Esterilização: pré e pós-cirurgia e custo (actualização)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo jul 12, 2009 4:17 pm

tenho lido umas coisas sobre a esterlização, incluindo aqui no forum, mas pouco sobre a preparação e o pós operatório.

Tenho uma yorkie com 4 anos que o vet lá me convenceu a esterilizar, sobretudo para prevenir aquelas doenças normalmente fatais.

O que nos assusta é a cadela ter antes de estar 24 horas sem comer (e sem beber?) e depois do acto andar com a coleira.

A nikie é tão glutona, irreverente e mexida que não conseguimos imaginar como não lhe vamos dar de comer um dia inteiro e depois da operação gerir o seu comportamento com o colar, se calhar mais do que os efeitos da operação em si, que parece serem minimos.

Gostaria de obter dos muitos que certamente já tiveram esta experiência, se recorreram a alguns truques ou é apenas o "que tem de ser".

E para quem fez, quanto pagaram ?

Obrigado
Última edição por carlosms em sábado set 19, 2009 9:11 pm, editado 4 vezes no total.
susbessa
Membro Veterano
Mensagens: 316
Registado: sábado mar 07, 2009 6:20 pm

domingo jul 12, 2009 4:18 pm

24 horas sem comer e beber??? :o :o não seram 12horas???
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo jul 12, 2009 4:19 pm

pareceu-me 24, mas os pormenores vamos acertá-los depois. A intervenção vai ser depois das férias.

mas mesmo 12... :( mas de acordo que sempre é menos mau.
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

domingo jul 12, 2009 6:17 pm

Nao serao 12horas apenas sem comer? é porque a OVH é uma cirurgia como qualquer outra e ainda o mes passado o meu cao foi operado para retirar um tumor e apenas teve de estar 12 horas sem comer, mas água podia e devia beber, principalmente agora no Verão.

Quanto ao colar, acho sinceramente, que deve seguir à risca as ordens do veterinário. Num piscar de olhos, eles são capazes de fazer grandes estragos, como arrancar os pontos...

Espero ter ajudado.

Margarida
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo jul 12, 2009 7:08 pm

claro que ajudou.

até já pensamos em comprar ou fazer uma espécie de camisola (como as que há à venda para o inverno) para lhe vestir na zona lombar a tapar a cicatriz.

Como terá sempre alguém ao pé, poderá evitar o colar...não sabemos :oops: já estamos a imaginar a nikie desesperada...e nós também é claro :roll:

fico na expectativa de ler mais experiências e custo do acto.

obg.
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo jul 12, 2009 9:43 pm

quando esterilizamos a nossa kelly ela só teve que estar 12 horas sem comer. como a operação foi feita de manhã, ficou a noite sem acesso a comida mas como também teve a dormir acho que não deu por falta dela. por isso se puder peça que a operação seja realizada de manhã e assim deve ser mais fácil não dar comida à nikie.
a minha kelly também é muito esgroviada, sempre a brincar e pular para todo o lado, por isso tivemos que ter mais cuidado para ela não rebentar os pontos ou assim. quando voltou para casa depois da cirurgia pensamos que ia estar mais calminha e tal, mas isso não aconteceu. assim que entrou em casa correu logo para cima do sofá e das camas a esfregar-se toda nos lençóis e isso, como se nada tivesse acontecido. por isso se a sua também é assim é melhor ter cuidado e andar sempre em cima dela. ela só tinha que usar o colar quando ficava sozinha e durante a noite, porque o resto do tempo estava sempre lá alguém de olho nela.
ela sarou lindamente, quase nem se vê a costura.
e quanto ao preço acho que pagamos 125 euros.
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

domingo jul 12, 2009 10:10 pm

O preço normalmente depende do peso do animal. De 1 a 10kg; de 10 a 20Kg; de 20 a 30... Não é possível fazer comparação entre pesos diferentes. E claro que a cirurgia em si também tem grande importância no preço, devido ao trabalho e ao tempo que é necessário, bem como a quantidade de material gasto...
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo jul 12, 2009 10:58 pm

O jejum durante as 12h antecedentes à cirurgia, é obrigatório, e não os mata, nem mesmo se fossem 24h sem comer.

O colar isabelino é fundamental para que a cadela não lamba ou arranque os pontos. Pôr uma camisola é péssima opção, em primeiro porque ela a arranca na mesma quando tiver comichão nos pontos, depois porque a sutura já vem protegida por um penso, logo já está tapada, se vier "ao ar", como alguns vets fazem, a camisola só a vai abafar e os pêlos da camisola vão ficar agarrados aos pontos, o que é um factor potenciador de infecção.
Portanto, deixe-se de "mariquices" e faça o jejum de 12h e coloque o colar à cadela, ela não morre nem fica traumatizada por usar um colar durante 8 dias.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

domingo jul 12, 2009 11:35 pm

A minha Tuga nao usou colar ,levou uns pontos que eram absorvidos pela propria carne ,somente lhe colocava uma pomada para nao dar comichao ,pergunte ao vet sobre isto :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 10:47 am

estou sem dúvida mais "confortável" com as ajudas recebidas. Obrigado a todos.

Quantos às "mariquices"...apetece-me dizer que se não as tivesse não teria a nikie.

