labradores duvidas?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta abr 02, 2003 2:57 pm
- Localização: cão_ retriever labrador e yorkshire terrier, peixe beta
ola a todos!
Aqui a uns dias, estava a conversar com um criador de labradores e ele disse-me que existem varios tipos de labradores. o meu labrador tem mais pelo do que os restantes labradores que conheço. Esse criador mencionou ate o nome que se da a este tipo de labrador. Sera que alguem me pode informar melhor sobre isso.
Pois ele nao foi o primeiro a dizer-me isso. Ja pesquisei em muitos sites e nada dizem.
Obrigada
Aqui a uns dias, estava a conversar com um criador de labradores e ele disse-me que existem varios tipos de labradores. o meu labrador tem mais pelo do que os restantes labradores que conheço. Esse criador mencionou ate o nome que se da a este tipo de labrador. Sera que alguem me pode informar melhor sobre isso.
Pois ele nao foi o primeiro a dizer-me isso. Ja pesquisei em muitos sites e nada dizem.
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Oi Ana! Não sei se é isto, mas eu há algum tempo atrás tive uma Labradora com pelo normal, ou seja curto. Sem ondas, liso, enfim, como todos os que eu já tinha visto. No entanto há pouco tempo comprei uma outra labradora preta, que tinha a pelagem diferença, mais comprida que o normal, com ondas, penso que é a isto que se refere... bem, pelo que o meu criador me disse, tal como há os Serra de pelo comprido e de pelo curto, há os labradores de pelo curto e os de pelo médio! (não longo). Já agora poderia enviar-me uma pm a dizer qual o criador?
Fique bem.
Fique bem.
-
- Membro
ola arcanus!
O nome nao sei porque o encontrei na rua. no entanto o senhor parecia entendido no assunto. o meu labrador tem exactamente as mesmas caracteristicas que referiu. Alem do mais o veterinario tambem ja me tinha dito o mesmo.
Uma coisa e certa segundo o que ambos me disseram, os nossos cachorros sao especiais e raros, o que e muito bom, mas nao posso dar certezas. Se for verdade somos dos poucos previligiados.
abraços
O nome nao sei porque o encontrei na rua. no entanto o senhor parecia entendido no assunto. o meu labrador tem exactamente as mesmas caracteristicas que referiu. Alem do mais o veterinario tambem ja me tinha dito o mesmo.
Uma coisa e certa segundo o que ambos me disseram, os nossos cachorros sao especiais e raros, o que e muito bom, mas nao posso dar certezas. Se for verdade somos dos poucos previligiados.
abraços
-
- Membro
o que eu gostava realmente era de ter acesso a mais informaçoes sobre a raça e este tipo de situaçoes, pois como ja deve ter reparado, em todo o lado que procura informaçoes sobre a raça, inclusive livros e sites, todos dizem o mesmo e lado nenhum consegui ler sobre estas caracteristicas

