Vida de cão...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sexta mai 29, 2009 11:45 pm

Existem momentos em que, sabe-se lá por qual desvario, desatamos a questionar as coisas da vida: as simples, as complicadas e as nem por isso.
Hoje andei por aqui a passear pelos vários tópicos, a ler algumas intervenções e começei a cismar (a cisma faz parte do DNA de TODOS os portugueses). E foi exactamente esta cisma que me levou a rever o modo como me relaciono e me relacionei com os meus animais. Fui invadida pelo pânico de saber falar muito bem em casa alheia.
O Havoc é o meu cão. Não é filho, não é familia nem é uma pobre criatura: é só o meu cão, e gosto dele como quem gosta de um cão.
Por vezes estou em casa, entregue ao dolce fare niente e digo-lhe: "tem paciência mas hoje não há passeio (porque não me apetece) e vais fazer a tua mijinha no jardim.
Quando damos um passeio ele porta-se bem umas vezes, outras abusa e outras rosna aos comuns mortais eu eu dou-lhe no focinho e voltamos para casa zangados um com o outro. Eu sei que devia mostrar firmeza, auto-controle (ainda se usa o hífen nas palavras compostas?) e reforços positivos quando se portam como deve ser...sim, sim...leva no focinho porque não tem nada que rosnar a seu bel prazer e interiormente fico bem zangada com ele e pelo caminho faço-lhe uma festa (relutantemente) porque está a fazer um junto impecável (porque levou no focinho) ...o assunto teria pano para mangas porque é também questionável a mania das pessoas fazerem festinhas a tudo o que é cão ( não ponho completamente de parte a hipótese de dar no focinho a quem o vem chatear...)
Ás vezes somos dois companheiros de brincadeira, às vezes vamos ao parque, ao rio e divertimo-nos o suficiente para eu me sentir perdoada.
O Havoc é um cão muito especial porque é meu e tem uma absoluta vida de cão...Por vezes chateia-me e eu reajo conforme o meu humor, as minhas forças ou o meu tempo. Por vezes um olhar basta para ele se deitar com olhitos de quem vai morrer na hora, outras basta um olhar para me vir dar uma lambidela e me saltar para o colo (e arranhar-me com aquelas unhas assassinas e fazer-me zangar com ele outra vez). Quando pego no maço de tabaco o Havoc agita-se e fica todo contente porque sabe que vou sair para fumar e, consequentemente, ele vem atrás. Não sei se acalenta a esperança que um dia eu lhe ofereça um cigarro e o convide para ir beber um copo, mas que aquele momento é "O " momento zen dos dias dele, isso é.
Teoricamente sei tratar bem do meu cão, na prática tenho algumas dúvidas que seja uma dona perfeita, sempre servida de bom senso...mas acho que ele gosta de mim assim e acabo por ficar conformada.
Por vezes leio aqui algumas coisas (até as minhas) que são quase de manual...mas queria saber uma coisa, só uma: quem aqui dá bons conselhos é mesmo assim "perfeito"? Não me deixem a cismar, por favor...
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sábado mai 30, 2009 12:07 am

Veja bem, não sei se dou bons conselhos, mas também me comporto assim, acho que por vezes queremos passar algo que achamos correto pelo que vemos.

No mais, acontece que "em casa de ferreiro, espeto de pau".

Não é comum médicos terem resistencia em ir a médicos? :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado mai 30, 2009 1:10 am

E o que é que a Maline considera serem bons conselhos? Ou antes, o que é ser "perfeito" ?
Quase que aposto que para o seu cão a Maline é o ser mais perfeito ao cimo da terra.
Como eu sou para os meus , e serão todos os donos de cão para os seus cães.
Até um fulano que não perceba nada de cães, que o maltrata e despreza, até esse, aos olhos do cão , é a melhor criatura do mundo...
E a Maline que acha quando olha para o seu cão?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

sábado mai 30, 2009 9:15 am

Boas!!!
Filha da mãe!!! Parece um retrato!!!!Gostei muito do tópico!!!
Uma coisa é certa, podemos não fazer o que aconselhamos (na integra), mas se tivermos essa consciência é sempre um bom caminho para melhorarmos.
Gostei mesmo!!!!
Até à próxima!!!!!
Maline
Membro

sábado mai 30, 2009 10:10 am

nicasxi Escreveu:Quase que aposto que para o seu cão a Maline é o ser mais perfeito ao cimo da terra.
Não só para o meu cão... 8)
nicasxi Escreveu:Até um fulano que não perceba nada de cães, que o maltrata e despreza, até esse, aos olhos do cão , é a melhor criatura do mundo...
Aos olhos do cão, sim. Mas no texto referia-me aos juízos humanos, não aos caninos.
nicasxi Escreveu: E a Maline que acha quando olha para o seu cão?
Visualizo-o podre de velho, cheio de cataratas e incontinência urinária. E tenho a certezinha absoluta que me vou continuar a zangar com ele e ele comigo, mas não o consigo imaginar longe de mim. E vá...talvez nessa altura eu já lhe conceda o Nirvana (vamos finalmente beber um copo e partilhamos o maço de tabaco)

