Que tipo de cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

O que faz ao seu animal quando vai de férias?

Leva-o consigo
13
81%
deixa-o num hotel ou canil
3
19%

Total de votos: 16
catarina
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 04, 2002 12:24 pm

Olá,
eu tenho um terreno fora de Lisboa e só falta a auturização da câmara para se começar a construir uma quinta. Para guaradar esta quinta nós estavamos a pensar por 2 cães, macho e femea da mesma raça. Só que nós só vamos à quinta nos fins-de-semana e nas férias. Recomendam-me alguma raça?

Beijinhos
catarina

P.S. Futuramente é para fazer criação
;)
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta abr 04, 2002 12:35 pm

Olá,

Não percebi muito bem...vocês querem um casal de cães, mas só vão á quinta nos fim-de-semana e nas férias??

Acha que dá para ter um cão nessas condições?
Mais vale arranjar alguém que tome conta deles enquanto não estão lá!

Cumprimentos
catarina
Membro

quinta abr 04, 2002 12:48 pm

Claro que vai estar lá alguem de confiança para tomar conta deles.

Beijinhos
catarina
;)
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 04, 2002 1:06 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:15 pm, editado 1 vez no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 04, 2002 1:31 pm

Catarina, era preferivel as pessoas que tomariam conta dos cães, tomarem conta da quinta. Os cães deveriam ser uma companhia para os donos.

Contudo, se for para a frente com a sua ideia, tenha atenção com a raça que escolhe. Um cão que passa todo o tempo sózinho e fechado numa quinta sem contacto com o exterior certamente se tornará num cão nada sociável e perigoso até. Por isso não convém escolher raças muito fortes...
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta abr 04, 2002 1:48 pm

Os cães não são objectos de guarda!
Ter um casal não assegura que a quinta não vá ser assaltada!

Pense bem nisso!
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta abr 04, 2002 3:09 pm

Olá!

Só uma coisa, o que é que a sondagem tem a ver com o tópico :?:

Respondendo à sondagem: Normalmente levo ou deixo com familiares.

Quanto ao resto...pois, ter uma criação só por ter... ainda por cima sem estar lá para acompanhar...não sei se isso será uma atitude de verdadeiro criador...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 04, 2002 3:49 pm

Olá,
Não sei as dimensões da Quinta, mas eu recomendaria um Bom alarme, uma ligação a uma central de uma empresa de vigilância e uma boa vedação.
Se eventualmente for uma Quinta muito grande, recomendaria um casal de caseiros (humanos...hehehe) para tomarem conta da quinta.

Não me parece que seja uma boa ideia ter dois cães sozinhos tanto tempo afastados dos donos! E, a não ser que se decida mudar mais tarde para a quinta de forma permanente, a criação então está mesmo fora de questão. Mas quanto a criação muito mais haveria a dizer ( e muito já aqui foi dito)....mas decerto que para isso não basta ter um macho e uma fêmea!

Peço-lhe que pondere muito bem a sua decisão....
bebya
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 11:05 pm

quinta abr 04, 2002 4:27 pm

:( [img]
É por causa de ainda haver muitas pessoas como a Catarina que aparecem artigos nos jornais dizendo CAES ATACARAM DONOS.
També sugiro que compre um alarme e o ligue a uma Central de vigilancia.
A sua pergunta, e porque acredito que a tenha feito com inocencia e ignorancia revela simplesmente que para si um cão é apenas um objecto de trabalho. Pois minha senhora tenho a dizer-lhe que os cães têm sentimentos , simpatias, afeições tal como nós. Agora o que eles têm e que muitos de nós não temos infelizmente é HUMILDADE, porque são capazes de lamber a mão que minutos atrrás o chicoteou.
MAS . . . [b]OS CÃES, SEJAM ELES QUAIS FOREM TAMBÉM TÊM MEMÓRIA[/b].
[/img][img][/img]
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

