Cães da Realeza/Fotos antigas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes2
Membro Veterano
Mensagens: 1868
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mai 06, 2012 12:01 am

sasquatch Escreveu:Fantástica a gravura medieval dos serviços veterinários!
Reparem que já se vê pelo menos 3 tipos de cão, uns tipo galgos, um de pêlo comprido e outros mais pesados e de orelhas chatas.

...
Essa iluminura e as que se seguem constam do livro sobre caça de Gaston Phoebus, conde de Foix, no século XIV, que é uma preciosidade de que os Franceses muito se orgulham, e com razão.

O conde de Foix escreveu uma obra muito extensa e detalhada sobre a caça e as espécies cinegéticas europeias, não esquecendo os auxiliares cães. A estes tratava-os com grande desvelo, e muitas das suas estipulações no livro ainda hoje são actuais.

Mais algumas iluminuras, cujo pintor se desconhece:

Imagem

Imagem

E sim, os galgos, ou lebréus, eram cães muito utilizados na caça durante a Idade Média. Estes também aparecem no livro de Gastom Phoebus:

Imagem

Gravuras encontradas em http://www.uiweb.uidaho.edu/student_org ... rthur.html

Outros galgos:
Imagem
De Les Très Riches Heures de Duc de Berry, 1412-1416, mês de “Dezembro”

Imagem
Imperador Charles V, por Ticiano

Imagem
Sir Thomas Wentworth, Conde de Stafford, 1620

Imagem
Sir Neill O'Neill, 1680

In http://irish-wolfhound-club.ch/History.html
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
biatrx
Membro
Mensagens: 159
Registado: sexta nov 05, 2010 7:16 pm
Localização: gata,porquinho da india

domingo mai 06, 2012 10:54 am

c_saraiva Escreveu:
jofelix Escreveu:Barghest,um monstruoso cão com enormes dentes e garras da área em torno de Yorkshire, no Norte da Inglaterra. Ela só aparece à noite. As pessoas acreditam que quem vê claramente o cachorro vai morrer logo após o encontro. No País de Gales, que têm o vermelho-eyed Gwyllgi, o Cão das Trevas. Quanto à Ilha de Man é chamado Mauthe Dog.
Imagem

Um abraço
Eu conhecia-o por Grimm :wink: (do Harry Potter :oops: ) ahah
Ou tambem Cruel (Harry Potter)
zorra
Membro Veterano
Mensagens: 361
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça set 11, 2012 8:04 pm

Hoje é o 11 de Setembro.
A propósito disto enviaram-me fotos dos cães que ajudaram na busca/salvamento nos dias seguintes ao atentado do World Trade Center.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Podem ver todas as fotos aqui

http://www.dogheroesof911.com/&#8203;photoslide.htm

Os nossos animais estão sempre presentes nos bons e maus momentos.

PS - aproveitei para puxar este tópico que foi dos melhores aqui da casa
zorra
Membro Veterano
Mensagens: 361
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça set 11, 2012 8:15 pm

Não resisto - aqui uma foto de um cão de guerra no Afeganistão.

Imagem

A curiosidade deste cão - que serve para detectar minas - é que se trata de um cão da não-raça maldita : um pit bull.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça set 11, 2012 9:54 pm

Ainda há bocadinho estive a ver um pouco de um documentário sobre os cães que ajudaram e/ou perderam a vida no 11/9 e fiquei comovida.
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça set 11, 2012 10:09 pm

WaterMonitor Escreveu:Ainda há bocadinho estive a ver um pouco de um documentário sobre os cães que ajudaram e/ou perderam a vida no 11/9 e fiquei comovida.
Nao sei se é o mesmo video mas cá fica.

