Olá a todos!
A propósito da (falta de) educação das pessoas em relação aos animais, imaginei que não seria má ideia que a sensibilização destas fosse feita desde cedo, nas escolas e com casos práticos, porque falar só não basta.
Para isso, imaginei a seguinte situação:
Cada turma teria um animal de estimação, que seria tratado por todos.
Este animal, preferencialmente seria um animal que foi abandonado.
O animal iria acompanhar a turma ao longo dos anos.
Obviamente que o animal antes de entrar em contacto com as crianças teria de estar desparasitado e com as vacinas em dia.
Prós:
- As crianças iriam criar amizade com o animal.
- Iriam aprender os cuidados básicos a ter com ele.
- Ajudaria as crianças mais inibidas a comunicar com os colegas.
- Tornar-se-iam mais conscientes e responsáveis.
Contras:
- A escolha do animal em questão teria de ser muito ponderada, quer pelo carácter deste, quer pela relação de tamanho criança/animal.
- Há sempre o perigo de uma "pestinha" provocar tanto o animal que este reaja violentamente.
- Os custos de manutenção.
- Acredito que certos pais transpusessem as suas fobias para os filhos, e como tal não os deixasse participar no projecto.
Para além da vossa votação, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este assunto (utópico, mas pronto é preciso é ter ideias!)
Cães na escola
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 210
- Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
- Localização: Nubi (Golden Retriever)
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 818
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.
Concordo plenamente,
Só mais uma desvantagem a acrescentar... poderia haver na turma crianças asmáticas alérgicas ao pêlo do cão. Isso impossibilitava aquela turma inteira de ter um cão. Teria que se formar turmas " com animais" e "sem animais"
Só mais uma desvantagem a acrescentar... poderia haver na turma crianças asmáticas alérgicas ao pêlo do cão. Isso impossibilitava aquela turma inteira de ter um cão. Teria que se formar turmas " com animais" e "sem animais"

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 210
- Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
- Localização: Nubi (Golden Retriever)
Olá Elsa
Concordo com o que disse, mas há sempre forma de dara volta à situação.
Embora o que nos vem logo à cabeça quando se falam em animais de estimação são cães e gatos, neste caso o leque de opções poderia e deveria ser maior.
Estou pensando em Iguanas, hamsters, coelhos, ou mesmo uns peixinhos.
Para mim o mais importante seria que as crianças ganhassem amor aos animais. Fosse a que animal fosse.
Para muitos de nós isso é quase inato, para outros ainda são sentimentos que estão latentes, à espera de serem descobertos.
Dada a situação actual, onde as crianças contactam mais com a televisão ou com a consola de jogos, se não for com iniciativas de levar as crianças a contactar com animais, esses sentimentos podem perfeitamente ficar esquecidos para sempre.
Isto faz-me lembrar-me um caso de um miudinho americano que veio passar férias e viu um "animal esquisito com penas". Qual não foi o saber que aquilo era uma galinha. Para ele, frango era aquela coisa que estava no supermercado.
Este exemplo é um pouco radical, mas mostra bem o que a falta de contacto com o mundo "não tecnológico" pode fazer.
Concordo com o que disse, mas há sempre forma de dara volta à situação.
Embora o que nos vem logo à cabeça quando se falam em animais de estimação são cães e gatos, neste caso o leque de opções poderia e deveria ser maior.
Estou pensando em Iguanas, hamsters, coelhos, ou mesmo uns peixinhos.
Para mim o mais importante seria que as crianças ganhassem amor aos animais. Fosse a que animal fosse.
Para muitos de nós isso é quase inato, para outros ainda são sentimentos que estão latentes, à espera de serem descobertos.
Dada a situação actual, onde as crianças contactam mais com a televisão ou com a consola de jogos, se não for com iniciativas de levar as crianças a contactar com animais, esses sentimentos podem perfeitamente ficar esquecidos para sempre.
Isto faz-me lembrar-me um caso de um miudinho americano que veio passar férias e viu um "animal esquisito com penas". Qual não foi o saber que aquilo era uma galinha. Para ele, frango era aquela coisa que estava no supermercado.
Este exemplo é um pouco radical, mas mostra bem o que a falta de contacto com o mundo "não tecnológico" pode fazer.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 307
- Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
- Localização: Cão , Welsh Corgi
Ola a todos!
Claro que a permissao de cães tem os seus favores e os seus contras...
Na minha opiniao é importante termos presença de animais na escola porque as crianças podem muito mais conviver com os caes e terem presente as situaçoes horriveis em que varios animais vivem.Nos contras tal como a Elsa disse, o pior de tudo sao as alergias
Claro que a permissao de cães tem os seus favores e os seus contras...
Na minha opiniao é importante termos presença de animais na escola porque as crianças podem muito mais conviver com os caes e terem presente as situaçoes horriveis em que varios animais vivem.Nos contras tal como a Elsa disse, o pior de tudo sao as alergias