-
- Membro
o que eu gostava realmente era de ter acesso a mais informaçoes sobre a raça e este tipo de situaçoes, pois como ja deve ter reparado, em todo o lado que procura informaçoes sobre a raça, inclusive livros e sites, todos dizem o mesmo e lado nenhum consegui ler sobre estas caracteristicas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Vocês vão-me desculpar, mas nada disto parece normal...
O Standard da FCI diz o seguinte quanto ao tipo de pêlo do Labrador:
FCI-Standard N° 122 / 29. 01. 1999 / GB
LABRADOR RETIEVER
COAT
HAIR : Distinctive feature, short, dense, without wave or feathering, giving fairly hard feel to the touch; weather-resistant undercoat.
Desculpem estar em inglês, mas o que o standar oficial da raça diz é:
Outro aspecto característico da raça. Curta e densa, com ligeira aspereza ao toque, sem ondulações ou franjas; subpêlo resistente às intempéries.
Ora se o pêlo é curso e sem ondulações, os criadores que falam em dois tipos de pêlo (curto e médio) apenas estão a "tapar o sol com a peneira"...
Dos veterinários nem sequer vou falar, pois infelizmente alguns parecem não saber muito de cães...
LABRADOR RETIEVER
COAT
HAIR : Distinctive feature, short, dense, without wave or feathering, giving fairly hard feel to the touch; weather-resistant undercoat.
Outro aspecto característico da raça. Curta e densa, com ligeira aspereza ao toque, sem ondulações ou franjas; subpêlo resistente às intempéries.
Ora se o pêlo é curso e sem ondulações, os criadores que falam em dois tipos de pêlo (curto e médio) apenas estão a "tapar o sol com a peneira"...
Dos veterinários nem sequer vou falar, pois infelizmente alguns parecem não saber muito de cães...
-
- Membro Veterano
Oi AnaPinto! Enviei-lhe uma pm, pois penso que pudemos beneficiar os dois com esta situação. Trocaremos informação, mas talvez seja melhor por pm, para não sermos atrapalhados, pois acabaria por ser uma confusão aqui cada um a falar para o seu lado... estarei disposto a responder e informar sobre tudo o que puder.
AnaS, realmente é esse o estalão da raça, e devo dizer que estranhei muito ver o tipo de pelo da minha linda. No entanto, a pelagem não é completamente ondulada, é mais na parte perto da cauda. Embora o meu criador seja da máxima confiança, e os pais sejam exemplares excelentes (eu próprio os "examinei") é possível que esteja fora do estalão da raça. Informarme-ei perto de outros criadores da minha confiança e pela internet.
fiquem bem
AnaS, realmente é esse o estalão da raça, e devo dizer que estranhei muito ver o tipo de pelo da minha linda. No entanto, a pelagem não é completamente ondulada, é mais na parte perto da cauda. Embora o meu criador seja da máxima confiança, e os pais sejam exemplares excelentes (eu próprio os "examinei") é possível que esteja fora do estalão da raça. Informarme-ei perto de outros criadores da minha confiança e pela internet.
fiquem bem
-
- Membro Veterano
Eis o que eu encontrei e que pode ser útil e esclarecedor:
"Os Labradores primitivos eram todos de cor negra. Todavia, em 1903, o Kennel britânico ainda não tinha feito uma classificação dos cães cobradores e por isso, nessa época, inscreveram-se cães-irmãos como o Golden (dourado) e labrador (negro), sem mencionar a textura e o comprimento do pêlo. Provavelmente, estes Golden não foram mais do que os primeiros labradores de cor amarelo-camurça. A cor castanha é, contudo, mais recente, e teve origem nos canis do famoso criador Buccleuch. Ao princípio eram cães castanhos com pêlo ondulado. Buccleuch foi ao afixo que inscreveu os primeiros sete Labradores nos registos de caça do Kennel Ctub e ao seu trabalho se deve um dos melhores machos de cobrição e campeões de "field" da sua época, o cão Peter of Faskally. "
Pode ser que os nossos cães sejam realmente raros, e tenham origem na linhagem do canil Buccleuch. Porque que a minha é pura eu sei, embora possa realmente estar fora do estalão da raça.
"Os Labradores primitivos eram todos de cor negra. Todavia, em 1903, o Kennel britânico ainda não tinha feito uma classificação dos cães cobradores e por isso, nessa época, inscreveram-se cães-irmãos como o Golden (dourado) e labrador (negro), sem mencionar a textura e o comprimento do pêlo. Provavelmente, estes Golden não foram mais do que os primeiros labradores de cor amarelo-camurça. A cor castanha é, contudo, mais recente, e teve origem nos canis do famoso criador Buccleuch. Ao princípio eram cães castanhos com pêlo ondulado. Buccleuch foi ao afixo que inscreveu os primeiros sete Labradores nos registos de caça do Kennel Ctub e ao seu trabalho se deve um dos melhores machos de cobrição e campeões de "field" da sua época, o cão Peter of Faskally. "
Pode ser que os nossos cães sejam realmente raros, e tenham origem na linhagem do canil Buccleuch. Porque que a minha é pura eu sei, embora possa realmente estar fora do estalão da raça.
-
- Membro Veterano
Meu Deus, eu hoje estou com uma pontaria do caraças!
"Deve ser curta, densa, recta, devendo ser lisa a olho nu mas áspera ao toque. Macia e resistente à água, frio, calor e outras intempéries. Podem surgir alguns pêlos mais ondulados junto da parte traseira.
Fiquem bem e desculpem a insistência...
"Deve ser curta, densa, recta, devendo ser lisa a olho nu mas áspera ao toque. Macia e resistente à água, frio, calor e outras intempéries. Podem surgir alguns pêlos mais ondulados junto da parte traseira.

