O que vc faria??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

quinta set 24, 2009 4:52 pm

ImagemImagemImagemImagemImagem

Estas fotos foram tiradas hj na Vila Chã (Barreiro). Ao todo são 4 cães e 1 cadela (com as mamas mt inxadas), n consegui tirar fotos a todos, porque mal me aproximei eles afastaram se.
Perante este cenário o que você faria?
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta set 24, 2009 5:09 pm

Existem tantas hipóteses do que você poderia fazer, que no fundo cabe apenas a si se faz alguma coisa ou não.

Cá vai um resumo de algumas, que você de certeza também já as conhece:

Verificar se têm chip e perguntar também pela vizinhança se os conhecem e se sabem se têm donos ou não, etc.

Contactar as associações da zona ou as próximas (boa sorte para isto, porque se não tiver "cunhas" o mais certo é dizerem que não têm vagas, etc..) para ver se os podem acolher ou não, se podem ajudar em alguma coisa (esterilização, desparasitação, etc...), ou nem que seja apenas com divulgação para adopção.

Abrir um tópico para eles para os colocar para adopção (depois de ter certezas de que nenhum tem mesmo dono).

Assumir a responsabilidade dos animais, com tudo o que isso implica, até que arranjem donos.

Ir colocá-los no canil.

Abatê-los.

Ficar indiferente ao facto de estarem lá ou não.

Se forem dóceis com as pessoas, e estiver em alguma zona em que os habitantes não se importem e até tratem deles, tente pedir ajuda a alguma associação para a esterilização deles, e assim ficam por lá até serem adoptados.


Estas são algumas hipóteses no meio de tantas outras que existem, mas a decisão é apenas sua.

Boa sorte para os animais.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sexta set 25, 2009 6:05 pm

Estes cães n teem dono, disso eu já tenho a certeza.
São cães que n estão sociabilizados com os Humanos, pois qualquer pessoa que se aproxime e eles afastam se logo.
Já sei tb que n posso contar com as associações, e eu por muito que me custe,tb n posso assumir a responsabilidade.
Entrega los no canil nem sequer me passou pela cabeça, já que eles fazem daquele pedaço de terreno a sua casa e são alimentados pelos moradores em frente.
Tal como o Europwolf disse, já conhecia tds essas hipóteses!
Abri o tópic com a intenção de saber o que cd um faria, talvez pudesse conseguir alguma ideia milagrosa.
Mas o que é facto, é que foi o unico a responder, e n acredito que tenha sido o unico a le lo. :|
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 25, 2009 6:12 pm

Fitinhas Escreveu: talvez pudesse conseguir alguma ideia milagrosa.
Não há ideias milagrosas Fitinhas, já devía saber isso. O post do EUROPWOLF está excelente. Acrescentar o quê? A não ser que queira alguém que se responsabilize por esses animais... :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

sexta set 25, 2009 6:31 pm

Olá,
Estão melhor que muitos amarrados a um metro de cadeado durante todo o dia, às vezes passando fome e sede.
Têm espaço, liberdade, comer, água, amigos, etc.
Só falta tratar da saúde, e aqui as associações poderão e deverão ter uma palavra, vacinando, desparasitando, esterilizando e castrando os animais, pois era isso que fariam se os tivessem a seu cargo, ou não !? Portanto ...
O que eu faria?
Se um canil ou associação negasse a recolha/tratamento, era certo e sabido que no dia seguinte iam encontrar os cães amarrados à porta.
Pelo menos iam esterilizá-los, que é aquilo que apregoam.

Um abraço
Última edição por jofelix em sexta set 25, 2009 6:33 pm, editado 1 vez no total.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sexta set 25, 2009 6:32 pm

LuMaria Escreveu:
Fitinhas Escreveu: talvez pudesse conseguir alguma ideia milagrosa.
Não há ideias milagrosas Fitinhas, já devía saber isso. O post do EUROPWOLF está excelente. Acrescentar o quê? A não ser que queira alguém que se responsabilize por esses animais... :wink:
Se assim fosse, teria aberto tópic no forum Pedidos! :wink:
N tenho lata para isso!
Se n posso fazer nd ( e quem de direito n o faz), n vou empurrar para outros! Tal como ja tinha dito, tinha "fé" que aparecesse uma resposta "milagrosa".
Mas tem razão, n existem ideias milagrosas.
Ainda n sei que hipótese vou por em prática, mas posso adiantar que n vou ficar indiferente...
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sexta set 25, 2009 6:40 pm

Lá isso é verdade Jofelix, eles até nem estão mt mal comparando com outras situações!
O urgente aqui é esterelizar a cadela, pois segundo os moradores,está constatemente prenha...
E isso sim, é grave e preocupa me!
Vou pesquisar as associações que os possam ajudar, nem que seja na esterelização. :?
Esta é uma situação nova para mim (uma matilha), de certa forma acho que procurei incentivo...
Desculpem!
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 6:49 pm

jofelix Escreveu:Olá,
Estão melhor que muitos amarrados a um metro de cadeado durante todo o dia, às vezes passando fome e sede.
Têm espaço, liberdade, comer, água, amigos, etc.
Só falta tratar da saúde, e aqui as associações poderão e deverão ter uma palavra, vacinando, desparasitando, esterilizando e castrando os animais, pois era isso que fariam se os tivessem a seu cargo, ou não !? Portanto ...
O que eu faria?
Se um canil ou associação negasse a recolha/tratamento, era certo e sabido que no dia seguinte iam encontrar os cães amarrados à porta.
Pelo menos iam esterilizá-los, que é aquilo que apregoam.

