Castrar ou não???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quarta jul 16, 2003 5:19 pm

Olá a todos, a minha questão é a seguinte:

tenho um macho que, infelizmente, é displásico e muuuuuuuito tarado! Acontece que provavelmente vamos ter também uma cadelinha lá em casa.

Tenho muitas dúvidas em relação à castração ou não de um cão, realmente tem vantagens?

Será que altera muito o comportamento deles (isto em termos de vivacidade, energia, até alegria...) ou não tem nada a ver? Será uma questão meramente física, que apenas os incapacita para uma determinada função?

Já me foi dito que ajudar a prevenir o cancro da próstata...

Gostava de saber as vossas opiniões, concerteza mais esclarecidas do que a minha sobre este assunto.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 5:43 pm

No caso de um cão displásico, e ainda por cima se vai ter outra cadela, a castração é o melhor remédio para evitar "gravidezes indesejadas"... Os sintomas que vai observar após a castração serão fundamentalmente uma menor agressividade/energia e uma maior tendência para a obesidade, embora até nada disto possa acontecer. Creio que não lhe advêm da castração nem riscos nem benefícios para a saúde.

Cumprimentos

José Carlos
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta jul 16, 2003 5:46 pm

Tenho muitas dúvidas em relação à castração ou não de um cão, realmente tem vantagens?
Bem, em relação ao seu socego, mais o do cão e da cadela, sem dúvida que tem vantagens.

Em alternativa, pode sempre mandar esterilizar a cadela.

Encontra aqui no forum um bom artigo sobre esse tema, ver:

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=286

E não se esqueça de ler também os comentários...

Eu tenho um cão e uma cadela, a esterilização da cadela seria um risco demasiado grande para a vida dela, tenho conseguido sobreviver até agora sem grandes problemas, mas com alguns, confesso. Se conseguir manter o equilíbrio entre a minha sanidade mental e a integridade dos cães, tudo bem, senão, alguém fica sem "tintins".

:) :) :)

Cumprimentos

JoseLuis
Responder

Voltar para “Cães”