pastor alemão cão perigoso?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

turbina
Registado: quinta jul 17, 2003 9:25 pm

domingo jul 20, 2003 12:13 pm

oi pessoal!

Eu gostava que os experts da matéria me informassem se possivel se um pastor alemão é considerado um cão adequado a uma casa com crianças e que ao mesmo tempo um bom amigo e um bom cão de guarda?
Ou será um rott ou um doberman?
desde já grato pela atenção dispensada
:?:
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jul 20, 2003 12:36 pm

Oi Turbina, seja muito bem-vinda!!! A questão aqui é que não são só as questões que apontou que definem se uma determinada raça é ou não aconselhada ao seu estilo de vida e à sua família. Há muitas outras componentes que vão determinar isso. Mas, falando das questões que aqui pôs, um Pastor Alemão comprado ao criador certo, e bem educado, é um cão que é óptimo guarda, excelente com crianças, muito inteligente, consegue perceber facilmente o que o dono quer, e é muito obediente (eu já tenho um pastor alemão). O rott, a meu ver, é um cão espectacular também em todos os sentidos, com as mesmas qualidades que o Pastor alemão, claro que com algumas diferenças. Mas é tudo muito subjectivo, porque depende da educação que derem ao cão, depende do criador, de pende de inúmeros factores para além do carácter da raça. Dentro em breve vou enviar-lhe uma pm, para podermos discutir melhor o assunto. Pense bem antes de comprar seja que cão for, e eu na medida do possível irei ajudá-la a fazer a melhor escolha, trocando informações consigo através de pm's.
Fiquem bem
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jul 20, 2003 1:24 pm

Penso que o Arcanus respondeu com clareza`ao seu problema. Qualquer cão de porte médio/grande pode tornar-se potencialmente perigoso. dependendo do seu caracter individual, dos critérios de selecção utilizados pelo criador e da educação que lhe fôr dada pelo novo dono.

Não considero que quer os PAs, quer os Rotts ou os Dobermann sejam perigosos só pelo facto de serem dessas raças.

O que eu faria no seu caso era: chegar a uma conclusão sobre a raça a comprar; visitar mais do que um criador dessa raça, acompanhado por um amigo que estivesse familiarizado com ela.

Cumprimentos

José Carlos
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jul 20, 2003 2:32 pm

turbina Escreveu: oi pessoal!

Eu gostava que os experts da matéria me informassem se possivel se um pastor alemão é considerado um cão adequado a uma casa com crianças e que ao mesmo tempo um bom amigo e um bom cão de guarda?
?
Olá!

Sabe o que lhe aconselho?

Leia e informe-se muuiuuuiiitttooo sobre essas raças, vá a expos, fale com criadores e depois quando já tiver em ideia a raça que realmente quer, vá ao cpc(Clube português de canicultura) e peça a listagem de criadores da raça escolhida e depois passe algum tempo a visitar canis, a ver qual deles mais lhe agrada e qual deles preenche os requesitos pretendidos e aí compre um cachorro, de certeza que assim vai ser muito mais facil... Demora algum tempo, mas pode ter a certeza que se seguir esta "receita" vai ser muito mais facil a sua escolha e pode ter a certeza que irá fazer a escolha certa! ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo jul 20, 2003 4:36 pm

turbina Escreveu: oi pessoal!

?
Olá

E porque não um Pitt ou um Amstaff. Não serão grandes guardas mas como suportam bem a dor , esse particular faz deles bons cães para uma casa com putos. Um Serra ou um Castro Laboreiro também não são má escolha.
Um abra&ccedil;o
Mafy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:23 pm

domingo jul 20, 2003 10:20 pm

Olá Turbina,

Gostaria só de deixar a minha participação no sentido de lhe poder afirmar com toda a certeza que um Pastor Alemão pode, sem dúvida ser um belissimo cão de guarda e ao mesmo tempo o melhor amigo das crianças, bem como qualquer outra raça.
Agora tudo depende da maneira como é educado, mas eles adoram crianças.