quinta abr 04, 2002 4:57 pm

Amiga Catarina,
eu sou uma daquelas pessoas que acha que todos nós deveriamos ter um amigo de quatro patas, mas depois de ler a sua questão julgo que no seu caso o melhor a fazer será arranjar um "belo casal de labradores ", mas quando digo labradores não me refiro a cães mas sim a humanos agricultores, que para além de lhe protegerem a Quinta também lhe saberão tratar do terreno.
Sinceramente acho que pelo menos agora que não vive na tal Quinta, seria um disparate enorme adoptar um casal de cães, pois eles podem ser os nossos melhores amigos, mas nunca os nossos melhores empregados, lembre-se sempre disto e um dia que viva permanentemente na Quinta aí sim volte a pensar em adoptar cães e se achar que tem condições e vocação, porque não fazer criação, mas antes disso nunca.
Eles não merecem ;) !
Um abraço a todos e cuidem bem dos nossos amiguinhos!!
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta abr 04, 2002 5:56 pm

biba

há aqui alguma coisa q ñ está certa: a Catarina com 13 msg, já cá anda desde 01/Jan :? :?:

Catarina:
pf veja estes tópicos em q fala em criação e o que ela acarreta...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=428
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=547

quanto aos animais com dono ausente... já tudo foi dito

saudações
Gil
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quinta abr 04, 2002 6:44 pm

Olá...
Quanto à sondagem, levo sempre a Duda comigo. Ela até foi comigo para a minha Lua de Mel !!!!! :lol:

Quanto à criação, também não acho boa ideia, se não estiver a viver na quinta. Se por acaso a Catarina fôr para lá viver, porque não ?? Desde que tenha as condições para o fazer e estiver disposta a dedicar-se a isso, não vejo onde está o problema. Até já todos sabemos que não é uma ocupação a 100%...

Quanto à guarda, gostava de parafrasear aqui a CindelP, que costuma assinar as suas mensagens com a seguinte frase:
" What's the point of having a champion-show dog if he has lost all of his ability to work ? "
É isto mesmo que eu penso. Uma das mais antigas funções dos cães junto dos humanos é a guarda, seja dos rebanhos, das propriedades, ou mesmo do próprio dono. Desde que os cães estejam bem preparados (treinados) para exercer a sua função e desde que os donos tenham a perfeita noção do que querem, não vejo mal nenhum em ter cães como empregados, neste caso para guarda. Ou também acham que os pastores na Serra da Estrela são uns malandros porque usam cães na guarda dos seus rebanhos ??
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta abr 04, 2002 9:24 pm

Tendo em vista que não vai ter disponibilidade para um bom acompanhamento eu aconselho o mesmo que o Paulo, um alarme e dois caseiros.

Ter cães sem disponibilidade pode dar problemas para o infeliz animal e mesmo para si se eles não forem bem sociabilizados

Boa sorte
catarina Escreveu: Olá,
eu tenho um terreno fora de Lisboa e só falta a auturização da câmara para se começar a construir uma quinta. Para guaradar esta quinta nós estavamos a pensar por 2 cães, macho e femea da mesma raça. Só que nós só vamos à quinta nos fins-de-semana e nas férias. Recomendam-me alguma raça?

Beijinhos
catarina

;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 04, 2002 9:48 pm

Pegando no que o Kurika disse

Qual o mal de por dois caes a guardar uma quinta ?

Certos tipos de cães, foram selecionados durante seculos para guarda. Passavam noites, semanas sozinhos sem ninguem ao seu lado, defendendo contra tudo e todos o que era depositado á sua responsabilidade. Selecionados, tendo em conta esta aptidao, certas raças de cães apresentam estas caracteristicas !
Os cães, são sem duvida os nossos melhores amigos, mas não são de porcelana. Nâo se partem com muita facilidade. Não são ursos de peluche ! Por isso, deixem certas raças manterem o seu espirito, a sua capacidade de trabalho bem viva !

