Agressividade, ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

sábado set 26, 2009 12:06 am

Luiza92 Escreveu:estou completamente confusa, dividida e baralhada :o
Olá,
Então vamos fazer assim para acabar com a divisão/confusão/baralhação:

Quando te rosnar dá a sapatada - é curto e grosso como diz a Texuga, se não resultar, então adoptas os métodos do Doglover que embora mais demorados também poderão dar resultado.

Editei para chamar à atenção um pormenor: Andamos nisto desde o dia 16 p.p. e ele continua a rosnar, é demasiado até para o Doglover.


Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 26, 2009 7:36 am

A questão, doglover, não é saber se há humanos nas matilhas - é tentar compreender os mecanismos naturais que são utilizados na definição das hierarquias. Esses são os entendidos pelos cães, por muito que estudos pseudo-científicos se esforcem por dizer que não.

O ideal não é impôr a liderança pela força bruta,e há muitas formas de o conseguir sem dar azo a confrontos. Mas se fôr o caso, uma resposta pronta e contundente (dependendo do tamanho e força do cão) corta o mal pela raiz. Ao mesmo tempo, o reforço de condutas desejadas ajuda o cão a não perder a relação com o dono e a entender quais os comportamentos a repetir ou a evitar.

É assim que os cães aprendem.
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

sábado set 26, 2009 10:45 am

Ó pra mim a concordar com o jcsousa! :D

E mesmo que o cão seja mais forte e mais pesado do que nós, desde que ele seja nosso e sejamos nós a satisfazer as suas necessidades básicas, e desde que se actue logo no 1º minuto, não acho a confrontação perigosa.

E por muito que doa a certas pessoas aceitá-lo, a verdade é que o mesmo se passa em relação a crianças/pais. A permissividade só dá lugar ao descontrolo. Sim, porque também nós, humanos, obedecemos a uma hierarquia.
Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sábado set 26, 2009 11:42 am

texuga Escreveu:Porque é claro como água que ele está a testar a posição dele na família, para já está inseguro, mas se a dona continuar a demonstrar sinais de fraqueza, isso vai acabar com as dúvidas dele e ele vai finalmente perceber que é ele quem manda em casa.
Agora que revejo bem os factos, o que diz faz sentido..


Ja marquei um encontro com o treinador! mas ainda faltam 2 semanas...
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado set 26, 2009 3:33 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Adoro estas discussões... que levam sempre a nada mas que as pessoas insistem em ter.

Mentalizem-se de três coisas:

1ª O meu QI não interessa ... e desconfio que seja maior que 80... :roll:

2ª Não vou deixar de aconselhar o que entendo ser o correcto, e que eventualmente com o tempo muito gente vai ver que é o correcto... :wink:

3ª Não vou desistir participar neste forum... mesmo sendo do tipo de pessoa que só diz parvoice... 8)

Dizer que um cão é um recipiente vazio é afirmar que ele vai ter uma personalidade própria, no sentido que as experiências que vai ter na vida vão contribuir para que seja unico, como as pessoas. Sou ao contrário dos demais que entendem os cães como um modelo de raça e que está destinado a fazer certas coisas bem e outras mal... isso é o quê? Respeitar o cão? Eu sou de raça caucasiana... e entao não posso ser uma pessoa com comportamentos parecidos a alguém de raça africana?


Se os comportamentos não são condicionados porque é que seguimos regras de boa educação? Porque é que fazemos determinadas coisas de forma "educada"?

Se ensinamos um cão a sentar quando chegam visitas para não lhes saltar para cima, estamos a condicionar o senta, o cão pode sentar quando quer, e fá-lo naturalmente, mas fica condicionado a uma determinada situação, que é a entrada das pessoas em casa.

O treino positivo não é igual a permissividade... é precisamente o usar dos recursos para educar o cão. Como foi dito deve-se estabelecer uma liderança, que é diferente de dominância, e usamos os recursos para isso, porque recurso é qualquer coisa que o cão quer.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado set 26, 2009 4:39 pm

doglover80 Escreveu:...Eu sou de raça caucasiana... e entao não posso ser uma pessoa com comportamentos parecidos a alguém de raça africana?...
Nos animais humanos não existem raças, apenas fenótipos. E os caucasianos não existem como fenótipo isolado e independente, são apenas os nascidos no Cáucaso.

