Reportagem/imagens - Doenças geneticas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

domingo set 06, 2009 11:10 pm

Última edição por jofelix em sábado set 12, 2009 1:50 pm, editado 4 vezes no total.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

domingo set 06, 2009 11:17 pm

vou por a gravar, pois já é tarde! :wink:
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo set 06, 2009 11:20 pm

Não tenho esses canais xpto ...
Nem tenho dinheiro para essas coisas...

Se puderem linkar depois, agradeço.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda set 07, 2009 1:00 am

fang Escreveu:Não tenho esses canais xpto ...
Nem tenho dinheiro para essas coisas...

Se puderem linkar depois, agradeço.
Txi eu não viiii.... avisaram-me sobre isso já tinha eu saído de casa! Por isso peço o mesmo que o fang, por favor!
<p>Cumprimentos</p>
Lena1
Membro
Mensagens: 197
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

segunda set 07, 2009 8:02 am

Não sei se é a mesma reportagem, mas vi uma na Sic uma destas manhãs. Fala dos cães com doenças genéticas que continuam a ganhar prémios. Fiquei impressionada com uma doença dos Cavalier King Charles , a Siringomielia. Foi horrível ver o sofrimento deles. Mas continuam a ser aceites em competição porque o que interessa é somente a beleza e estética. Disparate!! :|
RaquelJ
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: terça jun 30, 2009 3:22 pm

segunda set 07, 2009 8:14 am

Vai repetir logo, às 13h e 10.

Beijinhos :D
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda set 07, 2009 8:34 am

Nao acredito que estejam a falar do PDE (pedigree dogs exposed). Esse programa e completamente faccioso e sencionalista, e a propria Jemima Pudleduck... perdao, Harrison ja o afirmou publicamente.
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

segunda set 07, 2009 9:29 am

É seguramente esse :roll: Pois, depois da indignação que causou com esta escória, parece que ela ficou de fazer um programa sobre o verdadeiro mundo da criação dos cães de raça, mas acho que podemos esperar sentados :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda set 07, 2009 9:40 am

Segundo ela a BBC nao financia... mas vai fazer um sobre as "puppy farms", por isso e que ha tanta coisa com o "Puppy Farm Awareness Day", ela tem-se fartado de falar disso no "Our Dogs". Mas ela propria admitiu que foi sensacionalista, e que na edicao so usou material seleccionado especificamente para denegrir os criadores. E que com isso provocou o surgimento de anuncios de BYB que davam o facto de os caes nao serem registados no KC como uma "garantia" para a isencao de doencas. E gente a comprar a esses, e a chamar tudo e mais alguma coisa aos criadores serios. Ate criancinhas a serem enxovalhadas na escola pelos colegas por fazerem "junior handling" e irem ao CRUFTS houve...
nrgdf
Mensagens: 1
Registado: segunda set 07, 2009 11:49 am

segunda set 07, 2009 11:51 am

Boa tarde,

Vi ontem de madrugada este programa que passou na SIC noticias. Devo dizer que fiquei um pouco chocado com algumas praticas dos criadores de cães de raça.

Alguém disse que o programa foi sensacionalista e selectivo colocando "no mesmo saco" todos os criadores de cães de raça e denegrindo assim a imagem dos que fazem um bom trabalho.

Pois eu não penso assim.

Como qualquer programa que quer chamar a atenção para algo que está mal tem que realçar os pontos maus em detrimento dos bons, ou então a mensagem não iria ser passado. Depois cabe a cada um de nós retirar a mensagem que bem entende. No meu caso foi a de que ALGUNS criadores não estão a fazer um bom trabalho pelas raças que criam. Nós, humanos, temos esse puder de julgar as situações e tomar decisões conforme a nossa percepção do acontecido.

Pelo que vi ontem, muitos cães não têm essa opção, sendo submetidos à vontade egoísta de quem os cria e adultera a raça com a desculpa de conseguir o cão perfeito.

Mas os aspectos estéticos para mim foram o menos grave do que vi na entrevista, embora na minha opinião algumas raças estejam menos bonitas hoje do que eram à algumas décadas. Talvez outras seja o contrário.

Para mim o que mais me chocou foi os problemas genéticos e de consanguinidade.

Não sou de acordo de que um cão com alguma doença não possa competir, mas esses cães deviam ser proibidos de procriar. O caso dos Cavalier King Charles, afectados pela Siringomielia que se transmite de geração em geração é um caso gritante.

Não tenho conhecimento se o KC é a unica entidade inglesa que pode atribuir o equivalente ingles ao nosso LOP, mas se for acho que devia ter mais atenção a estes "pormenores". E caso não seja então devia ser responsabilidade no governo inglês de estabelecer leis que proibissem estes cães de procriar, assim como de cães da mesma família o fazerem.

Era tão simples passar a ser proibido atribuir o LOP (inglês) a cães filhos de progenitores com problemas genéticos ou filhos de pais, avôs ou mesmo bisavôs. Reduzia-se em muito este tipo de procriação pois os cães deixavam de ter o mesmo valor monetário.

