Fox Terrier Pelo Cerdoso - Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 11:04 am

kriativo Escreveu:Provavelmente as cadelas são "menos" energéticas!

Para os canixes, o meu era super energético, acreditem que o cão não parava a tarde toda, então voltas à piscina antes de perder o medo de saltar lá para dentro, passava horas seguidas a dar voltas à mesma.

Em relação ao stripping, o que é isso?
O stripping é a técnica de tosquia para cães de pêlo duro: terriers, schnauzers,..., e consiste em arrancar o pêlo em vez de o cortar. O pêlo morre e não cai, daí esta conversa toda, mas fica com uma raiz fininha. Se for cortado a pelagem fica mole e suja-se com facilidade, caindo com mais frequência. No caso de alguns cães os poros ficam obstruídos e podem desenvolver acne, em todos os casos a tosquia à máquina desvanece a côr natural, no caso do Fox tricolor desvanecem as manchas uniformizando. O stripping faz-se com o auxílio de facas próprias, que são dentadas e rombas, ou com os dedos (plucking), sendo esta última a forma mais purista e a única que se pode utilizar para a cabeça e franja dos Westies. Mas a cbfernandes é mais entendida do que eu.

Os cães que fazem o stripping mantêm a textura cerdosa característica, pêlos duros no exterior e sub-pêlo denso no interior, assim como apresentam uma côr mais brilhante e contrastante. A frequência dos banhos diminui consideravelmente o que favorece a pele, normalmente muito seca.
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 11:18 am

kriativo Escreveu:Provavelmente as cadelas são "menos" energéticas!

Para os canixes, o meu era super energético, acreditem que o cão não parava a tarde toda, então voltas à piscina antes de perder o medo de saltar lá para dentro, passava horas seguidas a dar voltas à mesma.

Em relação ao stripping, o que é isso?
As cadelas são mais independentes que os machos, e aconselho fêmeas para ter dentro de casa pois são mais asseadas e fáceis de educar. No caso dos Westies acho que no aspecto do asseio não existem tantas diferenças, porque são uma raça limpinha, não gostam de ter o seu espaço sujo. Mas se optar por um macho, independentemente da raça, aconselho-o a castrá-lo logo que possível.

P.S. Também acho o Fox Terrier um cão adorável, e na altura que comprei a Becas, foi uma das raças que ponderei, mas depois li que eram muito activos e destruidores e optei pelo Westie que é dos Terriers o mais simpático e afável.
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

segunda out 19, 2009 11:32 am

Humm, mas isso é algo que se faz uma vez por ano, certo?

Mesmo quando tosquiados é preciso sempre fazer o stripping uma vez por ano?

Estou a ver que tenho mesmo de visitar um criador, encontrei um em Beja registado no CPC.

Sempre é uma garantia, e como vai sempre prenda de anos de alguns amigos, prefiro escolher algo que tenha alguma "garantia de qualidade".

Queriam-me dar um Dalmata, que é uma raça que simplesmente adoro, mas para um apartamento é complicado, e ainda por cima largam pelo.
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 11:43 am

kriativo Escreveu:Humm, mas isso é algo que se faz uma vez por ano, certo?

Mesmo quando tosquiados é preciso sempre fazer o stripping uma vez por ano?

Estou a ver que tenho mesmo de visitar um criador, encontrei um em Beja registado no CPC.

Sempre é uma garantia, e como vai sempre prenda de anos de alguns amigos, prefiro escolher algo que tenha alguma "garantia de qualidade".

Queriam-me dar um Dalmata, que é uma raça que simplesmente adoro, mas para um apartamento é complicado, e ainda por cima largam pelo.
O stripping é a tosquia. Não faz tosquia no verdadeira sentido da palavra, já que não é utilizada qualquer tipo de máquina eléctrica, como por exemplo para um caniche.

Nos cães do pêlo cerdoso, como a Xelele muito bem explicou, o pêlo não pode ser cortado, tem de ser arrancado pela raíz, para manter uma óptima condição do pêlo. E isto implica que ou aprende a fazer, o que é complicado mas não impossível, ou então tem de pagar a alguém entendido para o fazer.

O meu conselho era que visitasse o maior número possível de criadores para então efectuar a sua decisão. Veja as condições em que são mantidos os cães e as ninhadas. Informe-se bastante sobre as especificidades da raça da sua escolha para depois não ser apanhado de surpresa.
Não compre cães sem LOP, se lhe propuserem preços mais baixo sem LOP, desconfie logo do criador.

Se pesquisar na arca encontra vários posts com conselhos de como não ser enganado na compra de um cão.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

segunda out 19, 2009 11:57 am

Agora fiquei a perceber. Muito obrigado.

O anuncio que vi foi: http://bejacity.olx.pt/fox-terrier-iid-50095757 espero não haver problema de por aqui o link.

Onde me poderei informar sobre valores de stripping?

