BARF - FAq's II

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta dez 14, 2001 10:14 am

Continuando....

Será possível ver alguns exemplos práticos de refeições? Acho que ver o que eu poderia dar aos meus cães ia ajudar bastante!
De seguida são apresentados 4 exemplos de refeições ( para cães de vários tamanhos) utilizadas por um 'BARFER' que já dá Barf aos seus cães há 3 anos. Isto é apenas um guia para o ajudar a começar, porque cada cão é diferente tal como o seu nível de actividade. O que se sugere é que escolha um exemplo de um cão com um peso próximo so seu, e que o alimente com um pouco mais ou um pouco menos consante o seu caso particular. À medida que os dias forem passando coloque a sua mão sobre a caixa toráxica do seu cão e pressione levemente, deverá conseguir sentir as costelas mas não vê-las. Se não cosneguir sentir as costelas é porque o seu cão está demasiado gordo, e se conseguir ver as costelas o seu cão está demasiado magro ( deverá adaptar isto às características de algumas raças).
As doses apresentadas nos exemplos são doses diárias, mas deverá dividí-las em 2 refeições p/dia.

Golden Retriever - 55# - RMB (Raw meaty bones) - Refeição de ossos - 1 costas de frango, ou 12 pescoços de frango, ou 8 asas de frango, ou 2 costelas de bife com um ovo ou um iogurte. Poderá dar carneiro, mas é tão rico que não se sugere que o fgaça de inicio. Mesmo após os 3 anos em que alimenta com BARF o autor só dá carneiro/cordeiro em ocasiões muito especiais em que pode providenciar muito exercicio aos cães. As costeletas de cordeiro têm ossos bastante mastigáveis e isso é o que o aitor usa sempre que pode. Ocasionalmente (gigamos uma vez em cada 2 semanas), o autor costuma dar peixe fresco - Mas Sardinhas em lata ou atum podem ser uma ideia também, dependendo do tamanho da lata, pode-se dar uma lata a cada cão ( em Portugal o tamanho standard).
Offal - 'Offal' (ou carne de orgãos - Coração, rins, figado, etc...) é misturada frequentemente com a refeição vegetal , porque muitos cães não gostam do gosto ( alguns gostam). Tenha cuidado em não dar muita quantidade, muito depressa, porque a 'offal' é tambem muito rica e em muita quantidade poderá causar fezes soltas. Offal poderá ser dada uma ou duas vezes por semana!
Refeição Vegetal - Isto é para uma refeição e não a dose para um dia inteiro - 1/4 de figado de vitela ou um ovo juntos com um puré ( vegetais picados numa centrifugadora) na quantidade de 3/4 de uma Chavena - Misture e pique os vegetais e não tente usar todos ao mesmo tempo - cenouras, nabo, cherivia, feijão verde, abobora, zucchini, Alface, aipo - Pode-se juntar também um pouco, muito pouco de Espinafres, couve, nabiça ou bróculos. De vez em quando se tiver um pouco de couve-flor poderá colocar também.
Na maioria das refeições junta-se uma colher de chá de oleo ( de linhaça alimentar, de acafrão, vegetal ou azeite, mas geralmente é oleo de linhaça por causa dos Omegas). A cada refeição junta-se 1 colher de chá delevedura de cerveja (Vitaminas Bs), 1/4 de colher de chá de pó de alfafa. AJunta-se também Vitamina C (cerca de 2000mg) mas é necessário começar debagar e ir aumentando aos poucos para não perturbar o estômago. OS goldens do autor recebem cerca de 200mg de Vitamina E 1x/dia.
Poodle - 35# - Recebe exactamente metade da receita acima descrita - no entanto quando são muito activos poderão receber um pouco mais do que 1/2 . Reparta igualmente as vitaminas da linhaça, levedura e alfafa e lembre-se da Vitamina C e das 100mg de Vitamina E/dia .
Cocker Spaniel- 20# - Recebe 1/4 da receita - Normalmente têm tendência para ganhar peso facilmente, por isso poderá ter de diminuir ou aumentar um pouco à refeição com frequência - Conforme foi dito, ajuste à actividade de cada cão e aos respectivo metabolismo. 1/4 das vitaminas da linhaça, levedura e alfafa e lembre-se da Vitamina C. Quanto à Vitamina E - O cocker do autor recebe quase as 100mg de uma capsula, mas uns pózinhos vão para dentro da refeição do Chihuahua.
Chihuahua - 8# - Um pequenino muito activo - 1 1/2 Asas de Frango ou 4 pescoços de frango ou cerca de 2/3 de 1/2 Costas de Frango (O autor parte as costas ao meio e depois retira um pedaço). Para a referição vegetal , que é 1 das duas refeições diárias, recebe cerca de 1/4 de Chávena da mistura vegetal com um pouco de figado (um quadradinho) ou um pouco de ovo ou uma colher de iogurte natural. Carne - para uma refeição - um pouco menos de 1/4 de Chávena de Coração de vaca ou moelas. Lembre-se dos 'pózinhos' de Vitamina E e de um pouco de vitamina C.
A maneira mais fácil é seguir a receita dos Goldens - E não tenha receio de ajustá-la ao SEU CÂO. And don't be afraid to adjust as needed for YOUR dog. Metade é para um cão de 35#, Um Quarto para 20# e cerca de Um oitavo para um cão de 8#. Para os Cães de Raças Grandes poderá ser o Dobro.
Um Conselho : Faça um calendário - Anote, numa base de 10 dias, uma alimentação de 1x/dai 7 refeições de RMB, 2 Vegetais e 1 de carne/offal. Faça uma refeição de peixe ocasionalmente. Como o Dr. Billinghurst costuma dizer - "Isto não está gravado na pedra como os mandamentos". Se num dia não tiver RMB, então pegue em alguns vegetais e num ovo ou numa lata de peixe, esmague-os em puré e sirva o seu cão.
Felizes dentadas ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 20, 2003 8:02 pm