-
- Membro
- Mensagens: 157
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm
- Localização: Naiss (cachorro Cocker Spaniel, dourado)
Só uma pergunta: Quando as crianças tivessem em aulas o animal onde ficava?na sala também?ou lá fora(no recreio)? Ou está mais a pensar num peixe,tartaruga,pássaro....
Se estiver a pensar num cão ou gato...é muito mais difícil! Depois quem é que limpava os "presentes" do cão ou gato? E nas férias?
Tinha-se de pensar muito bem nisso!
E as crianças que têm medo de cães,gatos....mesmo que o animal fosse muito mansinho pode haver crianças que não se sintam bem com o animal e depois são gozadas pelos colegas e depois a criança associa o mal de os colegas a gozarem ao cão/gato e ainda fica pior!!
E quem é que levava o cão ao vet....se estivesse doente...com carraças...com pulgas..as crianças podiam apanhar as pulgas..carraças e outros parasitas a que um animal está sujeito infelizmente!
Mesmo assim...Vi na RTP1 uma notícia de uma associação de cães abandonados(cachorros e cães já adultos) e vi que estava imensa gente lá no jardim(era o local) a levar cães.
E viu-se 2 senhoras a levar um cachorrinho e a dizerem que eram professoras e que o cachorro era pra a escola!Para as crianças...por isso....a quem até já faça isso!Espero é que tudo tenha corrido bem senão...mais um cão abandonado!
____________________
Saudações caninas,felinas(a quem tiver gatos) e humanas!
Se estiver a pensar num cão ou gato...é muito mais difícil! Depois quem é que limpava os "presentes" do cão ou gato? E nas férias?
Tinha-se de pensar muito bem nisso!
E as crianças que têm medo de cães,gatos....mesmo que o animal fosse muito mansinho pode haver crianças que não se sintam bem com o animal e depois são gozadas pelos colegas e depois a criança associa o mal de os colegas a gozarem ao cão/gato e ainda fica pior!!
E quem é que levava o cão ao vet....se estivesse doente...com carraças...com pulgas..as crianças podiam apanhar as pulgas..carraças e outros parasitas a que um animal está sujeito infelizmente!

Mesmo assim...Vi na RTP1 uma notícia de uma associação de cães abandonados(cachorros e cães já adultos) e vi que estava imensa gente lá no jardim(era o local) a levar cães.
E viu-se 2 senhoras a levar um cachorrinho e a dizerem que eram professoras e que o cachorro era pra a escola!Para as crianças...por isso....a quem até já faça isso!Espero é que tudo tenha corrido bem senão...mais um cão abandonado!

____________________
Saudações caninas,felinas(a quem tiver gatos) e humanas!

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 210
- Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
- Localização: Nubi (Golden Retriever)
A escola necessitaria um espaço próprio para os animais estarem entre as aulas.
Consoante o animal e consoante as aulas, o animal estaria nesse espaço ou com as crianças.
Os cuidados médicos e alimentares seriam a cargo da escola.
Quanto aos "presentes" deixados, o melhor mesmo seria que os próprios alunos procedessem à limpeza.
Seria uma boa forma de aprender a ser responsável e a ver que um animal não é só para brincar. Há que ser responsável por ele.
Quanto às crinaças com fobias, pois... julgo que em muitos casos ajudaria a supera-las, noutros talves não.
Mas como disse o leque de animais não deveriam ser limitados a cães e gatos, mesmo por causa disso e das alergias.
Fico feliz por saber que já há sítios onde se pode ter um animal na escola.
Consoante o animal e consoante as aulas, o animal estaria nesse espaço ou com as crianças.
Os cuidados médicos e alimentares seriam a cargo da escola.
Quanto aos "presentes" deixados, o melhor mesmo seria que os próprios alunos procedessem à limpeza.
Seria uma boa forma de aprender a ser responsável e a ver que um animal não é só para brincar. Há que ser responsável por ele.
Quanto às crinaças com fobias, pois... julgo que em muitos casos ajudaria a supera-las, noutros talves não.
Mas como disse o leque de animais não deveriam ser limitados a cães e gatos, mesmo por causa disso e das alergias.
Fico feliz por saber que já há sítios onde se pode ter um animal na escola.