Fiquem bem e desculpem a insistência...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá:AnaS Escreveu: Vocês vão-me desculpar, mas nada disto parece normal...
LABRADOR RETIEVER
COAT
Ana, tem toda a razão: o estalão da raça Labrador Retriever é mesmo esse.
O que disseram à Ana Pinto deve ser resultado de uma confusão muito frequente: é que Labrador só há um tipo, mas há vários tipos de Retriever, tais como o Golden o Flat Coated, etc, alguns dos quais muito facilmente confundíveis com o Labrador, sobretudo por terem o mesmo tipo encorpado mas terem pelagem diferente, em alguns casos, como o referido pela Ana Pinto e pelo...

Estas duas últimas características pertencem a duas diferentes raças de cães Retrievers...mas não Labradores.
Já agora: a expressão "Retriever" significa "Recolha/resgate/busca", i.e. em situações de caça os cães retrievers vão buscar a caça abatida e trazem-na ao dono

Espertos, não??

Lambidelas...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Se o seu lab não está de acordo com o estalão da raça, não é lab.
Se o comprou, foi levada !
Note-se que pode ser algum gene dos ascendentes que se revelou nesse cachorro, após gerações de lab puros.Mas, nesse caso, o criador não o devia ter vendido ! E muito menos afirmado que é puro.
Existe, de facto, uma variante do lab que só é reconhecida nos EUA (por decisão judicial - chamam-lhe a linha americana) em que os cães são mais altos e magros, mas que eu saiba, é tudo.
Se o comprou, foi levada !
Note-se que pode ser algum gene dos ascendentes que se revelou nesse cachorro, após gerações de lab puros.Mas, nesse caso, o criador não o devia ter vendido ! E muito menos afirmado que é puro.
Existe, de facto, uma variante do lab que só é reconhecida nos EUA (por decisão judicial - chamam-lhe a linha americana) em que os cães são mais altos e magros, mas que eu saiba, é tudo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
[quote=MagaPatalogika]
Já agora: a expressão "Retriever" significa "Recolha/resgate/busca", i.e. em situações de caça os cães retrievers vão buscar a caça abatida e trazem-na ao dono
Espertos, não??
Lambidelas...
[/quote]
Que engraçado, isto eu não sabia. Deve ser por isso que de todos os cães que conheço os labradores são aqueles que nunca se cansam da brincadeira de mandar um pau ou outro objecto para eles trazerem de volta...
Beijokas
kathleen

Espertos, não??

Lambidelas...
[/quote]
Que engraçado, isto eu não sabia. Deve ser por isso que de todos os cães que conheço os labradores são aqueles que nunca se cansam da brincadeira de mandar um pau ou outro objecto para eles trazerem de volta...
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
É por isso mm Kathleen...Kathleen Escreveu:Que engraçado, isto eu não sabia. Deve ser por isso que de todos os cães que conheço os labradores são aqueles que nunca se cansam da brincadeira de mandar um pau ou outro objecto para eles trazerem de volta...MagaPatalogika Escreveu: Já agora a expressão "Retriever" significa "Recolha/resgate/busca", i.e. em situações de caça os cães retrievers vão buscar a caça abatida e trazem-na ao dono![]()
Espertos, não??![]()
Lambidelas...
Beijokas
kathleen

