Depressão Canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça jul 15, 2003 1:25 pm

Olá!

A minha cadela desde que "perdeu" a sua companheira de brincadeira, não voltou a comer, nem brincar, nada...

Como a situação não se resolvia, ontem levei-a ao vet o qual fez exames físicos e nada encontrou, diagnosticando depressão de reacção leve, como algumas pessoas me ridicularizaram e disseram que cão não tinha depressão, fui consultar outro vet hoje, o qual deu exactamente o mesmo diagnostico!

Como tal andei a investigar esta depressão canina e deixo aqui para todos que nunca se viram numa situação destas, ou até não sabiam que existia.

A verdade é que durante muito tempo tanto o grande público como os veterinários ignoravam que um cão podesse sofrer de estados depressivos, no entanto, a depressão já era induzida experimentalmente em cães para testes de novos medicamentos destinados à psiquiatria humana.

Existem diversas formas clinicas de depressão que passo a enumerar:

Depressão de Reacção

Trata-se de uma depressão provocada por um stress ou choque emocional grave.

Caracteriza-se por uma indiferência total pelo que o rodeia, o animal deixa escapar alguns lamentos e não tem qualquer actividade, não come e bebe muito pouco ou deixa mesmo de beber.

As causas podem ser divididas em dois grupos:

:arrow: Situações de perda, tais como o desaparecimento de um membro de família, abandono, a morte de um semelhante ou de outro animal com o qual tinha uma relação preferencial;

:arrow: Consequências de agressão, como um treinamento violento, pequenos acidentes na via publica, erros de educação acompanhados de castigos severos (violência).

O tratamento consiste na administração de antidepressivos. geralmente associados a uma terapia comportamental., na maioria dos casos o cão recupera ao fim de quatro a seis semanas de tratamento.

Depressão de Regressão

É uma depressão muito grave, caracterizada por um progressivo desaparecimento dos comportamentos adquiridos (em particular ordens simples e higiene) e pelo regresso a comportamentos infantis.

Afecta principalmente o cão muito velho ou que já antes tenha tido uma depressão de reacção. O animal cessa quase que totalmente os movimentos, chora durante horas, faz necessidades debaixo de si mesmo e engole tudo o que encontrar nos seus escassos deslocamentos.

Origens desta depressão:

:arrow: depressão de reacção não tratada com oito ou dez dias de existência

:arrow: antigo estado ansioso que tenha evoluido, progressivamente para a depressão

:arrow: sindrome de privação

O tratamento consiste essencialmente na administração de antidepressivos e ansióliticos, completado com ergoterapia.

Depressão Cíclica

Relativamente frequente, afecta os individuos entre os sete e os dez anos, observando-se mais nas fêmeas que nos machos.

Caracteriza-se pela sucessão de ciclos de depressão e hiperactividade, com uma duração que vai de quinze dias a dois meses. O animal apresenta as características reactivas de todos os cães deprimidos (indiferença, tristeza, anorexia, perda dos comportamentos apreendidos).

Antidepressivos

Só devem ser ultizados quando prescritos pelo médico veterinário, este escolhe o adequado ao caso e estabelece a dose de acordo com o peso do animal.
O efeito não é imediato, e a dose deve ser gradualmente diminuida até que seja totalmente eliminada.

Agradecia a vossa opinião acerca do assunto, se já aconteceu com os vossos cães e que fizeram.
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

terça jul 15, 2003 1:52 pm

OLá MaryLuna

Sempre se confirma...

Faláste ao vet do que ias fazer? A tua ida?

Os meus só deixam de comer c as mudanças, agora vou de ferias quase sempre (para n dizer sempre) para a casa dos meus pais no Alentejo e mesmo assim eles n comem o habitual m isso é devido tb ao clima ser mais quente embora façam mto mais exercicio.

Quando os deixava numa quinta de uns amigos, embora eles os conhecessem, deixavam totalmente de comer, ficam apaticos e brigavam imenso, a alegria que demonstravam quando os iamos buscar era tal....que nc mais fomos p lado nenhum se eles n nos acompanharem tb.

Resumindo, nunca houve necessidade de recorrer á medicina mas o caso da Luna é diferente....que disse este vet?

