Um dos problemas neste caso é que os animais não votam. E algumas das pessoas que votam, não vêem com bons olhos os gastos de dinheiros públicos com animais (devem esquecer-se que parte desses dinheiros públicos vêm de animais, da conta que nós pagamos ao veterinário, do IVA que nos cobram da ração e tudo mais).
Devia investir-se na educação das pessoas,sim. Informar as pessoas para realidades como puppy mills, as reais consequencias do abandono, os direitos dos animais...
Por exemplo, começar pelas escolas, incluir esta temática no programa curricular, nas aulas de formação cívica. Talvez as crianças comecem a sensibilizar também os adultos que lhe são próximos para esta causa.
E claro, as câmaras municipais deveriam dedicar uma fatia fixa do orçamento para as ajudas aos canis e instituições.
Como a Fitinhas dsse:
Qto as verbas,se n forem para campanhas,que seja para dar de comer aos pobres bichos por essas associacoes fora,ja que sao verbas que proveem de animais
Já agora, eu sei que é um bocadinho off-topic mas muita gente não sabe que o Estado permite que 0,5% do imposto liquidado no seu IRS reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário (só as que têm estatuto de utilidade pública), algumas das possíveis são associações de protecção animal. Esta doação não tem qualquer custo para quem o faz, não se paga mais nem se recebe menos.