E tb é por isso que os Retrievers, de um modo geral, adoram brincadeiras na água.
É que, inicialmente, a raça foi criada para resgatar caça em zonas pantanosas, tais como patos, etc.
E já agora, a AISD também referiu um facto verdadeiro: a linha americana dos Labradores.
Inicialmente tb, por esta raça ter sido "concebida/seleccionada" para trabalho (caça) os animais começaram por ser robustos...leia-se baixotes e gordinhos

Os nossos amigos americanos desenvolveram uma linhagem com idêntico perfil psicológico (amistosos, simpáticos, brincalhões, etc) mas mais elegantes

Daí que observando os Labradores é possível distinguir um tipo elegante (top model

É muito comum ir com as minhas meninas na rua, especialmente com a Maga que tem 10 anos, e as pessoas dizerem: "Está gordinha como uma foca"

...isto corresponde a dizer que um galgo ESTÁ magro!!! Eles SÃO magros!!!
Agora quanto ao pêlo...não há nada a fazer: o máximo admissível são umas ondinhas (permanente

Sugiro que dê uma olhada nos seguintes sites:
http://www.flatcoat.com/
http://home.gwi.net/brhs/
http://www.io.com/~cane/fcr/fcrhome.html
http://www.northernflight.com/Cbr-hist.htm
...e há mtos mais...mas todos em inglês

...mas sp dá para ver umas fotos e ter uma ideia das diferenças

Lambidelas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Engraçado, sempre achei que os gordalhufos é que eram os cães de exposição. Cão baixo e gordinho não serve para trabalho - cansa-se num instante. Aliás, é a observação que o pessoal das chamadas "linhas de trabalho" (que são muito mais esguios, claro - músculo a mais/gordura não serve para nada) faz das chamadas "linhas de beleza" - dificilmente um Sh Ch consegue aguentar um dia no campo. Será que foram os americanos que, neste caso, se desviaram do cão original?Inicialmente tb, por esta raça ter sido "concebida/seleccionada" para trabalho (caça) os animais começaram por ser robustos...leia-se baixotes e gordinhos
Os nossos amigos americanos desenvolveram uma linhagem com idêntico perfil psicológico (amistosos, simpáticos, brincalhões, etc) mas mais elegantes
Daí que observando os Labradores é possível distinguir um tipo elegante (top model ) e outro tipo, mais robusto, mais parecido com o estalão original ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
Isso mesmoSeaLords Escreveu:Engraçado, sempre achei que os gordalhufos é que eram os cães de exposição. Cão baixo e gordinho não serve para trabalho - cansa-se num instante. Aliás, é a observação que o pessoal das chamadas "linhas de trabalho" (que são muito mais esguios, claro - músculo a mais/gordura não serve para nada) faz das chamadas "linhas de beleza" - dificilmente um Sh Ch consegue aguentar um dia no campo. Será que foram os americanos que, neste caso, se desviaram do cão original?Inicialmente tb, por esta raça ter sido "concebida/seleccionada" para trabalho (caça) os animais começaram por ser robustos...leia-se baixotes e gordinhos
Daí que observando os Labradores é possível distinguir um tipo elegante (top model ) e outro tipo, mais robusto, mais parecido com o estalão original ...

A linha americana dos labradores é que é a de exposição...são mais elegantes

Isto não se aplica aos galgos, claro...

A Maga tem, se não me engano (nunca liguei mto a isso

Ainda hoje, com 10 anos e uma insuficiência cardíaca medicada, ela passa o dia inteiro a correr...caso vamos ao campo ou à praia.
É ainda bastante musculosa (tem uma boa coxa

Eu e mais 2 foristas (Mónica e Joana) estamos a pensar em fazer um bis do encontro na mata, uma vez que houve imensas ausências. Ontem lancei o "convite" no fórum...
Porque não se junta a nós e vem conhecer as minhas top-models?

XLÉPS :p