Dermatofitose
Moderador: mcerqueira
-
jclarinos
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Olá a todos,
A whippet que adoptei tem tinha, aprovou muito positivo no teste. O vet receitou-me uma pomada que coloquei durante uma semana, mas que era tão pequena que acabou num instante e não conseguia usá-la em metade das feridas, pois há feridas por todo o lado e mesmo quando não há, cai mais pêlo noutro sitiu diferente. Fui novamente ao vet e este lá me receitou um shampoo antifungico e um medicamento oral para usar durante 3 semanas 7 dias sim e 7 dias não. Acontence que quando eu cheguei aos 7 dias não ela começou com uma diarreia muito severa e vómitos, chegou até a vomitar, e eu pensei que ela tivesse comido algo estragado e esperei a ver se passava, só que não passou, continuou com diarreia, hoje liguei ao vet e este disse-me para parar por completo o tratamento oral e só continuar com os banhos e para a semana ir lá novamente para ver se ela está melhor. O problema é que eu estou super preocupada com isto, mais precisamente com os meus outros animais. O vet disse-me para dar banho também á minha yorkie com o shampoo de 15 em 15 dias para prevenir. Nós ainda não apanhámos nada e ela já cá está há 3 semanas, mas eu realmente não vejo grandes melhorias e agora sem o medicamento oral tenho medo que a situação ainda se volte a agravar mais..têm alguma sugestão? Espero até segunda? Será que devo pelo menos voltar a colocar uma pomada antifungica para não ter uma recaída? Eu ando a usar Dettol para desinfectar a casa, sabem de algum desinfectante que seja eficaz para a casa?
Muito obrigada
A whippet que adoptei tem tinha, aprovou muito positivo no teste. O vet receitou-me uma pomada que coloquei durante uma semana, mas que era tão pequena que acabou num instante e não conseguia usá-la em metade das feridas, pois há feridas por todo o lado e mesmo quando não há, cai mais pêlo noutro sitiu diferente. Fui novamente ao vet e este lá me receitou um shampoo antifungico e um medicamento oral para usar durante 3 semanas 7 dias sim e 7 dias não. Acontence que quando eu cheguei aos 7 dias não ela começou com uma diarreia muito severa e vómitos, chegou até a vomitar, e eu pensei que ela tivesse comido algo estragado e esperei a ver se passava, só que não passou, continuou com diarreia, hoje liguei ao vet e este disse-me para parar por completo o tratamento oral e só continuar com os banhos e para a semana ir lá novamente para ver se ela está melhor. O problema é que eu estou super preocupada com isto, mais precisamente com os meus outros animais. O vet disse-me para dar banho também á minha yorkie com o shampoo de 15 em 15 dias para prevenir. Nós ainda não apanhámos nada e ela já cá está há 3 semanas, mas eu realmente não vejo grandes melhorias e agora sem o medicamento oral tenho medo que a situação ainda se volte a agravar mais..têm alguma sugestão? Espero até segunda? Será que devo pelo menos voltar a colocar uma pomada antifungica para não ter uma recaída? Eu ando a usar Dettol para desinfectar a casa, sabem de algum desinfectante que seja eficaz para a casa?
Muito obrigada
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Melhor do que ninguém, o veterinário para lhe responder às questões.
Quanto à transmissão ao homem, também ele saberá, podendo no entanto, consultar um clínico geral ou um dermatologista.
As melhoras
Quanto à transmissão ao homem, também ele saberá, podendo no entanto, consultar um clínico geral ou um dermatologista.
As melhoras
<p>Cumprimentos, </p>
Bom dia
No meu tempo de criança levei para casa uma cadela e três filhotes todos cheios de tinha, resultado:
Fiquei cheia de tinha até fiquei internada e isolada. Mais de 15 dias e carequinha.
A medicina está mais avançada,
Não me lembro do tratamento mas sei que andavam muito vermelhos
A cadelinha e filhotes
Tive a sorte de ter uma madrasta que também gostava de cães e tratou deles.ela nessa altura já era sócia da uz
Como prevenção os dois cães que havia em casa também tomavam banho com um produto
Boa sorte
Acho que o Dettol uma boa opção. Também há na farmácia um produto spray que se coloca e faz de luvas,
No meu tempo de criança levei para casa uma cadela e três filhotes todos cheios de tinha, resultado:
Fiquei cheia de tinha até fiquei internada e isolada. Mais de 15 dias e carequinha.
