Agressividade, ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 20, 2009 7:17 pm

Tendo em conta os canis cheios de animais abandonados, as experiências de criadeiros, e as ninhadas que ninguém quer e que as associações tem de tentar distribuir....se calhar se as pessoas pensassem em castrar os animais não era má ideia.
Pode não ser remédio para a agressividade, mas é de certeza para a reprodução descontrolada de tanto animal de estimação.
Estive dois anos no Canadá e lá toda a gente acha muito natural esterilizar cães e gatos. Garanto-vos uma coisa: não há a imensidade de animais abandonados que há cá.
Cá é que parece que gostam de ver bichos a arrastar-se pelas ruas.
Nunca percebi, os bichos passam fome, morrem bébés no caixote do lixo, ficam em canis medonhos, mas se se fala em castrar, já é uma barbaridade!
E olhem que lá as pessoas castram cães de raça, cá devem achar piada a ter os canis a rebentar de rafeiros que acabam por ser abatidos!
São perspectivas. Se não querem que os animais se reproduzam, o que sugerem? Vão ensinar os cães a controlarem-se, e a pensar noutra coisa quando passa uma cadela?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 20, 2009 8:08 pm

Pois é Moslie.

Mas se até aqui, num site de gente que gosta de animais, se vê a ninhada da fifi proclamada com pompa e circunstância, o petsite da cadelinha que procura namorada, o anúncio do matrimónio canino a toda a hora e a todo o instante...

É uma questão de falta de cultura, acho eu. Nos países do norte da Europa não há cães abandonados na rua como cá, os animais entram em todos os estabelecimentos, lojas, restaurantes e hóteis, as pet-shops não vendem nem cães nem gatos, e as associações governamentais ou privadas de defesa dos animais funcionam, há multa pesada para o abandono, a negligência e os maus tratos, há campanhas de informação, enfim.

Aqui há preconceito contra a esterilização e a castração, o pessoal latino parece que transporta a sua sexualidade para os animais, é uma cultura de machismo, de egoísmo e principalmente de ignorância.

Há dias fui ao vet com a gata. Lá estava uma senhora com um cachorro que meteu conversa: "Ah, que linda a gatinha, o que é que tem, blaablabla, quando é que tem gatinhos?" respondo "ela é esterilizada" diz logo a senhora "ah que crueldade, sou contra isso e tal e os bichinhos e blablabla ADOROOOOO animais"... sai logo porque eu sou bruta e insensível "minha senhora é por causa de mentalidades tacanhas como a sua que milhares de cães e gatos morrem nos canis e nas ruas todos os anos"... levantei-me e mudei de lugar porque nem quis ouvir a resposta.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo set 20, 2009 8:16 pm

moslie Escreveu:Tendo em conta os canis cheios de animais abandonados, as experiências de criadeiros, e as ninhadas que ninguém quer e que as associações tem de tentar distribuir....se calhar se as pessoas pensassem em castrar os animais não era má ideia.
Pode não ser remédio para a agressividade, mas é de certeza para a reprodução descontrolada de tanto animal de estimação.
Estive dois anos no Canadá e lá toda a gente acha muito natural esterilizar cães e gatos. Garanto-vos uma coisa: não há a imensidade de animais abandonados que há cá.
Cá é que parece que gostam de ver bichos a arrastar-se pelas ruas.
Nunca percebi, os bichos passam fome, morrem bébés no caixote do lixo, ficam em canis medonhos, mas se se fala em castrar, já é uma barbaridade!
E olhem que lá as pessoas castram cães de raça, cá devem achar piada a ter os canis a rebentar de rafeiros que acabam por ser abatidos!
São perspectivas. Se não querem que os animais se reproduzam, o que sugerem? Vão ensinar os cães a controlarem-se, e a pensar noutra coisa quando passa uma cadela?
E quem é que disse o contrário, ou quem foi que defendeu que "castração, nunca"? :evil:

O que se disse é que a castração não resolve problemas de agressividade inata e não derivados da maturidade sexual e ainda brinquei um pouco com a cega fúria castradora de algumas pessoas.

E depois? Já não se pode brincar sem que alguém se pique?