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 635
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães e gatos
Olá
Concordo com a introdução de animais en escolas pois dessa forma as crianças poderiam ter outra ideia em relação aos mesmos. Em Almada existe uma escola secundária onde existem animais, uma delas é uma cadela adoptada na União Zoófila . Esta cadela é de porte grande e extemamente meiga, foi esterilizada e vive na escola onde existe um espaço especifico para ela. Os funcionarios da escola tratam da higiéne e da alimentação dela e penso ser uma experiência extremamente positiva. Seria ótimo que mais escolas tivessem este tipo de iniciativa, pois como diz o ditado é de pequenino que se torce o pepino.
Concordo com a introdução de animais en escolas pois dessa forma as crianças poderiam ter outra ideia em relação aos mesmos. Em Almada existe uma escola secundária onde existem animais, uma delas é uma cadela adoptada na União Zoófila . Esta cadela é de porte grande e extemamente meiga, foi esterilizada e vive na escola onde existe um espaço especifico para ela. Os funcionarios da escola tratam da higiéne e da alimentação dela e penso ser uma experiência extremamente positiva. Seria ótimo que mais escolas tivessem este tipo de iniciativa, pois como diz o ditado é de pequenino que se torce o pepino.
-
- Membro Júnior
- Mensagens: 20
- Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm
- Localização: Husky Siberiano
Olá pessoal
,
eu acho a ideia de dar ás crianças desde cedo a oportunidade de conviver e tratar de animais excelente, apesar de todos os contras que aqui já foram referidos.
A unica escola que eu conheço que tinha e julgo que ainda tem 3 ou 4 cães, é a Secundária que eu frequentei, mas esses animais que lá estavam, eram mantidos fechados em canis aos quais nós alunos não tinhamos acesso e só eram soltos á noite depois da Escola estar fechada, para juntamente com o Guarda nocturno vigiarem a escola.
Sei que não é o melhor exemplo, nem é o que "estamos" a propor ou a discutir, mas é o unico que eu conheço.
Agora não há duvida que se fosse realmente possivel juntar os nossos amiguinhos com as nossas crianças seria bom para ambos e quem sabe assim os homens e mulheres de amanha, aprendessem a amar e respeitar os animais e os tratassem como eles merecem.
Quem sabe se um dia as coisas mudam
Um abraço a todos e cuidem bem dos nossos amigos

eu acho a ideia de dar ás crianças desde cedo a oportunidade de conviver e tratar de animais excelente, apesar de todos os contras que aqui já foram referidos.
A unica escola que eu conheço que tinha e julgo que ainda tem 3 ou 4 cães, é a Secundária que eu frequentei, mas esses animais que lá estavam, eram mantidos fechados em canis aos quais nós alunos não tinhamos acesso e só eram soltos á noite depois da Escola estar fechada, para juntamente com o Guarda nocturno vigiarem a escola.
Sei que não é o melhor exemplo, nem é o que "estamos" a propor ou a discutir, mas é o unico que eu conheço.
Agora não há duvida que se fosse realmente possivel juntar os nossos amiguinhos com as nossas crianças seria bom para ambos e quem sabe assim os homens e mulheres de amanha, aprendessem a amar e respeitar os animais e os tratassem como eles merecem.
Quem sabe se um dia as coisas mudam