Eu sei que percebeu o que eu queria dizer: Dar bons conselhos, principalmente num forum como este, é uma mais valia para todos e pode ajudar muito quem está realmente perdido, ou desinformado ou é pura e simplesmente imbecil (e aqui os conselhos servem muito pouco, bastava uma interdição de porte de cão e estava o problema resolvido). Mas por vezes fala-se (eu incluída) de uma maneira que parece que fazemos sempre e exactamente aquilo que dizemos. Eu não...e fiquei curiosa em relação a outras pessoas (cismei) :)
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Maline
Membro

sábado mai 30, 2009 10:16 am

roquesoares Escreveu:Boas!!!
Filha da mãe!!!
:D :D :D :D :D

Claro que o que tem que imperar é o bom senso, e quem o tem sabe disso muito bem :wink:

Até à próxima(cisma)!!!!
<p>Elsa</p>
nicasxi
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 10:47 am

Maline Escreveu:Claro que o que tem que imperar é o bom senso, e quem o tem sabe disso muito bem :wink:

Até à próxima(cisma)!!!!

:wink: É a velha máxima " Faz o que eu digo, não faças o que eu faço" :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado mai 30, 2009 4:26 pm

Gostei do texto ;)
Pela parte que me toca, não considero os conselhos que dou perfeitos, e muito menos me considero a mim mesmo perfeito. Aliás, como muita gente, cometo muitos erros...o importante é que se aprenda com eles. E se com o que aprendemos pudermos evitar que outros os repitam, optimo..se não, paciência, hão-de levantar-se também.
Outra coisa, que penso que é o que está na base da sua questão, é nós sabermos o que é correcto e darmos o que consideramos ser a resposta certa a quem por ela busca. Outra coisa é se nós cumprimos sempre aquilo que sabemos ser a coisa certa a fazer. Por mim, posso dizer desde já que não. ;) Da mesma forma que sei que comer certas coisa faz mal, e digo isso à minha filha de 4 anos...mas às vezes também os como.
Mas há erros e erros, e é muito importante que não se cometam daqueles que são irreversíveis, como os que têm a ver com a saúde ou a vida dos nossos cães. Aqui, não me posso dar ao luxo de não fazer o que preconizo para os outros, e se cometo erros (decerto cometerei) não é com consciência que estou a errar, certamente.
Maline
Membro

sábado mai 30, 2009 4:40 pm

PauloC1 Escreveu:Gostei do texto ;)
Pela parte que me toca, não considero os conselhos que dou perfeitos, e muito menos me considero a mim mesmo perfeito. Aliás, como muita gente, cometo muitos erros...o importante é que se aprenda com eles. E se com o que aprendemos pudermos evitar que outros os repitam, optimo..se não, paciência, hão-de levantar-se também.
Outra coisa, que penso que é o que está na base da sua questão, é nós sabermos o que é correcto e darmos o que consideramos ser a resposta certa a quem por ela busca. Outra coisa é se nós cumprimos sempre aquilo que sabemos ser a coisa certa a fazer. Por mim, posso dizer desde já que não. ;) Da mesma forma que sei que comer certas coisa faz mal, e digo isso à minha filha de 4 anos...mas às vezes também os como.
Mas há erros e erros, e é muito importante que não se cometam daqueles que são irreversíveis, como os que têm a ver com a saúde ou a vida dos nossos cães. Aqui, não me posso dar ao luxo de não fazer o que preconizo para os outros, e se cometo erros (decerto cometerei) não é com consciência que estou a errar, certamente.
Não pretendia questionar nem por um segundo os (bons) conselhos aqui escritos, muitas vezes. Era sobretudo uma reflexão e a curiosidade em casa alheia, a tal cisma: Será que fazem como eu, ou será que não?
Em ultima análise o texto seria um bom instrumento (àgua benta) para lavar os meus pecados e tranquilizar a consciência com a certeza que não estou sózinha quando digo mas nem sempre faço (sem meter no mesmo saco os tais erros crassos e irreversíveis que fazem a diferença na qualidade de vida de um cão).

P.S.: A minha filha adora batatas fritas de pacote, das que fazem mal...nunca lhe compro (a não ser quando me apetece comer também) :wink:
<p>Elsa</p>
nicasxi
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 5:29 pm

Maline Escreveu:Em ultima análise o texto seria um bom instrumento (àgua benta) para lavar os meus pecados e tranquilizar a consciência com a certeza que não estou sózinha quando digo mas nem sempre faço (sem meter no mesmo saco os tais erros crassos e irreversíveis que fazem a diferença na qualidade de vida de um cão).

