Fox Terrier Pelo Cerdoso - Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

quarta out 21, 2009 4:39 pm

Hoje tive oportunidade de conhecer um Fox Terrier ao vivo. Fiquei completamente apaixonada. O pêlo é muito duro e encrespado, realmente parece-me óptimo para quem tem alergias, e o cão era um doce, além de que fisicamente é muito equilibrado e com excelente postura.
Já estou com vontade de adoptar um para fazer companhia à Bequinhas.

Adorei.
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

quinta out 22, 2009 12:12 am

Realmente ando um pouco indeciso pelo que já disseram aqui.

Adoro a postura do cão, mas dois teimosos cá em casa, dois independentes, ui, vai dar mordidelas todos os dias. :)

Gostava de ver alguns ao vivo, pelo menos mais adultos para conseguir ter uma opinião sobre esta raça.
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

quinta out 22, 2009 8:19 am

kriativo Escreveu:Realmente ando um pouco indeciso pelo que já disseram aqui.

Adoro a postura do cão, mas dois teimosos cá em casa, dois independentes, ui, vai dar mordidelas todos os dias. :)

Gostava de ver alguns ao vivo, pelo menos mais adultos para conseguir ter uma opinião sobre esta raça.
Qualquer que seja a raça, o cão que chegar depois terá de ser apresentado em território neutro e durante a educação deve-lhe ser incutido que membro mais velho da casa é que está primeiro, assim estabelecemos nós a hierarquia: 1º o dono. 2º o cão mais velho e 3º o cachorro.

O cachorro deverá receber a comida depois, deverá andar na trela atrás do mais velho e por aí adiante. Opte por ter um macho e uma fêmea do que dois machos, é mais fácil.
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

quinta out 22, 2009 7:15 pm

Xelele Escreveu:
kriativo Escreveu:Realmente ando um pouco indeciso pelo que já disseram aqui.

Adoro a postura do cão, mas dois teimosos cá em casa, dois independentes, ui, vai dar mordidelas todos os dias. :)

Gostava de ver alguns ao vivo, pelo menos mais adultos para conseguir ter uma opinião sobre esta raça.
Qualquer que seja a raça, o cão que chegar depois terá de ser apresentado em território neutro e durante a educação deve-lhe ser incutido que membro mais velho da casa é que está primeiro, assim estabelecemos nós a hierarquia: 1º o dono. 2º o cão mais velho e 3º o cachorro.

O cachorro deverá receber a comida depois, deverá andar na trela atrás do mais velho e por aí adiante. Opte por ter um macho e uma fêmea do que dois machos, é mais fácil.
Xelele, penso que o kriativo, ao se referir a dois teimosos, estava a falar de si e do cão que possivelmente irá adquirir.

Kriativo, com tudo o que dissemos apenas estávamos a querer alertá-lo para o tipo de temperamento dos terriers, para não apanhar nenhuma surpresa, mas não foi de forma alguma uma tentativa de desincentivá-lo.
Se não é a primeira vez que tem um cão, não me parece que terá grandes problemas, tem é que mostrar-lhe quem manda desde o momento que ele chega a casa.
Sem dúvida que têm um feitiozinho especial, mas de todos os cães que já tive este é o mais inesquecível.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta out 22, 2009 8:15 pm

Atenção, que o temperamento do fox não é de perto nem de longe o temperamento dos westie....
Os fox foram apurados para caça à raposa e exterminio de ratos, são animais muito combativos, muito enérgicos e com um potencial destruidor muito grande.
O aspecto peludinho e fofo esconde uma teimosia enorme e uma capacidade de pular e correr que não pára!
Não hesitam em morder, e são muito briguentos com outros cães, aliás, brigam com tudo o que mexe!
Tem se ter cuidado com esta faceta deles porque os fox têm mandibulas fortes, podem magoar a sério, e gostam de morder e não largar....Amigos meus tiveram nas duas variedades, pêlo longo e pêlo curto e ou bem que a pessoa tem muito espaço na rua e muito domínio sobre eles, ou então está tramada! Para ter em casa, aconselho só a quem esteja todo o dia disponivel, como era o caso de um dos meus amigos que trabalhava em casa e estava sempre com o cão. São óptimos guardas e bons a aprender, mas o que precisam aprender primeiro é que é o dono que manda!

