Não saltar!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado abr 25, 2009 9:23 pm
A minha cadela tem 8 meses e um vicio terrivel de saltar quando chego a casa ou a vejo de manhã... até era engraçado, se não o fizesse a toda a gente e muitas das vezes me obrigue a trocar de roupa...
O que sugerem para treina-la a que não salte?
O que sugerem para treina-la a que não salte?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Não corresponder às exigências dela, ignorando-a, virando as costas quando ela salta, e a velha (apesar de contestada pelos defensores do "treino positivo") mas eficaz, técnica do joelho: quando ela salta, levantamos o joelho, ela percebe rápido que se aleija se saltar, e em pouco tempo deixa de saltar...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Concordo plenamente com a texuga... se salta é porque é reforçada por isso...pare de o fazer!!!texuga Escreveu:Não corresponder às exigências dela, ignorando-a, virando as costas quando ela salta, e a velha (apesar de contestada pelos defensores do "treino positivo") mas eficaz, técnica do joelho: quando ela salta, levantamos o joelho, ela percebe rápido que se aleija se saltar, e em pouco tempo deixa de saltar...
Como disse a texuga, sendo treinador positivo, não concordo com a joelhada, isso é um reforço negativo, estabeleça a regra de apenas dar atenção ao cão se tiver as quatro patas no chão (a ser cumprida por todos os membros da familia)... a ausência de reforço positivo (festas) quando salta será suficiente.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Eu utilizo esse método do reforço positivo indicado pelo doglover, mas a verdade é que não tenho grande sucesso com ele...
Vou ver se levantar o joelho - e não joelhada, como diz - me traz mais proveito. Joelhada, se a houver, será o cão a dá-la ao saltar, não eu, que me limito a levantar a perna para não ser arranhada no peito ou na cara.

Vou ver se levantar o joelho - e não joelhada, como diz - me traz mais proveito. Joelhada, se a houver, será o cão a dá-la ao saltar, não eu, que me limito a levantar a perna para não ser arranhada no peito ou na cara.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Experimente mostrar-se agradado quando ela saltar. Entre na brincadeira, faça-lhe uma grande festa, mas agarre-lhe as patas e não lhas solte, continuando a mostrar-se muito feliz por ela lhe ter mandado as patas ao peito (sempre sem lhe ralar...). Mantenha-se no mesmo tom até ela começar a ficar incómoda por você lhe manter as patas presas. Solte-a só depois de ver que a ´brincadeira está a ficar desagradável para ela. 3 ou 4 experiências destas e ela própria tomará a iniciativa de acabar com esse comportamento.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Sempre a aprender...
Obrigado jcsousa
Obrigado jcsousa
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Isso depende do cão...jcsousa Escreveu:Experimente mostrar-se agradado quando ela saltar. Entre na brincadeira, faça-lhe uma grande festa, mas agarre-lhe as patas e não lhas solte, continuando a mostrar-se muito feliz por ela lhe ter mandado as patas ao peito (sempre sem lhe ralar...). Mantenha-se no mesmo tom até ela começar a ficar incómoda por você lhe manter as patas presas. Solte-a só depois de ver que a ´brincadeira está a ficar desagradável para ela. 3 ou 4 experiências destas e ela própria tomará a iniciativa de acabar com esse comportamento.
Já usei essa técnica, e foi pior a emenda que o soneto...

Exactamente, não é dar uma joelhada, é levantar o joelho, ele é que vem contra o joelho...LucNun Escreveu:Eu utilizo esse método do reforço positivo indicado pelo doglover, mas a verdade é que não tenho grande sucesso com ele... Laughing

