A minha cadela desde que "perdeu" a sua companheira de brincadeira, não voltou a comer, nem brincar, nada...
Como a situação não se resolvia, ontem levei-a ao vet o qual fez exames físicos e nada encontrou, diagnosticando depressão de reacção leve, como algumas pessoas me ridicularizaram e disseram que cão não tinha depressão, fui consultar outro vet hoje, o qual deu exactamente o mesmo diagnostico!
Como tal andei a investigar esta depressão canina e deixo aqui para todos que nunca se viram numa situação destas, ou até não sabiam que existia.
A verdade é que durante muito tempo tanto o grande público como os veterinários ignoravam que um cão podesse sofrer de estados depressivos, no entanto, a depressão já era induzida experimentalmente em cães para testes de novos medicamentos destinados à psiquiatria humana.
Existem diversas formas clinicas de depressão que passo a enumerar:
Depressão de Reacção
Trata-se de uma depressão provocada por um stress ou choque emocional grave.
Caracteriza-se por uma indiferência total pelo que o rodeia, o animal deixa escapar alguns lamentos e não tem qualquer actividade, não come e bebe muito pouco ou deixa mesmo de beber.
As causas podem ser divididas em dois grupos:


O tratamento consiste na administração de antidepressivos. geralmente associados a uma terapia comportamental., na maioria dos casos o cão recupera ao fim de quatro a seis semanas de tratamento.
Depressão de Regressão
É uma depressão muito grave, caracterizada por um progressivo desaparecimento dos comportamentos adquiridos (em particular ordens simples e higiene) e pelo regresso a comportamentos infantis.
Afecta principalmente o cão muito velho ou que já antes tenha tido uma depressão de reacção. O animal cessa quase que totalmente os movimentos, chora durante horas, faz necessidades debaixo de si mesmo e engole tudo o que encontrar nos seus escassos deslocamentos.
Origens desta depressão:



O tratamento consiste essencialmente na administração de antidepressivos e ansióliticos, completado com ergoterapia.
Depressão Cíclica
Relativamente frequente, afecta os individuos entre os sete e os dez anos, observando-se mais nas fêmeas que nos machos.
Caracteriza-se pela sucessão de ciclos de depressão e hiperactividade, com uma duração que vai de quinze dias a dois meses. O animal apresenta as características reactivas de todos os cães deprimidos (indiferença, tristeza, anorexia, perda dos comportamentos apreendidos).
Antidepressivos
Só devem ser ultizados quando prescritos pelo médico veterinário, este escolhe o adequado ao caso e estabelece a dose de acordo com o peso do animal.
O efeito não é imediato, e a dose deve ser gradualmente diminuida até que seja totalmente eliminada.
Agradecia a vossa opinião acerca do assunto, se já aconteceu com os vossos cães e que fizeram.