A medicina está mais avançada,
Não me lembro do tratamento mas sei que andavam muito vermelhos
A cadelinha e filhotes
Tive a sorte de ter uma madrasta que também gostava de cães e tratou deles.ela nessa altura já era sócia da uz
Como prevenção os dois cães que havia em casa também tomavam banho com um produto
Boa sorte
Acho que o Dettol uma boa opção. Também há na farmácia um produto spray que se coloca e faz de luvas,
jclarinos Escreveu:têm alguma sugestão? Espero até segunda? Será que devo pelo menos voltar a colocar uma pomada antifungica para não ter uma recaída? Eu ando a usar Dettol para desinfectar a casa, sabem de algum desinfectante que seja eficaz para a casa?
Muito obrigada
Sinceramente sem palavras!jclarinos Escreveu:Eu sou mais expert em medicina veterinária![]()
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
jclarinos
- Membro Veterano
huh? Opa oh Lumaria vá mas é chatear outra se vem para aqui abrir a boca e não é para ajudar, mais vale estar calada! Sim eu nunca tive experiência com este tipo de doenças! Sim sou estudante de medicina veterinária e então? ainda não cheguei ao ponto de tratar dos meus animais sozinha..vim aqui pedir opiniões se alguém já teve algum caso com esta doença, pois eu nunca tive cães com doenças contagiosas em minha casa..estou muito bem informada em relação a isto não é por aí, mas realmente não se pode abrir um tópico nesta arca. Já tenho problemas que chegue, se é para isto que venho aqui..
Passe bem que já não há paciência
jclarinos Escreveu:huh? Opa oh Lumaria vá mas é chatear outra se vem para aqui abrir a boca e não é para ajudar, mais vale estar calada! Sim eu nunca tive experiência com este tipo de doenças! Sim sou estudante de medicina veterinária e então? ainda não cheguei ao ponto de tratar dos meus animais sozinha..vim aqui pedir opiniões se alguém já teve algum caso com esta doença, pois eu nunca tive cães com doenças contagiosas em minha casa..estou muito bem informada em relação a isto não é por aí, mas realmente não se pode abrir um tópico nesta arca. Já tenho problemas que chegue, se é para isto que venho aqui..
A futura médica é você, não eu. Mas acha que alguém aqui está habilitado para lhe responder se deve colocar mais pomada ou não? E digo-lhe mais uma coisinha, no outro tópico alertei-a para o facto de a cadelita dever fazer um período de quarentena... não fez... olha, paciência né?
As melhoras da cadelita!
E para não me mandar mais huhs, pode ver que "tinha" nem sempre é fácil. Opa jclarinos, mas a veterinária é você caramba...
http://sites.google.com/site/saudecanin ... por-fungos
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
jclarinos
- Membro Veterano
Não sei se percebeu mas parou-se o tratamento oral! Por isso é que perguntei a pessoas que já lidaram com esta situação de cães em casa com tinha se a pomada ajuda nalguma coisa ou não até segunda feira, o vet não me disse nada, eu lembrei-me da pomada, mas como não queria gastar 20euros so para alguns dias, vim aqui perguntar..e também se alguém sabia de um desinfectante melhor que o dettol, mas realmente já percebi que não devia ter perguntado nada. Desculpe-me se ofendi alguém. Não preciso que me explique sobre a doença em si e que demora o seu tempo. Tchau
Calma, meninas! Perguntar não ofende, e a experiência no assunto vale tanto como a opinião médica (mesmo que me arranquem o escalpe ao lerem isto, mas é verdade, sim).
Jclarinos, os fungos são terríveis para tratar. As dermatites chegam a levar meses, e muitas vezes não ficam curadas por completo, só adormecidas. No caso da sua cadela, a infecção parece-me excessivamente grande, talvez fosse melhor consultar um veterinário dermatologista. Não sei porquê, mas a descrição que faz traz-me à mente mais uma alergia do que fungos...
Quando foi apanhado na rua, aos dois meses, o meu cão Gaspar trazia peladas de fungos do tamanho de moedas de 50 cêntimos (mas sem dermatites) e aos oito meses ainda as tinha, apesar dos banhos com a loção que o vet receitou. Não tomou nada pela boca nem usou pomada nenhuma, foi só mesmo banhos, dia sim, dia não.
E tanto quanto sei, os antifúngicos orais têm muitas vezes essas reacções adversas, até mesmo nos humanos. Penso que a suspensão deles e a continuação só dos banhos e pomadas é de continuar, mas veja se consegue descobrir alguma coisa mais barata do que essa pomada, talvez até mais "natural". Muitas vezes, as velhas mezinhas das nossas avós resultam melhor do que os medicamentos muito sofisticados.