upppppp
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

domingo mar 23, 2003 7:10 pm

Alguém tem EXPERIENCIAS positivas com este tipo de dieta? :o :o

Sinceramente sou muito céptico em relação a isto, mas queria saber as vossas opiniões no assunto...em termos práticos. ;)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 23, 2003 7:17 pm

Duvido que alguém que tenha seguido a sério esta dieta não tenha resultados positivos.To date ainda não ouvi um único negativo...
Amitraz
Membro

domingo mar 23, 2003 7:21 pm

E positivos a médio/longo prazo? ;)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 23, 2003 7:23 pm

Amitraz Escreveu: E positivos a médio/longo prazo? ;)
todos os que ouço desde que o Pauloc me falou disto, têm sido nos EUA e são a longo prazo... Mas gostaria de saber da exp pessoal do Paulo
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 23, 2003 8:17 pm

PauloC

Até hà 5 anos atrás, eu alimentei os meus cães a BARF. Primeiro, porque a alimentação de marca era de péssima qualidade e eles reagiam mal, depois porque embora a qualidade tenha melhorado com a importação de marcas conceituadas, eles já estavam velhos demais e continuaram a reagir mal. Assim, ração só em casos muito pontuais.

Em primeiro lugar, tenho de salientar que a alimentação BARF é mais um sério compromisso na agenda dos donos, requerendo mais tempo livre e trabalho, razão porque agora com a actual só dou ração seca, ela foi habituada desde que nasceu.

Em segundo lugar, o organismo de um animal habituado à BARF tem dificuldade em voltar à ração, pelo que a BARF é um compromisso que os donos teem de considerar seriamente antes de entrar nela.

Sobre receitas:

Depende do organismo do animal, da raça, do exercício que faz, etc... mas acho que isso é comum em todos os tipos de alimentação.

