Grande problema com escadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Saphiraroska
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 27, 2009 8:42 pm

sexta ago 14, 2009 11:16 am

A minha Labrador de 5 meses ontem resolveu deixar de subir escadas, e eu moro no 2º andar.
Deve ter havido qualquer coisa que a assustou e agora fica somente à espera e chora se eu a chamo e me vou embora.
Já tentei com comida, brinquedos, deixando-a e nada resulta.
O medo é tanto que fica petrificada quando pego nela e a coloco a meio da escada.
Já tentei treinar em escadas pequenas mas quando chega a casa continua sem subir.
Não sei a quem me dirigir com este problema e os veterinários não sabem o que devo fazer, ou se o que estou a fazer estará a melhorar ou a piorar a situação.
HEELLLPPP!!! :cry:
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 14, 2009 1:07 pm

Saphiraroska Escreveu:A minha Labrador de 5 meses ontem resolveu deixar de subir escadas, e eu moro no 2º andar.

Já tentei treinar em escadas pequenas mas quando chega a casa continua sem subir.

Não sei a quem me dirigir com este problema e os veterinários não sabem o que devo fazer,
:o Caramba! Esclareça-me! Ontem deixou de subir escadas!
Até hoje já tentou de tudo!
E de ontem para hoje os veterinários não sabem o que fazer! :o :o

Tem a certeza que foi ontem que ela deixou de subir escadas, ou terá sido mais no mês passado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta ago 14, 2009 4:17 pm

lol
Ai Ai Lu,tá sol e os passarinhos cantam.Parece as velhotas resmungonas...lol...sem ofensa,i'm just kidding..
Pela minha pequena experiência em labs,não se deve fazer subir e descer escadas muitas vezes (por causa da formaçao dos ossos,etc...e da displasia da anca...etc...). No entanto, eles as vezes assustam-se.Se já tentou po-la no meio da escada e ela manteve o medo,NAO repita.A meu ver,se repetir,está a obrigar e ela vai ficar com + medo ainda.A minha dos 2 meses e meio aos 4 meses paí,subia muito bem,mas descer não.Tinha medo,choramingava ou sentava-se.Eu dizia,vá desce e ela nada.Entao pegava nela e pronto.Depois nao sei,dum dia po outro perdeu o medo (e ainda bem porque crescem e pesem,lol) e foi descendo sozinha.Uma outra forista tb tinha o seu lab com medo de escadas e passou.Outro exemplo: a minha quando era bebe andava atras do aspirador,agarrava-o,ia atras etc...aos 8 meses mudou de ideias e está spe a distancia...lol e nng lhe fez nada com o aspirador.


Jocas caninas
Saphiraroska
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 27, 2009 8:42 pm

sexta ago 14, 2009 4:44 pm

LuMaria Escreveu:
Saphiraroska Escreveu:A minha Labrador de 5 meses ontem resolveu deixar de subir escadas, e eu moro no 2º andar.

Já tentei treinar em escadas pequenas mas quando chega a casa continua sem subir.

Não sei a quem me dirigir com este problema e os veterinários não sabem o que devo fazer,
:o Caramba! Esclareça-me! Ontem deixou de subir escadas!
Até hoje já tentou de tudo!
E de ontem para hoje os veterinários não sabem o que fazer! :o :o

Tem a certeza que foi ontem que ela deixou de subir escadas, ou terá sido mais no mês passado?
Nem brinca. E minha cadela é das coisas que mais adoro no mundo. Tenho tentado treiná-la o melhor que posso desde o primeiro dia...

Ontem de manhã desceu para urinar como todos os dias e simplesmente não subiu ao meu comando como faz todos os dias. Depois tentei brincar e subir a correr e nada.

Já tentei de facto pô-la no meio das escadas e sentei-me com ela para acalmar, mas o medo é visivel e após lhe dar alguns petiscos desisti.
Eu espero que ela se esqueça mesmo do medo, porque todos os dias subir com 20kg de cadela não está fácil...

Alguém conhece quem profissionalmente me possa ajudar?
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 14, 2009 4:48 pm

Se calhar ela não quer subir porque simplesmente lhe apetece andar mais tempo na rua. Experimente, na próxima vez, não a chamar e deixá-la ficar mais uns minutos a cheirar as ervinhas do jardim e as pedras do passeio.

Ou seja, prolongue um pouco as saídas. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
SofiaRakel
Membro Veterano
Mensagens: 3965
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta ago 14, 2009 4:58 pm

O meu cão (arraçado de labrador) tem um medo horrível de atravessar a minha varanda junto à grade,tenho uma mesa na varanda e sempre que passar lá,teima que tem que passar por baixo da mesa,não entendo..Também nunca teve nenhuma queda nem nada do género..Mas pronto..Eu deixo-o à vontade..Quer passar por baixo da mesa super encolhido passa e apanho-o do outro lado :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 14, 2009 5:19 pm

Tweenie Escreveu:lol
Ai Ai Lu,tá sol e os passarinhos cantam.Parece as velhotas resmungonas...lol...sem ofensa,i'm just kidding..
:D Sem ofensa nenhuma! Mas que acho curioso isto tudo acho? De ontem para hoje parece que houve tempo para tudo. Inclusive para análise veterinária do problema.

Sei lá, o animal magoou-se e está com medo das escadas. Alguém lhe pregou um susto e não quer subir. Está a fazer birra. Está com dores de costas ou outras dores quaisquer. Prefere ficar cá em baixo. Não gosta de estar lá em cima...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Saphiraroska
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 27, 2009 8:42 pm

sexta ago 14, 2009 5:21 pm

LucNun Escreveu:Se calhar ela não quer subir porque simplesmente lhe apetece andar mais tempo na rua. Experimente, na próxima vez, não a chamar e deixá-la ficar mais uns minutos a cheirar as ervinhas do jardim e as pedras do passeio.