No final quem sofre são os cães e quem enche o bolso de dinheiro são estes criadores irresponsaveis.

Espero que em Portugal a situação não seja semelhante, mas da próxima vez que adquirir um cão vou ter muito mais atenção com o criador que vou escolher.

Para quem acha que o programa é sensacionalista e faccioso acho que deviam encarar estes programas como uma maneira de despertar consciências e avisar as pessoas que existe por ai muitas pessoas cujo principal interesse não são os cães.

E mais uma vez digo... não foram os criadores que ficaram manchados com este programa, foram os MAUS criadores.

Se todos os que pretendem adquirir um cão passarem a tomar mais atenção à história do cão, então os bons criadores até ficariam beneficiados. Basta fazerem as coisas como deve de ser.

Sem mais
Saudações caninas
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda set 07, 2009 3:37 pm

Já tinha visto este programa há uns tempos. Hoje fui confirmar se seria o mesmo.

Se é sensacionalista? Quase todos os programas deste tipo o são.

Mas a verdade é que o próprio representante do KC entrevistado reconheceu haver problemas, disse que o KC já estava a estudar o assunto e garantiu que brevemente o KC iria tomar medidas drásticas.

Este representante do KC também disse que os maiores entraves à resolução do problema estão a partir de uns poucos criadores reconhecidos (especialmente uma criadora de Cavalier King Charles com vários campeões no plantel) que irão ser financeiramente muito afectados.

Costuma dizer-se que não há fumo sem fogo. Logo, o problema existe. Qual o seu grau de magnitude? Não sei. Esta barafunda é britânica, logo não vejo aqui ninguém com capacidade para julgar a verosimilitude dos entervenientes neste caso.

E ainda não me esqueci da porcaria que os magnificentes da WUSV fizeram.
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda set 07, 2009 4:52 pm

nrgdf Escreveu: Para mim o que mais me chocou foi os problemas genéticos e de consanguinidade.

Não sou de acordo de que um cão com alguma doença não possa competir, mas esses cães deviam ser proibidos de procriar. O caso dos Cavalier King Charles, afectados pela Siringomielia que se transmite de geração em geração é um caso gritante.

Não tenho conhecimento se o KC é a unica entidade inglesa que pode atribuir o equivalente ingles ao nosso LOP, mas se for acho que devia ter mais atenção a estes "pormenores". E caso não seja então devia ser responsabilidade no governo inglês de estabelecer leis que proibissem estes cães de procriar, assim como de cães da mesma família o fazerem.

Era tão simples passar a ser proibido atribuir o LOP (inglês) a cães filhos de progenitores com problemas genéticos ou filhos de pais, avôs ou mesmo bisavôs. Reduzia-se em muito este tipo de procriação pois os cães deixavam de ter o mesmo valor monetário.
Nao e tao simples como isso. O que esta a falar, de proibir de procriar caes portadores de certas patologias (e atencao, portadores e diferente de afectados), ia pura e simplesmente acabar com muitas racas. O patrimonio genetico de muitas das racas e extremamente restrito, se for tirar esses caes elas desaparecem. Ou acha que nao sao os criadores e os amantes das racas que financiam a investigacao que se faz relativamente a essas doencas? Nao e a RSPCA concerteza!
O que o documentario nao diz e que o Cavalier afectado com siringomielia que se ve no documentario nao provem de um criador responsavel, nem e registado no Kennel Club. Idem para o boxer com epilepsia. Sao ambos caes de "criadeiro".
E nos rhodesian ridgeback, a crista nao e, ao contrario do que se disse, uma forma de espinha bifida.
O pequines que ganhou o CRUFTS, fez uma cirurgia necessaria, portanto permitida, e estava em cima de um saco de gelo porque ja tinha ganho a classe, a raca, o grupo, e o BIS e estava debaixo de holofotes fortissimos, e a dona queria uma foto do cao dela, ao ter sido considerado o melhor numa das maiores e mais prestigiadas exposicoes caninas do mundo, em que ele nao estivesse a arfar e de lingua de fora, como qualquer cao, por mais saudavel que fosse, estaria.
Ao contrario do que se poderia pensar depois de ver o "documentario", o bicho nao esticou o pernil mal as cameras pararam de rolar, e continua vivo e de saude, e a ganhar muitos premios em exposicoes.
O "documentario" e propaganda e desinformacao. Ha muitos problemas com varias racas, mas nao pense que e a RSPCA e o veterinario deles que as vao resolver.
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

segunda set 07, 2009 4:58 pm

nrgdf Escreveu:Vi ontem de madrugada este programa que passou na SIC noticias. Devo dizer que fiquei um pouco chocado com algumas praticas dos criadores de cães de raça.
E que práticas foram essas que tanto o chocaram?
nrgdf Escreveu:Alguém disse que o programa foi sensacionalista e selectivo colocando "no mesmo saco" todos os criadores de cães de raça e denegrindo assim a imagem dos que fazem um bom trabalho.

