Viajar de Comboio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

quinta out 01, 2009 5:00 pm

Boa tarde.

Estou a pensar em fazer uma viagem ao Porto num destes fins de semana. Sou de Guimarães e estou a pensar em ir de comboio, mas queria também levar a minha cadela. Já estive no site da CP a ver a papelada de que preciso e as regras a que me sujeito ao levá-la...
Gostava de saber a opinião de quem já viajou de comboio com o seu animal.
A minha cadela é uma Dálmata de 4 anos e não é grande fã de viagens de carro, por isso o meu pedido de opiniões de quem já passou pela mesma situação.

Obrigado desde já.. :D

Andreia
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta out 01, 2009 5:35 pm

É fácil. Leva-a numa transportadora e paga um bilhete normal. Não precisa mais papeis.
Catarinokas
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm

quinta out 01, 2009 5:44 pm

Olá Andreia!

Eu já levei imensos cães, incluindo a minha cadela, a andar de comboio.

Apenas há três regras (pelo menos que eu saiba):

- Açaime;
- Trela numa posição curta para que o cão fique bem perto de si e não incomode as outras pessoas;
- Bilhete (tem de tirar a opção 1/2 bilhete)

Tendo estes três passos efectuados pode levar a sua cadela à vontade no comboio. Talvez seja melhor não se colocar muito perto das pessoas, porque infelizmente existem muitas pessoas mesquinhas e podem dizer-lhe alguma coisa menos agradável.

Geralmente, os cães não gostam muito de andar de comboio/metro, principalmente por ser obrigatório levarem açaime, que é uma coisa que eles odeiam, porque do resto para eles era normal, se bem que existem alguns que têm receio de verem muitas pessoas ou do andamento do comboio, mas em geral todos suportam bem essa parte.

Tem de verificar se a sua cadela durante as viagens costuma vomitar, pois se isso acontecer é melhor não tomar a refeição antes de viajar, ou seja, deve ser o jantar.

Penso que é tudo.

P.S: Normalmente quando levo cães do canil para o metro/comboio é sempre um grande stress...querem todos tirar o açaime ou então não querem entrar na carruagem...é sempre um grande show para quem está a ver a cena. :lol:
Ah! Não se admire que depois toda a carruagem fique a olhar para si e para a sua cadela, é normal, mas um bocado incomodativo! :oops:
Muitas pessoas até se sentam ao pé de si só para falar sobre a sua cadela ou até só para lhe fazerem uma festa (pessoas que gostam de animais). Depois há aquelas que odeiam e fogem da sua beira e por vezes pensam que o cão morde só porque trás açaime. :lol:
Musky
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 5:47 pm

1/2 bilhete se for um cão pequeno. Uma dalmata paga bilhete inteiro.

Pelo menos foi o que me informaram. Agora não sei se isso se aplica a todos os percursos, no meu caso foi no Alpha Porto/Lisboa.
Última edição por Musky em quinta out 01, 2009 5:55 pm, editado 1 vez no total.
Amigos
Membro

quinta out 01, 2009 5:53 pm

Catarinokas Escreveu:Olá Andreia!

Eu já levei imensos cães, incluindo a minha cadela, a andar de comboio.

Apenas há três regras (pelo menos que eu saiba):

- Açaime;
- Trela numa posição curta para que o cão fique bem perto de si e não incomode as outras pessoas;
- Bilhete (tem de tirar a opção 1/2 bilhete)

Tendo estes três passos efectuados pode levar a sua cadela à vontade no comboio. Talvez seja melhor não se colocar muito perto das pessoas, porque infelizmente existem muitas pessoas mesquinhas e podem dizer-lhe alguma coisa menos agradável.

Geralmente, os cães não gostam muito de andar de comboio/metro, principalmente por ser obrigatório levarem açaime, que é uma coisa que eles odeiam, porque do resto para eles era normal, se bem que existem alguns que têm receio de verem muitas pessoas ou do andamento do comboio, mas em geral todos suportam bem essa parte.

Tem de verificar se a sua cadela durante as viagens costuma vomitar, pois se isso acontecer é melhor não tomar a refeição antes de viajar, ou seja, deve ser o jantar.