Um abraço
Na teoria deviam funcionar assim.
Na prática, muitas das associações em Portugal (não todas) não funcionam assim. E, quem não for voluntário, quem não contribuir com donativos de algum montante relevante, quem não tiver "contactos", fica muitas vezes com os animais na mão e muitas das associações "fecham-lhes as portas".
A verdade, é que também quase todas estão lotadas, mas, muitas estão lotadas apenas para as pessoas de fora, porque muitas vezes os voluntários, etc. levam animais para lá, e também recolhem os que deixam aos portões. O que me leva a duvidar se muitas estarão assim tão cheias.
O facto de os deixar ao portão, poderá ser censurável para uns, para outros não...a realidade, é que ao fecharem as portas às pessoas "de fora" estão a contribuir para isto, pois as pessoas não têm outra solução.

A liberdade que eles têm, também é melhor que as condições em que umas quantas associações mantêm os animais.

Se eles não representam perigo para as pessoas, se são alimentados por elas, o conselho do utilizador jofelix é um bom conselho, pedir ajuda às associações para os esterilizarem e tratarem da parte dos cuidados veterinários.
Pelo menos que ajudem nisso, ou que a encaminhem para alguma entidade que possa ajudar nessa área.
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 6:55 pm

A questão da cadela é de facto a mais importante, porque corre o risco de daqui a uns meses ter muitos mais animais por lá.
A associação animais de rua, não costuma ajudar nesses casos?
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta set 25, 2009 7:34 pm

Basta ler o tópico da matilha de Rio Tinto e a do Lumiar para ver como é dificil arranjar solução para estes animais. E mesmo esterilizados, não acho que seja boa opção deixá-los a vaguear.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sexta set 25, 2009 7:36 pm

Então que opção tenho?
Q mer...
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 7:41 pm

Já foram dadas tantas....
Cabe a si ver o que pode/quer/tem disponibilidade para fazer ou não...
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta set 25, 2009 7:48 pm

É mesmo....
É triste e revoltante e é prova de uma falta de nível, civilidade, controlo sanitário, de tudo!
Cansa e desespera, são 3 tópicos sobre o mesmo: matilhas em espaço público, e urbano ainda por cima!
Animais selvagens, a reproduzirem-se à vontade, em risco de causarem um acidente de trânsito, de atacarem alguém, de causar estragos, de espalhar doenças.

Qual acha que é o destino que os espera? Só há um não é? Ou vamos cair na ilusão de que podem ser adoptados, ou postos numa quinta-santuário?

Acho isto uma vergonha para as autarquias onde se encontram: porque deixaram as matilhas crescer, porque deixaram andar à solta animais que andam a cair aos bocados, porque não conseguem evitar que haja municipes com animais sem chip, sem registo, na rua, aos caidos.
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta set 25, 2009 8:07 pm

Fitinhas, comece por estabelecer um plano de acção.

Se não é capaz de tomar conta disso sozinha, arranje ajuda entre as pessoas suas amigas e entre aquelas que nestes fóruns tanto se gabam de ajudar os muito amados meninos de quatro patas, pertençam a associações ou não.

Chague as associações da zona para ao menos a ajudarem na captura e esterilização dos animais. Peça ajuda à Animais de Rua, como o Europwolf já sugeriu. Pode até começar por aqui.

Comece pela cadela, que é a intervenção de logística mais difícil, pois necessita de ficar recolhida durante pelo menos uma semana no pós-operatório.

Vá apanhando e tratando dos cães um a um. Depois de castrados, também é desejável que fiquem resguardados durante alguns dias.

Entretanto, vá-se também mexendo para arranjar lugar para os cães que se revelarem mais adaptáveis, pois por vezes há surpresas: um cão que foge das pessoas quando anda abandonado pode revelar-se meigo e passível de ser adoptado, quanto mais não seja para guarda de quinta.

Em última análise, se não consegue fazer nada disto, decida: ou deixa tudo como está, ou exige da câmara municipal que cumpra a lei e vá apanhar os cães para abater.

Andar com tópicos destes é que não lhe vai resolver nada, ainda por cima se faz vista grossa às sugestões que lhe dão.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta set 25, 2009 8:49 pm

Guarda de quinta Lucnunes? Como? As quintas tem animais e terras cultivadas.
E quase todos os donos de quinta tem uma tendência para pôr os cães presos...e transformá-los em feras....
Eu estou disposta a acreditar que um cão destes adulto se adapta, mas mostrem-me um exemplo. Alguém que tenha um. Porque eu nunca vi, pelo contrário, vi animais que eram domésticos, tornaram-se bravios, e um deles fez um massacre num cercado de ovelhas.
Responder

Voltar para “Cães”