Quanto ao facto de estar interessada nesta raça e não noutra, acredite que a compreendo perfeitamente! ;) ;) ;)

Bjs
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo jul 20, 2003 11:41 pm

tente contactar 2 ou 3 criadores recomendados(por cpc etc)
pode ser que obtenha boa resposta
cada pessoa tem opiniões diferentes sobre a sua raça preferida
eu não vou dar a minha(senão acaba com pitbull em casa)
sugiro que leia tambem livros,
vá a sites de internet sobre o past alemão e
recolha maximo de informação sobre a raça desejada
pelo menos foi o que eu fiz

boa sorte
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 21, 2003 11:10 am

Olá Turbina

O Pastor Alemão pode ser um óptimo cão com crianças e de guarda, tudo depende do seu carácter e da educação que lhe for dada. Como eu já ouvi , e li , e comprovo o pior defeito do Pastor é a sua inteligência e se o dono não tiver isso presente poderá ter surpresas. Todavia também o Rott e o Dob são excelentes cães de guarda e bons com crianças tudo depende igualmente do carácter e da educação que se lhe der.Apesar de tudo qualquer uma destas raças têm temperamentos e carácter diferentes e umas podem-se adequar mais ao seu estilo de vida e personalidade que outras ( por exemplo o Rott é bem mais teimoso que o Pastor e o sentido de dominância é mais vincado ).Por isso, e no seguimento do que já aconselharam , procure ler o mais possível sobre cada uma das raças,visite criadores, fale com outros donos. Não tenha pressas em se decidir , não se esqueça que o cão é um compromisso para mais de 10 anos.

Saudações

Já agora como eu não sou "expert " na matéria , como pedia no seu post , entenda isto como uma simples opinião :)
Arcanus
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 12:08 pm

boerboelfan Escreveu: ( por exemplo o Rott é bem mais teimoso que o Pastor e o sentido de dominância é mais vincado).
boerboelfan, de onde tirou esta ideia? Eu sinceramente não concordo com esta sua afirmação, e posso falar com conhecimento de causa, tenho duas Rotts e tive um Pastor Alemão. Como já se disse, o temperamento de um cão vai depender de inúmeras coisas, umas que podemos controlar, outras que não podemos controlar.
Ora bem, visto que a turbina não respondeu à minha pm, eu falo por aqui mesmo. O que eu aconselho no seu caso (parece-me que tem crianças em casa, e creio que não tem grande experiência com cães, corrija-me se estiver errado) é comprar uma fêmea, em vez de um macho (a raça vai ter que ser você a escolher, com as informações que lhe forneceram aqui), pois as fêmeas são mais meigas, mais calmas, mais fáceis de treinar, e, ao contrário do que as pessoas pensam, podem ser melhores guardas que os cães (mais uma vez, é tudo muito subjectivo, mas enfim).
Boa sorte, e vá dando notícias.
Fiquem bem
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 21, 2003 1:33 pm

Olá Arcanus

A ideia tirei-a........da cartola :).
Mas olhe lá que é verdade é verdade.Mas também lhe digo que cada cão é um cão e os seus podem não ter manisfestado essas tendências muito vincadamente .Também a intensidade dessas manifestações depende da educação que se der aos cães.Todavia, e estamos a falar em termos gerais , os Rotts têm um sentido de dominancia territorial mais vincado que os Pastores o que não significa que estes não sejam de temperamento dominante porque o são.

Saudações
Arcanus
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 2:47 pm

Olá boerboelfan.
Eu não discordei da afirmação sobre os rotts terem o sentido de dominancia territorial mais vincado que os Pastores Alemães, porque têm (peço desculpa por não me ter explicado bem). Apenas discordei de ter dito que os rotts são mais teimosos que os pastores... Mas é tal coisa, há muitas coisas que vão influenciar o comportamento dos cães, e tudo o mais...
Fique bem
gary
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 3:39 pm

Arcanus Escreveu:
boerboelfan Escreveu: ( por exemplo o Rott é bem mais teimoso que o Pastor e o sentido de dominância é mais vincado).
boerboelfan, de onde tirou esta ideia? Eu sinceramente não concordo com esta sua afirmação, e posso falar com conhecimento de causa, tenho duas Rotts e tive um Pastor Alemão. Como já se disse, o temperamento de um cão vai depender de inúmeras coisas, umas que podemos controlar, outras que não podemos controlar.
Bom sem duvida que são opiniões diferentes certamente motivadas por experiencias diferentes.

