Queda de pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

domingo set 20, 2009 11:56 am

Olá a todos!
Tenho um cão arraçado de Podengo Português (tem cerca de 2 anos) médio cujo pêlo não pára de cair...diariamente! Escovo-o todos os dias mas mesmo assim não páro de ver tufos de pêlo a voarem pela casa. Sei que existem alturas específicas durante o ano para os cães mudarem de pêlo mas com este acontece todos os dias. Tenho mais 2 cães, um Pastor Belga e outro arraçado de Pastor com Podengo (é o filhote dos 2), mas com eles não acontece nada disto.
Em relação à ração que lhes dou é igual para todos, dou-lhes Friskies ou então Pedigree. Até já comprei uma saca de Purina para ver se acontecem mudanças...

Só no próximo mês terei possibilidade de o levar ao vet por isso gostava de saber já se há algo que possa fazer para que isto pare.

Cumprimentos
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo set 20, 2009 12:02 pm

pode resolver dando ração de mais qualidade, ou então adicione à ração óleos ricos em omega 3 e 6 e ácidos gordos, como por exemplo o óleo de salmão que vem já proprio para o efeito. ;)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo set 20, 2009 12:06 pm

Mude de ração, tanto a Friskies como a Pedigree são rações de baixa gama. Procure uma de boa qualidade, que não tem forçosamente de ser a mais cara, mas que terá certamente um preço um pouco mais alto do que essas.

No entanto, isso por si só pode não resolver o problema. Uma queda de pêlo acentuada e durante todo o ano pode ter uma origem interna. Se puder e/ou quando puder, peça ao veterinário que faça análises detalhadas ao cão e vejam se não será também uma alergia alimentar.

E não espere que o problema se resolva com rapidez, em geral demora algum tempo a ver-se os efeitos das medidas que tomar.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 20, 2009 2:36 pm

A resolução desse problema passa por dar uma raação melhor e por escovar frequentemente. Todos os animais são diferentes, há cães que reagem sem problemas de maior às piores rações outros são mais sensíveis à má alimentação e é na condição do pêlo que se vê o reflexo de uma boa alimentação.

Onde compra a Friskies e a Pedigree encontra a Purina One, não sendo uma ração excelente é bem melhor que os croquetes de farinha cheios de conservantes e corantes que lhe está a dar neste momento.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo set 20, 2009 8:13 pm

YolaeFifi Escreveu:pode resolver dando ração de mais qualidade, ou então adicione à ração óleos ricos em omega 3 e 6 e ácidos gordos, como por exemplo o óleo de salmão que vem já proprio para o efeito. ;)
Olá,
Encontra os óleos acima, por exemplo, na composição do óleo 3 AAA Girassol, passe a publicidade porque é informativa, e adicione à ração 1 colher de chá do dito.
Dá resultado e é mais barato.

Um abraço
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo set 20, 2009 8:32 pm

Óleo de milho, óleo de girassol, azeite, óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau, todos eles são indicados para o pêlo dos cães. Mas é preciso ter cuidado na escolha, pois muitos dos óleos de marca têm misturas de outros óleos inferiores.

Mas continuo na minha: não fará mal nenhum investigar os valores internos do cão, sobretudo os hepáticos, pois as quedas excessivas de pêlo devem-se muito a pequenas desregulações internas que nos passam despercebidas.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Bennie1
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

segunda set 21, 2009 9:40 am

A conselho da veterinária do meu beagle de 7 meses há cerca de um mês que estou a dar um comprimido de levedura de cerveja misturada na ração colocando por cima da mesma uma colher de sopa de óleo de girassol.

Hoje noto que o pêlo cai com muito menor intensidade, no entanto procurei alterar a ração que dava RC por uma que fosse rica em Omega 3 (Orijen)!

PS: Quanto ao conselho da veterinária informo que por causa do óleo os cócós ficam um bocadinho mais moles (que segundo ela é natural).

Espero ter ajudado.
Fruntcha
Membro

segunda set 21, 2009 4:24 pm

Em relação aos óleos que me falaram também já estou a dar. Como houve uma altura em que não tinha possibilidade financeira para comprar uma ração melhor comecei-lhes a pôr uma colher de óleo de girassol em cada refeição. Realmente o pêlo melhorou na medida em que ficou mais lustroso mas não deixou de cair.

Talvez as análises sejam uma boa ideia pois o Dingo (o meu cão) era vadio. Apanhei-o na rua e como todos devemos calcular a alimentação dele não era de certeza a mais aconselhada...pode ser que tenha ficado com algum problema interior.

Agradeço todos os conselhos e mal vá ao vet com ele digo qualquer coisa para ficar a par do assunto. Talvez consiga ir mais cedo do que pensava :)

Fruntcha
Membro

segunda set 28, 2009 12:03 am

Já fui ao vet com o Dingo. A vet aconselhou-me umas cápsulas chamadas DermoCanis. Segundo o folheto informativo é para a queda de pelo acentuada, seborreia, alergias...etc. Também me falou do óleo de girassol e, caso eu tivesse possibilidade, para comprar uma ração melhor (disse que a Purina One ja seria bom).
Caso nada disto resulte partimos para as análises. Daqui a mais ou menos 15 dias, que é quando acaba a medicação, veremos se é mesmo necessário fazer testes ao sangue.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda set 28, 2009 10:33 am

Como alguém já aqui disse, não espere resultados imediatos com a mudança de ração.
Esta demorará algum tempo…

Eu sempre dei aos meus dois rafeirosos, uma ração “xpto”, topo de gama…e nunca perderam muito pêlo…
Em Abril passado decidi experimentar uma ração mais barata, mas bastante aconselhada aqui na “arca”… Eles comiam-na, da mesma maneira com que comiam a primeira, e eu andava todo feliz a pensar que tinha feito a escolha acertada e que ainda pouparia uns (bastantes!) euros!
Engano… passado 1 mês começaram a largar pêlo como nunca o tinham feito até aí…
Até quando sacudiam as orelhas… via-se ao longe a quantidade de pêlo que saltava deles…
Voltei atrás na minha decisão e voltei a dar-lhes da outra, da “xpto”… O pêlo continuou a cair bastante, mas passados 2/3 meses… voltou tudo ao normal… Nestes 2/3 meses, e como continuavam a perder bastante pêlo, falei com o veterinário que me disse que era normal demorar tempo até tudo voltar à normalidade e … realmente voltou…

A ração que lhes dei, continuo convencido que é bastante boa, mas cada cão é um cão, e no caso dos meus, a coisa não correu bem…

O veterinário também me falou que caso fosse necessário existiam umas cápsulas, mas decidi esperar mais um pouco e coisa resolveu-se com a mudança da ração…
Responder

Voltar para “Cães”