O de pêlo comprido do meu amigo dava saltos que eu nem queria acreditar, o cão pulava á altura da cara do dono e ele tinha 1.80...parecia que tinha molas nas patas!
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

sexta out 23, 2009 8:23 am

Parece que entendi mal, acho que não associei as mordidelas a um humano e um cão. :lol:

Concordo com o Moslie, o Westie é o mais simpático dos terriers, e o Fox é o puro terrier: bravo e combativo. Quando pesquisei também concluí que o Fox estaria melhor numa casa com espaço para correr o dia todo e com alguém para lhe fazer companhia, exercitá-lo e educá-lo, e acabei por achar que o Westie seria uma escolha mais acertada, e a minha cadela em nada me decepcionou no que diz respeito a temperamento, muito pelo contrário.

Atenção que o aspecto fofinho e peludinho é enganoso. O pêlo faz lembrar escova de arame, tão duro e encrespado que é, nada semelhante ao do caniche que parece lã. O pêlo do Fox pode ficar macio se for cortado à máquina, mas como já foi explicado anteriormente existem vantagens funcionais em manter a textura característica do manto.

O aspecto do cão é muito menos importante do que o temperamento, por isso não deve escolher uma raça só porque lhe parece bonita.
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta out 23, 2009 11:23 am

moslie Escreveu:Atenção, que o temperamento do fox não é de perto nem de longe o temperamento dos westie....
Os fox foram apurados para caça à raposa e exterminio de ratos, são animais muito combativos, muito enérgicos e com um potencial destruidor muito grande.
Com certeza que desconhece a história dos westies. A raça foi apurada para a caça de vermes (ratos e texugos) e raposas, é por essa razão que são mais pequenos, têm o tamanho certo para entrarem em tocas.
Aliás a génese dos westies vem do Coronel Malcom que tinha alguns terriers (possivelmente Cairns) que usava para a caça à raposa. No entanto houve um dia em que por engano, matou o seu cão preferido por o ter confundido com uma raposa (a pelagem do Cairn era arruivada). Tomou então a decisão de aproveitar os cães brancos que nasciam nas ninhadas dos Cairns, que normalmente eram mortos por razões supersticiosas, e criá-los para não os confundir com as raposas nas caçadas.
E sim é verdade, atiram-se a tudo o que se mexe, são destruidores quando estão aborrecidos, adoram perseguir outros animais, gostam de morder e têm uns caninos com um tamanho fora do normal para o tamanho da cabeça.
Nenhuma das raças terrier é cão de peluche.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

sexta out 23, 2009 12:45 pm

cbfernandes,

tem de propor à moderação a criação de um fórum para os Westies. Eu voto em si para moderadora. :wink:
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

sexta out 23, 2009 12:55 pm

cbfernandes Escreveu: A raça foi apurada para a caça de vermes (ratos e texugos)...
Vermes?... :?
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta out 23, 2009 1:00 pm

MDogster Escreveu:
cbfernandes Escreveu: A raça foi apurada para a caça de vermes (ratos e texugos)...
Vermes?... :?
Má tradução de worm (parasita) :lol:

De facto os Fox´s são muito sociáveis, ficam satisfeitos quando o "colega" descansa (de preferência para sempre).
Última edição por sitiodosanimais em sexta out 23, 2009 1:02 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

sexta out 23, 2009 1:01 pm

MDogster Escreveu:
cbfernandes Escreveu: A raça foi apurada para a caça de vermes (ratos e texugos)...
Vermes?... :?
Pragas... depreendo eu.

