10 anos de prisão para donos de cães perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cristty
Membro
Registado: terça set 23, 2008 1:53 pm

sexta jul 03, 2009 4:17 pm

Boa Tarde,

Estava a ler as notícias e deparei-me com este artigo, achei que o devia colocar aqui para o pessoal ler e já agora, saber a vossa opinião :wink:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/caes- ... -4071.html
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta jul 03, 2009 4:36 pm

Ouvi na radio e achei boa ideia.
As lutas entre animais, pelo que soube há alguns tempos atrás, existem e são assistidas por pessoas de muito dinheiro e de classes elevadas.
Eu achava que só as pessoas mais jovens e desculpem a expressão, a rondar ou delinquentes, faziam ese tipo de coisas, mas afinal é precisamente ao contrário.
Quem sabe alguns dos srs que são contra a proibição não gostam dessas lutas?
Deveriam no entanto incluir, penso que já é punido, mas de uma forma que não faz mossa, na legislação os casos de agressão à integridade fisica dos animais também, por parte dos donos.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jul 03, 2009 4:51 pm

O Parlamento aprovou esta sexta-feira um diploma que autoriza o Governo a criminalizar, com penas até 10 anos de prisão, os promotores de lutas entre animais e os donos de cães perigosos.
A pena será agravada se da agressão resultarem «ofensas graves» à integridade física da vítima.
Se puserem os cães em lutas não resultam sempre graves ofensas a integridade fisica da vítima? Parece-me que nesta noticia estão a misturar cães de lutas com cães que ataquem pessoas...mas pronto, já estamos habituados a jornalismo de excelencia 8)
foi chumbado pela maioria PS
Não estou nada admirado, se fosse pela maioria PS fechavam-se as prisões todas do país...Agora até reduziram as prisões preventivas ao minimo possivel...Nos casos de violencia domestica o agressor vai para casa aguardar julgamento :roll: :roll:
Isyi
Membro
Registado: sábado nov 01, 2008 5:13 pm

sexta jul 03, 2009 5:07 pm

Parece-me muito bem que as lutas de caes comecem a ser ilegais, mas axo que já o eram ou n? :oops:
c_saraiva
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 5:18 pm

Isyi Escreveu:Parece-me muito bem que as lutas de caes comecem a ser ilegais, mas axo que já o eram ou n? :oops:

Eram, apenas tentaram, em vão, aumentar as penalizações para quem as organizasse :wink:
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta jul 03, 2009 5:30 pm

Eu acho que td tem de ter um principio...
Acabar com a reproduçao desmesurada das raças consideradas perigosas (e tdas as outras tb),é um deles.(falar é facil,eu sei)
Sei tb que as juntas de freguesia estao a enviar cartas aos donos dos mmos para os esterelizarem,obrigatoriamente.
Entao e os que n teem os canitos registados?
É só leis que acabam por cair em saco roto,e,algumas delas ate prejudicam os donos responsaveis,que acabam por pagar por tabela.
Aprovam se as leis,algumas poem se em pratica, mas continua a haver caes abandonados,donos irresponsaveis,luta de caes,etc. :roll:
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta jul 03, 2009 5:41 pm

Fitinhas Escreveu: Sei tb que as juntas de freguesia estao a enviar cartas aos donos dos mmos para os esterelizarem,obrigatoriamente.
mas, as juntas aceitam o registo do cão sem estar esterilizado/castrado? digo isto por que a mim não aceitaram...
Filipa Costa
c_saraiva
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 5:43 pm

pendragon Escreveu:
Fitinhas Escreveu: Sei tb que as juntas de freguesia estao a enviar cartas aos donos dos mmos para os esterelizarem,obrigatoriamente.
mas, as juntas aceitam o registo do cão sem estar esterilizado/castrado? digo isto por que a mim não aceitaram...
Acho que a Fitinhas fala dos já registados antes de sair a lei :wink:
Fitinhas
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 5:46 pm

pendragon Escreveu:mas, as juntas aceitam o registo do cão sem estar esterilizado/castrado? digo isto por que a mim não aceitaram...
N sei se tds as juntas funcionam assim,mas pelo menos a do Barreiro,aceita os registos desde que o cao possua o boletim com o plano de vacinas anual.
E ainda assim, há muito boa gente que n tem os seus canitos registados...
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta jul 03, 2009 5:51 pm

pois c_saraiva, deve ser isso sim...

Fitinhas, deve estar a referir-se aos cães sem serem os PP, por que a esses não regista só com o boletim de vacinas
Filipa Costa
Fitinhas
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 5:55 pm

pendragon Escreveu:pois c_saraiva, deve ser isso sim...

Fitinhas, deve estar a referir-se aos cães sem serem os PP, por que a esses não regista só com o boletim de vacinas
Sim,claro! Peço dsculpa n me ter explicado bem :?
A minha opiniao foi em relação as leis em geral,fico piursa qd só alguns as cumprem :evil:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta jul 03, 2009 7:44 pm

Portugal tem das melhores legislações para uma série de coisas. Ou seja, leis não faltam, bem pensadas, etc.
O pior é que no papel não fazem nada...o que falha?
Não há fiscalização, não há aplicação efectiva das leis, não há rigor no seu cumprimento.
Portanto...é como se não houvesse leis.

Lembro que há uns anos, um canal, penso que a SIc fez uma grande reportagem seguida de um debate em estúdio sobre as lutas e os cães de luta. Chocante.
Em estúdio estava uma besta adepta convicta das leis, com animaiis treinados para o efeito, e defensor entusiasmado das lutas. Tinha argumentos que só apetecia dar-lhe um murro no focinho.
Declarou alto e bom som a quem o quis ouvir, que tinnha cães, promovia lutas e organizava-as.
A lei na altura já as proibia.
No minímo, era de esperar que no fim, à saida do estúdio, este senhor, esta besta, fosse esperado por uma autoridade.
Saiu a rir-se e foi organizar outra luta.
Porquê?
Responder

Voltar para “Cães”