Uma base de arroz ou massa. Carne de vaca em quantidade controlada, sem sebos nem gorduras. Carcaças de frango assim-assim, mas terão de ter carne. Pescoços, ok, sem exagero. Asas, pernas, nem pensar, a não ser completamente desossadas e limpas das peles. Miudezas, de galinhas ok, de vaca em quantidades limitadas, especialmente o fígado. Bastante bom, as bochechas e garganta de carneiro ou porco. Carne da barriga de cavalo, ok.

Ovos, para um cão grande, um por semana, cozido. Peixe, um dia por semana, máximo. O peixe é para os cães mais indigesto que a carne, mas eles adoram. Muito cuidado com as espinhas, logo sardinha não dá.

Conservas são tão boas para os cães como para as pessoas... ;)

Ossos: Em doses limitadas. Rótulas de vaca, óptimos especialmente porque ajuda a limpar os dentes da cárie. De costelas, não abusar! Qualquer osso que produza lascas é um perigo!

Legumes: cenoura, nabo, montes. Todos os que não forem verdes, com excepção da alface e dos agriões, que teem Vit.E e ferro e são altamente recomendados.

De notar que ossos são cálcio, logo não são necessários suplementos deste elemento.

Óleos: de milho, preferencialmente. Girassol também é bom. O de soja tem um valor relativo.

Azeite, os meus cães nunca o aceitaram.

Saliento, novamente, que passar de BARF para ração e vice-versa é difícil e moroso, ao nível da reacção do organismo dos cães.

Que a BARF dá muito mais trabalho e que, para ser boa, neste momento não fica mais barata que a ração.

Que é a alimentação ideal.... pois, eu acho que sim! Mas...
;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 23, 2003 10:18 pm

Olá,
Como devem ter reparado este tópico é já antigo ( Dez.2001). Desde então até agora, por razões pessoais que já tive oportunidade de explicar e que têm apenas a haver com a minha comodidade e falta de tempo, eu já não dou alimentação BARF aos meus cães.
Mas do tempo de exeperiência pessoal que tive só tenho a dizer bem, e tenho a certeza que era o melhor para os meus cães. Enfim....eu também gostava de comer comidinha caseira todos os dias, mas tenho de me sujeitar a comer algumas coisas que não gosto ou que sei que me fazem mal.... Tempos modernos!

Abraços
Paulo C.
Amitraz
Membro

domingo mar 23, 2003 10:33 pm

Eu sinceramente penso que esse tipo de laimentação ou é muito bem estudada ou dá desiquilibrios nutricionais a longo prazo...

Mesmo correcta, não me convenço que seja melhor que as rações comerciais bem formuladas. Essas rações têm os nutrientes todos bem estudados, formulados para cada tipo de animal, até para patologias específicas...o unico senão é que NOS PARECEM artificiais, mas os nutrientes são de origem animal - têm mesmo de ser.

Acho que é essa alimentação BARF é apenas uma questão psicológica de tentarmos "humanizar" a alimentação dos nossos animais...parece-nos menos "monótono" e mais natural que comam ossos e carne crua...eu sinceramente nunca daria isso ao meu cão nem recomendo...não compensa os riscos que tem e o trabalho que dá, e não acredito que tenha benefícios....
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 24, 2003 12:21 am