Também não existe nenhuma raça africana. Existe é um fenótipo humano cuja pele é negra devido ao maior tamanho das células de melanina, ao que parece por uma adaptação regional e localizada.

Tomando essa designação racista por certa, os Índios da América, os Índios do Amazonas, os Índios da América Central, os Indianos, os Árabes semitas e não semitas, os Escandinavos, os Eslavos, os chamados Esquimós, são o quê?

Considera-se "caucasiano"? Os cocktails de sangues como os nossos pregam-nos grandes partidas, o nosso genoma põe-nos a todos pertencentes à Mauritânia, somos norte-africanos, mouros. E agora? :lol: :lol: :lol:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 26, 2009 5:02 pm

Luiza92 Escreveu:
texuga Escreveu:Porque é claro como água que ele está a testar a posição dele na família, para já está inseguro, mas se a dona continuar a demonstrar sinais de fraqueza, isso vai acabar com as dúvidas dele e ele vai finalmente perceber que é ele quem manda em casa.
Agora que revejo bem os factos, o que diz faz sentido..


Ja marquei um encontro com o treinador! mas ainda faltam 2 semanas...
claro que faz sentido, e só quem lida com cães de grande porte como eu lidei e continuo a lidar, pois tenho 3 dobermanns em casa, e já lidei com cães naturalmente dominantes como Pastor Alemão e afins, sei bem do que falo. E mesmo havendo quem defenda que "hierarquias entre humanos e cães não existe", eu provo por A+B que existe, e tem um exemplo em sua casa :wink:

Acho que faz lindamente em falar com um treinador, pois usar os métodos que lhe sugeriram, por quem não sabe como é o caso da Luiza, o que pode acontecer é estar a reforçar o comportamento de líder do seu cão, ou seja, o contrário do que pretende :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sábado set 26, 2009 5:26 pm

Olá Luiza92.

À parte de de todos os conselhos divergentes, há uma coisa a ter em conta que é o bom senso! Educar cães não é muito diferente de educar uma criança! Não se educa a bater como não se educa "com docinhos". Educa-se fazendo ver quem é quem, quem manda e quem tem que se submeter! E, para tal, basta ser-se persistente, altivo e com capacidade de decisão sem ceder a "olhinhos doces"! Castigo, é o melhor remédio, sem ter que usar a brutalidade física! Atenção que não considero "bater com uma chapada na hora certa" brutalidade física! :wink: e existem mil e uma formas de se castigar sem bater!
Um animal educado com estímulos "de barriga", obedece por uma contrapartida; por interesse, e nunca pelo respeito ao tratador. E, um animal educado com agressividade, obedece pelo medo e não pelo respeito ao tratador. Nem num caso nem noutro é a educação que se espere dum fiel amigo como não é a que se espera duma criança! Pelo menos eu, não! E, nos meus 54 Anos, convivi com cães de todos os portes desde o meu primeiro sopro de vida! Nunca tivemos, nem eu agora nem anteriormente os meus pais, que recorrer a treinadores nem a "expertises" da net! Educar baseada no bom senso é o imperativo para uma boa relação entre cão e dono!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Claudiaest
Membro Veterano
Mensagens: 455
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sábado set 26, 2009 5:44 pm

Luiza escolha seguir conselhos de pessoas que estudam comportamento canino e não conselhos de pessoas que relatam somente as suas experiências pessoais. Ouça ambas as partes e decida, mas lembre-se que o melhor para o seu cão é o melhor para si, e que são os factos que nos ajudam a tomar decisões informadas e correctas e não opiniões baseadas em hipóteses anedóticas - http://pt.wikipedia.org/wiki/Evidência_anedótica, http://pensamentosfugazes.blogspot.com/ ... dtica.html

Existe uma relação directa e provada entre agressividade e uso de aversivos (leia-se algo desagradável para o cão que pode ir desde uma palmada a um berro ou a um choque eléctrico, depende do cão e da sua personalidade, alguns serão mais sensíveis à dor, outros menos, uns mais assustadiços, outros menos, por aí adiante). Vários estudos demonstram isso, várias pessoas que usaram esses métodos em milhares de cães por vários anos, comprovaram a teoria. É com base nesse facto que o conselho de usar o reforço positivo aparece, não é à toa.

