Um labrador é bom...dois serão demais??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RaquelJ
Membro Júnior
Registado: terça jun 30, 2009 3:22 pm

domingo ago 30, 2009 3:39 pm

Olá!

Estou a pensar, há já algum tempo, ter outro cão. Vivo num apartamento, com uma varanda grande.

Tenho um lab chocolate de 7 meses e meio e gostaria de saber qual a raça e género para melhor conviver com o Boris lá em casa.

Outro labrador?? Cão?? Cadela??
às vezes penso que o Boris gostaria de companhia mas também não sei se não estarei a ser demasiado egoísta em ter outro animal cá em casa...

Estou confusa :lol:

Agradeço a ajuda.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo ago 30, 2009 4:23 pm

Desde que a casa não seja acanhada para todos e os leve à rua a fazer o exercício de que precisam, não há inconveniente em que o segundo cão seja um labrador.

Mas seja qual for a raça do segundo cão, escolha uma fêmea, dois machos podem não se dar bem e haver lutas territoriais entre eles. Com uma fêmea, essa possibilidade é muito menor, embora também possa acontecer.

Não se esqueça é de esterilizar a fêmea, por motivos óbvios.

E não acho que esteja a ser egoísto, porque o seria ao querer arranjar uma companhia para o seu cão? Por mim, até defendo que os cães devem ser aos pares, para que façam companhia um ao outro quando os donos se ausentam.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo ago 30, 2009 8:49 pm

Em minha casa tambem é tudo aos pares...
Pincher/Dogue alemão, femeas
Caniche/Dalmata, femeas

Só o Max macho é que ta sozinho, mas veêm-se todos uns aos outros!! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
RaquelJ
Membro Júnior

segunda ago 31, 2009 9:38 am

Obrigada :D

O Boris é muito muito submisso. Com outros cães, ele nunca domina o que não quer dizer que com uma nova entrada na família ele não mude a sua atitude.

Se for cadela penso que deverá ser melhor.

Acham importante que o primeiro contacto entre eles deverá ser feito na rua (para ver como se dão) ou deverá ser feito já em casa???

Nós já tivemos outros cães cá em casa (de amigos e vizinhos) e o Boris sempre se deu muito bem, nunca demonstrando marcar o seu território.

Acham que este contacto deve ser feito respeitando algumas regras ou "seja o que Deus quiser"???

Obrigada a todos pela ajuda.
LucNun
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 9:52 am

Se for cachorrinha muito pequena, pode apresentar-lha em casa. Os machos não costumam antagonizar os bebés da espécie.

Se for uma cadela já adolescente ou adulta, apresente-os em território neutro e com naturalidade, sem as tensões do "deixa-me cá ver se eles se dão bem". Aproveitem a altura do passeio higiénico, eles que o dêem juntos. Depois, em casa entra primeiro a nova aquisição. O residente só entrará daí a um bocado. E os donos devem estar sempre descontraídos e agir com naturalidade, sem mudanças de rotina, mas vigiando a adaptação entre os dois cães, claro, para intervirem rapidamente se alguma coisa correr menos bem. E se isto acontecer, nada de castigos nem de gritos, apenas os separarão com algumas palavras calmas.

Boa sorte! :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 31, 2009 10:27 am

Eu, por necessidade, tive sempre de recorrer à apresentação em casa no "puro e duro".

Mas qual apresentação qual quê?

Primeiro comprei a 2ª cama, tacho de comida e de água.

Depois entrei com o 2º cão e não fiz apresentação coisa nenhuma. Ao fim e ao cabo, quem manda sou eu! e eles só têm de aceitar as minhas decisões.

Claro que no meu caso foi sempre cadela/cão, o que facilita as coisas porque normalmente o cão sujeita-se à cadela. E evidentemente estive sempre de olho neles.

Da primeira vez a introdução foi um bocado ruidosa, mas em meia hora a aceitação completou-se.
Da 2ª vez, um 3º cão, idem. Embora neste caso o 1º cão tenha aceite o 2º imediatamente mas a cadela optou por ignorá-lo e sempre manteve essa posição.
Da 3ª vez demorou mais tempo, 2 dias até ficar a 100%.

