Anji Escreveu:Olá.
Obrigada a todos/as pelas v/s respostas e conselhos.
agora respondendo ás questões colocadas pelo MARCOLIV:
Há quanto tempo tem a cadela em casa
à +/- 3 meses
Já tentou treiná-la de alguma forma para não fazer esse tipo de coisas?
sim. qd a apanho em "flagrante" dou-lhe uma palmada, mas n resulta
Onde é que ela está (dentro de casa, quintal, canil...)?
num terraço que dá acesso à parte de baixo da casa. é um quadrado com cerca de 5x5 mt. e uma escadaria
Passa muito tempo sozinha?
sim. eu e o meu marido trabalhamos por isso só por volta das 17h30 chegamos a casa
Tem comida à disposição o dia todo?
sim. coloco a ração de manha antes de ir trabalhar e deixo ficar. mas por coincidência (ou não) ela só mexe na bacia do comer dela qd estamos em casa (talvez para chamar a atenção)
agradeço comentário.
mais uma vez obrigada por tudo
Anji,
acho que aqui tem a resposta da causa de todos os seus problemas!
Na minha opinião a Anji não estava devidamente informada/preparada para ter um cão, e acha que tudo o que ele faz de mal é culpa dele, por ser um
cão rebelde! Eu digo isto, não o entenda como uma ofensa ou uma provocação, porque passou-se exactamente o mesmo comigo. Achava que os meus cães eram mal educados porque faziam isto e aquilo! Hoje percebo ainda muito pouco de cães, mas posso sem dúvida afirmar que sei 100 vezes mais do que sabia antes, e percebi que quem estava errado era eu

! Os cães não tem a percepção do nosso certo ou errado. Para eles, quando você chega a casa é uma alegria enorme, e só querem saltar-lhe para cima. Não percebem se a roupa que tráz vestida é aquela que se pode sujar ou não. Nem percebem se aquele é o local certo para fazerem os xixis e cocós, porque para eles é-lhes indiferente! Tem que ser a Anji a mostrar-lhes isso.
O que eu lhe aconselho, é a procurar muita informação na internet, e existe muita, não só em foruns, e depois seleccioná-la para tentar separar o trigo do joio.
- pega na bacia da ração e vira tudo
- é completamente "eléctrica". quando vem alguém a minha casa ela literalmente NÃO PÁRA
- faz xixi e cócó em todo o lado
- quando tento ir com ela à rua ela fica muito irrequita quando vê carros e pessoas. mal a consigo segurar.
- tive de comprar uma coleira pois ela o peitoral conseguia tirar
Daquilo que me parece, todos os comportamentos dela sao justificados pelas condições que a envolvem:
O espaço onde ela se encontra é bastante limitado, e passa muito tempo sozinha. Daí que quando vê alguém fique muito excitada. E quando tenta levá-la à rua, ainda mais... Deve, na minha opinião de leigo, tentar diminuir o intervalo de tempo em que está sozinha e tente arranjar-lhe distracções para passar o tempo. Existem uns brinquedos (da marca Kong) que os entretêm umas boas horas...
Relativamente à ração, pode experimentar por-lha disponível apenas em determinadas alturas do dia: tipo 20min de manhã e 20 min à noite.
Relativamente às palmadas em flagrante, acho que em determinadas alturas podem ser milagrosas, mas nunca devem ser utilizadas sistematicamente porque não irão produzir qualquer efeito (voz da experiência).
Da minha experiência, aconselho-a a pesquisar sobre métodos de treino positivo. Para mim revelaram-se muito produtivos, e fortalecem muito a relação cão/dono.
Mas isto é só a minha opinião.
Como lhe disse, perca algum tempo a pesquisar, e vai ficar espantada com o que afinal pensava que sabia. Eu pelo menos fiquei!