ALERTA - MELAMINA NA RAÇÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta jul 02, 2009 1:28 pm

Olá,

Desculpem se assustei mas o alerta é pertinente.

Só estou a dar o alerta porque a indústria alimentar ou outra, sempre que a poeira assenta, e o controle afrouxa, a ganância e a falta de escrúpulos leva-os a reincidir no mal.
Aliás pelo que me apercebi, de algumas notícias, já houve reincidência.

Ontem à noite (1,30-2,00H) vi a repetição de uma reportagem/documentário na SIC notícias a propósito de contrafacção efectuada na china e outros países asiáticos, em que davam conta do aparecimento de melamina em diversos compostos alimentares: leite em pó, soja, farinhas, glúten, etc.
Na busca do lucro fácil, alguns destes compostos foram/são utilizados na alimentação de cães e outros animais, assim como na alimentação humana, com consequências fatais.
Na época foram retirados só nos Estados Unidos 60.000.000 (sessenta milhões ) só de enlatados para alimentação canina.
Deram o exemplo de um produto alimentar em que havia compostos de vários países e eram analisados a olho, após uma análise cuidada, continha melamina.

Link's relacionados:

http://www.localizaanimal.com.br/notici ... codigo=262

http://inerte.horabsurda.org/?page_id=2040

http://www.monicacamacho.com/blog/blog.php?bid=258

Se quiserem ver outras noticias relacionadas busquem: melamina-china e verão com os v/ próprios olhos.

A melamina afecta principalmente os rins e se não querem ver o v/ cão a fazer diálise, tenham atenção às rações baratas/marca branca, embora a "marca" não seja garantia de qualidade, por exemplo a Nestlé e outras marcas de renome foram afectadas, embora acredite que agora estejam mais atentas, porque têm a "marca" a defender.

Um abraço
Última edição por jofelix em quinta jul 02, 2009 10:52 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 02, 2009 2:33 pm

Eu sei que é parecido mas é MELAMINA e não melanina, melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, não confundir.

Desculpe o preciosismo, Jofelix. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nyra
Registado: domingo ago 19, 2007 1:21 pm

quinta jul 02, 2009 4:49 pm

Obrigado pelo alerta. :D

Um Abraço
<p>A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana.<strong> Charles Darwin</strong></p>
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta jul 02, 2009 8:22 pm

Mas este assunto não reporta a 2007?
Cumps ;)
jofelix
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 10:54 pm

Olá,
dinodane Escreveu:Eu sei que é parecido mas é MELAMINA e não melanina, melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, não confundir.

Desculpe o preciosismo, Jofelix. :)
Já rectificado, obrg.

Um abraço
jofelix
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 11:32 pm

Olá,
pifo Escreveu:Mas este assunto não reporta a 2007?
É um facto que se reporta a 2007, ano em que foi conhecido o esquema. Mas há quanto tempo existia :?: :?:

Este assunto surgiu noticiado pela primeira vez em 2007 e houve reincidência em 2008, quem nos diz que não se vai repetir em 2009 ou 2010 ?? Eu acredito que se vai repetir!!!Quando e em quê, não sei!! Quem tiver a certeza do contrário que o afirme.
Por alguma razão a SICNoticias, voltou ao assunto. Não sei se foi para encher o espaço televisivo ou não, nem interessa. Seja como for fica o alerta para depois não dizerem que ninguém vos avisou.
Segundo a OMS e a FAO as concentrações de melamina atingiram os 2,5 mg por kg de leite já pronto a consumir. Nestas concentrações, e porque a melamina poderá estar contaminada com acido cianúrico, outro composto azotado, a sua ingestão é altamente tóxica. Antes deste, tinha havido um outro caso de adulteração com melamina, pelas mesmas razões, mas dessa vez de cereais utilizados na produção de rações para a animais domésticos.Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=27904&op=all
Espero que com o acima citado a bold, dissipe todas as dúvidas sobre aquilo de que estamos a falar.

Um abraço
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

sexta jul 03, 2009 8:02 am

jofelix Escreveu:Olá,
pifo Escreveu:Mas este assunto não reporta a 2007?
É um facto que se reporta a 2007, ano em que foi conhecido o esquema. Mas há quanto tempo existia :?: :?:

Este assunto surgiu noticiado pela primeira vez em 2007 e houve reincidência em 2008, quem nos diz que não se vai repetir em 2009 ou 2010 ?? Eu acredito que se vai repetir!!!Quando e em quê, não sei!! Quem tiver a certeza do contrário que o afirme.
Por alguma razão a SICNoticias, voltou ao assunto. Não sei se foi para encher o espaço televisivo ou não, nem interessa. Seja como for fica o alerta para depois não dizerem que ninguém vos avisou.
Segundo a OMS e a FAO as concentrações de melamina atingiram os 2,5 mg por kg de leite já pronto a consumir. Nestas concentrações, e porque a melamina poderá estar contaminada com acido cianúrico, outro composto azotado, a sua ingestão é altamente tóxica. Antes deste, tinha havido um outro caso de adulteração com melamina, pelas mesmas razões, mas dessa vez de cereais utilizados na produção de rações para a animais domésticos.Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=27904&op=all
Espero que com o acima citado a bold, dissipe todas as dúvidas sobre aquilo de que estamos a falar.

