preciso de alento...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quinta mai 14, 2009 12:59 pm

Boa tarde,

a minha Kika, uma huski de quase 13 anos, com hipotiroidismo diagnosticado há sensivelmente 7 anos e desde então devidamente medicada, está mal. Pelo menos estou assustada. Há mais ou menos 4 anos surgiu-lhe uma pequena massa de gordura ( do tamanho de 1/2 ovo ) no lado esquerdo do peito, bem por debaixo do ombro, acho que lhe posso chamar axila. Foram feitos alguns exames e ficamos de acompanhar a evolução...de há 1 ano para cá a massa cresceu, e formou um "filhote"; tem a massa inicial só que maior e uma outra que sai desta, em forma de ovo. Nesta altura tem um tamanho total de 1 mão fechada.
O que a vet e eu mais temia aconteceu...esta maldita massa está a prender-lhe a pata, que por vezes, muitas vezes a faz cair...ontem numa examinação minuciosa deparamo-nos com mais uma massa, do tamanho de uma noz, no lado externo da coxa, precisamente do mesmo lado, que também já parece estar a fazer estragos. Cirurgia não está de parte, mas quase certo que será impossivel devido ao local onde se situa ( ainda não falei a sério com a vet, iremos tentar de tudo antes de avançar com qualquer cirurgia. Está neste momento com suplementos para as articulações e musculos + analgesico e mais qualquer coisa...sei lá. Está devidamente acompanhada ).

Escrevo em forma de desabafo e de apelo a quem já passou por algo semelhante....não quero ter de pensar em tomar decisões dificeis, mas isto não me sai da cabeça...por regra, tenho a mania de sofrer por antecipação.....

De resto, ela está super bem disposta.

Cumprimentos,
:wink:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quinta mai 14, 2009 1:34 pm

Boa tarde,
gostaria de partilhar consigo a nossa experiência c/ o Willy, um caniche cruzado médio. Há cerca de três anos, tinha ele 12, apareceu-lhe um papo antes do ânus, cerca de um ano depois aumentou e foi diagnosticada uma hérnia perianal (julgo ser o termo correcto) - felizmente foi encaminhado para a cirurgia no Hospital veterinário do Porto. A operação correu bem, mas encontraram dois tumores nos testículos e acabou por ser castrado também. O pior foi o pós operatório, uns dias depois os pontos rebentaram e abriu uma fístula interna - foi um mês de curativos 3 vezes por dia que os meus pais executaram com muita coragem ( a costura tinha cerca de 25 cm desde o ânus por cima da coxa com pontos em cruz). Agora com 14,5 anos só temos de ter cuidado com a alimentação para que as fezes sejam moles, pelo que não pode comer arroz. É claro que não ponderamos voltar a fazer outra operação com cirurgia geral (aquela já foi a 3ª) devido à idade do cão, e esperamos que ele viva os últimos anos de forma tranquila e com qualidade, caso contrário não o faremos sofrer uma vida com dores ou sem qualquer tipo de qualidade que para um cão, no meu entender, é conseguir fazer sozinho tudo o que é mais básico num animal.
A história do Willy teve um final feliz, espero que a sua cadela tmabém tenha. Felicidades e boa sorte, saberá concerteza tomar a decisão mais acertada.
Balthazar
Membro Júnior
Registado: sexta ago 08, 2008 11:07 am

quinta mai 14, 2009 1:48 pm

Boa tarde

O meu Balthazar foi operado em Novembro a uma massa gordurosa que lhe tinha aparecido á quase 2 anos. Estava a fazer biópsias anuais e como desenvolveu, retirou-se!
A sua localização também não era das melhores, situava-se mesmo nas costelas ou melhor, colada nas costelas.
Chorei "baba e ranho" quando a Vet me falou na operação mas a palavra "degenerar" arrepiou-me e a decisão foi imediata.

A operação correu lindamente, a recuperação também e hoje nada resta, nem a cicatriz se nota, felizmente.

Tente ver com o Vet qual a melhor forma de resolver a questão e se for possivel a operação, não hesite! "Essas coisas" não trazem nada de bom e quanto mais rápido forem resolvidas, melhor.

Pensamento positivo!
Felicidades.
Responder

Voltar para “Cães”