Ou seja, prolongue um pouco as saídas. :wink:
Já tentei. Chora, chora por eu me ter ido embora e ficar super contente quando volto para a vir buscar para casa.
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta ago 14, 2009 7:26 pm

Mudar comportamentos não é parecido ao anúncio do chocapic, passo a publicidade, não é PUFFT!

De ontem para hoje não deve ver grande coisa porque é de ontem para hoje.

Que comida usou para fazer de engodo?

Que brinquedo usou? Costuma brincar com ela com esse brinquedo ou fica no chão o dia todo para ela brincar?

Quando ela ficou e você saiu de junto dela quanto tempo demorou até voltar?

Quando a pôs nas escadas ficou a fazer festas o tempo todo com ela a ganir ou só fez quando ela estava mais à vontade?

Considera que ocão está com o peso adequado ou com excessode peso?Ela corre normalmente, é activa nos passeios e em casa?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta ago 14, 2009 7:57 pm

Será que subir as escadas lhe provoca algum tipo de dor?
marizacruz
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

sexta ago 14, 2009 8:32 pm

PauloC1 Escreveu:Será que subir as escadas lhe provoca algum tipo de dor?
mas se ja foi falou com o vet essa hipotese deve estar eliminada...deve ser mesmo do foro psicologico...sao traumas da outra vida..de ontem para hoje ja da para avaliar de forma concreta o problema da cadelita!

eu ca pegava na cadelita...ha-de lhe passar...o meu FOx tb nao sobe qualquer tipo de escada e ja esta com 30kg e ainda lhe pegamos...tem de ser...a culpa é nossa que os subtemos ao nosso mundo estranho...
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta ago 14, 2009 8:35 pm

Saphira,
a Lu e o Paulo têm razão.Pensei nisso tb,mas depois varreu-se.Quando faz festas no corpo,patas,ancas,etc...ela queixa-se?Nota se ela fica muito tempo sentada ou deitada?Se se cansa rápido?Se está apática?Come bem?É que pode ter-se magoado e nós donos nem sempre damos logo conta na hora.
Caso contrário ou foi susto como a minha deve ter tido do wc, tem spe medo de lá entrar...ou é birra e bom,nao vamos obrigá-la,mas é com tempo.Siga as ideias do Doglover,a parte do brinquedo e da guloseima chamou-me a atenção.
Boa sorte.
E ah,mesmo que ela chore,tem de se aguentar e ser forte.Também nao é deixa-lá,é sair tipo 1 dia 1horita,no outro 2h,1h,3h,e por aí fora,para ela se habituar.Pode amuar,mas nao chorar.Pode experimentar deixar 1 peça de roupa sua com o seu cheiro ao pé dela,há animais que gostam e se sentam mais seguro.

Jocas caninas
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta ago 14, 2009 9:36 pm

marizacruz Escreveu:eu ca pegava na cadelita...ha-de lhe passar...o meu FOx tb nao sobe qualquer tipo de escada e ja esta com 30kg e ainda lhe pegamos...tem de ser...a culpa é nossa que os subtemos ao nosso mundo estranho...
:o :o Coitadinho ... quando se diz que o treino positivo é humanizar acho que por vezes se confunde com isto ... :roll:

Pois é marisa a culpa é mesmo sua!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Saphiraroska
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 27, 2009 8:42 pm

sábado ago 15, 2009 10:43 am

Já experimentar usar a comida dela e já experimentei outro saco de petiscos que ela também gosta muito.
O brinquedo que usei é um dos com que brinco diariamente com ela, até uma bola que ela adora.
Quanto ao tempo que demorei, já tentei pouco tempo para ela não stressar e já tentei mais de meia hora. Eu queria deixar mais tempo mas não a quero deixar a chorar horas nas escadas do prédio por causa dos vizinhos :?
Ela fica muito contente quando volto para baixo para a buscar e brinca normalmente, embora meta o rabo entre as pernas quando a tento devagar trazer para perto das escadas.
Ela está com cerca de 20kg. Tem a barriga para dentro e embora não esteja magra não tem excesso de peso.
Todos os dias ela brinca e corre tanto em casa como na rua, não demostrando problemas nas patas. Inclusivé todas as semanas corre já alguns (poucos) kms comigo sem problemas.
doglover80 Escreveu:Mudar comportamentos não é parecido ao anúncio do chocapic, passo a publicidade, não é PUFFT!

De ontem para hoje não deve ver grande coisa porque é de ontem para hoje.

Que comida usou para fazer de engodo?

Que brinquedo usou? Costuma brincar com ela com esse brinquedo ou fica no chão o dia todo para ela brincar?

Quando ela ficou e você saiu de junto dela quanto tempo demorou até voltar?

Quando a pôs nas escadas ficou a fazer festas o tempo todo com ela a ganir ou só fez quando ela estava mais à vontade?

Considera que ocão está com o peso adequado ou com excessode peso?Ela corre normalmente, é activa nos passeios e em casa?
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado ago 15, 2009 12:44 pm

Ola!
Quando falei em deixar sozinha algum tempo,era obviamente deixá-la em casa.Quanto ao problema das escadas,bem deve ter sido mesmo um trauma qquer e nao deu conta.Aos poucos,tem de a a subir,habituar porque depois quando ela crescer, com 30 kg nao dá pa andar ao colo...lol...Tipo fique no cimo,no patamar do 1º andar,e que ela a veja,e vá fazendo que come algo,sei lá.Eles com a tentação e gulosos como são,aos poucos pode ser que ela suba e depois é felicitá-la e dar-lhe a guloseima.
O seu prédio nao tem elevador?
Boa Sorte

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Cães”