Como não tenho aquela pressa para ter um cão, prefiro me informar sobre tudo primeiro e logo depois decidir.
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda out 19, 2009 12:37 pm

O Terrier Clube de Portugal tambem e capaz de ser um bom local para perguntar. E concerteza que os criadores lhe esclarecem as duvidas que tver relativamente aos cuidados a ter.
Tem de ter em conta que sao caezinhos pequenos so em tamanho, sao extremamente inteligentes e teimosos em igual medida, e precisam de donos que tenham muito tempo disponivel para os acompanhar. Sao caes criados para "go to ground", ou seja, enfiarem-se em buracos de raposa para as tirar de la, portanto tem de ser extremamente independentes, ja que o trabalho e feito longe do "handler". Nao sao animais faceis de treinar devido a sua teimosia e independencia, e necessitam de mais do que treino basico para se tornarem um bom cao de familia. E sendo terriers, necessitam de muito exercicio, sao barulhentos, e nao sao o cao ideal para quem nunca teve caes.
Eu neste momento tenho um cachorro Parson, e tive algumas duvidas antes dele chegar ca a casa... os outros caes que tenho sao de outra raca, e se nao sao calmos, pelo menos sao obedientes. Este nao e, nao posso sair a rua sem saco de biscoitos, senao assim que o solto da trela, pira-se e so volta quando lhe apetece. Corre atras de absolutamente tudo o que mexa, e ladra a caes com 10 vezes o tamanho dele. Mas fora isso estou encantada com ele, e um caozinho amoroso, e se em certas coisas me tira do serio, tambem e o primeiro a vir enfiar-se comigo no sofa e o que me faz a maior festa quando entro em casa.
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 12:39 pm

Peça a lista de criadores ao CPC, por mail a resposta é quase imediata, depois ligue para os criadores e pergunte todas as suas dúvidas. É mais seguro.

O stripping, executado por profissionais deve ser feito de 8 em 8 semanas, em sessões de 2 a 3 horas, ora acho que no minímo lhe devem cobrar 25€ por cada sessão. Se fizer 2 ou 3 vezes no ano o cão sai de lá careca, pois todo o pêlo é arrancado.

Para perceber o stripping integral ou a rotatividade, recomendo particularmente este site:
http://britmorschnauzers.com/rolling.html
http://britmorschnauzers.com/handstrip.html
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 12:45 pm

ziggy Escreveu:O Terrier Clube de Portugal tambem e capaz de ser um bom local para perguntar. E concerteza que os criadores lhe esclarecem as duvidas que tver relativamente aos cuidados a ter.
Tem de ter em conta que sao caezinhos pequenos so em tamanho, sao extremamente inteligentes e teimosos em igual medida, e precisam de donos que tenham muito tempo disponivel para os acompanhar. Sao caes criados para "go to ground", ou seja, enfiarem-se em buracos de raposa para as tirar de la, portanto tem de ser extremamente independentes, ja que o trabalho e feito longe do "handler". Nao sao animais faceis de treinar devido a sua teimosia e independencia, e necessitam de mais do que treino basico para se tornarem um bom cao de familia. E sendo terriers, necessitam de muito exercicio, sao barulhentos, e nao sao o cao ideal para quem nunca teve caes.
Eu neste momento tenho um cachorro Parson, e tive algumas duvidas antes dele chegar ca a casa... os outros caes que tenho sao de outra raca, e se nao sao calmos, pelo menos sao obedientes. Este nao e, nao posso sair a rua sem saco de biscoitos, senao assim que o solto da trela, pira-se e so volta quando lhe apetece. Corre atras de absolutamente tudo o que mexa, e ladra a caes com 10 vezes o tamanho dele. Mas fora isso estou encantada com ele, e um caozinho amoroso, e se em certas coisas me tira do serio, tambem e o primeiro a vir enfiar-se comigo no sofa e o que me faz a maior festa quando entro em casa.
Concordo 100%, a perfeita definição do terrier....gatos e cães 10 x maiores :wink:
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 1:44 pm

Sem dúvida que o primeiro passo deverá ser pedir a lista de criadores no site do CPC. Fuja de anúncios na internet.
Ligue aos criadores, combine para ver a ninhada, os pais e o local onde são mantidos. Depois tire dúvidas, um bom criador não hesitará em esclarecer-lhas.
Pesquise muito sobre a raça, na internet encontrará muita informação.

Ziggy, pela descrição que fez até parece que conhece o meu cão. Realmente os terriers têm temperamentos muito parecidos, principalmente a parte de tirar uma pessoa do sério, acontece muitas vezes!!!
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 1:51 pm

O nick Xelele, veio na sequência dos nomes que eu chamo à Becas por ela ser tão estouvada e maluca:

Lélé
Xélélé Pétété
Tolinha
Trenguinha Pretinha, porque a pele é preta!!!