Jclarinos, os fungos são terríveis para tratar. As dermatites chegam a levar meses, e muitas vezes não ficam curadas por completo, só adormecidas. No caso da sua cadela, a infecção parece-me excessivamente grande, talvez fosse melhor consultar um veterinário dermatologista. Não sei porquê, mas a descrição que faz traz-me à mente mais uma alergia do que fungos...
Quando foi apanhado na rua, aos dois meses, o meu cão Gaspar trazia peladas de fungos do tamanho de moedas de 50 cêntimos (mas sem dermatites) e aos oito meses ainda as tinha, apesar dos banhos com a loção que o vet receitou. Não tomou nada pela boca nem usou pomada nenhuma, foi só mesmo banhos, dia sim, dia não.
E tanto quanto sei, os antifúngicos orais têm muitas vezes essas reacções adversas, até mesmo nos humanos. Penso que a suspensão deles e a continuação só dos banhos e pomadas é de continuar, mas veja se consegue descobrir alguma coisa mais barata do que essa pomada, talvez até mais "natural". Muitas vezes, as velhas mezinhas das nossas avós resultam melhor do que os medicamentos muito sofisticados.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Eu sei que perguntar não ofende LucNun, mas perguntar se achamos que deve colocar uma pomada que o médico já retirou? Devo ser eu que hoje estou de mau humor, mas para mim, este género de questões colocam-se ao veterinário. E mais... é tinha? Não é? Sabe? Eu não.LucNun Escreveu:Calma, meninas! Perguntar não ofende, e a experiência no assunto vale tanto como a opinião médica (mesmo que me arranquem o escalpe ao lerem isto, mas é verdade, sim).
-
jclarinos
- Membro Veterano
Obrigada LucNun pela ajuda!
Pois é, o que eu acho estranho é como é que esta doença é tão contagiosa e nós aqui em casa não apanhámos nada, mas no teste deu positivo. Não me estou a queixar, graças a deus, mas tenho lido tantas histórias horríveis de pessoas que apanharam tinha..que continuo a achar estranho. Ela hoje não fez diarreia, achei estranho, pois ontem mesmo eu tinha-lhe dado o medicamente oral, portanto liguei ao vet e ele disse-me para dar mais hoje e ver como ela está amanhã, se realmente a diarreia voltar, vou parar por completo e faço mesmo isso, compro uma pomada e continuo com os banhos.
Fizeram testes ao Gaspar? A Mancha tem as patas completamente encarnadas e três peladas mais ou menos redondas na zona pélvica, mas ontem caiu-lhe mais um bocado de pêlo perto da orelha. Nas patas ainda não vejo melhoras nenhumas, mas nas peladas já vejo pêlo a crescer. Só que por vezes cai-lhe pêlo noutro sitiu qualquer, penso que devem ser locais onde o fungo ainda está activo.
Obrigada
Pois é, o que eu acho estranho é como é que esta doença é tão contagiosa e nós aqui em casa não apanhámos nada, mas no teste deu positivo. Não me estou a queixar, graças a deus, mas tenho lido tantas histórias horríveis de pessoas que apanharam tinha..que continuo a achar estranho. Ela hoje não fez diarreia, achei estranho, pois ontem mesmo eu tinha-lhe dado o medicamente oral, portanto liguei ao vet e ele disse-me para dar mais hoje e ver como ela está amanhã, se realmente a diarreia voltar, vou parar por completo e faço mesmo isso, compro uma pomada e continuo com os banhos.
Fizeram testes ao Gaspar? A Mancha tem as patas completamente encarnadas e três peladas mais ou menos redondas na zona pélvica, mas ontem caiu-lhe mais um bocado de pêlo perto da orelha. Nas patas ainda não vejo melhoras nenhumas, mas nas peladas já vejo pêlo a crescer. Só que por vezes cai-lhe pêlo noutro sitiu qualquer, penso que devem ser locais onde o fungo ainda está activo.
Obrigada
-
jclarinos
- Membro Veterano
O médico retirou por ter acabado e deu-me um remédio mais forte que foi o oral, mas como era suposto acabar com o oral por ela ter diarreia, perguntei se a pomada dá algum resultado até segunda, pois ele nem falou nisso e eu depois lembrei-me da pomada que podia ser mais um reforço, e como quis cá vir falar disto, pois alguém deve ter alguma experiência com cães na própria casa deste tipo de doenças contagiosas, falei da pomada, mas vá esqueça.LuMaria Escreveu:Eu sei que perguntar não ofende LucNun, mas perguntar se achamos que deve colocar uma pomada que o médico já retirou? Devo ser eu que hoje estou de mau humor, mas para mim, este género de questões colocam-se ao veterinário. E mais... é tinha? Não é? Sabe? Eu não.LucNun Escreveu:Calma, meninas! Perguntar não ofende, e a experiência no assunto vale tanto como a opinião médica (mesmo que me arranquem o escalpe ao lerem isto, mas é verdade, sim).