Por mim, para não generalizar ( o que só me ficava mal... :lol: ) essa água benta tambem me serve.
Não está sózinha, não. Eu tambem me incluo no lote dos que dizem mas nem sempre fazem...( tirando, claro, os tais erros crassos e irreversiveis ).
E tenho uma leve , mesmo muito leve, ( só assim ao de cima :lol: ) suspeita que não seremos só nós. Agora coragem para o admitir ... isso é que seremos poucos, mas isso são outros quinhentos.... :wink:

— Emily Dickinson

anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

sábado mai 30, 2009 7:26 pm

eu adorei a franqueza da forista que abriu o tópico, mas também de todos os que foram francos , acho que não há ninguem perfeito e todos tivemos que começar pelo principio certamente, ninguem nasce ensinado ou então não atire pedras ao ar quando se tem telhados de vidro certo? os meus também levaram no focinho quando faziam asneira, os meus também não passeiam as vezes principalmente agora que o verão aperta e não apetece fazer nada portanto não sou uma miss perfeita e acho que não há ninguem que o seja... mais uma vez foi um dos poucos topicos em que me deu prazer de ler pela sinceridade.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mai 30, 2009 9:27 pm

Estava inspirada Maline! Gostei do seu texto. Acho que a Maline sabe bem que não está só :) . Até eu, que sou principiante nas andanças deste lado da natureza humana, quando "boto faladura" dou comigo a cismar!
Sim, ainda se usa hífen nas palavras compostas, incluindo algumas com o prefixo "auto": quando o segundo elemento começa por vogal, 'h', 'r' ou 's'. Neste caso escreve-se autocontrole, (ou autocontrolo).
Maline
Membro

domingo mai 31, 2009 12:22 am

cockinhas Escreveu: Sim, ainda se usa hífen nas palavras compostas, incluindo algumas com o prefixo "auto": quando o segundo elemento começa por vogal, 'h', 'r' ou 's'. Neste caso escreve-se autocontrole, (ou autocontrolo).
Obrigada! Apesar de me afastar um bocadinho do tópico, abri-lo já foi uma mais valia para o meu português...e enriquecer a lingua fica bem em qualquer forum. :wink:

Nota: Estou a escrever de Itália, com um teclado sem a maioria dos acentos, e cada vez que preciso deles tenho que recorrer à "BREVE LISTA DE ACENTOS ORTOGRÁFICOS, DIACRÍTICOS E VÁRIOS SÍMBOLOS, EM PORTUGUÊS E NÃO, A USAR NUM COMPUTADOR EQUIPARADO COM UM IBM." ...reconheça-se o esforço, por favor 8)
<p>Elsa</p>
isaganhao
Registado: domingo jul 31, 2005 10:47 am

domingo mai 31, 2009 5:35 pm

Oi Maline
Todos nós podemos questionar-nos dessa forma...será que trato da melhor maneira os meus animais????
Será que lhes dou todo o carinho e toda a atenção que eles precisam e merecem, porque eles dão-nos aquele "Amor Incondicional" e mesmo que ralhemos com eles eles voltam sempre, ou com uma lambidela, uma pata a arranhar a perna( a nossa, claro) para chamar a nossa atenção , saltar para o colo ou ficar a olhar com aquele olhar de cão triste e desamparado.
Gostei a dua reflexão, mas a que mais gostei foi da parte em que diz:
(não ponho completamente de parte a hipótese de dar no focinho a quem o vem chatear...) É verdade, que mania as pessoas têm de querer fazer festas no cao, ou olha que giro, ele morde???às vezes a vontade e já tenho dito-morde, não se chegue....ihihihihihi
Queres um cão???Arranja um...... :D
Os meus são os melhores cães do mundo, :D ,pois tá claro, e eu sou uma dona como tantas outras, sou apenas humana, com umas melgas que andam sempre atras de mim para onde quer que eu vá....autenticas carraças......mas eu adoro-os, e claro quando é preciso tambem lhes ralho e lhes dou uma palmada.....
Felicidades.
Isa
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 31, 2009 8:08 pm

Bom tópico, bom texto. :)

Todos cometemos erros e todos temos muito a aprender, não só como melhor manter os nossos animais mas em tudo na vida.
Cada animal que tive na minha vida trouxe aprendizagem, experiência e ainda assim cometo erros e omissões, mas esforço-me por praticar aquilo que prego e por ser uma dona conscienciosa, cívica e atenta às necessidades dos bichos.
Quando já passamos por determinadas situações e já cometemos os mesmos erros é fácil aconselhar e como bem disse o Paulo C, o bom senso e a lógica são sempre bons conselheiros.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”