Penso que é tudo.

P.S: Normalmente quando levo cães do canil para o metro/comboio é sempre um grande stress...querem todos tirar o açaime ou então não querem entrar na carruagem...é sempre um grande show para quem está a ver a cena. :lol:
Ah! Não se admire que depois toda a carruagem fique a olhar para si e para a sua cadela, é normal, mas um bocado incomodativo! :oops:
Muitas pessoas até se sentam ao pé de si só para falar sobre a sua cadela ou até só para lhe fazerem uma festa (pessoas que gostam de animais). Depois há aquelas que odeiam e fogem da sua beira e por vezes pensam que o cão morde só porque trás açaime. :lol:
Muito Obrigado! :lol:

Ela tem um estomago sensivel, mas como já tenho comprimidos para o enjoo receitados pela vet dela dou-lhe antes da viagem. Ela não se incomoda nada com muitas pessoas, mas já tinha pensado em ficar mais afastada para não incomodar ninguém. O açaime é que vai ser complicado, ela não gosta nada disso, mas vai ter de ser...
Certo, se a leva-se numa transportadora ela iria ficar longe de mim não é? :? Visto que ela não é de raça pequena não a podia levar numa transportadora de mão.
Musky
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 5:59 pm

Certo, se a leva-se numa transportadora ela iria ficar longe de mim não é? Visto que ela não é de raça pequena não a podia levar numa transportadora de mão.
Eu fiz exactamente essa pergunta e disseram-me que viajaria no hall da carruagem.

Por acaso não foi necessário porque havia muitos lugares disponíveis e os outros passageiros não se incomodaram de ela vir no lugar ao meu lado.
Amigos
Membro

quinta out 01, 2009 6:00 pm

Musky Escreveu:1/2 bilhete se for um cão pequeno. Uma dalmata paga bilhete inteiro.

Pelo menos foi o que me informaram. Agora não sei se isso se aplica a todos os percursos, no meu caso foi no Alpha Porto/Lisboa.
É provável.. Eu, de qualquer forma, vou à estação saber os horários e os preços.
Amigos
Membro

quinta out 01, 2009 6:03 pm

Musky Escreveu:
Certo, se a leva-se numa transportadora ela iria ficar longe de mim não é? Visto que ela não é de raça pequena não a podia levar numa transportadora de mão.
Eu fiz exactamente essa pergunta e disseram-me que viajaria no hall da carruagem.

Por acaso não foi necessário porque havia muitos lugares disponíveis e os outros passageiros não se incomodaram de ela vir no lugar ao meu lado.
Se a tiver de deixar longe de mim, só sedada é que ela não vai fazer o comboio parar. :lol: :lol: se ela desata aos berros tou feita ao bife!
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta out 01, 2009 9:38 pm

Acrescento que tem de levar o boletim de vacinas consigo e o registo na junta de freguesia.

Retirado do site da cp

Transporte de Animais

O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta out 01, 2009 10:11 pm

Amigos Escreveu:
Musky Escreveu:1/2 bilhete se for um cão pequeno. Uma dalmata paga bilhete inteiro.

É provável.. Eu, de qualquer forma, vou à estação saber os horários e os preços.
Eu acho que a Musky foi enganada :? ! A não ser que comboios Alpha tenham tarifário à parte.
Viajo regularmente de comboio com os meus cães pagando meio bilhete e se fossem de grande porte seria igual. Só os pequeninos, até 5 Kg em transportadora não pagam.

Basta reunir o já referido: meio bilhete, açaime, trela curta, boletim de vacinas e registo na junta de freguesia.

Sugiro que habitue previamente o seu cão ao açaime para que não fique aflito a querer tirá-lo. Já me tem acontecido serem os outros passageiros a dizerem-me para tirar o açaime "ao pobre do bicho", coisa que não faço porque com ele posto vão deitados e descontraídos. Sem açaime ficam logo alerta a querer cheirar tudo.

