Realmente, reportei-me à ração Sensitive, que foi aquela a que tive acesso porque não consegui encontrar a de cachorro. Por uma razão simples: precisava de me registar no site.
Ora, como estou farta dessas armadilhas publicitárias que depois me enchem a caixa de lixo promocional, não me registei. E também porque não gostei de certos expedientes manhosos destinados a deitar poeira nos olhos dos menos informados, como por exemplo, constar cloreto de sódio em vez de sal e não ser indicada nenhuma proporção dos ingredientes, com excepção do primeiro arroz e do primeiro frango, 14 % em ambos...
Edito para postar aqui a composição da bendita ração, que acabei por encontrar num outro fórum, onde pesquisava algo que nada tinha a ver com isto:
Purina One Junior
Constituintes analiticos:
Proteína bruta 29.0 % Cálcio 1.3 % Gordura bruta 18.0 % Fósforo 1.0 %
Cinza total 7.0 % Celulose bruta 2.0 % Humidade 7.5 %
Ingredientes:
Frango (18%), arroz (15%), farinha de glúten de milho, proteínas de aves desidratadas, milho, trigo, gordura animal (conservada com uma mistura de tocoferóis), hidrolisado de fígado, fosfato dicálcico, óleo de peixe, cloreto de potássio, cloreto de sódio, L-lisina, cloreto de colina, substâncias minerais, DL-metionina.
Vitaminas:
Vitamina A 21000 UI/kg
Vitamina D3 1600 UI/kg
Vitamina E (-tocoferol) 460 mg/kg
Vitamina C (ácido ascórbico) 70 mg/kg
Sulfato de Cobre (Cobre = 10 mg/kg)
Sulfato de Zinco (Zinco = 180 mg/kg)
Selenite de Sódio (Selénio = 0,15 mg/kg)
Conservantes: Aditivos CE
Por fim, e para rematar um debate que não me interessa por aí além e ao qual não faço tenções de voltar, acho que 18 % de frango estará bem para um cão adulto com pouca actividade, mas é manifestamente insuficiente para um cachorro. E o facto de se registar 29 % de proteína bruta também não me convence, pois uma boa parte dela é de origem vegetal. A menos que venham dos bicos, tripas, patas e penas das tais "aves desidratadas"...
Por outro lado, tenho grandes reservas quanto a uma alimentação de cachorro baseada apenas em carne de aves: as proteínas da carne vermelha são fulcrais na formação e renovação celular e, por isso, insubstituíveis na fase de crescimento. Como, aliás, durante toda a vida de um mamífero, seja ele carnívoro, seja omnívoro.
Devo dizer que as minhas reservas não se referem só a esta ração, ponho-a a todas, mesmo as caras consideradas muito boas.