Boa noite!
Tenho uma cadela caniche anã com 10 anos, a Kelly, que foi operada há pouco mais de 2 semanas. Teve que ser operada mais ou menos de urgência porque lhe apareceu um tumor e uma mamite, na mesma mama, que cresceu imenso em 3 semanas e podia rebentar a qualquer altura. Antes da operação ainda esteve a tomar antibióticos e anti inflamatórios para ver se o inchaço descia e passava a inflamação mas como nada aconteceu teve que ser mesmo operada. Mas quando o veterinário começou a operação descobriu que não era só aquele tumor que ela tinha, e que tinha mais noutras mamas, então resolveu tirar os que conseguia ver, deixando a Kelly com uma grande costura na barriga.
Nos primeiro dias depois da operação ela esteve bem. Comia e bebia bem, fazia as necessidades e andava já feita maluca como se nada tivesse acontecido. Só que agora, passados já mais de 15 dias, ela anda muito murcha. Já foram retirados alguns pontos, mas continua com o penso e de vez em quando (especialmente durante a noite) temos que lhe pôr o funil na cabeça para ela não conseguir chegar com o focinho à barriga e arrancar o penso. Só come se lhe pusermos o comer mesmo à frente da cara, não anda a beber muita água, esteve 2 dias sem fazer cocó e hoje só fez um pouco, não brinca, do nada começa a ofegar e está sempre a sentar-se. Dá uns passos e senta-se, quando vai a descer as escadas para ir à rua senta-se a meio, sempre que pára um pouco senta-se logo, o que não é normal. Algo parecido já lhe aconteceu há uns anos quando ela teve uma ninhada de 5 cachorros: como eles estavam todos a mamar e ela é uma cadela pequena ficou com pouco cálcio e andava sempre a perder a força nas pernas traseiras. Teve que ir ao veterinário levar umas injecções de cálcio e ficou boa. Mas agora não sei se será o mesmo.
Ela continua a tomar a medicação (meio comprimido de maxilase de manhã e à noite, e 2,5ml de xarope Ceforal de 12 em 12 horas), e de 3 em 3 dias vamos com ela ao veterinário mudar o penso e eles dizem sempre que ela está boa e que não é nada para se preocupar.
Mas não acho normal a cadela estar a ficar mais murcha com o passar do tempo, quando devia estar a ficar melhor, em vez de ter ficado assim logo no começo. Ela já foi operada antes, há dois anos atrás, para ser esterilizada e correu tudo às mil maravilhas sem qualquer problema.
O consultório veterinário onde vamos tem dois veterinários, mas um deles está de férias por isso não podemos pedir outra opinião. Já disse à minha mãe para irmos a outro consultório, mas se ela não concordar não posso fazer muito porque infelizmente ainda não trabalho e não tenho o meu próprio dinheiro para pagar a consulta.
A quem ler, peço desculpa o testamento, mas estou a ficar preocupada e queria desabafar um pouco e ver se alguém já tinha passado pelo mesmo e o que poderá ser ou se será mesmo normal como diz a veterinária.
Obrigada.
15 dias pós-operatório
Moderador: mcerqueira
-
leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Primeiro de tudo, foram feitas ecografias ou radiografias para detecção de metástases?
Segundo, a operação consistiu em retirar a cadeia mamária (mamilos e tudo incluído) ou só os tumores em si?
Terceiro, foram enviadas amostras para biópsia?
Isto é muito importante nestes casos!!!!
Segundo, a operação consistiu em retirar a cadeia mamária (mamilos e tudo incluído) ou só os tumores em si?
Terceiro, foram enviadas amostras para biópsia?
Isto é muito importante nestes casos!!!!
-
veela
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Antes da operação só foram feitas análises ao sangue, o que achei estranho porque da outra vez e nas operações à minha outra cadela sempre tiraram raio-x. Eu falei disso ao veterinário e ele disse que não era preciso tirar desta vez. Mas como a Kelly já é esterilizada os tumores crescem muito lentamente (tirando este último que ficou monstruoso em 3 semanas), por isso provavelmente não terá metástases.
A operação consistiu em tirarem tudo mesmo, os mamilos e isso tudo. Só ficou com três mamilos, assumo que sejam os que não tinham tumores.
E quanto a mandar amostras para biópsia, acho que não. O veterinário não nos disse nada pelo menos.
Neste momento a minha mãe foi com ela outra vez ao veterinário mudar o penso e vai queixar-se novamente das coisas que se têm passado. Se a veterinária voltar a dizer que é tudo normal vamos com a Kelly a outro consultório.
A operação consistiu em tirarem tudo mesmo, os mamilos e isso tudo. Só ficou com três mamilos, assumo que sejam os que não tinham tumores.
E quanto a mandar amostras para biópsia, acho que não. O veterinário não nos disse nada pelo menos.
Neste momento a minha mãe foi com ela outra vez ao veterinário mudar o penso e vai queixar-se novamente das coisas que se têm passado. Se a veterinária voltar a dizer que é tudo normal vamos com a Kelly a outro consultório.
-
leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
E faz muito bem... Se fosse a si ia já!
Os tumores não se tiram das mamas, tiram-se as cadeias mamárias parcialmente ou completas, cadeias essas que têm um sentido prático, a drenagem linfática das três últimas mamas é diferente da drenagem das duas últimas.
Os tumores não se tiram das mamas, tiram-se as cadeias mamárias parcialmente ou completas, cadeias essas que têm um sentido prático, a drenagem linfática das três últimas mamas é diferente da drenagem das duas últimas.
-
Gypsfulvus
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Veela, acho que em evz de dar ouvidos à leoa nova op melhor mesmo é fazer o seguinte.
Vá ao seu médico veterinário, exponha sem margem para dúvidas os seus receios e caso não sejam esclarecidos peça um relatório e vá pedir uma segunda opinião sobre a situação, acompanhado de todos os dados.
Se fôr possivel vá a uma faculdade pois quero crer que a opinião será isenta...
Vá ao seu médico veterinário, exponha sem margem para dúvidas os seus receios e caso não sejam esclarecidos peça um relatório e vá pedir uma segunda opinião sobre a situação, acompanhado de todos os dados.
Se fôr possivel vá a uma faculdade pois quero crer que a opinião será isenta...