Lambidelas boxerinas

Vera
Vera
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

terça jul 15, 2003 1:55 pm

O meu gato mais velho teve um problema semelhante. Há coisa de uns 8 anos quando o levei para castrar, nos 3 dias após o corte dos cujos andou sempre de lado. Já ouviram falar de membros fantasma nos amputados ? Eu podia jurar que durante um ano ele julgava que ainda era inteiro.

E nunca me perodou até hoje.

Eu bem vejo os olhares de censura que ele me lança sempre que uma gata passa pelos terraços a abanar provocantemente a cauda.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 3:39 pm

MaryLuna, pelo que conta e sem querer contradizer os veterinários, eu aconselhava-a a não utilizar fármacos, se é que lhos prescreveram. Não digo que não sejam necessários, mas se calhar era possível tentar resolver o problema de forma mais natural (pode ser que já o tenha feito).

Primeiro, entender as causas do estado depressivo, que pode quanto a mim não passar de uma manifestação natural de SAG (sindroma geral de adaptação). Pelo que disse, estão conhecidas as causas que o provocaram.

Depois, você deve melhor que ninguém conhecer a cadelita em termos comportamentais e físicos. Se era dominante ou submissa, qual o nivel de gregarismo que apresentava relativamente à que morreu e aos residentes em casa, se costumava brincar com outros cães,etc.

A partir daqui poderá tentar resolver o problema sem recurso a medicamentos e há várias hipóteses - dispensar-lhe mais atenção que o habitual(passear e brincar mais com ela), levá-la a sítios onde haja outros cães com que possa brincar e, para mim, a mais eficaz - arranjar-lhe um novo companheiro. Eu tentaria uma destas soluções antes de começar a medicá-la, a não ser que o estado da depressão seja bastante grave. Ao fim e ao cabo, também nós ficamos deprimidos quando nos morre alguém querido, e não é preciso tomar anti depressivos.

É uma simples opinião, não sei se ajuda.

Cumprimentos

José Carlos
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jul 15, 2003 4:52 pm

Oi jcsousa! Deve haver algum engano, porque a outra cadela não morreu, foi dada... é o seguinte: esta cadela foi abandonada, e não tinha lugar na associação à qual a MaryLuna pertence, e ela, com pena da cadela, resolveu ficar com a dita em casa até ser adoptada. Entretanto a cadela (Luna) que a MaryLuna já tinha, afeiçoou-se a esta, e vice-versa, mas entretanto, arranjaram dono para a cadelinha abandonada, e ela foi para a nova casa. Daí a depressão da cadela que a Maryluna já tinha... ;) Além disso, o vet ainda não lhe receitou nenhuns fármacos, ele disse que vão tentar que ela melhore normalmente, e se ela não melhorar, passam então aos fármacos... Espero ter ajudado... ;)
Fiquem bem
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 5:15 pm

Olá, Arcanus. Obrigado pela correcção, não me apercebi que fosse essa a situação - como estava escrito "perdeu", calculei que tivesse morrido. De qualquer forma, morta ou adoptada, o que é certo é que a Luna se viu privada da sua companheira, não é verdade? Nesse caso as soluções são as mesmas, menos possívelmente a de arranjar outro cão, uma vez que se a MaryLuna deu o anterior é porque não queria ficar com ele...

Cumprimentos

José Carlos
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:18 pm

jcsousa Escreveu: Nesse caso as soluções são as mesmas, menos possívelmente a de arranjar outro cão, uma vez que se a MaryLuna deu o anterior é porque não queria ficar com ele...
Primeiro não fui eu que dei o cão ele pertencia à associação e só ficou em minha casa para evitar o abate, e não fiquei com ele ou melhor ela, não por não querer como diz, mas sim porque não tenho possiblidades de ter outro cão, por vezes as coisas não são assim tão lineraes como descreve.

Em relação à Luna como a depressão diagnosticada é leve, para já só toma vitaminas para compensar a falta de alimento e fósforo, e tá vigiada em relação à desidratação. Se durante uma semana não recuperar normalmente aí sim terá que ser medicada com antidepressivos.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:22 pm

Ou seja, não "quiz" porque não "podia". Correcto. Não é caso para se zangar.
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:26 pm

jcsousa Escreveu: Ou seja, não "quiz" porque não "podia". Correcto. Não é caso para se zangar.
Eu não quero de maneira nenhuma transformar este tópico numa guerra pessoal ou algo do genero, posso lhe explicar todos os meus motivos por pm.

