Surdez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jonivsc
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: terça ago 25, 2009 8:52 am

sexta set 25, 2009 8:28 pm

Boa noite a todos,
gostaria de colocar uma questao que me inquiea muitas vezes. A questao é a seguinte:

Sendo uma pessoa com pouca experiência no mundo canino, é possivel saber se um cachorro sofre de surdez ou se é completamente surdo quando se adquire o mesmo?

Se sim, como é que é possivel ver isso?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 25, 2009 8:52 pm

Claro que sim.

Um cachorro surdo não reage a estímulos auditivos como bater as palmas ou qualquer outro barulho súbito, não mexe as orelhas, não muda de expressão... não reage ao chamamento.
Os cães totalmente brancos das raças boxer, bull terrier, dogue alemão são mais atreitos à surdez hereditária.

De resto, o criador sabe perfeitamente desde as 2 / 3 semanas de vida se algum cachorro for surdo...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta set 25, 2009 9:22 pm

Tenho comigo um pendura SRD que é surdo. Também é todo branco, com duas ou três pintas pretas numa orelha e no contorno das pálpebras.

Soubemos que é surdo precisamente por vermos que não reagia às vozes se não estivesse a olhar para nós. Depois fizemos-lhe todos os testes de que nos lembrámos e de facto ele não reage a nenhum ruído.

É um cachorrão alegre e brincalhão, muito carente e meigo e pouco dado a aventuras fora de casa. Deve ter sido abandonado na rua por ser surdo, o que dificulta muito o treino.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 9:45 pm

Se vai adquirir algum cachorro de uma raça em que seja comum esse tipo de problemas, comece por se certificar que todos os cães desse criador não sofrem desse mal (progenitores, irmãos, etc.).
Pode efectuar testes caseiros para ver se ele reage aos estímulos ou não...mas, se suspeitar de algo, o melhor mesmo é levá-lo ao veterinário e efectuar testes para determinar o nível de surdez.
Responder

Voltar para “Cães”