Já agora, a viajada não é só a Moslie. Eu também já estive em alguns países nos quais não se vê as barbaridades que se vêem aqui, é tudo uma questão de educação cívica que a nós nos falta por completo. E da qual falamos muito, mas não fazemos nada por mudar.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
luadeprata
Membro
Mensagens: 112
Registado: quarta abr 01, 2009 12:20 am
Localização: Meggie
Chanel
Dior

domingo set 20, 2009 8:20 pm

LucNun Escreveu:
moslie Escreveu:Tendo em conta os canis cheios de animais abandonados, as experiências de criadeiros, e as ninhadas que ninguém quer e que as associações tem de tentar distribuir....se calhar se as pessoas pensassem em castrar os animais não era má ideia.
Pode não ser remédio para a agressividade, mas é de certeza para a reprodução descontrolada de tanto animal de estimação.
Estive dois anos no Canadá e lá toda a gente acha muito natural esterilizar cães e gatos. Garanto-vos uma coisa: não há a imensidade de animais abandonados que há cá.
Cá é que parece que gostam de ver bichos a arrastar-se pelas ruas.
Nunca percebi, os bichos passam fome, morrem bébés no caixote do lixo, ficam em canis medonhos, mas se se fala em castrar, já é uma barbaridade!
E olhem que lá as pessoas castram cães de raça, cá devem achar piada a ter os canis a rebentar de rafeiros que acabam por ser abatidos!
São perspectivas. Se não querem que os animais se reproduzam, o que sugerem? Vão ensinar os cães a controlarem-se, e a pensar noutra coisa quando passa uma cadela?
E quem é que disse o contrário, ou quem foi que defendeu que "castração, nunca"? :evil:

O que se disse é que a castração não resolve problemas de agressividade inata e não derivados da maturidade sexual e ainda brinquei um pouco com a cega fúria castradora de algumas pessoas.

E depois? Já não se pode brincar sem que alguém se pique?

Já agora, a viajada não é só a Moslie. Eu também já estive em alguns países nos quais não se vê as barbaridades que se vêem aqui, é tudo uma questão de educação cívica que a nós nos falta por completo. E da qual falamos muito, mas não fazemos nada por mudar.
  • Com elãs não vale a pena estares a gastar o teu latim lucnun, elas não perceberam a nossa brincadeira...irrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaa
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 20, 2009 8:30 pm

Eu percebi a Lucnun perfeitamente... E parece-me que o/a Moslie aproveitou a deixa para desenvolver mais um pouco o que pensa sobre a castração, embora um pouco off-topic. Off-topic que eu segui também... está na minha de outros tópicos a que respondi hoje, deve ser por isso.

Quanto à brincadeirinha, por mais ninguém ter alinhado no seguimento à piadinha não quer dizer que tivesse havido gente "picada" com isso.... não é caso para Irras ou Chiças. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 20, 2009 9:29 pm

Eu percebo uma piada, mas percebo também que cá em Portugal as pessoas não aceitam que se esterilize os machos, o que é ridiculo, tendo em conta que as pessoas não tem grandes posses, não gastam muito com animais e a castração é muito mais barata que a esterilização de uma fêmea. Vá-se entender!
Seja por agressividade, seja pelo que for, se um macho não é um reprodutor da raça, se é suposto não cruzar, é inteiro porquẽ? Para dar oportunidade de sair à rua e fazer mais cães?
Ou então é abandonado porque marca a casa. Mas lá deixar de ser macho é que nunca!
Já me disseram na cara "se toda a gente fizesse isso acabava-se os rafeiros". Fiquei parva! Acabava-se era os animais em excesso a encher os canis!
Mas para que serve toda a gente ter cadelas a parir, digam-me lá? Matam-nos, não dão comida, deixm andar na estrada, quando vivia na aldeia bem vi como era, mas se alguém esterilizasse um animal, sei lá, acho que contavam ao padre!
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

domingo set 20, 2009 9:46 pm

Olá,
Quando num país onde não se desparasitam, vacinam ou registam, na J.F. os cães porque custa dinheiro, aliás, só vacinam contra a raiva porque é grátis, a mentalidade não evoluirá para a esterilização ou castração porque custa ainda mais dinheiro.
Talvez a próxima geração evolua para tal, porque se estão a dar passos nesse sentido, mas esta já não vai a tempo.

Um abraço
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

domingo set 20, 2009 9:56 pm

Voltando ao cerne da questão inicial.

A castração/esterilização resolve acima de tudo o problema dos cios, das perseguições, das "serenatas" à porta de casa e das ninhadas indesejadas. Nas femeas também minimiza a ocorrência de alguns problemas de saude.

Mas não resolve problemas comportamentais, especialmente se for feita com o animal já adulto.
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 20, 2009 10:12 pm

jofelix Escreveu:Olá,
Quando num país onde não se desparasitam, vacinam ou registam, na J.F. os cães porque custa dinheiro, aliás, só vacinam contra a raiva porque é grátis, a mentalidade não evoluirá para a esterilização ou castração porque custa ainda mais dinheiro.
Talvez
isso ainda seria um malmenor. se eles nãoos alimentam, cuidam e os tratam quando estão doentes porque custa dinheiro :roll:
anjjazul
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo set 20, 2009 10:43 pm

