Lembrei-me de partilhar com todos, algo que se passou comigo e com o meu breton mais velho, o Rafa. ( actualmente tenho + um breton, o Fred).
Há perto de 2 anos decidi adquirir outro breton, e a minha paixão era têr um breton tricolor. Lá procurei vários criadores, até que encontrei um que tinha uma ninhada com várias côres, onde havia os tricolores.
Lá fui vêr a ninhada, e logo me saltou há vista, uma bolinha de pêlo tricolor

Sabem, é daqueles "amores há 1ª vista"!!!!!!!
Tinha encontrado o meu épagnolito, que seria o Max!
Fui buscá-lo a um domingo, e no dia seguinte o levei há vet. Estava tudo bem com ele( pelo menos era o que pensávamos). Foi todo examinado, e tudo parecia estar certo.
Na quinta-feira seguinte, notei que ele vomitava muito e tinha uma diarreia esquisita. Contactei com a vet, e ela veio logo a casa examiná-lo.
Ela não gostou do que viu, e me disse para o levar para o hospital, o que fiz. Teria que fazer exames especificos. Fizeram e não acusou nada.
Trouxe-o para casa no final do dia. Entretanto, ele parecia têr recuperado.
Passados 2 dias voltou tudo a acontecer, fui novamente com ele para o hospital, entrou logo, mas...já não voltou a saír!!!!!!!!
Esteve lá 3 dias, onde tudo foi feito por ele.
Agora é que vem o que quero partilhar com vocês...
Duas horas( +ou-) antes de me telefonarem do hospital, a avisar que o Max tinha morrido, o Rafa( o breton + velho), começou a andar de volta de mim, muito excitado, parecia que me queria dizer algo. Na altura não lhe liguei muito...só que ele não paráva, e dei-lhe atenção. O que queria ele?
Levou-me para onde estava a cama do Max, olhou para mim,(mudou por completo), baixou as orelhas e aninhou-se na cama do Max, sempre a olhar para mim!!!!
Estranhei a atitude dele, porque ele não tinha aceite o Max( ou seja era como se o Rafa soubesse que o outro não estava bem e afastou-o).
Passado um bocado o telefone toca, ele nem se mexeu, era do hospital a dizerem que o Max, tinha morrido. Só me lembro de têr feito um barulho( talvez parecido com um grito), o Rafa levanta-se da cama do Max e vem lamber-me as mãos, e chamou-me, para a cama, onde me sentei a chorar e onde ele se voltou a deitar. Acho que estivemos assim os dois várias horas...No dia seguinte a 1ª coisa que fez foi vir têr comigo, mas com um brinquedo do Max na boca. Chegou ao pé de mim olhou para mim, e meteu-me o brinquedo nas mãos, deitando-se de seguida, sempre junto a mim.
Nunca me esquecerei da sensação que a atitude do Rafa me provocou.
Ele pressentiu a morte do Max, disso tenho a certeza, mas nunca pensei que fosse algo tão "sentido"!!!!!!!
Os pressentimentos e a extrema sensibilidade dos animais existe!!!!!!!( não é que eu duvidasse disso...)
Mas ás vezes passando por certas situações é que tomamos mais noção disso!!!!!!!!
O Rafa é o meu eterno companheiro, nos bons e maus momentos

Peço desculpa por têr sido tão longa na minha mensagem, mas acho, que me entendem, e o porquê da mesma.
Deiam o maior carinho aos vossos canitos, bem merecem!
Ah..............o Fred veio passados uns meses, e, são inseparáveis!!!!!!