E que tem cães de raças vocacionadas para guarda (por instinto, sem treino ) antes de vir com moralismos, lembre-se que os cães que tem, o seu temperamento foi selecionado atraves destas caracteristicas . De certeza que nao foi com mariquiçes que hoje se querem impor !

Não venham com o politicamente correcto "e se o cão morre ao proteger a propriedade?" . Pois, é um risco sem duvida, mas nao seria preferivel o cão morrer assim, do que metido dentro de uma banheira de pó talco cheio de fitinhas e lacinhos

ricardogomes
fazer será arranjar um "belo casal de labradores

não quererá dizer lavradores ??
mas nunca os nossos melhores empregados
Ai não ? Será bom, entao, que leia um pouco da historia de seleção das raças caninas

O unico que problema que se coloca aqui, é se esta senhora tem condiçoes
* Será que tem vedações suficientemente altas para os cães nao poderem sair da quinta, e ao mesmo tempo impedir a entrada de outros ?
* Tem consciencia que os cães não são 100% eficazes. Tal como os humanos erram
* Está preparada para fornecer aos cães todas as condições necessárias, tais como abrigo, agua permanente, comida
* Tem conhecimentos para poder controlar os cães. Se só lá for ao fim-de-semana, está disposta a dedicar o fim-de-semana só para eles ?
* Tem espaço para separar o macho da femea, quando esta estiver com o cio ?
* Cães não são para estarem amarrados, a servirem de campainha !
* Se tudo correr bem, os cães vivem um pouco mais que uma decada. Qd não se precisa, nao se pode deitar fora
* Cães dão despesas - comida, instalaçoes, veterinário ....

Se tiver condições, nao vejo o problema. Em relação, á raça, escolha uma cujo temperamento coincida com o que deseja. Não escolha, um que seja mt dependente do dono. E já agora, pq nao ao comprar os dois cães, adpotar tb um rafeiro ?
Mas primeiro pense bem ...
Deita-lhe a credibilidade toda ao ar ..... Quer fazer criação, mas nao sabe ainda qual a raça !!
É mesmo que querer ter um filho, mas raios, ainda nao achei um homem ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 05, 2002 1:17 am

Olá Cindel e Kurika,
Eu também acredito nessa aptidão para o trabalho como fundamental para muitas raças ( raças de trabalho), e não ponho em causa que os cães desempenhariam a sua função de guarda dentro das suas melhores capacidades. As minhas duvidas e reservas prendem-se com o grande entrave que a maioria levantou - O facto de que os cães só vão ter a presença dos donos ao fim-de semana. Aliás, a Cindel fala em praticamente todas as razões deste nosso entrave ao enumerar as condições que esta senhora teria que ter ( na sua maioria incompativeis com deixar dois cães sozinhos durante tanto tempo).
Na antiguidade os cães não eram deixados assim tão sozinhos a guardar as propriedades e os rebanhos. O Pastor ou o dono geralmente andavam por perto ou não se ausentavam por muito tempo. A não ser que se alimentassem dos rebanhos, os cães não precisavam que alguém lhes desse de comer? Além do mais, estamos a falar de epocas em que a densidade populacional não era tão propicia aos conflitos resultantes de ausência de coisas tais como a sociabilidade ou treino.

Parece-me bem que um cão seja visto ainda nos dias de hoje como um animal de trabalho ( que também pode ser), mas parece-me um pouco uirreal que se queira estar a transpor para a sociedade actual as práticas de há dezenas ou centenas de anos atrás! Não sei porquê, mas apesar do Burro também ser um animal de trabalho, não vejo com muitos bons olhos uma carroça puxada por um burro numa auto-estrada! Há que manter o espirito, mas há também que adaptá-lo à realidade actual.
Por alguma razão muitas das raças de trabalho viram as suas funções originais ( por exemplo pastoreio e guarda de rebanhos) adaptadas para outras igualmente nobres (por exemplo policiamento ou busca), ou que são agora usadas em provas desportivas de trabalho.

Um abraço
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”