo ver o saco, e ele sossega. Mas se não cheirar... Fica louco e salta, salta, salta... Mais vale deixá-lo brincar aos "polícias", desde que não ganhe a mania.

O Bean é diferente. Tinham-me dito que os Bullmastiff são mais pachorrentos para os de casa mas mais territoriais e menos permissivos que os Boxers para estranhos. Isso começa a confirmar-se, já que ele, ao contrário do Rocky, nao ladra quando ouve algo de estranho: estica-se todo, fica com o pêlo da nuca todo eriçado e começa a "tossir", parece que está a ladrar para dentro, um bocado abafado. Vai ver o que se passa e depois vem a correr ter connosco e só sossega quando formos ver com ele o que é.

Com o meu outro cão, o Boss (lindo...) as coisas já piavam fininho... Um dia andava lá um trolha a fazer obras. Passou a manhã, e os cães andavam de volta dele, sem problemas, nem lhe ligavam. O homem foi almoçar a casa e, quando voltou a seguir ao almoço, decidiu abrir o portão e entrar sem tocar à campaínha! Acho que ele só deu dois ou três passos, pois viu o Boss a correr disparado em direcção a ele e fugiu para o lado de fora, com o portão fechado! Tocou à campaínha, sempre com o Boss colado ao portão e calado(!!!), e quando lhe abrimos o portão o Boss foi embora! Como nós lhe abrimos a porta não precisava de se preocupar!

Sinceramente espero nunca descobrir se os meus cães mordem ou não. Prefiro ficar-me pelo respeito que eles impõem, e não ter fama de ser dona de cães "assassinos"...

Fiquem bem
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 25, 2003 12:30 pm

Acho que não vou ter problemas de assaltos lá em casa...a Shiva está a revelar-se uma óptima guarda com os seus pujantes 3,5 meses e 15 KG (hj já a vou pesar para ter a certeza) .
Estivemos 3 semanas de férias perto de Torremolinos num estúdio com jardim. Ora aquilo era um empreendimento muito giro composto por 6 estudios (tipo rustico) e como nós levámos a Shiva ficámos com o do R/C para ela poder brincar á vontade na relva.
Ora, todas as pessoas tinham que passar pela parte de fora do nosso portãozito para seguirem para os seus alojamentos. Quando eram os habituais a Shiva ía ao portão e pedia festas (toda a gente se metia com ela...ou seria o contrário?).
Quando entrava alguem novo ela dava logo sinal, um ladrar tipo tossir para dentro e ia a correr ver o que se passava. Depois ficava a olhar para a pessoa com esse ladrar abafado e algum rosnar e em estado alerta total.
Só descansava quando eu ía ver o que se passava, e a partir daí essa pessoa já podia passar fora do nosso portão á vontade.
Não sei qual seia a reacção dela se entrasse alguem na nossa ausência, mas acho que não ía ser muito agradavel para o "invasor".
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta jun 25, 2003 1:00 pm

Olá! Bem, a minha Labradora ainda é relativamente jovem, mas já é cheia de genica, mas só se arma se estiver ao pé das outras... que essas sim, são autênticas feras dentro de casa! No outro dia o carteiro já se ia embora sem deixar as cartas... a minha mais velha estava a um centímetro de o abocanhar... estava tão perto e foi-se embora! Oh... :D :lol: Mas nenhuma das minhas Rotts ladra... só mesmo a Labradora, que dizem que é cão de alarme, e nunca de guarda...
Responder

Voltar para “Cães”