Se o "sr. zé" usou palmadas com os seus 3 cães e estes pararam com as agressões isso não prova que essa é a forma correcta de se lidar com estes problemas. Assim como se o sr. Zé decidiu usar biscoitos e não resolveu nada, também não quer dizer que a técnicas não resulta. A única conclusão que poderiamos tirar do sr. Zé é que ele é inexperiente, que lida com os SEUS próprios cães que são diferentes dos das outras pessoas, têm outros hábitos, são de raças diferentes, estão a demonstrar agressividade por OUTROS motivos. Agressividade é um tema complexo e difícil de lidar, não só pela complexidade dos componentes que integram este comportamento, mas também pela componente emocional que desencadeia nos donos (não é fácil ver o nosso próprio cão tornar-se um "perigo" para nós próprios).

Se resolver agressividade em cães se limita-se a uma palmada bem dada no momento certo, certamente não ouviriamos falar de tantos acidentes com mordidas com cães por esse mundo fora e não haveria necessidade de estudos acerca do tema. Tudo se resolveria facilmente, porque palmadas todos podem dar, essa é a "solução" fácil. Infelizmente muitas resultam em mordidas intensas e desencadeiam agressões defensivas raramente faladas ou entendidas, mas muitas vezes encontradas por profisisonais.

De qualquer forma, os conselhos do DogLover que eu subscrevo, são os mais seguros. São resultados garantidos, desde que faça as coisas com paciência e da forma como deve ser feita. Não é fácil, para alguém inexperiente processar modificação comportamental num cão, mas com algumas indicações pelo menos conseguirá melhoras suficientes para conseguir viver com o Boxy sem problemas. E depois procure ajuda.

Obrigada pela sua mp e espero sinceramente as melhoras para o seu cão e que a sua vivência com ele melhore, porque ele sem dúvida tem muita sorte em tê-la.

Claudia
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 26, 2009 6:03 pm

Back to ground zero :roll: :roll:

Juntem-se anedóticos anónimos, e provem que a dominância não é um mito :roll:

Oh Claudia, continue a fazer receitas para o kong, ok? Nisso é boa :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado set 26, 2009 6:03 pm

Educar baseada no bom senso é o imperativo para uma boa relação entre cão e dono!
Eis uma grande verdade.

Conhecer o animal é essencial.
Só assim podemos interpretar os seus comportamentos - rosnar pode ser por medo, dor, dominância ou uma mensagem simples - a minha cadela rosna aos cães que se aproximam com "más intenções" quando está fora do cio - etc.

Dá-me a impressão que o cão tem más recordações associadas ao pegar na patinha...
Será que o primeiro dono ao cortar as unhas o feria ?
Repare
e ele ao mesmo tempo que rosnou baixinho deu a patinha. Quando lhe fui fazer um miminho pra o elogiar, ele rosnou mostrando os dentes, estava muito nervoso, ate tremia
Esta história de tremer revela medo.
De quê ?
Há aqui qualquer coisa que revela uma motivação...

Desculpem mas não li tudo...
De qualquer forma não me parece que seja o cão a tentar dominar a dona mas um cão com um trauma.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sábado set 26, 2009 6:55 pm

aisd Escreveu:
Educar baseada no bom senso é o imperativo para uma boa relação entre cão e dono!
Eis uma grande verdade.

Conhecer o animal é essencial.
Só assim podemos interpretar os seus comportamentos - rosnar pode ser por medo, dor, dominância ou uma mensagem simples - a minha cadela rosna aos cães que se aproximam com "más intenções" quando está fora do cio - etc.