Os terriers caçam também insectos de grandes dimensões, como traças, melgas...
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta out 23, 2009 1:09 pm

MDogster Escreveu:
cbfernandes Escreveu: A raça foi apurada para a caça de vermes (ratos e texugos)...
Vermes?... :?

:o :o
My bad.
Estava a fazer uma tentativa de traduçao, de cabeça, dos meus livros em ingles sobre a raça.
Os ingleses falam em 'vermin' e eu assim de repente lembrei-me de vermes. Se calhar ficava melhor 'pestes', nao sei.
De qualquer forma peço desculpa pelo engano.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

sexta out 23, 2009 1:13 pm

Sinónimos de "vermin":

animais daninhos
bicharada
bichos
insetos
piolhos

fonte: Google tradutor
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta out 23, 2009 1:55 pm

Xelele Escreveu:Sinónimos de "vermin":

animais daninhos
bicharada
bichos
insetos
piolhos

fonte: Google tradutor
É mais ou menos isso Xelele.
Definição do wikipedia:
- "Vermin (in some dialect regions, Varmint or Varmit) is a term applied to various animal species regarded as pests or nuisances and especially to those associated with the carrying of disease."
Penso que na Escócia se tratariam de ratos e coelhos bravios que destruiam colheitas. Se bem que nas Highlands escocesas não sei o que plantariam...
Só mais uma curiosidade acerca dos Westies, mais dirigida a si Xelele.
Li num dos meus livros que os westies pequeninos, antigamente quando eram cães de trabalho, eram postos dentro de lugares fechados com texugos ou raposas para lutarem. Só os westies que sobreviviam e matavam o adversário é que eram usados para a caça, pois eram esses que mostravam o seu valor. Era uma forma de selecção dos melhores.
É por essa razão que são cães pequeninos mas muito valentes e resistentes.
Penso que será por isso que os terriers têm a mania que podem com todos os outros animais, mesmo quando estes têm mais que o dobro do seu tamanho.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

sexta out 23, 2009 2:03 pm

cbfernandes Escreveu:
Xelele Escreveu:Sinónimos de "vermin":

animais daninhos
bicharada
bichos
insetos
piolhos

fonte: Google tradutor
É mais ou menos isso Xelele.
Definição do wikipedia:
- "Vermin (in some dialect regions, Varmint or Varmit) is a term applied to various animal species regarded as pests or nuisances and especially to those associated with the carrying of disease."
Penso que na Escócia se tratariam de ratos e coelhos bravios que destruiam colheitas. Se bem que nas Highlands escocesas não sei o que plantariam...
Só mais uma curiosidade acerca dos Westies, mais dirigida a si Xelele.
Li num dos meus livros que os westies pequeninos, antigamente quando eram cães de trabalho, eram postos dentro de lugares fechados com texugos ou raposas para lutarem. Só os westies que sobreviviam e matavam o adversário é que eram usados para a caça, pois eram esses que mostravam o seu valor. Era uma forma de selecção dos melhores.
É por essa razão que são cães pequeninos mas muito valentes e resistentes.
Penso que será por isso que os terriers têm a mania que podem com todos os outros animais, mesmo quando estes têm mais que o dobro do seu tamanho.
Também já tinha lido esse artigo. Os terriers foram selecionados pela sua funcionalidade e não pelo aspecto, daí a a percepção que inicialmente se tem -pequeninos e peludinhos- ser muito enganosa. Nem todas as pessoas têm paciência para tanta teimosia, energia e personalidade (feitiozinho).

Como já explicou a pelagem branca foi seleccionada por se destacar na paisagem. À noite, em dias de chuva ou em situações de campo aberto o Westie parece ainda mais branco. Mais uma curiosidade: a cauda desta raça deveria ser o suficientemente comprida e forte, para no caso de ficarem entalados nas tocas serem facilmente detectados e puxados de lá para fora pelo dono.
Responder

Voltar para “Cães”