Esterilização: pré e pós-cirurgia e custo (actualização)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda jul 13, 2009 6:54 pm

E vai fazer isso de "barriga aberta", ou por laparoscopia?
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 7:08 pm

MiausRafa Escreveu:Boa sorte para a cadelinha e vai ver que ela vai recuperar muito mais rápido do que possa pensar.
muito obrigado.
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 7:09 pm

ziggy Escreveu:E vai fazer isso de "barriga aberta", ou por laparoscopia?
julgo que pela 1ª, mas vai ser só em Setembro e ainda não falei em pormenor com o vet.

aparentemente pela 2ª opção seria melhor ?
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda jul 13, 2009 7:24 pm

A nivel de recuperacao e de cuidados com a sutura, e de facto melhor. Por vezes so retiram os ovarios, e nao o utero, o que teoricamente mantem o risco de piometra, mas os estudos feitos apontam para o risco de piometra ser muito pequeno. Mas tambem se pode tirar tudo por laparoscopia.
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 7:53 pm

vou falar nisso :wink:
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

segunda jul 13, 2009 7:57 pm

Não percebo qual a vantagem de só se retirar os ovários e não o útero.

A minha cadela não usou colar, nem penso nos pontos..foi para lá hiperactiva como sempre, volto hiperactiva e continuou hiperactiva como se nada se tivesse passado..tive de a pôr no quarto com a luz fechada para ver se se acalmava para não acontecer nenhum desgraça:roll: vai ver que nem a cadela vai notar a diferença, mas também a minha foi com 6 meses..
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda jul 13, 2009 8:06 pm

Imagem
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

sábado set 19, 2009 8:40 pm

A minha niki foi esterilizada hoje de manhã.

Confirmou-se algumas das coisas que me foram ditas aqui, ou não estivessem neste forum pessoas informadas e interessadas em partilhar experiências.

Uma delas foi o jejum apenas na noite anterior.

Apenas lhe retiraram os ovários e traz a tal rede vestida sem o colar. Foi operada às 8h e estivemos com ela na preparação.

A vet deu-lhe 3 injeções ao que nos disse para a anestesiar progressivamente e lá a deixámos na mesa de operações :cry:

Fomos buscá-la às 12h, muito prostrada, mas avisados que seria assim ao longo de hoje e de amanhã, com melhoras progressivas.

E assim tem sido, sempre deitada, a dormitar, com os olhos a "meia haste", só que há pouco desmaiou :o , ainda que tenha recuperado logo depois.

Telefonei logo para a vet que se dispôs a ir ao consultório para a ver, porque não era normal um episódio desses.

Disse que ela teve um acordar muito queixoso e que lhe deu um analgésico, mas que não seria por isso. Talvez um desfalecimento pelo jejum...para lhe dar um pouco de mel diluido em água morna e se se mantiver "normal" então na 2ªf é que a verá como previsto. De qualquer forma, amanhã já terá de comer e beber, e se voltar a acontecer terá então de a ver.

Fizemos isso e de facto recuperou o seu estado anterior...veremos, vamos ter uma noite "bonita" :(

Outra coisa que se nota é um descontrolo das micções. Está sempre com vontade de urinar e a maior parte das vezes nem chega ao seu sitio...faz pelo caminho. A vet diz que isso sim é normal. Temos de ter paciência.

Estão a ver ela a cambalear até ao jornal (onde faz)...coitadinha :|

Agora o que me surpreende é que o que li aqui, parece só facilidades no pós-operatório, há até aqui alguns amigo(a)s que dizem que os seus chegaram a casa aos saltos como se nada fosse... :?

Será que sou eu que estou a fazer ainda pior ?...não me parece, pelo menos neste caso.

O que vos digo é que se soubesse isto, não sei não...

já me esquecia...ficou em 150€.
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado set 19, 2009 9:17 pm

Cada caso é um caso. Umas acordam da anestesia e desatam quase logo aos pinotes, outras ficam prostradas dois ou três dias. Umas levam o tempo a tentar lamber a costura, outras parecem não dar por nada.

