doglover80 Escreveu:Fique a saber que eu faço parte de uma associação e digo para adoptar caso queira um animal de companhia, não faz sentido comprar se não se quer o cão para nenhuma funcionalidade.Quando a pessoa quer o cão para determinado fim, então que compre um de raça adequada.
Eu sou da opinião que todos os cães que não de criadores deveriam ser por lei obrigados a estar esterilizados, para terminar de vez o abandono, sou a favor da esterilização obrigatória, e os criadores poderiam continuar a sua actividade... chegando a um ponto que praticamente só haveriam cães de raça ou apenas cruzados, não SRD.
Muitos menos abandonos, claro.
Acho que é uma mais valia poder escolher a raça, mas existem muitos cães adultos com bom temperamento nas associações para levar para casa.
Até posso concordar com o " genérico" da ideia.
Mas não concordo com o que está a bold.
Eu , por exemplo, adorava o meu cão. Era um Velho Cão de Pastor Inglês.
Claro que nunca guardou rebanho, nunca andou no meio do gado. Não o comprei com essa finalidade.Comprei-o porque gostei do que li sobre a raça, na altura. E não me desiludiu, devo dizê-lo.
Não percebo, desculpem-me, porque é que invariavelmente dão sempre a resposta do " não compre, vá ao canil e adopte".
Mas se formos ver, a maioria de quem o assim recomenda tem um cão de raça. Comprado ou resgatado, seja lá o que for. Até temos no forum das adopções " especialistas" em retirar determinadas raças dos canis...
Mas tirando isso, se uma pessoa aqui aparece a dizer que pretende comprar um determinado cão, de uma determinada raça, penso que seja porque é dessa raça que gosta , ou prefere. Porque lhe tentam logo "impingir" outros?
Vou ser honesta: cada vez que leio uma dessas respostas , acho que não se está a respeitar a opinião e o gosto de cada um.
Os canis estão cheios , é uma verdade. E tambem lá estão os de raça.
Mas que culpa tenho eu, por exemplo, que gosto de bobtails e dogues, que eles lá estejam? Porque tenho que me sentir "obrigada" a ir ao canil buscar um cão dos que lá está? Mesmo que não lhe vá dar a função que a raça determina????? Se é destes que gosto, porque é que às vezes quase me sinto na obrigação de gostar de outros?