E não é por eu não colocar questões ao vet, falo com eles todos os dias, mas quis saber a vossa opinião.
Eu não sei que testes se fazem aos fungos, o único que conheço, para além das culturas em laboratório, que levam vários dias, é a visualização com luz ultravioleta, e mesmo essa parece-me que só acusa alguns fungos, entre eles o Tinea pedis, responsável pelo pé-de-atleta que se apanha nas piscinas, por exemplo, e que dá o nome vulgar de "tinha". E era esse que o Gaspar tinha, as lesões são tão características que regra geral nem é preciso nenhum teste para o identificar.
Acontece que o Tinea pedis não morre, nem total nem realmente. Mesmo reagindo ao tratamento, fica latente e pode manifestar-se de tempos a tempos, a pessoa ou o animal ficam portadores.
Tanto para as tinhas como para as sarnas, costumo usar de um processo antigo que pode parecer duro mas resulta: durante os banhos, esfrego as zonas afectadas com uma escova de unhas, para retirar as células soltas e com elas arrastar os parasitas que ainda estejam à superfície da pele. Não cura, como é evidente, mas ajuda a acelerar o processo de eliminação.
Quando falar com o veterinário peça-lhe para lhe prescrever uma pomada mais barata, ou com embalagens com maior quantidade, ou então algo para pessoas que possa ser comparticipado. Tanto as sarnas como as tinhas não são exclusivas dos animais, também nos atacam a nós, e há medicamentos bem baratos entre os dos humanos.
Acontece que o Tinea pedis não morre, nem total nem realmente. Mesmo reagindo ao tratamento, fica latente e pode manifestar-se de tempos a tempos, a pessoa ou o animal ficam portadores.
Tanto para as tinhas como para as sarnas, costumo usar de um processo antigo que pode parecer duro mas resulta: durante os banhos, esfrego as zonas afectadas com uma escova de unhas, para retirar as células soltas e com elas arrastar os parasitas que ainda estejam à superfície da pele. Não cura, como é evidente, mas ajuda a acelerar o processo de eliminação.
Quando falar com o veterinário peça-lhe para lhe prescrever uma pomada mais barata, ou com embalagens com maior quantidade, ou então algo para pessoas que possa ser comparticipado. Tanto as sarnas como as tinhas não são exclusivas dos animais, também nos atacam a nós, e há medicamentos bem baratos entre os dos humanos.
O vet fez alguma raspagem nas patas para mandar para o laboratório e também verificar ao microscópio se é realmente tinha ou se será sarna?jclarinos Escreveu:...A Mancha tem as patas completamente encarnadas e três peladas mais ou menos redondas na zona pélvica, mas ontem caiu-lhe mais um bocado de pêlo perto da orelha. Nas patas ainda não vejo melhoras nenhumas, mas nas peladas já vejo pêlo a crescer. Só que por vezes cai-lhe pêlo noutro sitiu qualquer, penso que devem ser locais onde o fungo ainda está activo.
Obrigada
É que, na volta, ela pode ter as duas coisas...
Cachorros com sarnas (sarcóptica e demodécica) foram o meu pão de cada dia enquanto fui FAT, e a pele deles apresentava-se quase sempre assim, vermelha, enrugada, etc. Também muitos deles tinham as duas coisas em simultâneo...
Confesso que no lugar da Jclarinos eu talvez também perguntasse a alguém a opinião, se haveria de continuar a pôr a pomada ou não.LuMaria Escreveu:Eu sei que perguntar não ofende LucNun, mas perguntar se achamos que deve colocar uma pomada que o médico já retirou? Devo ser eu que hoje estou de mau humor, mas para mim, este género de questões colocam-se ao veterinário. E mais... é tinha? Não é? Sabe? Eu não.LucNun Escreveu:Calma, meninas! Perguntar não ofende, e a experiência no assunto vale tanto como a opinião médica (mesmo que me arranquem o escalpe ao lerem isto, mas é verdade, sim).
Agora, quanto a saber se o que a cadela tem é tinha ou não, só realmente o veterinário o pode dizer, mas pelo que a Jclarinos já explicou, dá-me a ideia de que talvez seja necessário aprofundar mais os exames. E também penso que o veterinário ainda não esgotou todas as hipóteses nem todos os tratamentos, e sabe-o.