É muito comovente :cry:

http://www.youtube.com/watch?v=OsstcJRdxRw
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta set 12, 2012 7:38 am

Lembro então que uma das raças usadas nos salvamentos do 11/9 é o nosso cão d'àgua!
Que ainda antes de ser o cão do Obama já era muito apreciado nos States.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 05, 2013 9:13 pm

Hoje encontrei no Facebook um tema que me despertou a curiosidade: fotos post mortem da época vitoriana. Trata-se de fotos de seres queridos falecidos e de cuja morte se quis guardar registo. Quase todas elas foram cenarizadas, existindo mesmo toda uma panóplia inteira de materiais e técnicas de retoque para se montar uma cena em que o mortos parecessem o mais vivos possível. Embora o tema possa parecer mórbido, é muito interessante.

Fui procurar na Net mais fotos dessas e para minha surpresa encontrei muito material. Entre muitas fotos, encontrei três que me tocaram particularmente e me levaram a repescar este belo tópico, porque prova que os cães sempre foram amados como membros da família e tratados como tal na morte, deles ou dos donos:

Imagem

Aqui, o morto é o homem.
Imagem

A família fez-se retratar com o cão parecendo dormir.
Imagem
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 05, 2013 10:12 pm

Floripes3 Escreveu: Aqui, o morto é o homem.
Imagem
Isto não é mórbido, isto é doentio. Cruzes!!!!!!
Sofia
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jun 05, 2013 10:17 pm

Não é mórbido, é mesmo patológico... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jun 06, 2013 4:12 am

Tive conhecimento desse tipo de fotografias através de um filme, já na altura achei horrendo.
Querendo respeitar a opinião de cada um, neste caso acho, mais uma vez, horrendo, mórbido e chocante. Independentemente de serem pessoas ou animais.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta jun 06, 2013 7:02 am

Imagem
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jun 06, 2013 7:50 am

Não me choca, é uma forma de perpetuar a imagem de um ente querido...
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jun 06, 2013 11:46 am

Nem sei por que me dou a trabalho, mas cá vai o meu ponto de vista:

Cada época e cada sociedade tem a sua maneira de lidar com a morte e fazer o seu luto, e não é por acaso que os rituais ligados a estes factos da vida, a par dos rituais de enamoramento e acasalamento, são dos principais objectos de estudo da Antropologia.

Por mim, e nesta perspectiva, não vejo diferença nenhuma entre estas fotos e as das múmias do Antigo Egipto e dos seus enxovais mortuários, ou até mesmo as séries de televisão que nos são apresentadas com a desculpa das investigações criminais. Aqui, apenas variam as técnicas usadas nessas celebrações da morte e aquilo a que já se chamou "o espírito do tempo".

No caso destas fotos post mortem, relembre-se que as mais antigas são daguerreótipos. Aos quais se sucederam as fotografias, técnica de captação de imagens então emergente. Junto com a mentalidade da época, não é para admirar o aproveitamento da dor e saudade das pessoas que perdiam entes queridos, resultando em fotos tão elaboradas quanto o sentido comercial dos fotógrafos, que se faziam pagar muito bem pelas sessões.

O que pretendi mostrar aqui foi que o amor pelos seus animais, neste caso, cães, não é exclusivo dos dias de hoje. E pelo menos duas dessas fotos são tocantes pela ternura e cuidado pelo animal nelas patenteado, por aquele animal em particular que teve um papel preponderante naquelas vidas.

As repulsas ditadas pela ignorância e pela superficialidade de sentimentos não têm aqui cabimento. Até porque lá para trás os mesmos que a manifestaram não se coibiram de fazer aquilo que agora dizem chocá-los.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 06, 2013 12:04 pm

Eu também não acho mórbido, nem doentio. É próprio de uma época, e as tradições fúnebres variam muito, mesmo em locais que hoje em dia são geográficamente próximos.

Os povos do Norte da Europa ainda hoje ficam "horrorizados" como facto de nós enterrarmos os nossos mortos 1 ou 2 dias depois do óbito, porque acham que é uma falta de respeito para com o morto, e lhes parece que o queremos "despachar" o mais rápido possível; enquanto que a maioria dos povos do Sul acha que as tradições deles de manterem os cadáveres duas ou três semanas, muitas vezes em casa, antes de os enterrarem são macabras. Coisas que se prendiam com razões climatéricas e distância, e que hoje em dia já não se põem, tornaram-se tradições.
Responder

Voltar para “Cães”