Mas eu partilho a opinião do Boerboelfan.

Os Rottys são cães mais exigentes logo naturalmente mais carenciados, são cães que podem estar em canil mas o lugar deles é mesmo ao pé do dono, de preferência dentro dele, são a coisa mais parecida com os Boxers, embora menos melgas, o Pastor Alemão é um cão de canil embora goste de estar junto ao dono de preferencia ao lado junto aos pés.
Como sabem tenho vários cães de várias raças e cheguei à conclusão que isto de cães é cada cor seu paladar, ou seja as certezas absolutas caem todas por terra se à partida espartilhamos um animal dentro e só do padrão psicológico e funcional da raça
As raças apenas nos ajudam, com alguma segurança, a encontrar o animal que queremos para executar a missão que escolhemos, seja ela qual for. Depois há o individuo e aí é que a porca torce o rabo porque entram no resultado final todos os factores, externos ao padrão, e inumeras vezes discutidos neste fórum. E o principal é sem duvida o novo dono, é este quem vai definir no que se vai transformar o cachorrito.

Penso eu de que ;)
Um abra&ccedil;o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 3:43 pm

Olá,
Como em tudo, convém não generalizar muito porque há sempre surpresas! Seja qual for a raça, e por mais que se diga que esta raça é assim ou assado, há-de haver alguém que teve uma experiência pessoal que fugiu à 'regra'. Isto seja por via da educação que deu ao cão, ou seja pela via do caracter do individuo em causa.
Das raças faladas, e se quisermos falar em características genéricas não esquecendo no entanto que estas podem ser MUITO condicionadas pelos mais variados factores, há prós e contras em todas. Coisas "melhores" numas, e coisas "piores" noutras. Mas estes "melhores" e "piores" também são muito subjectivos e dependem dos objectivos de cada futuro dono.
A titulo de exemplo: Um Pastor Alemão, ladra mais que um Rottweiler; Um Pastor Alemão é mais nervoso (pode torner-se mais facilmente um "fear bitter" - mordedor por medo) do que um Rottweiler. Não concluam por aqui que todos os Pastores Alemão se fartam de Ladrar e morder e os Rottweilers não!! Quanto ao ladrar, é o que é habitual de constatar-se, e os nervos e "fear bitters" não sendo comuns entre os pastores alemães, são normalmente mais comuns que entre os Rotts.
Por seu lado, os Rottweilers são cães mais dominantes que os PA, e por isso é mais vulgar que uma educação desleixada e pouco firme leve a problemas comportamentais.

Abraços
Paulo C.
gary
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 3:54 pm

PauloC Escreveu: Um Pastor Alemão, ladra mais que um Rottweiler
Olá

Bom, este é um factor a ter em conta, por ser verdadeiro, para quem quer ter um cão num apartamento rodeado de vizinhos por todo o lado.
Um abra&ccedil;o
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

segunda jul 21, 2003 4:02 pm

Ola Turbina

Acho que ja nao ha muita coisa a acrescentar ao que ja foi dito, em relaçao ao PA nao tenho experiencia propria, mas daquilo que leio e ouço falar e um bom cao de guarda mas tambem bastante sociavel (se esta sociabilizaçao for bem feita claro), quanto aos Rotts ja posso falar por experiencia, sao excelentes caes de guarda, bastante tranquilos e muito amigos das crianças, no entanto concordo com a Arcanus, as femeas sao bastante mais meigas e obedientes, quanto aos machos sao mais dominantes como tal mais dificeis de educar... seja como for sao caes de grande porte e isso implica uma atençao redobrada relativamente ao cao e as crianças, mesmo sem intençao por vezes podem ter brincadeiras violentas e consequencias mais graves do que se pode imaginar...
Faça a sua escolha da raça, informe-se sobre ela e comunique com criadores ou ate proprietarios dessa raça para adquirir alguma experiencia teorica antes de adquirir o animal... no entanto lembre-se, nao pode julgar um cao pelas caracteristicas tipicas de uma raça, todos sao diferentes...
Responder

Voltar para “Cães”