Só tive mesmo o cuidado de definir claramente qual cama e tachos eram de quem. E embora as camas estejam juntas, os tacho estão em locais diferentes.

Ah, e dou-lhes a comida em simultaneo, não há cá o "1º comes tu depois ele".

Ou seja, não lhes permiti estabelecer uma hierarquia entre eles. Só existe um "alpha" que sou eu, eles ficam em igualdade de posições.

Estilo "ou há moral ou comem todos" :D
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 31, 2009 10:38 am

Debora20 Escreveu:Em minha casa tambem é tudo aos pares...
Pincher/Dogue alemão, femeas
Caniche/Dalmata, femeas

Só o Max macho é que ta sozinho, mas veêm-se todos uns aos outros!! :D
Debora, esta deu-me vontade de rir. :lol: :lol: :lol:

É a "sorte grande e a terminação" ou você quando sai de casa com a pinscher e lhe perguntam "este é o seu cão?" você responde "não, é só a amostra, o cão ficou em casa".
RaquelJ
Membro Júnior

segunda ago 31, 2009 10:48 am

Bem...além de umas boas risadas...fiquei esclarecida. Muito obrigada :D

E se quiser optar por cadelas de outras raças. Que raças me sugerem??

Beijos
LucNun
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:13 am

Aí, não tenho sugestões a dar. :D Sou fã incondicional de SRD, portanto, só lhe poderia sugerir uma rafeirolas bonita e espeviada.

Em termos de aceitação pelo residente, tanto faz, os cães não são "racistas", funcionam apenas em relação às personalidades. Como o prova um yorkie cheio de pergaminhos que há aqui na vizinhança, que só gosta dos meus e de um outro rafeirito com quem faz os passeios. A tudo o resto, ele ladra. :D

Eu sou como a Musky, apesar de conhecer a teoria, na prática tenho de fazer como ela: tudo ao molho e fé em Deus, quem manda aqui sou eu! Gamelas separadas, nos pontos cardeais da cozinha, camas à disposição para quem quer dormir nelas - e eles vão trocando entre si, conforme o apetite do momento -, quem não que quer estende-se no chão. Há algum tempo eliminei o sofá, para não haver guerras quanto a quem fica encostado à dona quando ela lá se senta.

Tenho uma amiga que possui um grande número de cães. Estava ela bem servida se se pusesse com todas contumélias que descrevi acima de cada vez que entra um filho novo lá em casa! :lol: :lol: :lol:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda ago 31, 2009 11:19 am

E um Serra de Aires meiguinho e "pacholas"?? :D
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
RaquelJ
Membro Júnior

segunda ago 31, 2009 11:33 am

bem desculpem..severia ter dito..eu gosto de raças de pêlo mais ou menos curto..os felpudos :D não fazem muito o meu género.

Sou doida por dogue alemão e mastiff e essas raças maiores. Mas poderá ser arriscar muito!!!!

A excepção de raça mais pequena seria um pug, mas ressonam como se não houvesse amanhã!!

Uma "labradora" deverá ser o mais "desejável"!

Abreijos!
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda ago 31, 2009 11:38 am

Pronto tá bem :P
que seja uma labradora!! :) :wink:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

segunda ago 31, 2009 11:38 am

RaquelJ Escreveu:
A excepção de raça mais pequena seria um pug, mas ressonam como se não houvesse amanhã!!

Neste caso faço de conta k é uma bela sinfonia :lol: :lol: :lol: :lol:
RaquelJ
Membro Júnior

segunda ago 31, 2009 11:42 am

Isto é uma decisão complicadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :lol: :lol: :lol:

Estou tensa! :D
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda ago 31, 2009 12:06 pm

é, torna-se engraçado!! :D
Se bem que á primeira vista as pessoas tem medo da Sushi pelo tamanho grande e acham querida a Maggie pelo tamanho reduzido...

Mas as aparencias iludem...
a Sushi é uma pacholas, coisa mais querida...
a Maggie, é uma ternura com os donos, mas se puder é uma trituradora de dedos, canelas, calças, tudo o que apanhar a jeito, de pessoas desconhecidas!! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”