Dá-me a impressão que o cão tem más recordações associadas ao pegar na patinha...
Será que o primeiro dono ao cortar as unhas o feria ?
Repare
e ele ao mesmo tempo que rosnou baixinho deu a patinha. Quando lhe fui fazer um miminho pra o elogiar, ele rosnou mostrando os dentes, estava muito nervoso, ate tremia
Esta história de tremer revela medo.
De quê ?
Há aqui qualquer coisa que revela uma motivação...

Desculpem mas não li tudo...
De qualquer forma não me parece que seja o cão a tentar dominar a dona mas um cão com um trauma.
é o que eu tenho pensado e dito. mas neste momento ja nao tenho certeza de nada. so estou a espera de sabe ro que o treinador pensa.
estou preocupada com uma coisa... eu desenrasco-me no frances, mas ainda estou a aprender, e o dele é muito dificil de compreender, espero q nao hajam problemas de comunicaçao...
Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sábado set 26, 2009 7:07 pm

leonildecarvalho Escreveu: E, nos meus 54 Anos, convivi com cães de todos os portes desde o meu primeiro sopro de vida! Nunca tivemos, nem eu agora nem anteriormente os meus pais, que recorrer a treinadores nem a "expertises" da net! Educar baseada no bom senso é o imperativo para uma boa relação entre cão e dono!
Eu tenho apenas 17 anos, mas desde sempre convivi com caes, inclusive 3 cockers. Talvez no seu caso, os seus pais lhe tenham dado ensinamentos base pra educaçao dos caes, ou aprendeu naturalmente. No meu caso a unica coisa que me diziam era: tu quizeste ter o cao, entao agora cuida tu. e eu sempre o fiz, sem reclamar, porque faço-o por gosto, mas sinceramente, prefiria que me tivessem ensinado a ensinar. Agora dizem-me que eu nao soube educa-lo...
Por isso eu num momento de duvida e preocupaçao, decidi recorrer a varias opçoes.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado set 26, 2009 7:18 pm

Eu vou dizer-lhe o que eu faria :

Chame-o.
Se ele rosnar não insista mas ignore-o até ele estar calmo como de costume,
Se ele vier, tente manuseá-lo, falando ao mesmo tempo em voz suave e baixinha.
Se ele rosnar não insista.
Volte a tentar mais tarde ou noutro dia.
Se ele deixar que o manuseie faça com que ele compreenda que gostou - dê um biscoito, as festinhas favoritas dele - a minha gosta muito de festas nas orelhas.

A ideia é que ele compreenda que não tem nada a temer de si.
O cão não quer mordê-la.
Ele tem pavor de alguma coisa que deve estar no passado com o outro dono.

Você pode tentar ajudá-lo a ultrapassar essa memória dolorosa.

E vai conseguir.

Ele tem muita sorte em ter uma dona que se rala e que o ama.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado set 26, 2009 10:49 pm

LucNun Escreveu:
doglover80 Escreveu:...Eu sou de raça caucasiana... e entao não posso ser uma pessoa com comportamentos parecidos a alguém de raça africana?...
Nos animais humanos não existem raças, apenas fenótipos. E os caucasianos não existem como fenótipo isolado e independente, são apenas os nascidos no Cáucaso.

Também não existe nenhuma raça africana. Existe é um fenótipo humano cuja pele é negra devido ao maior tamanho das células de melanina, ao que parece por uma adaptação regional e localizada.

Tomando essa designação racista por certa, os Índios da América, os Índios do Amazonas, os Índios da América Central, os Indianos, os Árabes semitas e não semitas, os Escandinavos, os Eslavos, os chamados Esquimós, são o quê?

Considera-se "caucasiano"? Os cocktails de sangues como os nossos pregam-nos grandes partidas, o nosso genoma põe-nos a todos pertencentes à Mauritânia, somos norte-africanos, mouros. E agora? :lol: :lol: :lol:
Utilizo o termo diáriamente na minha prática clinica, porque por vezes ser de determinada raça é um factor de risco... por isso não se trata de um termo racista, digo isto precisamente para afirmar que isso não interessa para a ponta de um corno!!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”