Gostaria de partilhar a minha experiência com o meu labrador chocolate de 7 meses e meio, o Boris.
Costumamos dizer que o cão escolhe o dono. E o Boris escolheu o meu marido como dono. Passada a tristeza inicial
Com o passar do tempo fui verificando que o Boris não me obedecia, ao contrário do que fazia com o meu marido, e ainda me "amordanhava" os braços na brincadeira. Era horrível porque fazia isto com visitas em casa e até às próprias visitas. Inclusive saltava para cima de todos.
Decidi então pô-lo numa escola para treino (e sou eu a triná-lo) de obediência e estou muito feliz com o resultado. Estou mais firme, coerente e o Boris respeita os meus Nãos e os meus comandos.
Está muito mais calmo!!!!
Claro que vai fazendo as asneiradas dele, mas quando actuo no imediato ele pára.
Quero partilhar com todos aqueles que desesperam com o seu cão, ou porque foram demasiado permissivos, ou porque se acham pouco capazes, que há solução! Não desistam!
Sou a favor do treino na escola porque todos temos a nossa vocação e penso que as pessoas que estão à frente dessas Instituições sabem ensinar-nos a educar o cão.
Acho que o terino deveria ser obrigatório e financiado em parte pelas Câmaras Municipais e Juntas. Teríamos cães mais cívicos, isto é dizer donos mais cívicos, e seríamos mais felizes. E acreditem que eles também!
Eu penso assim: a culpa nunca é do cão, é minha!
Cumprimentos.