arrasta o rabito no chão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta jul 30, 2009 4:08 pm

Ola Boas.

Tenho uma cadelinha que volta na volta, esta a arrastar o rabinho na carpete já dei desparasitante não tem lombrigas.(Tomamos todos em casa) Com luvas: Limpei o rabinho por dentro.
Pus uma pomada dos bebes para acalmar o rabinho. Vamos ver se deixa de arrastar
Já vos sucedeu isto?
Os cães tb tem hemorróides???
Obrigado por algum esclarecimento.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 30, 2009 4:53 pm

E o cheirete? :D Pfffuuuuuuuuuu

Xenita, isso é as glândulas anais a precisarem de uma espremedela... blearghhhhhhhhhhh

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta jul 30, 2009 5:43 pm

Ola Xenita!
a minha Kyara ja teve hemorroides...puxava tadita e deitava 1 pinginha d sangue...fomos ao vet,raio X...e hemorroides...resultado andei a por pomada pas hemorroides qdo ela tinha 5 mesitos,e ela deixava na boa,tadita...ainda hoje tou pa saber o que ela comeu,fora da raçao...

Jocas caninas
JCalheiros
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 11:15 pm

sexta jul 31, 2009 11:13 am

As glandulas peri-anais, têm como principal função, lubrificar aquela região a quando da defecação do animal. No entanto se as fezes forem demasiado moles, não fazem compressão nos sacos, logo não esvaizam. Estão localizadas ás 4h e 8h, podendo ser esvaziados com uma ligeira pressão externa.
No entanto, aconselho uma ida ao veterinário que poderá demonstrar todos os passos necessários de forma correcta. (mais fácil, vendo fazer, que ler apenas uma explicação...)

Boa sorte,
JC
<strong>JC</strong>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta jul 31, 2009 11:34 am

Para melhor compreensão do que são as glândulas perianais, aqui fica a explicação de um vet, encontrada num site brasileiro:
Doença dos sacos anais (ou glândulas perianais)

Podemos observar em alguns cães, mais frequentemente em cockers e poodles, a tentativa desses animais de esfregar o ânus no chão, tentar morder ou lamber a região perianal (em volta do ânus). Esse comportamento também pode ser verificado, mais raramente, nos gatos. Pode parecer apenas uma coceira ou irritação, mas a medida em que o animal começa a ficar impaciente com essa "coceirinha", é hora de ficar atento a uma inflamação comum nessa região.

Localizados na região do ânus, os sacos anais são duas bolsas que abrigam um par de glândulas. Essas glândulas são responsáveis pela produção de um líquido de cor castanha, muito fétido, cuja função principal é comportamental, isto é, os animais se identificam através desse cheiro.

A drenagem desse líquido é natural e ocorre durante a passagem das fezes. No entanto, essas glândulas podem inflamar, levando o animal a um enorme desconforto para defecar.

As causas da inflamação são várias: obstrução do orifício de passagem da secreção, excesso de secreção, drenagem insuficiente, etc. A região anal fica muito inchada e dolorida à palpação.

O animal sente-se incomodado e, por esse motivo, esfrega o ânus no chão, lambe ou tenta morder a região. O processo pode evoluir para uma infecção e formação de fístulas (aberturas na pele por onde o líquido - pus, secreção e sangue - irão sair).

O tratamento consiste em retirar todo o líquido acumulado, fazer uma lavagem e desinfecção dos sacos anais e administrar medicamentos adequados (antibióticos, anti-inflamatórios...). O processo pode voltar e para evitar a recidiva, devemos proceder à drenagem dessas glândulas periodicamente. A drenagem deve ser feita pelo veterinário, quinzenalmente, ou durante os banhos, desde que o profissional ou mesmo o dono do animal esteja treinado para realizar o procedimento.

Existem animais que apresentam a doença de forma crônica o que compromete sua qualidade de vida. Nesses casos, o tratamento cirúrgico com a remoção das duas glândulas é indicado.
http://www.folhadomate.com.br/interna.p ... Edicao=323
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sábado ago 01, 2009 5:13 pm

Vou levar a vet é melhor.
Com os meus melhores cumprimentos.
Obrigado a todos
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sábado ago 01, 2009 5:16 pm

dinodane Escreveu:E o cheirete? :D Pfffuuuuuuuuuu

Xenita, isso é as glândulas anais a precisarem de uma espremedela... blearghhhhhhhhhhh
Nunca tive nenhum com esse problema, mas já me disseram que o cheiro é de cair para o lado :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado ago 01, 2009 5:40 pm

xenita Escreveu:Vou levar a vet é melhor.
Com os meus melhores cumprimentos.
Obrigado a todos
Sim, convem. Primeiro porque parece que é preciso ter uma certa técnica, segundo porque com tantas raspadelas no chão poderá haver necessidade de aplicar algum medicamento anti-inflamatório.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo ago 02, 2009 9:55 am

Não é assim um cheiro de cair pro lado ... mas eu sou suspeito, que por ser enfermeiro levo com uns cheiros que... bem ficamos por aqui.

Não é fácil esvaziar as glândulas, é melhor ir ao vet e aprender como se faz.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo ago 02, 2009 10:01 am

A minha cadela, que é velhota e com certeza está a perder, ou já perdeu, a capacidade de esvaziar por si as glândulas, também está a precisar de ir ao vet para as esvaziar. Já tentei fazê-lo em casa, mas não consegui nada. :?
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo ago 02, 2009 2:55 pm

O vet já o fez em meu cão, coisa de 1 ano e meio atrás. Depois não precisou.

É bom ir ao vet sim, o meu por exemplo explicou que muitos donos aprendem e fazem toda semana ao cão, ou com maior intervalo, não interessa. Interessa é o fato do cão necessitar delas, portanto só um vet poderá dizer se é ou não necessário. Eu cá nunca faria... :lol: por fazer, claro.

Notando o arrastar do rabito, é bom informar-se com o vet sim. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo ago 02, 2009 4:20 pm

a carlota é uma lástima. não fosse ela uma florzinha de estufa. já lhe receitaram uma pomada para as hemerroidas. se calhar, devia fazer mais vezes
anjjazul
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

segunda ago 03, 2009 1:57 am

E pode não ser só das glândulas . A minha Kimi faz isso com frequência desde Março deste ano já fizemos ns testes e ainda não descobrimos a causa . Já estamos numa k possa ser 1 tique dela mesmo .
As glândulas espremo a cada 2 semanas á Kimi ao Djibril de mês a mês , mas o macho não faz isso , como a minha vet. me disse k se deve fazer isso com alguma regularidade e me ensinou eu próprio o faço aos meus e aos cães de alguns amigos meus , o cheiro não é o mais agradável mas há piores .
Responder

Voltar para “Cães”