Reportagem/imagens - Doenças geneticas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo set 13, 2009 3:34 pm

Para se ser criador é suficiente ter uma cadela com LOP, cruzá-la com outro LOP e pagar o afixo.
A partir daí, é-se criador...(corrijam-me se estiver errada)

Ora a declaração feita no programa que se fossem excluídos animais com doenças genéticas isso seria o fim do clube de cinofilia parece-me uma tolice.
Seria, isso sim, prestigiante para o clube e a todos os criadores inscritos que houvesse garantias de isenção de doenças genéticas nos cães candidatos a procriadores.

Criaria aquela impressão junto do público : comprei um cão com LOP do clube XXXZ é seguro.

Se algumas raças passariam por tempos difíceis, é verdade.
Mas haveria um esforço no bom sentido e, mais tarde ou mais cedo, voltariam a aparecer.
Como se faz com as raças portuguesas e os animais sem LOP - RI e etc, até haver 2 ou 3 gerações sem traços de doença.

Assim, não fazendo nada é que se comprometem todos os criadores, e não apenas os daquela raça...Acho esta uma atitude cobarde que, de certeza, vão pagar todos os criadores - os bons e os maus.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

domingo set 13, 2009 5:21 pm

JCSousa

Se há coisas que eu detesto é conversa de surdos! E detesto ainda mais falar prás paredes!!!

Ora vejamos:
Só gostava de saber com que "folga" é que o cão chegou ao fim.
quando se diz que fizeram 20 km entre 12 e 15 km/h, insinua-se que ficaram sem folga. Se tivessem folga, por-se-ia a questã do doping.
Eu não insinuei coisa nenhuma. Apenas levantei uma questão. E não me venha com a treta do doping. 20 kms a trote é uma brincadeira para um pastor alemão saudável. E isto é uma coisa concreta!
Em posição standard está ele, repare onde e como está a mão direita do handler...
Eu sei que está em standard, o que disse é que na minha opinião está mal colocado, daí a diferença aparente do trem traseiro relativamente ao Vegas.
Pois, a culpa agora é do handler. E já agora também deve ser do juiz, que salvo erro o classificou em 2º lugar.
Se eu quiser também coloco a minha cadela naquela posição. E mais, se empurrar um pouco mais até consigo que ela se sente! 8)
Se tivesse que a avaliar, seria em função do descrito no estalão da raça
foi numa avaliação objectiva desse tipo que baseio a minha opinião, já que ela ainda não era minha
Não entendo a objectividade de tal avaliação, se não foi feita guiando-se pelo estalão.
Está a reinar comigo? Ou não consegue correlacionar ideias para além das últimas 25 linhas dactilografadas?
Já agora: segundo o estalão, uma fêmea deve medir ao garrote entre 55 e 60cm. Portanto a avaliação é muito simples - pega-se num cinómetro e mede-se, neste caso não tem que se achar ou deixar de achar.
Obrigada pela informação, mas aprendi isso há 30 anos atrás. A unica coisa que acho é que a minha memória é melhor do que a sua.

Quanto à WUSV efectivamente está de parabéns. Mas por ter tido a coragem de emendar as borradas a que deu azo num passado não muito distante. Claro que o facto de ter estado em risco de perder terreno a nível mundial não teve nada a ver com isso :twisted: .
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo set 13, 2009 5:51 pm

Não percebo a veemência da resposta da Musky. Possivelmente não me fiz entender.

Explico-me:

1. Quanto às folgas- pode realmente querer saber a folga com que o cão ficou após a AD, mas isso só saberia se tivesse assistido à mesma e tivesse avaliado o estado geral do cão após a sua conclusão. O unico dado objectivo que temos é que o cão fez essa prova.

Já agora, 20 km a trote não é assim uma brincadeira para um PA saudável. É uma prova que precisa de treino, seja o exemplar mais ou menos angulado. Faça a experiência com a sua e depois me dirá se chega ao fim e com que "folga" chega...

2. Não estou a dizer que a culpa é do handler, estou a dizer que o cão está pouco "esticado", o que faz sobressair menos a angulação traseira. Se a foto é em competição, ele lá saberá porque é que o posou assim.

