Tosse tosse tosse - AJUDA P.F.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

filmbarc
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

segunda out 19, 2009 12:36 pm

O meu velhote (caniche com 14 anos) está com muita tosse. Já fui com ele ao Vet por 3 vezes. Dos exames que fez diagnosticaram tosse cardíaca, mas depois também talvez fosse colapso da traqueia... :?
Em resumo, já reviraram o bichinho e a tosse não pára. Sobretudo de noite. Passa a noite a tossir. Dorme um pouco, depois acorda e desata a tossir; parece que não vai parar. É um dó. Trata-se de uma tosse seca, que provaca engasgo e vómito.
Coloquei a hipótese de ser tosse de canil, mas os vets afastaram logo a possibilidade e, de facto, ele já teve pequenas crises de tosse (mas muito pequenas comparada com esta).
Apesar de estar a tomar um antibiótico, um comprimido para o coração e Bissolvon, em xarope (tudo receitado pelo VET) a tosse persiste desde há uma semana. O tratamento com antibiótico está a ser feito há 5 dias.
Sinto-me impotente. Vivo nos Açores e já não tenho mais vets para onde me virar. O meu velhote está a sofrer e eu não sei o que fazer.
Por favor, alguém já passou por uma situação destas? Conhecem alguma coisa que ajude?
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 12:49 pm

Infelizmente não posso ajudar, mas gostava de desejar as melhoras ao seu Willy.
filmbarc
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

segunda out 19, 2009 12:56 pm

Obrigada Xelele.
Felicidades e saúde!
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

segunda out 19, 2009 12:58 pm

Tenho um cão que fez no dia 16/10 17 anos e também andou com uma espécie de tosse persistente e deixou de tê-la desde que começou a tomar um medicamente para o coração (tem um sopro só nessa altura detectado) e um diurético (estava acumulando líquido nos pulmões).
O meu cão pesa 8,8 Kg e toma 1/2 Fortekor5/dia e 1/8 de Lasix 40mg de 12 em 12 horas.
Fale com o seu veterinário e ponha-lhe a questão (pode estar a faltar o diurético no seu tratamento)

A melhoras do seu menino.
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda out 19, 2009 1:09 pm

filmbarc Escreveu:O meu velhote (caniche com 14 anos) está com muita tosse. Já fui com ele ao Vet por 3 vezes. Dos exames que fez diagnosticaram tosse cardíaca, mas depois também talvez fosse colapso da traqueia... :?
Em resumo, já reviraram o bichinho e a tosse não pára. Sobretudo de noite. Passa a noite a tossir. Dorme um pouco, depois acorda e desata a tossir; parece que não vai parar. É um dó. Trata-se de uma tosse seca, que provaca engasgo e vómito.
Coloquei a hipótese de ser tosse de canil, mas os vets afastaram logo a possibilidade e, de facto, ele já teve pequenas crises de tosse (mas muito pequenas comparada com esta).
Apesar de estar a tomar um antibiótico, um comprimido para o coração e Bissolvon, em xarope (tudo receitado pelo VET) a tosse persiste desde há uma semana. O tratamento com antibiótico está a ser feito há 5 dias.
Sinto-me impotente. Vivo nos Açores e já não tenho mais vets para onde me virar. O meu velhote está a sofrer e eu não sei o que fazer.
Por favor, alguém já passou por uma situação destas? Conhecem alguma coisa que ajude?
Ha dois tipos de bisolvon, um para a tosse produtiva, que ajuda a eliminar as secreccoes atraves da tosse, e um que ajuda a suprimir a tosse irritativa, sem producao. Qual deles e que o vet receitou, e qual deles e que esta a dar ao cao?
filmbarc
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

segunda out 19, 2009 1:11 pm

Olá Lidialima
O meu sincero obrigado. De facto, ele não está a tomar um diurético :o
Volto a ligar ao Vet ao fim da tarde.
Esta madrugada até uma colherzita de chá, com um pouco de mel lhe dei. É tão revoltande sentirmo-nos impotentes.
Bem haja!
filmbarc
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

segunda out 19, 2009 1:19 pm

Ha dois tipos de bisolvon, um para a tosse produtiva, que ajuda a eliminar as secreccoes atraves da tosse, e um que ajuda a suprimir a tosse irritativa, sem producao. Qual deles e que o vet receitou, e qual deles e que esta a dar ao cao?[/quote]