Pois eu não penso assim.
Pois, só que nem toda a gente pensa da mesma maneira. A ziggy já o disse, houve muita puppy mill e BYB (e é só procurar classificados ingleses ...) que passaram a exibir como argumento o facto dos seus cães não serem registados no KC :roll:
nrgdf Escreveu:Pelo que vi ontem, muitos cães não têm essa opção, sendo submetidos à vontade egoísta de quem os cria e adultera a raça com a desculpa de conseguir o cão perfeito.
Há para aí um problema. O cão perfeito é o cão que vem descrito no estalão. Como é que se adultera a raça procurando obter o cão perfeito?
nrgdf Escreveu:Para mim o que mais me chocou foi os problemas genéticos e de consanguinidade.
Problemas genéticos todas as espécies têm. A espécie humana tem descritas vários milhares de doenças genéticas, enquanto que no cão só existem 400. Quanto à consanguinidade, umas vezes é ferramenta de trabalho, outras vezes é coisa que não se pode evitar. Há muita gente que se esquece que houve uma Guerra que limpou do mapa a maior parte dos canis na Grã Bretanha. A grande maioria das raças britânicas foi reconstituida nos anos 50 e seguintes por um punhado de cães que escapou à guerra. Juntando o isolamento estúpido a que a Grã-Bretanha voluntariamente se votou, fica-se com o reduzido pool genético de que eles se queixam hoje, não foi por causa dos mauzões dos criadores :roll:
nrgdf Escreveu:Não sou de acordo de que um cão com alguma doença não possa competir, mas esses cães deviam ser proibidos de procriar. O caso dos Cavalier King Charles, afectados pela Siringomielia que se transmite de geração em geração é um caso gritante.
A grande maioria dos criadores sérios tudo fazem para erradicar as doenças genéticas dos cães que criam e foi isso que não foi passado no filme. Mesmo os coitados dos CKCS foram sujeitos a muita desinformação. Achei sobretudo piada ao caso do Campeão que tinha a doença e já tinha procriado. Chocante, né? Pois, mas deviam ter contado a história toda. O problema da siringomielia pode ser traçada a cães dos anos 50, os tais que sobreviveram. Como doença recessiva que é foi-se espalhando sem ninguém dar por isso. Até que começou a saltar ... Agora, sabem como é que se faz o diagnóstico? Por ressonância magnética. Desde quando é que há ressonância magnética para humanos? E ressonância magnética para animais? Por cá, não conheço nenhum hospital veterinário que a tenha ... Continuando, sabem quanto é que custa uma ressonância magnética? 300 libras (libras, não euros). E agora, não acham estranho que o tal cãozito tivesse feito a ressonância? Que o dono tivesse deitado fora 300 libras? Pois é, caríssimos, como o problema se alastrou e há muito poucos animais completamente limpos, não se pode deitar tudo fora. Por isso o Clube de raça estabeleceu cruzamentos permitidos, no sentido de diminuir gradualmente a doença, e cães com as tais siringes mas sem sintomas (que era o caso do tal cãozito campeão) são aceites para reprodução, devendo haver o cuidado de o cruzar com cadelas que não tenham o problema. Ao programa sensacionalista apenas interessou dizer "Buuuuu, o cão tem problemas e está a procriar" sem explicar todo o detalhe :roll:
nrgdf Escreveu:Não tenho conhecimento se o KC é a unica entidade inglesa que pode atribuir o equivalente ingles ao nosso LOP, mas se for acho que devia ter mais atenção a estes "pormenores". E caso não seja então devia ser responsabilidade no governo inglês de estabelecer leis que proibissem estes cães de procriar, assim como de cães da mesma família o fazerem.
Bem, o KC proibia e, no dia seguinte, uma sociedade semelhante era criada ao lado para registar cães sem essas restrições. É muito giro falar, mas é preciso ter uma certa previsão do que determinado acto pode causar ... E foi isso que o KC disse e redisse na entrevista: que era melhor ir de mansinho e não afugentar o pessoal todo com medidas drásticas do dia para o outro. Não se consegue controlar quem não se deixa controlar.
nrgdf Escreveu:Para quem acha que o programa é sensacionalista e faccioso acho que deviam encarar estes programas como uma maneira de despertar consciências e avisar as pessoas que existe por ai muitas pessoas cujo principal interesse não são os cães.

E mais uma vez digo... não foram os criadores que ficaram manchados com este programa, foram os MAUS criadores.
Pois, mas a verdade é que a maioria do pessoal não ficou com a sua opimião, a grande maioria do pessoal "outsider" ficou com a ideia de que TODOS os cães de raça são uns "freaks". Não viu o palerma do vet da RSPCA a falar? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda set 07, 2009 7:23 pm

Boa Noite
Siringomielia.tb é uma doença de humanos???

Obrigado
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

terça set 08, 2009 2:56 am

Esses cães não deviam procriar.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”