Quanto ao juiz, e para sua informação (claro que com tantos anos de experiência já deve saber disso) nas monográficas os juizes valorizam sobretudo o movimento. A estática tem realmente importância para detectar insuficiências estruturais, mas o fundamental é ver até que ponto a estática se rentabiliza nos andamentos.
Se eu quiser também coloco a minha cadela naquela posição. E mais, se empurrar um pouco mais até consigo que ela se sente!
É precisamente o contrário... não é empurrar, é puxar. Precisamente o contrário do que disse.
Está a reinar comigo? Ou não consegue correlacionar ideias para além das últimas 25 linhas dactilografadas?
Não estou nada a reinar, não percebo é o que quiz dizer com "No entanto foi numa avaliação objectiva desse tipo que baseio a minha opinião, já que ela ainda não era minha.". Se quiser explicar melhor para eu conseguir perceber, tudo bem. Se não quiser, também não nos vamos zangar por causa disso.
Obrigada pela informação, mas aprendi isso há 30 anos atrás. A unica coisa que acho é que a minha memória é melhor do que a sua.
Pois se aprendeu, sabe que a altura não tem nada a ver com achar ou não achar... mede-se e pronto - ou é grande, ou é média ou é pequena.Nada mais. Já agora quanto é que a sua mede?

Também acho despropositado você achar que por causa disso a minha memória é pior que a sua. Sim, eu sei que a idade não perdoa e até pode ter razão,mas terá que me dizer porquê...

Quanto às referências à WUSV, francamente também não percebi nada do que quis dizer... Seja condescendente e explique lá melhor os fundamentos das suas afirmações.
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

domingo set 13, 2009 7:09 pm

jcsousa Escreveu:1. Quanto às folgas- pode realmente querer saber a folga com que o cão ficou após a AD, mas isso só saberia se tivesse assistido à mesma e tivesse avaliado o estado geral do cão após a sua conclusão. O unico dado objectivo que temos é que o cão fez essa prova.

Já agora, 20 km a trote não é assim uma brincadeira para um PA saudável. É uma prova que precisa de treino, seja o exemplar mais ou menos angulado. Faça a experiência com a sua e depois me dirá se chega ao fim e com que "folga" chega...

Com esta já não dá, nem eu nem ela já temos idade para isso. Mas a 1ª vez que a vi atirou um voo, tanto em altura como em comprimento, que assustou os espectadores... incluindo dois treinadores de PA's que estavam presentes. E aterrou na maior.

Com a 1ª PA, no tempo em que não havia tantas restrições à circulação canídea, 20 kms era brincadeira normal. Mas não só para ela, também para 2 boxers que costumavam ir junto.


2. Não estou a dizer que a culpa é do handler, estou a dizer que o cão está pouco "esticado", o que faz sobressair menos a angulação traseira. Se a foto é em competição, ele lá saberá porque é que o posou assim.

Quanto ao juiz, e para sua informação (claro que com tantos anos de experiência já deve saber disso) nas monográficas os juizes valorizam sobretudo o movimento. A estática tem realmente importância para detectar insuficiências estruturais, mas o fundamental é ver até que ponto a estática se rentabiliza nos andamentos.
Se eu quiser também coloco a minha cadela naquela posição. E mais, se empurrar um pouco mais até consigo que ela se sente!
É precisamente o contrário... não é empurrar, é puxar. Precisamente o contrário do que disse.

Estava a reinar consigo. :lol: Como nunca fui a ringue com um PA, francamente não sei. Para mim, quando ela rebaixa a suspensão traseira é porque entra em estado de alerta, logo imediatamente a tiro desse estado de espírito, pelo sim pelo não.
Está a reinar comigo? Ou não consegue correlacionar ideias para além das últimas 25 linhas dactilografadas?
Não estou nada a reinar, não percebo é o que quiz dizer com "No entanto foi numa avaliação objectiva desse tipo que baseio a minha opinião, já que ela ainda não era minha.". Se quiser explicar melhor para eu conseguir perceber, tudo bem. Se não quiser, também não nos vamos zangar por causa disso.

Você disse (e muito bem) que a opinião do dono é sempre subjectiva devido ao amor que tem pelo seu cão.
Que a única avaliação correcta e objectiva é a que é feita de acordo com o estalão.
E eu respondi-lhe que a avaliação que fiz desta cadela foi uma avaliação objectiva desse tipo (ou seja, pelo estalão) porque ela ainda não era minha.
Não sei onde está a sua dificuldade em perceber isto.

Obrigada pela informação, mas aprendi isso há 30 anos atrás. A unica coisa que acho é que a minha memória é melhor do que a sua.
Pois se aprendeu, sabe que a altura não tem nada a ver com achar ou não achar... mede-se e pronto - ou é grande, ou é média ou é pequena.Nada mais. Já agora quanto é que a sua mede?

Mais uma vez, eu nunca disse que achava. Esta mede 57cms. A outra media 60cms. Ambas com as correlativas proporções correctas.