Caro Amtraz,
Não vou aqui voltar a falar das composições das rações comerciais porque se fizer alguma pesquisa vai ver que já se falou muito. Aliás, nem quero pensar agora muito nisso porque, apesar de estar a dar aos meus cães o que suponho ser uma ração topo de gama, não está livre de ter muitas porcarias.
É certo que a BARF tem de ser feita com pés e cabeça, mas quanto a ser humanizar ou a nossa necessidade de variar acho que está enganado! Em primeiro lugar, carne e vegetais crus, ossos e demais componentes da dieta BARF não são lá muito bem o que eu como! ;)
Os meus cães costumavam comer duas vezes por dia. De manhã comias a parte dos vegetais moida na centifugadora e misturada com um pouquinho só de carne (para ser mais comestível), com um ovo crú, com queijo freco ( ou requeijão), ou com um iogurte natural. No final do dia, comiam cerca de 1 kilo e meio de carne de cavalo (com alguns ossos). Isto era diário, e a carne de cavalo só era substituída ocasionalmente por frango ( frangos inteiros crús), pescoços de frango ou míudezas ( figados, moelas, corações, etc.)
Não havia grande variedade, era isto diariamente durante praticamente 2 anos.
Posso dizer-lhe que durante este período, coincidência ou não ( isso não posso dizer), as idas ao veterinário resumiram-se às vacinas e nada mais. Antes disso, o Furst tinha imensos problemas de pele, otites e outras complicações, e a Mara também ( nem tanto os problemas de pele).
Quando parei o BARF os problemas voltaram, e só passado algum tempo acalmaram. No entanto, de vez em quando lá está qualquer coisinha ( mesmo que agora com esta ração confesso que seja mínima).
Já pensou porque é que os cãe têm problemas com certos tipos de ração? Porque é que temos de andar a saltitar de marca em marca e de variedade em variedade até 'acertar' com aquela que não lhes cousa problemas, que é adequada à idade, ao peso, à raça, etc?
Com Barf isto é tudo uma questão apenas de quantidades e de escolha dos alimentos certos! Você sabe exactamente o que está a dar e em que quantidades está a dar! Você faz realmente a dieta do seu cão!

Nas rações, os componentes podem ser de tudo! Como alguém já aqui disse, com um bocado de papelão, umas botas velhas de pele e mais umas proteinas de origem duvidosa ( restos dos matadouros, vegetais e cereais rejeitados, etc.) faz-se uma ração equilibradissima em termos de composição...ao miligrama! ;)
É por isso que por vezes ler o rótuolo não é tudo! O ideal seria assistir à feitura de cada um dos sacos que compramos, mas isso é impossível...!
A Dieta BARF, exisge tempo e dedicação e nos tempos que correm isso nem sempre é fácil ( e não pode ser feita às vezes...uma vez começada tem de ter continuidade).
É por esta razão que neste momento estou como a avestruz, a dar ração aos meus caes e a rezar para que seja a melhor para eles.

Abraços
Paulo C.
Amitraz
Membro

segunda mar 24, 2003 1:25 pm

PauloC obrigado pelo esclarecimento nesta questão. Sinceramente continuo a acreditar nas rações comerciais...claro que as fontes não são propriamente "bife do lomro" ;) mas também não acredito que sejam coisas que poderão ser tóxicas ou nefastas. Não duvido que utilizem aparas de carnes, tendoes, ossos...enfim, restos de matadouro. Mas se formos a ver, desde que bem balanceado...

A questão das alergias tanto poderão surgir com rações como com dieta natural. É uma questão de resposta imunitária do animal a diversos compostos. Até o bife do lombo de vaca pode originar uma alergia alimentar ;)

Mas por outro lado também aceito que, desde que bem feitas, essas rações BARF podem ser razoavelmente equilibradas...mas os riscos (bactérias, parasitas, etc) não compensam. Já para não falar no trabalho :)

Mas é sempre bom tentar melhorar as coisas e evoluir ;)

Um abraço
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mar 25, 2003 10:45 am

Olá

Eu não vou tomar partido nem em relação à ração nem à comida BARF. Em termos práticos vou pela ração, que está muito mais de acordo com o meu espírito comodista. Em termos teóricos tenho-me vindo a convencer de que a comida BARF constitui a dieta ideal. Vou explicar porquê.

O que sempre me criou sérias reservas em relação às rações, mesmo às de melhor qualidade, é a qualidade dos ingredientes. Neste aspecto: se nós os humanos estamos sujeitos a comer gato por lebre, quem nos garante que os nossos amigos (que não têm o poder de selecção e de crítica como nós) não vão ingerir ingredientes contaminados com produtos nocivos como está a acontecer com as aves, com os coelhos e pelos vistos também com a carne de porco (e sabe-se lá o quê mais)?