OLá Ziggy

Obrigada.
Sinceramente... não sei e não estou em casa para me certificar.
O Vet disse-nos que comprássemos Bissolvon xarope na Farmácia e lhe déssemos 3xdia. Na farmácia pedi Bissolvon e o técnico nao me perguntou nada. Eu não sabia que havia dois tipos, nem o Vet me disse.
Só me lembro - de momento - que é uma caixa amarela.
Logo, quando voltar para casa, verificarei e digo-lhe.
Às tantas o meu "velhote" até está a tomar o Bissolvon errado :o
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda out 19, 2009 1:23 pm

Tenho uma cadelinha com 17 anos e está com o mesmo problema. É cardíaca e tem colapso de traqueia.

Está a tomar o comp para o coração (1/4 por dia) diurético (1/8 por dia)
e um broncodilatador (1/4 de 12 em 12 horas)

Quando teve a maior crise , há 15 dias, a Vet também lhe receitou um calmante (1/4 de 12 em 12 horas), agora já não está a tomar


Melhorou, mas não vai ficar boa :cry:

O medicamento do coração e o broncodilatador e o diuretico são para o resto da vida :cry:

É muito aflitivo eles estarem nessa situação e nós sentirmo-nos impotentes
filmbarc
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

segunda out 19, 2009 1:30 pm

tiabela Escreveu: Está a tomar o comp para o coração (1/4 por dia) diurético (1/8 por dia)
e um broncodilatador (1/4 de 12 em 12 horas)
OLá Tiebela
Pode dizer-me qual é o broncodilatador? Alguma vez lhe receitaram Bissolvon?
O do coração é o Fortekor e o diurético o Lasix?
Desculpe tanta pergunta mas estou mesmo preocupada.
O Vet tb me disse que seria para toda a vida, mais crise, menos crise... :cry:
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda out 19, 2009 3:15 pm

Para o coração é o En******l 5mg é o equivalente ao fo******* mas de humanos , o diurético é o La***** e o broncodilatador é o Fi*******

Bi***** não tomou pois ela não tem expecturação, eu sei que há dois bis*****, mas no caso dela este medicamento não lhe iria provocar melhoras.

No auge da crise, tomou M******l, (cortisona), durante 4 dias e depois fez o desmame.

Penso que o que ajudou bastante para melhorar a crise foi mesmo a cortisona, o resto é "manuntenção"

Editei para tirar o nome dos medicamentos.
Última edição por tiabela em segunda out 19, 2009 9:46 pm, editado 2 vezes no total.
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

segunda out 19, 2009 4:17 pm

Por favor não tente aplicar qualquer destes medicamentos ao seu cão sem antes consultar um vet!
Eu sei que é desesperante ver o bichinho doente, mas qualquer medicação dada deve ser receitada e vigiada por um Vet.
Cada caso é um caso e cada cão é um cão, nem sempre problemas iguais se resolvem da mesma forma.
Por favor não tome medidas desesperadas, porque pode funcionar muito mal.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda out 19, 2009 6:21 pm

Minuxa Escreveu:Por favor não tente aplicar qualquer destes medicamentos ao seu cão sem antes consultar um vet!
Eu sei que é desesperante ver o bichinho doente, mas qualquer medicação dada deve ser receitada e vigiada por um Vet.
Cada caso é um caso e cada cão é um cão, nem sempre problemas iguais se resolvem da mesma forma.
Por favor não tome medidas desesperadas, porque pode funcionar muito mal.

A Minuxa tem razão, esta medicação e dosagem foram receitadas pela Vet e mal há uma crise corro para lá, para fazer rx e analises e só depois a medicação é ajustada
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda out 19, 2009 6:22 pm

Muita atenção com os nomes dos medicamentos que aqui são publicados ainda que com as melhores das intenções. O que é próprio para um cão, pode ser fatal para outro.
Consulte sempre o seu veterinário antes de administrar qualquer medicamento.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

segunda out 19, 2009 8:42 pm

Olá,
Sinto muito mas reportei devido à menção de medicamentos.
Cada caso é um caso, o que cura um cão pode matar outro.
Evitem a menção de medicamentos p.f.

Melhoras para os cachorros :!:

Um abraço
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda out 19, 2009 9:48 pm

Jofelix, tem toda a razão, já editei para retirar o nome dos medicamentos


Filmbarc mandei mp

De qualquer das formas não dê nada ao seu cão que não seja receitado pelo médico
Responder

Voltar para “Cães”