Também acho despropositado você achar que por causa disso a minha memória é pior que a sua. Sim, eu sei que a idade não perdoa e até pode ter razão,mas terá que me dizer porquê...

Porque o que escrevi acima já o tinha escrito 2 posts atrás, mas não o quiz ofender. Só quiz chamar-lhe a atenção para o facto de não a estar a absorver o desenrolar da conversa... minha e sua! :wink:

Quanto às referências à WUSV, francamente também não percebi nada do que quis dizer... Seja condescendente e explique lá melhor os fundamentos das suas afirmações.
Ora, você forçosamente tem de estar muito mais bem informado do que eu, que sou apenas uma admiradora da raça :)
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 14, 2009 12:24 pm

Pois... isto das discussões é que cada argumento suscita a maior parte das vezes novas discordâncias e normalmente o debate começa a dispersar-se. Vou por isso passar por alto o que escreve no seu último post, onde teria algumas discordâncias a expôr, até porque o que me levou a intervir neste tópico foi o seguinte:

- ver chamar "aleijadinhos" a cães que cumprem o estabelecido no estalão, designadamente quanto a angulações posteriores;
- concluir daí que esses cães estarão diminuidos em termos funcionais.

Ressalvando que, como já disse, sou absolutamente contra hipertipos ou exageros (face ao que está no estalão), considero que tais críticas, e sobretudo as que a Musky fez aos exemplares cujas fotos aqui colocou, são totalmente infundadas, conforme na prática se verifica. Gostar ou não gostar de patas rectas ou anguladas, é uma coisa. Partir do gosto pessoal para denegrir exemplares que já provaram a sua funcionalidade, é outra e inaceiável, na minha opinião.

Já agora apenas um comentário sobre o tal salto que a sua cadela deu, que até impressionou os dois treinadores de PAs (?) presentes - falar-se de 20 km de trote não tem nada a ver com falar-se de saltos... O tipo de esforço e os respectivos processos fisiológicos são completamente distintos, pelo que não se pode misturar "alhos" com "bugalhos".
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda set 14, 2009 2:19 pm

jcsousa Escreveu:Já agora apenas um comentário sobre o tal salto que a sua cadela deu, que até impressionou os dois treinadores de PAs (?) presentes - falar-se de 20 km de trote não tem nada a ver com falar-se de saltos... O tipo de esforço e os respectivos processos fisiológicos são completamente distintos, pelo que não se pode misturar "alhos" com "bugalhos".
Pois... realmente é melhor ficarmos por aqui. Porque indubitavelmente você é mais um dos que tem sérios problemas na interpretação da linguagem escrita.

1. Quem atirou o voo foi a PA. Por motivos da minha saude nunca tive oportunidade de a pôr a fazer mais de 5 kms.

2. Os 20 kms de trote eram feitos com a PA. Também fazia outros obstáculos que não mencionei.

Agora, consegue perceber a diferença, ou tenho de fazer um desenho? :roll:

E faça o favor de não (?) outros treinadores de PA's, você não é o único, sabia???

IRRA!!!
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 14, 2009 3:07 pm

Tenha calma,Musky.

A questão do voo, ou salto, ou lá o que foi, é que não tem relação nenhuma com o trote de 20 km. Tenh sido a 1ª ou a 2ª das suas cadelas a realizar tal proeza, era um comentário despropositado. Sobre o ter realmente feito os 20 km com uma das duas, repito-lhe o que disse antes -sem treino, não é pera doce,mesmo para um cão pouco angulado.

Quanto ao ponto de interrogação qe tanto a aborreceu, não envolveu menosprezo por ninguém. Apenas não conheço nenhum treinador de PAs -conheço treinadores de várias modalidades cinófilas, aptos a treinar qualquer cão que as pratique. Treinadores só de PA, não conheço .

Mas isto pouca importância tem para a discussão. Se a Musky diz que pôs os seus cães a correr 20 km, a dar saltos mortais o a fazer o pino, eu acredito. Embora gostasse de saber como é que media os km, por exemplo, e como acompanhava os cães (a não ser que fossem tão dotados que fizessem o percurso sozinhos...). Assim como estou curioso em relação a saber se fazia isso frequentemente, se começou logo com 20 km, se fazia algum tipo de aquecimento, etc.

Mas como disse isto não tem importância para a discussão, uma vez que o que eu quis rebater é que se afirmasse que o sieger alemão é um cão diminuido na sua funcionalidade pela estrutura que tem e da qual, já sabemos, você não gosta.