Tudo sinónimos!
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 2:24 pm

Xelele Escreveu:O nick Xelele, veio na sequência dos nomes que eu chamo à Becas por ela ser tão estouvada e maluca:

Lélé
Xélélé Pétété
Tolinha
Trenguinha Pretinha, porque a pele é preta!!!

Tudo sinónimos!
O meu cão este sábado esteve no vet. Estava deitado por baixo das cadeira a descansar quando entra um casal. O senhor fala com ele e ele, mais rápido que o "Flash", põe-se em pé a pedir festa. Só que ele não pede festa como um cão normal, devagarinho. Ele põe-se logo de pé apoiado nas patas de trás para receber a festa, mas ele faz isto tudo muito excitado, parece que o mundo vai acabar. Tanta excitação que acabou por dar uma cambalhota sobre si mesmo em pleno ar. Mas não desarma...
Quando eu jogo a bola para ele ir atrás, às vezes vai com tanta vontade que acaba por bater contra as paredes e as portas. Para ele também não existem esquinas. E é muito cusco, gosta de ver tudo o que se passa.
Sem dúvida que o bicho é um trenguinho, mas é a animação lá de casa.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 2:38 pm

cbfernandes Escreveu:Só que ele não pede festa como um cão normal, devagarinho. Ele põe-se logo de pé apoiado nas patas de trás para receber a festa, mas ele faz isto tudo muito excitado, parece que o mundo vai acabar.
Bem a minha só pede festas ao meu pai e raramente a mim ou à minha mãe e foge das festas de todas as outras pessoas. E para pedir festas ela desata a esgravatar a roupa e os cabelos como se estivesse a cavar e deita as orelhas para trás que até desaparecem. Também não acho que seja um comportamento normal.

Um cão normal empurra a bola da comida (tipo Kong), ela, impaciente, abre o oríficio ao máximo e mesmo assim não satsfeita pega na bola, que é grande e pesada, e atira-a para o ar para ver se a ração sai mais depressa quando cai no chão. E isto porque não consegue mesmo roer a bola e alargar o buraco de uma vez para sempre. Quando se chateia de vez desata a ladrar até que alguém lhe esvazie a bola. Ora era suposto ser um brinquedo para os entreter e não para dar que fazer aos donos, mas se eu não estiver em casa ela já não quer saber da bola nem da comida e vai para a janela ver as vistas e dormir grandes sonecas.
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 5:15 pm

Xelele Escreveu: Bem a minha só pede festas ao meu pai e raramente a mim ou à minha mãe e foge das festas de todas as outras pessoas. E para pedir festas ela desata a esgravatar a roupa e os cabelos como se estivesse a cavar e deita as orelhas para trás que até desaparecem. Também não acho que seja um comportamento normal.
Então parece que são semelhantes no geral mas no particular existem diferenças. O meu vive para as festas. Quando chego a casa à tarde ele fica fora de si, ele corre dentro de casa, para um lado e para outro, parece que fica tontinho de tanta alegria. E todos os dias é sempre o mesmo.
Depois vem pedir festas. Mas como o menino é um bocadinho dominante, não lhe posso fazer festas quando ele quer. Por isso mando-o deitar-se no chão para então receber uma festinha, todos os dias a mesma rotina. Mas todos os dias ele tenta receber as festas sem antes se ter acalmado. Às vezes tira-me do sério, porque ele sabe o que tem de fazer mas mesmo assim não o faz. É teimoso.
Até com pessoas desconhecidas, basta elas olharem para ele que ele desata a pedir festas. Vai ter com elas com o rabito a abanar, mas depois é um bocado bruto, porque esgravata as pernas das pessoas para ter as festas.

Muitas vezes tenho a sensação do meu cão ser hiperactivo. Cheguei a levá-lo a umas aulas de obediência mas com ele tinha de ser tudo feito de forma diferente. Muitas vezes nas aulas ele não me ligava nenhuma. O treinador dizia que com ele o treino tinha de ser dado de forma diferente ou ele perdia a concentração. Aprendeu o básico e acabei por desistir.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

terça out 20, 2009 8:26 am

Demasiado semelhantes...

Eu não levei a Becas para o treino de obediência, mas fiquei-me pelo básico, e já estou satsifeita. A única ordem a que ela obedece sem contestar é: QUIETA, deita-se de bruços e fica imóvel, e anda bem na trela pela esquerda, de resto só faz o que lhe apetece, apesar de entender muito bem o que lhe dizemos, porque obedece quando lhe convém.
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

terça out 20, 2009 8:34 am

cbfernandes Escreveu:
Então parece que são semelhantes no geral mas no particular existem diferenças. O meu vive para as festas.
Li num artigo sobre a raça, que ao contrário do habitual, os machos Westie são mais carinhosos do que as fêmeas, que tendem a ser mais arredias.
Responder

Voltar para “Cães”