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Uma coisa que resultou com o meu foi o seguinte:
chego a casa e antes de entrar na cozinha ou onde ele estiver (partindo do principio que ele se encontra confinado a uma divisão apenas) vou buscar um snack, estrategicamente colocado à mão de semear, perto da porta. Abro a porta e mostro-lhe logo o snack. Uma vez que ele já aprendeu a esperar sentado pelas guloseimas/recompensas/brinquedos/comida fica quieto a olhar para mim. Entro e elogio o seu bom comportamento e dou-lhe o snack. Se ele se atreve a por uma pata que seja no ar, digo logo 'Não'. Leva tempo a incutir boas maneiras, mas não desespere que eles aprendem, se o ensinamento for coerente. É o que me dizem (porque por vezes também perco a calma) e eu tenho notado que é assim.
chego a casa e antes de entrar na cozinha ou onde ele estiver (partindo do principio que ele se encontra confinado a uma divisão apenas) vou buscar um snack, estrategicamente colocado à mão de semear, perto da porta. Abro a porta e mostro-lhe logo o snack. Uma vez que ele já aprendeu a esperar sentado pelas guloseimas/recompensas/brinquedos/comida fica quieto a olhar para mim. Entro e elogio o seu bom comportamento e dou-lhe o snack. Se ele se atreve a por uma pata que seja no ar, digo logo 'Não'. Leva tempo a incutir boas maneiras, mas não desespere que eles aprendem, se o ensinamento for coerente. É o que me dizem (porque por vezes também perco a calma) e eu tenho notado que é assim.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
E não precisa de dar sempre recompensa...afinal dá resultado... a coerência é o principal. Os meus não saltam e não levanto os joelhos... nem as visitas... tenho uma cadela em FAT em casa há 5 meses, que nos arranhava todos quando chegou, agora nunca salta... desde o primeiro arranhão que nunca mais recebeu uma festa nessas situações... e recebe muitas festas sentada... foi só isso.
As joelhadas resultam... os apertões nas patas resultam ...mas não faço por principio ... e também a essa cadela não cheguei a recompensar com comida... só com festas...
As joelhadas resultam... os apertões nas patas resultam ...mas não faço por principio ... e também a essa cadela não cheguei a recompensar com comida... só com festas...
Última edição por doglover80 em quarta set 16, 2009 3:54 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Júnior
esta parece-me uma excelente solução, as restantes, incluindo a do joelho, tenho vindo a tentar sem grande sucesso...jcsousa Escreveu:Experimente mostrar-se agradado quando ela saltar. Entre na brincadeira, faça-lhe uma grande festa, mas agarre-lhe as patas e não lhas solte, continuando a mostrar-se muito feliz por ela lhe ter mandado as patas ao peito (sempre sem lhe ralar...). Mantenha-se no mesmo tom até ela começar a ficar incómoda por você lhe manter as patas presas. Solte-a só depois de ver que a ´brincadeira está a ficar desagradável para ela. 3 ou 4 experiências destas e ela própria tomará a iniciativa de acabar com esse comportamento.
vou experimentar...
-
- Membro Júnior
tb é um modelo interessante... vai-me obrigar é a levar snacks da cadela para o empregocpontos Escreveu:Uma coisa que resultou com o meu foi o seguinte:

Se experimentar esta solução, convém lembrar a necessidade de ser coerente e constante.alexsilva Escreveu:esta parece-me uma excelente solução, as restantes, incluindo a do joelho, tenho vindo a tentar sem grande sucesso...jcsousa Escreveu:Experimente mostrar-se agradado quando ela saltar. Entre na brincadeira, faça-lhe uma grande festa, mas agarre-lhe as patas e não lhas solte, continuando a mostrar-se muito feliz por ela lhe ter mandado as patas ao peito (sempre sem lhe ralar...). Mantenha-se no mesmo tom até ela começar a ficar incómoda por você lhe manter as patas presas. Solte-a só depois de ver que a ´brincadeira está a ficar desagradável para ela. 3 ou 4 experiências destas e ela própria tomará a iniciativa de acabar com esse comportamento.
vou experimentar...
Por outro lado, é importante manter as patas do cão presas até a posição se tornar bastante incómoda para ele. Há-de começar a tentar soltá-las, cada vez com mais intensidade. Não as largue até ele estar bastante aflito, e enquanto lhas segura mostre-se muito contente, como se estivesse a gostar muito da situação.
-
- Membro
- Registado: segunda mar 03, 2008 4:16 pm
A minha Sasha não vai lá com joelhadas, nem com apertos nas patas, com nada! Sempre que chegamos a casa, nem que tenhamos ido apenas despejar o lixo, ela atira-se logo para cima de nós, e depois vai logo buscar a bolinha.
Não é uma situação que me incomode muito - excepto quando chegamos das compras carregados de sacos
; ela não faz isto às visitas, apenas aos donos e aos meus pais. Já de manhã, quando acordamos é a mesma festa.
Cumprimentos,

Não é uma situação que me incomode muito - excepto quando chegamos das compras carregados de sacos

Cumprimentos,
Diana, Hélio & Sasha
A técnica de segurar as mãos funciona sim. Até se torna engraçado o ar de confusão que lhes passa pela expressão. O único problema é que passado um tempo lá se esqueceu a gaijolas do tratamento e volta a saltar, mas vai de aplicar o remédio e já está. Mas também, eu arranjei uma verdadeira saltadora, a brincadeira preferida é saltar nas patas traseiras. Mas que funciona, lá isso funciona e não tem nada de aversivo, pelo contrário, daí às vezes esquecerem 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Com o meu Zeca, cheguei a utilizar a técnica do joelho, e funcionou parcialmente: saltava uma vez, via que aquilo não era muito bom, e não saltava mais. Depois passei a proceder da forma como aconselha o Doglover, e agora é muito raro saltar, mas meia volta ainda se "despipa"!
Com a Mizé, que é "piquena", nunca ligámos muito, porque quando salta chega-nos aos joelhos, de maneiras que não causa grande mossa (embora às vezes seja um bocado chato)...
Com a Mizé, que é "piquena", nunca ligámos muito, porque quando salta chega-nos aos joelhos, de maneiras que não causa grande mossa (embora às vezes seja um bocado chato)...