Um abraço a todos e cuidem bem dos nossos amigos

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 367
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
- Localização: Cães - Rottweiler
- Contacto:
Viva,
O principio da ideia parece-me bom, contudo não me parece facil concretizar (selecção do cão, alojamento, educação, tratamento, saúde dos alunos, entre outros ).
Uma vez que o que se pretende é sensibilizar as crianças para os cães, bem como a melhor forma de lidar com eles, que tal visitas programadas as escolas de adestramento.
Poderiam ser elaborados jogos onde o cão e a criança eram participantes activos. Existem modalidades que poderiam ser aproveitadas.
As vantagens seriam:
- Aprendizagem ministrada por profissionais (comportamento do cão / Saude / educação / As raças, etc)
- Perigos de mau comportamento minimizados.
- Contacto com diversas raças.
- Contacto dos cães com as crianças.
- Evitava-se o efeito "cobaia" que seria o cão na escola.
Quanto a desvantagens, estas devem haver. Contudo, de momento não me ocorre nenhuma.
Obs - Existem tantas visitas de estudo que são uma seca, que tal inovar. Talvez os miudos já não levassem o Pokemon.
O principio da ideia parece-me bom, contudo não me parece facil concretizar (selecção do cão, alojamento, educação, tratamento, saúde dos alunos, entre outros ).
Uma vez que o que se pretende é sensibilizar as crianças para os cães, bem como a melhor forma de lidar com eles, que tal visitas programadas as escolas de adestramento.
Poderiam ser elaborados jogos onde o cão e a criança eram participantes activos. Existem modalidades que poderiam ser aproveitadas.
As vantagens seriam:
- Aprendizagem ministrada por profissionais (comportamento do cão / Saude / educação / As raças, etc)
- Perigos de mau comportamento minimizados.
- Contacto com diversas raças.
- Contacto dos cães com as crianças.
- Evitava-se o efeito "cobaia" que seria o cão na escola.
Quanto a desvantagens, estas devem haver. Contudo, de momento não me ocorre nenhuma.
Obs - Existem tantas visitas de estudo que são uma seca, que tal inovar. Talvez os miudos já não levassem o Pokemon.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 554
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
- Localização: Gatos: Chico, Marieta, Rita e Olívia (4)
Olá.
De facto há em várias escolas a adopção de animais, particularmente cães. Enquanto estive em Sacavém (Escola SEcundária de Sacavém, na Quinta do Património) foi adoptada uma cadela, a Fanny que se integrou lindamente e se tornou a mascote da escola. A cadela foi registada na Câmara foi desparasitada, vacinada e esterilizada. Relativamente à alimentação, sei que a cadela comia ração e que havia um acordo com uma empresa que a fornecia a preços acessíveis. Para as vacinas, champos e medicação que era necessária fazia-se uma colecta entre professores e funcionários. A cadela era extremamente meiga e por isso também era muito acarinhada pelos garotos.
Era muito engraçado pois a Fanny passava o inverno na reprografia, onde estava sempre o aqucedor ligado e tinha um cobertor para ela se deitar e no verão instalava-se no Conselho Executivo onde havia o ar condicionado. Nunca soube de quaisquer problemas pelo facto de termos a cadela.
Na escola actual (Massamá) também temos cães. Sei que estão vacinados, não estou informada se estão esterilizados ou não. Nesta os cães adoptados não são tão visíveis pois estão na sua "casinha" (têm uma zona própria, vedada e com as casotas) durante o dia e são soltos à noite.
Beijinhos.
Elsa Pereira.
De facto há em várias escolas a adopção de animais, particularmente cães. Enquanto estive em Sacavém (Escola SEcundária de Sacavém, na Quinta do Património) foi adoptada uma cadela, a Fanny que se integrou lindamente e se tornou a mascote da escola. A cadela foi registada na Câmara foi desparasitada, vacinada e esterilizada. Relativamente à alimentação, sei que a cadela comia ração e que havia um acordo com uma empresa que a fornecia a preços acessíveis. Para as vacinas, champos e medicação que era necessária fazia-se uma colecta entre professores e funcionários. A cadela era extremamente meiga e por isso também era muito acarinhada pelos garotos.
Era muito engraçado pois a Fanny passava o inverno na reprografia, onde estava sempre o aqucedor ligado e tinha um cobertor para ela se deitar e no verão instalava-se no Conselho Executivo onde havia o ar condicionado. Nunca soube de quaisquer problemas pelo facto de termos a cadela.
Na escola actual (Massamá) também temos cães. Sei que estão vacinados, não estou informada se estão esterilizados ou não. Nesta os cães adoptados não são tão visíveis pois estão na sua "casinha" (têm uma zona própria, vedada e com as casotas) durante o dia e são soltos à noite.
Beijinhos.
Elsa Pereira.