Um abraço
Certamente não podemos dizer 'Nunca mais'.
Mas quero crer que perante as desastrosas 'cons€qu€ncias' para as marcas de petfood nos EUA que o episódio de 2007 teve, elas se tornem bastante mais cuidadosas.
Até porque em 2008 o que se passou foi o episódio dos produtos lácteos chineses, que não chegaram aos mercados ocidentais exactamente por via das fortíssimas restrições que se auto-impuseram.
Em 2007 teve a ver com a contaminação por melamina de cereais oriundos da China e que por isso foram excluídos das rotas de abastecimento das marcas de maior representação.
A maior parte delas funciona apenas com produtores certificados. O que é uma das razões da diferença de pr€ço entre marcas super-premium e outras.
Pode voltar a acontecer? Pode.
Tal como um meteoro pode voltar a colidir connosco.
Cumps ;)
jofelix
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 10:17 am

Olá,

Pifo, desculpa mas não leste tudo.
O mais preocupante não são as rações de marca, mas sim aquelas de baixo custo (supermercado), onde não há investimento em investigação, e muito menos em controle de qualidade dos produtos adicionados e/ou do produto final.
A melamina afecta principalmente os rins e se não querem ver o v/ cão a fazer diálise, tenham atenção às rações baratas/marca branca, embora a "marca" não seja garantia de qualidade, por exemplo a Nestlé e outras marcas de renome foram afectadas, embora acredite que agora estejam mais atentas, porque têm a "marca" a defender.
Um abraço
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

sexta jul 03, 2009 11:28 am

Obrigado pelo alerta! :wink:

Cumps
jofelix
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 1:47 pm

Olá,

Não foi só em 2007 com a ração e 2008 com produtos lácteos!
O caso da ração repetiu-se em 2008 como podes ler abaixo.
A melamina, um produto químico industrial, é freqüentemente adicionada à ração animal na China, para fazê-la parecer mais rica em proteínas, informou nesta quinta-feira (30) a mídia estatal chinesa, no que parece ser um tácita admissão pelo governo de que a contaminação está alastrada entre os fornecedores de alimentos no país.

A prática de misturar melamina à ração animal é um "segredo aberto" na indústria, informou nesta quinta o jornal Nanfang Daily, ao descrever o processo de reaproveitar restos de melamina em um produto barato chamado "farinha de proteína", que então é vendida aos produtores rurais.
fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/m ... ?id=823236
Questionado no Parlamento Europeu:
É preocupante o escândalo do leite em pó chinês contaminado, causado pela mistura, nos alimentos para bebés, de uma substância química, a melamina, a fim de reduzir e substituir a quantidade de leite, matéria mais cara. Ascende já a quatro o número de bebés falecidos em virtude de disfuncionamento renal provocado pelo leite em pó contaminado. Após o escândalo dos alimentos para animais contaminados com melamina, que, em 2006 e 2007, havia dado azo a insuficiência renal e à morte de cães e gatos, é este já o segundo caso de contaminação por melamina com origem na China. O leite em pó fabricado neste país é provavelmente vendido no mercado mundial a um preço extremamente baixo. Atendendo a que as empresas visam a obtenção de um máximo de lucros, subsiste o risco de que este produto, barato, mas contaminado, chegue também ao mercado europeu. Na União Europeia, o leite em pó é utilizado, não só nos preparados para bebés, mas também em inúmeros produtos alimentares, designadamente nas bebidas dietéticas para emagrecimento e nos doces. Os produtos compostos importados não são abrangidos pelo âmbito de aplicação da legislação da União.

1. Sabe a Comissão se o leite em pó chinês poderia ter entrado ilegalmente no mercado interno europeu e se foi efectivamente utilizado? Sendo o caso, como é possível ter entrado no mercado interno europeu e em que medida aí está presente e é utilizado? Sendo o caso, em que produtos é utilizado?
R.: Following market controls, the Commission has no evidence that Chinese milk powder has illegally reached the European market; however, milk drinks and yoghurt illegally imported from China have been found on the market in some Member States. Tradução: É ilegal e proibido, mas foi encontrado!!!!!!!!!!!!
Fonte: http://www.europarl.europa.eu/sides/get ... XML+V0//PT
Ou seja controlam após ser detectado, estar no mercado, ser consumido,etc. Não se pode confiar.
O que os chineses querem é ganhar dinheiro, nada mais. Querem lá saber se faz mal ou mata. Acham que quem não respeitam os direitos do
homem se preocupa com os direitos dos animais.
Aqui podemos ver como eles fogem ao controle:
Ao registrar os produtos como itens não alimentícios, os embarques da empresa escapavam à inspeção compulsória do governo chinês. Ainda que represente uma possível violação das normas de exportação do país, acredita-se que essa seja uma prática bastante comum na China. Fonte: http://www.mx.terra.com/tecnologia/inte ... 55,00.html
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”