Antigamente, já lá vão uns bons anitos, eu ouvia dizer lá na aldeia: "Isso já não está em condições, vai para o cão"...

A ração, como já ouvi dizer uma vez ao PauloC, é um mal menor. É um produto típico da nossa sociedade de consumo.
Mas coitados dos bichos, eles é que não gostam lá muito dessas modernices.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Amitraz
Membro

terça mar 25, 2003 2:32 pm

[quote=nel]

O que sempre me criou sérias reservas em relação às rações, mesmo às de melhor qualidade, é a qualidade dos ingredientes. Neste aspecto: se nós os humanos estamos sujeitos a comer gato por lebre, quem nos garante que os nossos amigos (que não têm o poder de selecção e de crítica como nós) não vão ingerir ingredientes contaminados com produtos nocivos como está a acontecer com as aves, com os coelhos e pelos vistos também com a carne de porco (e sabe-se lá o quê mais)?

[/quote]

Pois isso aí concordo consigo. Mas a questão é que mesmo assim pelo menos a comida das rações é processada termicamente, pelo menos em termos bacteriológicos e de contaminação parasitária é melhor que a que nós comemos (crua). Já em relação aos residuos, pois, aí não deve ser grande coisa...issos é inevitável na nossa sociedade...

Mas entre dar alimentos CRUS (que acredite que estão cheinhos de riscos) e rações processadas...eu não tinha dúvida em dar as rações...independentemente do trabalho que me desse, estou só a falar no que penso que seria melhor para a saude deles :)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 25, 2003 4:31 pm

Mas entre dar alimentos CRUS (que acredite que estão cheinhos de riscos) e rações processadas...eu não tinha dúvida em dar as rações...independentemente do trabalho que me desse, estou só a falar no que penso que seria melhor para a saude deles
Olá Amtraz,
Eu não estaria tão certo assim! ( mas isto é a minha opinião pessoal). Desde que você dê alimentos crús com qualidade, os riscos são menos altos do que os decorrentes de um simples passeio na rua com o seu cão! De facto, algo que é comido no chão, uma zona contaminada que é cheirada ou lambida., etc. são mais frequentemente causa de doenças do que os alimentos crús. Aliás, da experiência e testemunho dos BARFER´S pode concluir-se que esses problemas ( intoxicações, parazitação, etc.)são menores em cães que comem BARF do que nos que comem ração. Melhor ainda se forem cães alimentados a BARF desde cachorrinhos!
Além do mais, o processamento das rações só por si não é garantia de nada! Você ficaria mais descansado se desse ao seu cão uma bota da tropa fervida, moida e desidratada do que se desse um naco de carne crua fresca? bem...eu não ;) !

Com estas coisas estou a pensar tanto em BARF que já me estou a sentir mal com a ração que estou a dar aos meus cães.....acho que vou parar por aqui de falar e pensar novamente em BARF... :o

Abraços
Paulo C.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça mar 25, 2003 6:37 pm

[quote=PauloC]

Com estas coisas estou a pensar tanto em BARF que já me estou a sentir mal com a ração que estou a dar aos meus cães.....acho que vou parar por aqui de falar e pensar novamente em BARF... :o

Abraços
Paulo C.
[/quote]

Pois, eu também... ;) ;)

Mas o problema é.... que crus, só mesmo as rótulas dos joelhos das vacas, tudo o resto era cozido... ah, e um dos meus cães gostava de cenouras cruas, mas tinham de ser topo de gama... :lol:

E isso é que era a grande "trabalhêra"!!!!! Uma enorme panela de comida, por dia, outra vez?????? Ná, vou acreditar que as rações são de tão boa qualidade como os outros elementos (especialmente crus)...
:p
Responder

Voltar para “Cães”