Note é que há uma grande diferença entre querer e poder!!!!
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 6:36 pm

Por mim não há polémicas. Fico à espera do seu post, se quiser enviarmo e desde que seja mais amãvel do que os que tenho recebido.
Cumprimentos

José Carlos
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 7:21 pm

jcsousa Escreveu: Por mim não há polémicas. Fico à espera do seu post, se quiser enviarmo e desde que seja mais amãvel do que os que tenho recebido.
Cumprimentos

José Carlos
Ok, devo um pedido de desculpa, acabou por pagar por outras pessoas...

Eu passo a explicar.

Já imensas pessoas me disseram que eu não fiquei com a cadela para mim porque simplesmente não quis. O que acontece é que para mim, para ter mais um cão ou tenho condições para o tratar da mesma maneira que trato a Luna e poder aguentar qualquer despesa extra ou não vale a pena!!!

O que aconteceu é que acabou por levar com um desabafo que nem devia ser dirigido a si, mas quando se ouve o mesmo tanta vezes, acaba sempre por pagar a "gota" que enche o copo.

Peço desculpa pelo sucedido!
Queiroz
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 4:14 pm

terça jul 15, 2003 7:28 pm

Olá MaryLuna

Li agora mesmo o seu depoimento sobre a depressão da sua cadelita e agradeço-lhe as valiosas informações que aí deixou. Infelizmente não a posso ajudar sobre o assunto. O pouco que sabia, daquilo que li no veterinário uma das vezes que fui levar a minha Alice às vacinas da praxe, era muito pouco (basicamente, apenas que a depressão canina existe mesmo e quais são os sinais de alarme). Por outro lado, e por razões evidentes, é um assunto que me interessa. Aliás, acho que deve interessar todos os donos de animais.
Espero sinceramente que a cadelinha melhore depressa sem que seja necessário o recurso aos fármacos. Uma vez mais, lamento não poder ajudar, mas faça-lhe uma festa solidária por mim e vá dando notícias no forum. Volto novamente a agradecer a informação, que acabei de copiar para os meus ficheiros para a ter à mão caso venha a precisar um dia.

Um abraço e as melhoras

Inês
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 17, 2003 8:55 am

A Luna até ontem estava a recuperar muito bem, já pedia para brincar,já comia um pouco...

Mas hoje acho que voltamos à estaca zero, voltou ao mesmo :cry: vamos ver como corre o resto do dia e seguintes...

Vou dando noticias como prometido!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 12:10 pm

Olá MaryLuna,
as informações que deixou sobre depessão canina são valiosas, obrigada! Até agora só tive contacto com esses sintomas em gatos, e a forma de tratamento sempre foi através de métodos naturais, com excepção de um caso mais complicado em que o vet teve mesmo de receitar um farmaco mais especifico...o Prozac. A verdade é que já era uma situação limite, mas o gatito recuperou por completo a sua vontade de viver.
Quanto á quantidade de animais que cada um tem, acima de tudo temos que ter noção das nossas capacidades e das condições que podemos dar aos animais. Eu por mim tinha mais que os meus 9 gatos e mais 2 cães além da Shiva. Quem sabe um dia?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jul 17, 2003 1:12 pm

Oi! A nynf disse uma coisa muito importante... temos que ter noção das condições que podemos dar aos animais... Por enquanto, tenho 3 cadelas, 2 gatos, tenho rolas, mas por mim tinha muitos mais animais! Mas para quê ter inúmeros animais se não lhes podemos dar todas as condições, carinho e atenção que desejamos? Eu conheço uma pessoa que tem uma quinta, e nessa quinta ele tem cerca de 30 cães (ele nem sequer tem a certeza do número de cães que tem!) tem lá pessoas que cuidam deles, e raramente lá vai! Para que é que ele tem os cães? Para a caça... e sem ser isso nunca está com eles nem lhes liga nenhuma! :cry: :cry: :cry: Eu próprio lhe disse isso, e a resposta foi: tenho as condições necessárias para isso, não lhes falta nada, o que querem eles mais? :evil: E eu disse, muito te enganas, o que mais falta lhes faz, é precisamente o que tu não lhes dás...
Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”