Procuremos debater sem recurso a desenhos ou a rebaixar a memória dos outros. É aborrecido para nós e sobretudo ara s outros foristas. Mas se quiser ir por aí, sabe que quando é preciso também não me corto...
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda set 14, 2009 4:20 pm

jcsousa Escreveu:Procuremos debater sem recurso a desenhos ou a rebaixar a memória dos outros. É aborrecido para nós e sobretudo ara s outros foristas. Mas se quiser ir por aí, sabe que quando é preciso também não me corto...
Pois não, não se corta, isso já é do conhecimento geral.

Nem eu, sabe? Se um dia nos encontrassemos cara a cara, teria o máximo prazer em o desancar. Mas aqui, não! É uma questão de princípios.

Pergunta-me como é que media os kms e acompanhava os cães???? :lol: :lol: :lol:

Olhe, use a imaginação!!! :twisted:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 14, 2009 4:25 pm

Desancar? No sentido literal ou figurado? :lol:

Eu não percebo porque andam vocês dois á cabeçada...
vez que o que eu quis rebater é que se afirmasse que o sieger alemão é um cão diminuido na sua funcionalidade pela estrutura que tem e da qual, já sabemos, você não gosta.
O sieger alemão é um cão diminuído na sua funcionalidade?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 14, 2009 4:29 pm

dinodane Escreveu:Desancar? No sentido literal ou figurado? :lol:

Eu não percebo porque andam vocês dois á cabeçada...
vez que o que eu quis rebater é que se afirmasse que o sieger alemão é um cão diminuido na sua funcionalidade pela estrutura que tem e da qual, já sabemos, você não gosta.
O sieger alemão é um cão diminuído na sua funcionalidade?
Ora bolas, dinodane!
Agora que a Musky tinha encontrado uma saída airosa...
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda set 14, 2009 7:45 pm

dinodane Escreveu:Desancar? No sentido literal ou figurado? :lol:

Eu não percebo porque andam vocês dois á cabeçada...
vez que o que eu quis rebater é que se afirmasse que o sieger alemão é um cão diminuido na sua funcionalidade pela estrutura que tem e da qual, já sabemos, você não gosta.
O sieger alemão é um cão diminuído na sua funcionalidade?
Quem disse, re-disse e re-re-disse isso foi o sr jcsousa, não eu! Até parece um cãozinho desesperadamente agarrado a um osso, mas claro que à falta de melhor... :lol: :lol: :lol:

Oh Sousinha, tá feito, não é por aí que se safa!!! :twisted: :twisted:
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 15, 2009 8:19 am

Quem disse, re-disse e re-re-disse isso foi o sr jcsousa, não eu!
Pois... por acaso fui eu que pus aqui a foto do Vegas como exemplo de angulações exageradas...e comparando-a com a de outro exemplar mal posado, também fui eu que disse que as deste eram muito mais aceitáveis... fui eu também que tive a grande dúvida sobre a "folga" com que o cão teria chegado ao fim da prova de AD...

Já a Muskinha não encontrou exageros nas angulações do Vegas; alertou-me para que com aquelas angulações o cão tinha feito 20 km de trote, pelo que não perdia funcionalidade.

Sem falar das patacoadas proferidas com ar sábio e da falta de conhecimentos que demonstrou na sua argumentação (que poderei esclarecer para as mentes mais curiosas); sem falar que quando apanhada em falso afinal estava a "reinar"; sem falar na descoberta de nova profissão . treinador de PAs.

Estou como o Scolari: "E o burro sou eu?"
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

terça set 15, 2009 11:12 am

Você tem uma lamentavel falta de educação e não só. Sempre que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira. Nem a cassete que engoliu consegue debitar direito.

Qualquer parede de betão é melhor interlocutor. Portanto, fartei!

(e já se viu hoje ao espelho?)
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 15, 2009 11:22 am

Musky Escreveu:Você tem uma lamentavel falta de educação e não só. Sempre que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira. Nem a cassete que engoliu consegue debitar direito.

Qualquer parede de betão é melhor interlocutor. Portanto, fartei!

(e já se viu hoje ao espelho?)
Aos costumes disse nada... Quanto ao resto...pastilhas Rennie costumam aliviar a azia.
Tudo de bom para você (e para a sua extraordinária cadela).
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça set 15, 2009 8:38 pm

dinodane Escreveu:Desancar? No sentido literal ou figurado? :lol:

Eu não percebo porque andam vocês dois á cabeçada...
vez que o que eu quis rebater é que se afirmasse que o sieger alemão é um cão diminuido na sua funcionalidade pela estrutura que tem e da qual, já sabemos, você não gosta.
O sieger alemão é um cão diminuído na sua funcionalidade?
:wink:
Responder

Voltar para “Cães”