Mas é claro que percebo e aceito a mensagem... :roll:
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jul 13, 2009 10:53 am

keitinha Escreveu:A minha Tuga nao usou colar ,levou uns pontos que eram absorvidos pela propria carne ,somente lhe colocava uma pomada para nao dar comichao ,pergunte ao vet sobre isto :wink:
Eu também esterelizei as minhas duas cadelas, no mesmo dia, e elas não usaram nenhum colar, nem penso, nem nada. Os pontos foram internos, e cicatrizaram por si próprios.
Ambas ficaram em jejum de 12 horas. Uma delas reagiu mal ao antibiótico oral, e teve de fazer injectável, mas tirando isso, tudo ficou muito bem.

Bem, eu paguei 180€ por cada uma, na altura (foi em março de 2008), mas o preço pode variar bastante. Ambas pesavam menos de 5kg, na altura.

Também esterelizei o meu cão, um Amstaff, na mesma vet, e a 'técnica' usada foi a mesma, a dos pontos internos que caem por si só. Acho que paguei 120€ por ele, que pesa 30kg, mas lá está, a esterilização dos machos não se compara à das fêmeas. É muito menos invasiva, a cirurgia. :wink:

Agora já só falta esterelizar o Chihuahua mijão, hehehe! :twisted:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 13, 2009 11:23 am

carlosms Escreveu:estou sem dúvida mais "confortável" com as ajudas recebidas. Obrigado a todos.

Quantos às "mariquices"...apetece-me dizer que se não as tivesse não teria a nikie.

Mas é claro que percebo e aceito a mensagem... :roll:
Não foi com intuito de ofender, apenas fazer entender que muitas vezes são as nossas preocupações e os nossos medos, que prejudicam o animal. Eles aguentam bem os cuidados que o veterinário prescreve, nós é que muitas vezes não os aguentamos...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 4:13 pm

texuga Escreveu:Não foi com intuito de ofender, apenas fazer entender que muitas vezes são as nossas preocupações e os nossos medos, que prejudicam o animal. Eles aguentam bem os cuidados que o veterinário prescreve, nós é que muitas vezes não os aguentamos...
mas eu percebi isso, como disse sem 2ª intenção.

Não tenho dúvidas que muitas e muitas vezes somos nós que criamos as preocupações.

Agora o que digo é que é muito dificil resistir a estas "coisinhas" de 4 patas que nos dão a volta à cabeça e levam-nos a fazer coisas impensáveis antes de os ter :oops:
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jul 13, 2009 4:18 pm

carlosms Escreveu:
texuga Escreveu:Não foi com intuito de ofender, apenas fazer entender que muitas vezes são as nossas preocupações e os nossos medos, que prejudicam o animal. Eles aguentam bem os cuidados que o veterinário prescreve, nós é que muitas vezes não os aguentamos...
mas eu percebi isso, como disse sem 2ª intenção.

Não tenho dúvidas que muitas e muitas vezes somos nós que criamos as preocupações.

Agora o que digo é que é muito dificil resistir a estas "coisinhas" de 4 patas que nos dão a volta à cabeça e levam-nos a fazer coisas impensáveis antes de os ter :oops:
Nós ficamos 'para morrer' por causa deles, mas a verdade é que eles são mais resistentes do que pensamos. Já vi casos de esterilização terminarem mal, mas são excepções. Desejo que corra tudo bem com a sua menina. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda jul 13, 2009 6:34 pm

Só precisa de estar sem comer 12 horas, quanto a beber água há clinicas que mandam retirar, outras que deixam beber, atenda ao que o Vet que a vai esterilizar recomendar, eu mesmo quando podem ter a água à vontade prefiro que bebam pouca e acabo por a retirar bastante tempo antes. Depois de feita a cirurgia também só deverá comer passadas algumas horas.
Os animais têm um poder de recuperação fantástico, nós é que sofremos muito por antecipação.

A minha cadela foi esterilizada em Abril do ano passado, a sutura foi normal, com pontos de retirar, usou o colar durante 8 ou 10 dias, não me recordo bem, depois de retirados os pontos ainda andou um dia com ele.
Adaptou-se razoávelmente, abanava bastante as orelhas acabou por fazer uma otite mas que tratada a tempo também se resolveu bem.
Só lhe retirava o colar para ela comer, porque sem ele ela ia logo de boca para o penso.

As suturas com pontos absórviveis facilitam bastante e ainda mais no caso de animais difíceis de manusear que não é o caso da minha cadela mas tenho uma gata em que tanto para a esterilização como numa pequena cirurgia que fez no sábado foi utilizada essa sutura, já que ela no Vet é uma ferinha e assim evita-se mais um stress parao animal ( e para nós ).

Também me parece que a ideia da camisola não será das melhores pelas razões que já lhe foram explicadas. Na situação da minha gata quando foi esterilizada, veio com um vestidinho de rede ao qual ela não se adaptou,acabou por usar o colar mesmo com pontos absórviveis e agora lá está ela de novo de " capacete " como eu costumo dizer e tem o mesmo tipo de pontos.

Os preços como já lhe foi dito, variam conforme o peso dos animais e também de clinica para clinica.

Boa sorte para a cadelinha e vai ver que ela vai recuperar muito mais rápido do que possa pensar.
Responder

Voltar para “Cães”