Boa viagem!
Musky
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:16 am

cockinhas Escreveu:Eu acho que a Musky foi enganada :? ! A não ser que comboios Alpha tenham tarifário à parte.
Viajo regularmente de comboio com os meus cães pagando meio bilhete e se fossem de grande porte seria igual. Só os pequeninos, até 5 Kg em transportadora não pagam.
Não contradigo! :?

Ou então mudaram as normas, porque a última vez que viajei já foi há 2 anos. Na altura disseram-me "até 5 kgs paga 1/2 bilhete, mais de 5 kgs paga bilhete inteiro". A transportadora também me deixou a falar sozinha, porque carregar uma transportadora para PA não dá lá muito jeito.
Amigos
Membro

sexta out 02, 2009 12:13 pm

elsasmc Escreveu:Acrescento que tem de levar o boletim de vacinas consigo e o registo na junta de freguesia.

Retirado do site da cp

Transporte de Animais

O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.
Obrigado Elsasmc.. já tinha lido várias vezes. :D
Amigos
Membro

sexta out 02, 2009 12:23 pm

cockinhas Escreveu:
Amigos Escreveu:

Eu acho que a Musky foi enganada :? ! A não ser que comboios Alpha tenham tarifário à parte.

Basta reunir o já referido: meio bilhete, açaime, trela curta, boletim de vacinas e registo na junta de freguesia.
Sugiro que habitue previamente o seu cão ao açaime para que não fique aflito a querer tirá-lo. Já me tem acontecido serem os outros passageiros a dizerem-me para tirar o açaime "ao pobre do bicho", coisa que não faço porque com ele posto vão deitados e descontraídos. Sem açaime ficam logo alerta a querer cheirar tudo.

Boa viagem!
Obrigado Cockinhas, apenas me falta o açaime, que vou comprar amanhã. Tenho uns 4 ou 5 cá em casa, mas já não estão em condiçoes de serem utilizados..

Musky, um PA é mais pesado que um Dálmata realmente, a minha só tem 20kg, mas não gosta nada da transportadora, ainda por cima é uma transportadora enorme que cabem 3 cadelas como ela lá dentro e é-me muito dificil transportá-la à mão... ufffa!

Quanto aos bilhetes... posso ir no próprio dia, algum tempo antes da hora da viagem, levantá-los? Posso levá-la logo comigo pela trela comprar os nossos bilhetes? :?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 02, 2009 12:28 pm

Pois, já lá vai o tempo em que para transportar um cão num comboio bastava que ele estivesse limpo e saudável, que fosse à trela e com açaimo e se comprasse o "bilhete de cão"...

Agora faz-se muito mais exigências e lixa-se a vida a quem não merece: há poucas semanas, era preciso levar a determinado local uma cadela acabada de adoptar por alguém que estava distante do seu ponto de partida. As pessoas que generosamente se encarregaram dos transportes nas várias etapas e que contavam levá-la de comboio a partir de Lisboa viram-se obrigadas a voltar com o animal para trás, pois não tinham o registo de uma licença que ainda se ia fazer na área de residência do adoptante da cadela.

Era bom que alguém chamasse a atenção para o carácter restritivo das suas disposições para o transporte de animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Amigos
Membro

sexta out 02, 2009 12:33 pm

LuluB Escreveu:Pois, já lá vai o tempo em que para transportar um cão num comboio bastava que ele estivesse limpo e saudável, que fosse à trela e com açaimo e se comprasse o "bilhete de cão"...

Agora faz-se muito mais exigências e lixa-se a vida a quem não merece: há poucas semanas, era preciso levar a determinado local uma cadela acabada de adoptar por alguém que estava distante do seu ponto de partida. As pessoas que generosamente se encarregaram dos transportes nas várias etapas e que contavam levá-la de comboio a partir de Lisboa viram-se obrigadas a voltar com o animal para trás, pois não tinham o registo de uma licença que ainda se ia fazer na área de residência do adoptante da cadela.
Era bom que alguém chamasse a atenção para o carácter restritivo das suas disposições para o transporte de animais.
Fogo.. :( também podiam facilitar nessas situações, pois a cadela estava a caminho do novo dono, é normal não estar registada..
Responder

Voltar para “Cães”