A ração que dou à cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

sábado nov 07, 2009 8:16 am

A ração que dou à minha rafeira do alentejo:

Constituintes analiticos:
- proteína bruta ..................22%
- Matérias gordas brutas ......12
- Celulose bruta.....................2,6
- Cinzas brutas .....................9,5
- Calcio ................................2
- Fósforo ..............................1,2

Aditivos:
Colina .................................. 700mg/kg
Vitamina A ....................... 10.000 UI/kg
Vitamina D3 ....................... 1.000 UI/kg
Vitamina E................................60mg/kg
Cobre ....................................... 9mg

Mas noto que o pelo dela não é brilhante, de resto ela adora-a.

O que peço e agradeço é:

1 - O que pensam desta ração
2 - O que poderia ou deveria ser diferente
3 - Que posso dar à cadela para melhorar o aspecto do pelo.

Obrigado
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado nov 07, 2009 9:18 am

Não sou perita mas parece-me fraca em proteína.
Sempre ouvi dizer que a proteína deve ser, pelo menos 28 %...

Além disso, e isto tem a ver com o aspecto do pêlo, não tem óleos gordos - fontes de omega 3 e omega 6.

Se não pretende mudar de ração aconselho a que, de vez em quando, dê carne à sua cadela e que tempere a ração com azeite (uma colher de chá), óleo de soja ou óleo de salmão.

Mas, como já disse, não sou perita...
Agradeço que me corrijam caso tenha dito alguma asneira.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 07, 2009 10:28 am

Preferível ao óleo de soja é o óleo de milho. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sábado nov 07, 2009 11:24 am

porquê?
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado nov 07, 2009 11:30 am

Fjord Escreveu:porquê?
Não esperes resposta~, é mais uma das bocas"porque sim" :wink:
LuluB
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 11:38 am

Fjord Escreveu:porquê?
Porque é o óleo mais rico em Ómega 3 e 5, segundo informação que me prestaram vários médicos e alguns nutricionistas.

Se fui erradamente informada, agradeço que me esclareça, mas com termos, se faz favor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 12:04 pm

Em termos de omega 5 não sei (para que é que servem os ómega 5? ...) mas em termos de ómega 3 é a atirar para o zero...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

sábado nov 07, 2009 12:56 pm

Já ajudaram.
Obrigado.

Veremos se aparecem outras opiniões com outras alterações.

Posso mudar de ração, mas receio que estranhe.
Prefiro talvez adicionar algo (como o sugerido) de vez em quando.
LuluB
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 1:07 pm

Fjord Escreveu:Em termos de omega 5 não sei (para que é que servem os ómega 5? ...) mas em termos de ómega 3 é a atirar para o zero...
Para encurtar razões, tem razão. O ómega 5 foi gralha minha, era ómega 6 que devia ter escrito.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 1:12 pm

dolphy Escreveu:Já ajudaram.
Obrigado.

Veremos se aparecem outras opiniões com outras alterações.

Posso mudar de ração, mas receio que estranhe.
Prefiro talvez adicionar algo (como o sugerido) de vez em quando.
Não receie que o seu cão estranhe a mudança de ração, desde que a faça como deve ser. Até pode vir a descobrir outra fórmula de que ele goste mais, mas isso depende de muitos outros factores, alguns deles não relacionados com o paladar do animal.
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado nov 07, 2009 2:08 pm

Só para contrariar a Lub, a Fjord e o Gyps:

Vou colocar em 1º lugar o óleo de girassol.

Em 2º lugar o de milho e em 3º lugar o de soja.

Isto considerando a composição total de ácidos graxos, sendo que o de girassol acrescenta a Vit. E.

No entanto, para quem precisar de muito omega 3, o vencedor é o óleo de colza.

Logo: Alternar óleo de girassol com óleo de colza.

Garantido para um efeito optimal (além de entreter os miolos a fazer contas às fórmulas químicas :lol: ).
LuluB
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 3:07 pm

Pela parte que me toca, não me contrariaste nada, Musky. :D Pelo contrário, só reforçaste o que eu disse sobre o óleo de milho ser preferível ao óleo de soja, neste caso em particular. :wink:
<p>&nbsp;</p>
Fjord
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 3:21 pm

Musky Escreveu:Só para contrariar a Lub, a Fjord e o Gyps:

Vou colocar em 1º lugar o óleo de girassol.

