Olá Andreia!
Eu já levei imensos cães, incluindo a minha cadela, a andar de comboio.
Apenas há três regras (pelo menos que eu saiba):
- Açaime;
- Trela numa posição curta para que o cão fique bem perto de si e não incomode as outras pessoas;
- Bilhete (tem de tirar a opção 1/2 bilhete)
Tendo estes três passos efectuados pode levar a sua cadela à vontade no comboio. Talvez seja melhor não se colocar muito perto das pessoas, porque infelizmente existem muitas pessoas mesquinhas e podem dizer-lhe alguma coisa menos agradável.
Geralmente, os cães não gostam muito de andar de comboio/metro, principalmente por ser obrigatório levarem açaime, que é uma coisa que eles odeiam, porque do resto para eles era normal, se bem que existem alguns que têm receio de verem muitas pessoas ou do andamento do comboio, mas em geral todos suportam bem essa parte.
Tem de verificar se a sua cadela durante as viagens costuma vomitar, pois se isso acontecer é melhor não tomar a refeição antes de viajar, ou seja, deve ser o jantar.
Penso que é tudo.
P.S: Normalmente quando levo cães do canil para o metro/comboio é sempre um grande stress...querem todos tirar o açaime ou então não querem entrar na carruagem...é sempre um grande show para quem está a ver a cena.
Ah! Não se admire que depois toda a carruagem fique a olhar para si e para a sua cadela, é normal, mas um bocado incomodativo!
Muitas pessoas até se sentam ao pé de si só para falar sobre a sua cadela ou até só para lhe fazerem uma festa (pessoas que gostam de animais). Depois há aquelas que odeiam e fogem da sua beira e por vezes pensam que o cão morde só porque trás açaime.