moslie Escreveu:Eu percebo uma piada, mas percebo também que cá em Portugal as pessoas não aceitam que se esterilize os machos, o que é ridiculo, tendo em conta que as pessoas não tem grandes posses, não gastam muito com animais e a castração é muito mais barata que a esterilização de uma fêmea. Vá-se entender!
Seja por agressividade, seja pelo que for, se um macho não é um reprodutor da raça, se é suposto não cruzar, é inteiro porquẽ? Para dar oportunidade de sair à rua e fazer mais cães?
Ou então é abandonado porque marca a casa. Mas lá deixar de ser macho é que nunca!
Já me disseram na cara "se toda a gente fizesse isso acabava-se os rafeiros". Fiquei parva! Acabava-se era os animais em excesso a encher os canis!
Mas para que serve toda a gente ter cadelas a parir, digam-me lá? Matam-nos, não dão comida, deixm andar na estrada, quando vivia na aldeia bem vi como era, mas se alguém esterilizasse um animal, sei lá, acho que contavam ao padre!
Tendo em conta que fui eu quem "condenei" o conselho da castração, para resolver um problema de agressividade, deduzo que este comentário seja para mim... é isso? :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 21, 2009 12:14 am

Não me pareceu isso, Xuga... já que a Lucnun disse o mesmo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda set 21, 2009 12:20 am

Não vale a pena chover no molhado. Foi para a Texuga, foi para a LucNun, tanto faz. Por mim, o assunto está encerrado, repisar a mesma discussão uma e outra vez não faz sentido.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

segunda set 21, 2009 12:39 am

jofelix Escreveu:
luiza92 Escreveu:a minha mae e ela perguntou se quero mesmo gastar o meu dinheiro "nisso",
Faz ver à tua mãe que o vais pôr na escola, também para segurança dela (tua mãe), porque sem treino nada a impedirá de rosnar ou morder a tua mãe.
Mas, vai-te preparando e fazendo um pé-de-meia para eventuais gastos, futuros, com o veterinário por exemplo; porque olhando à reacção da tua mãe, agora, não a estou a ver desembolsar dinheiro para tratamento ou cirurgia.
Portanto vai-te prevenindo porque um tratamento/cirurgia não pode esperar que juntes o dinheiro.
Não interpretes mal o conselho, mas é só para evitar que vá ter à rua, como muitos outros.

Um abraço

Nao, ela apenas se recusa a pagar a escola porque diz que eu é que devia te-lo educado melhor e tal... Mas em relaçao a vet e alimentaçao, ela nunca se recusa a pagar. Nos ja tivemos 3 cockers, que foram educados por ela, eram super bem comportados, e agora que o Boxy fez isso passa o tempo a dizer q o eduquei mal. Talvez esteja certa... :|
Mas ela adora o Boxy, alias, todos na familia gostam mesmo muito dele, se algum dia precisar de dinheiro para alguma cirurgia, sei que tenho com quem contar :wink: mas sim, vou juntar uma quantia consideravel, é sempre melhor...
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda set 21, 2009 12:50 am

LucNun Escreveu:Não vale a pena chover no molhado. Foi para a Texuga, foi para a LucNun, tanto faz. Por mim, o assunto está encerrado, repisar a mesma discussão uma e outra vez não faz sentido.
Eu é que cheguei tarde... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

segunda set 21, 2009 12:58 am

Aai meu deus o que vai por aqui...
Bem, aqui em Luxemburgo, como ja referiram, parece outro mundo. Os animais tem direitos e sao respeitados. Raramente vejo caes soltos, e quando vejo é em parques, acompanhados pelos donos. Ate hoje aqui so vi um cao ser maltratado, o senhor batia-lhe sem pena com a trela, "para ver se ele para de puxar" e era um portugues :? Os caes podem entrar em quase todos os estabelecimentos. Nao ha canis cheios, ate agora so tenho conhecimento de um canil, ainda nao fui la,mas disseram-me que é um luxo. O unico problema que encontrei aqui foi que muitos estrangeiros nunca apanham as fezes dos caes :evil: eu apanho sempre, uma vez uma senhora portuguesa disse-me "aai que porcaria", chamou me mal educada pq eu disse "seria mais porco se o deixasse aqui" :lol:

Em relaçao a castrar o meu cao, eu n vejo isso como um "bicho de sete cabeças", pelo contrario. Mas vou-vos dzr a verdade, ha tantos caes que morrem pela simples cirurgia... tenho muito medo.. E o Boxy nunca anda sem trela, e ate hoje nem deve saber bem o q é uma femea... :lol:
Se um dia eu vier a ter uma cadelinha juntamente com o Boxy, ai sim, nao penso duas vezes. Mas agora nao acho necessario correr este risco... Para quem percebe disso melhor que eu, expliquem-me, ha razao pra ter medo? alem de evitar ninhadas indesejaveis, quais sao os outros beneficios?

Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”