Em 2º lugar o de milho e em 3º lugar o de soja.

Isto considerando a composição total de ácidos graxos, sendo que o de girassol acrescenta a Vit. E.

No entanto, para quem precisar de muito omega 3, o vencedor é o óleo de colza.

Logo: Alternar óleo de girassol com óleo de colza.

Garantido para um efeito optimal (além de entreter os miolos a fazer contas às fórmulas químicas :lol: ).
Em 1º o óleo de girassol porquê? :lol: Esse é que é mesmo zero em ómegas 3. E a vit E vem com qualquer óleo engarrafado, é sempre acrescentada como conservante ...

E, melhor que óleo de colza (vende-se por cá?), que, em termos de ómega 3, está ao mesmo nível do de soja, é o óleo de linhaça. Falando em óleos vegetais, claro, que o óleo de peixe, salmão à cabeça, continua sem concorrentes.

(a ler paginetas brasileiras? :lol: Em português de Portugal a graxa é para os sapatos :lol: )
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado nov 07, 2009 5:28 pm

Fjord Escreveu:(a ler paginetas brasileiras? :lol: Em português de Portugal a graxa é para os sapatos :lol: )
Em primeiro lugar os cereais e a sua composição quimica não têm nacionalidade, em 2º lugar assinaram um acordo ortográfico (sem me perguntarem a minha opinião :evil: ).

Portanto, voltando à tabela comparativa (brasileira :D ) entre os oleos de girassol, milho e soja:
A partir da composição em ácidos graxos pode-se observar diferenças entre o grau de insaturação dos óleos analisados, sendo que, neste caso, o óleo que contém maior concentração de ácidos graxos insaturados (C18:1n9 + C18:2n6 + C18:3n3) é o de girassol, apresentando 89%.
(tradução; graxos=gordos, n9=omega9, n6=omega6, n3=omega3)

1. O valor do n3 no girassol é o mais baixo, sendo o mais elevado na soja.
2. O valor do n6 no girassol é o mais alto dos 3 cereais.
3. Mas de acordo com a Universidade do Maryland
It is important to maintain an appropriate balance of omega-3 and omega-6 (another essential fatty acid) in the diet, as these two substances work together to promote health. Omega-3 fatty acids help reduce inflammation, and most omega-6 fatty acids tend to promote inflammation. An inappropriate balance of these essential fatty acids contributes to the development of disease while a proper balance helps maintain and even improve health. A healthy diet should consist of roughly 2 - 4 times more omega-6 fatty acids than omega-3 fatty acids.
e ainda temos o n9 para equilibrar, e este existe em quantidade maior no girassol.

Mas depois ainda temos o etc e tal e coisa e recuso-me a aprofundar mais a questão, senão ainda fico moralmente obrigada a adicionar um copito de vinho tinto ao jantar dos meus cães. :twisted:

PS.: A colza parece que está a ser promovida em Portugal, mas para produção de bio-diesel... portanto só interessa aos labradores. Ai, perdão, aos lavradores. :lol:
Fjord
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 8:43 pm

Musky Escreveu:Em primeiro lugar os cereais e a sua composição quimica não têm nacionalidade, em 2º lugar assinaram um acordo ortográfico (sem me perguntarem a minha opinião :evil: ).
Cereais? :lol: Só o milho é cereal, tudo o resto pertence a outras famílias (hoje não é mesmo o seu dia 8) ). E, que eu saiba, o acordo ortográfico diz respeito a isso mesmo, ortografia, não me parece que tenhamos que adoptar termos brasileiros, ou vice-versa. Por isso, mantenho a minha, graxa é para os sapatos :lol:
Musky Escreveu:Portanto, voltando à tabela comparativa (brasileira :D ) entre os oleos de girassol, milho e soja:
(...)
Depois de tanto arrazoado, continuo sem saber o porquê do óleo de girassol ser melhor que os outros para juntar à ração :roll:
Responder

Voltar para “Cães”