É provável que a sua cadela esteja a fugir um pouco à norma, mas já o tenho dito: prefiro mil vezes que o vet se ria de mim e dos meus temores a que lamente o tempo que levei a procurá-lo para não parecer ridícula.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

sábado set 19, 2009 9:24 pm

pois...percebo :roll:
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

sábado set 19, 2009 11:37 pm

Passei por isso e entendo sua aflição.

Confie no vet, só posso dizer isto. A minha ficou com o colar por 13 dias, ela é muito arisca. Hoje aos 10 meses a cadela é perfeita e sadia. Na época da operação eu fiquei aflito, após duas semanas nós não lembramos mais, fique tranquilo. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo set 20, 2009 10:28 am

Obrigado pela sua nota.

hoje (2º dia) ela está melhor, mais "acordada", mas ainda não come e a água que bebe (muita) vomita pouco depois "esverdeado", deve ser o figado a expulsar as anestesias...penso eu.

outro sinal positivo é ensaiar pôr-se de barriga para cima quando lhe fazemos festas... :)

amanhã voltarei então à vet.
Pantera2005
Membro
Mensagens: 62
Registado: domingo set 20, 2009 10:41 pm

segunda set 21, 2009 4:52 pm

Esterilizei a minha cadelinha há quase um ano.
Depois da operação, em relação à coleira, a minha cadela não a tolerou de maneira nenhuma e assim eu preveni-me e comprei uns bodys, daqueles para bebés e vesti-lhe isso depois da operação porque elas não podem mexer nos pontos durante uma semana a 10 dias. Assim ela teve melhor que com a coleira. Logo a seguir de a ir buscar ela ainda estava um pouco tonta, durante a noite ela também não conseguiu dormir muito bem, fiquei acordada com ela para a acalmar, mas no dia a seguir já estava melhor. Mas também depende de cada cadela, talvez a sua ressente-se um pouco mais. Tem que é controlar para ela ingerir a quantidade suficiente de água e não a vomitar, para não ficar desidratada.
É sempre melhor irmos ao veterinário quando estamos com preocupações, é sempre melhor tirarmos todas as nossas dúvidas e confirmar se está tudo bem.
Um conselho, agora, depois de a esterilizar tenha mais cuidado com a alimentação porque normalmente elas ganham mais apetite e tendem a engordar mais, continue sempre a dar a mesma dose de antes da operação.

Cumprimentos.
mar70
Membro Veterano
Mensagens: 677
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

segunda set 21, 2009 5:46 pm

ja esterelizei muitas cadelas e fizeram muitas o pos-operatorio em minha casa. a maioria vem molengona e so quer dormir no 1º dia. nenhuma veio com colar, nem com penso e os pontos eram absorviveis.
as que fizeram maiores hematomas demos rimadyl durante mais dias. mantiveram antibiotico e rimadyl uns 5 dias. ao 2º dia brincavam, comiam e bebiam. nunca tive q por nada por cima para elas nao lamberem...
nunca nenhuma vomitou muitos menos verde....
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

segunda set 21, 2009 7:54 pm

acabei de chegar da vet, levou mais uma dose de antibiotico, está tudo bem e voltarei na 4ªf.

as várias experiências só demonstram que pode haver um determinado comportamento padrão, mas cada caso será sempre um caso. Relembro que a minha até desmaiou (por pouco tempo) no 1ª dia (sábado) à noite.

é de facto surpreendente, para mim...um leigo na matéria, que nalgumas experiências pareça nada ter acontecido...ainda bem que assim é.

qt à água (bebe muita), já desde ontem à tarde que não a vomita e o recomeçar a comer tem sido progressivo, assim como o urinar está quase normalizado.

em suma, está tudo a correr bem.

mt obrigado a todos que ajudaram com as suas notas.
Responder

Voltar para “Cães”