A ração que dou à cadela
Moderador: mcerqueira
A ração que dou à minha rafeira do alentejo:
Constituintes analiticos:
- proteína bruta ..................22%
- Matérias gordas brutas ......12
- Celulose bruta.....................2,6
- Cinzas brutas .....................9,5
- Calcio ................................2
- Fósforo ..............................1,2
Aditivos:
Colina .................................. 700mg/kg
Vitamina A ....................... 10.000 UI/kg
Vitamina D3 ....................... 1.000 UI/kg
Vitamina E................................60mg/kg
Cobre ....................................... 9mg
Mas noto que o pelo dela não é brilhante, de resto ela adora-a.
O que peço e agradeço é:
1 - O que pensam desta ração
2 - O que poderia ou deveria ser diferente
3 - Que posso dar à cadela para melhorar o aspecto do pelo.
Obrigado
Constituintes analiticos:
- proteína bruta ..................22%
- Matérias gordas brutas ......12
- Celulose bruta.....................2,6
- Cinzas brutas .....................9,5
- Calcio ................................2
- Fósforo ..............................1,2
Aditivos:
Colina .................................. 700mg/kg
Vitamina A ....................... 10.000 UI/kg
Vitamina D3 ....................... 1.000 UI/kg
Vitamina E................................60mg/kg
Cobre ....................................... 9mg
Mas noto que o pelo dela não é brilhante, de resto ela adora-a.
O que peço e agradeço é:
1 - O que pensam desta ração
2 - O que poderia ou deveria ser diferente
3 - Que posso dar à cadela para melhorar o aspecto do pelo.
Obrigado
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não sou perita mas parece-me fraca em proteína.
Sempre ouvi dizer que a proteína deve ser, pelo menos 28 %...
Além disso, e isto tem a ver com o aspecto do pêlo, não tem óleos gordos - fontes de omega 3 e omega 6.
Se não pretende mudar de ração aconselho a que, de vez em quando, dê carne à sua cadela e que tempere a ração com azeite (uma colher de chá), óleo de soja ou óleo de salmão.
Mas, como já disse, não sou perita...
Agradeço que me corrijam caso tenha dito alguma asneira.
Sempre ouvi dizer que a proteína deve ser, pelo menos 28 %...
Além disso, e isto tem a ver com o aspecto do pêlo, não tem óleos gordos - fontes de omega 3 e omega 6.
Se não pretende mudar de ração aconselho a que, de vez em quando, dê carne à sua cadela e que tempere a ração com azeite (uma colher de chá), óleo de soja ou óleo de salmão.
Mas, como já disse, não sou perita...
Agradeço que me corrijam caso tenha dito alguma asneira.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Preferível ao óleo de soja é o óleo de milho. 
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
Gypsfulvus
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Não esperes resposta~, é mais uma das bocas"porque sim"Fjord Escreveu:porquê?
Porque é o óleo mais rico em Ómega 3 e 5, segundo informação que me prestaram vários médicos e alguns nutricionistas.Fjord Escreveu:porquê?
Se fui erradamente informada, agradeço que me esclareça, mas com termos, se faz favor.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Em termos de omega 5 não sei (para que é que servem os ómega 5? ...) mas em termos de ómega 3 é a atirar para o zero...
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados" (Eu)
Para encurtar razões, tem razão. O ómega 5 foi gralha minha, era ómega 6 que devia ter escrito.Fjord Escreveu:Em termos de omega 5 não sei (para que é que servem os ómega 5? ...) mas em termos de ómega 3 é a atirar para o zero...
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Não receie que o seu cão estranhe a mudança de ração, desde que a faça como deve ser. Até pode vir a descobrir outra fórmula de que ele goste mais, mas isso depende de muitos outros factores, alguns deles não relacionados com o paladar do animal.dolphy Escreveu:Já ajudaram.
Obrigado.
Veremos se aparecem outras opiniões com outras alterações.
Posso mudar de ração, mas receio que estranhe.
Prefiro talvez adicionar algo (como o sugerido) de vez em quando.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Só para contrariar a Lub, a Fjord e o Gyps:
Vou colocar em 1º lugar o óleo de girassol.
Em 2º lugar o de milho e em 3º lugar o de soja.
Isto considerando a composição total de ácidos graxos, sendo que o de girassol acrescenta a Vit. E.
No entanto, para quem precisar de muito omega 3, o vencedor é o óleo de colza.
Logo: Alternar óleo de girassol com óleo de colza.
Garantido para um efeito optimal (além de entreter os miolos a fazer contas às fórmulas químicas
).
Isto considerando a composição total de ácidos graxos, sendo que o de girassol acrescenta a Vit. E.
Garantido para um efeito optimal (além de entreter os miolos a fazer contas às fórmulas químicas
Pela parte que me toca, não me contrariaste nada, Musky.
Pelo contrário, só reforçaste o que eu disse sobre o óleo de milho ser preferível ao óleo de soja, neste caso em particular. 
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Em 1º o óleo de girassol porquê?Musky Escreveu:Só para contrariar a Lub, a Fjord e o Gyps:
Garantido para um efeito optimal (além de entreter os miolos a fazer contas às fórmulas químicas).
E, melhor que óleo de colza (vende-se por cá?), que, em termos de ómega 3, está ao mesmo nível do de soja, é o óleo de linhaça. Falando em óleos vegetais, claro, que o óleo de peixe, salmão à cabeça, continua sem concorrentes.
(a ler paginetas brasileiras?
Em primeiro lugar os cereais e a sua composição quimica não têm nacionalidade, em 2º lugar assinaram um acordo ortográfico (sem me perguntarem a minha opiniãoFjord Escreveu:(a ler paginetas brasileiras?Em português de Portugal a graxa é para os sapatos
)
Portanto, voltando à tabela comparativa (brasileira
(tradução; graxos=gordos, n9=omega9, n6=omega6, n3=omega3)A partir da composição em ácidos graxos pode-se observar diferenças entre o grau de insaturação dos óleos analisados, sendo que, neste caso, o óleo que contém maior concentração de ácidos graxos insaturados (C18:1n9 + C18:2n6 + C18:3n3) é o de girassol, apresentando 89%.
1. O valor do n3 no girassol é o mais baixo, sendo o mais elevado na soja.
2. O valor do n6 no girassol é o mais alto dos 3 cereais.
3. Mas de acordo com a Universidade do Maryland
e ainda temos o n9 para equilibrar, e este existe em quantidade maior no girassol.It is important to maintain an appropriate balance of omega-3 and omega-6 (another essential fatty acid) in the diet, as these two substances work together to promote health. Omega-3 fatty acids help reduce inflammation, and most omega-6 fatty acids tend to promote inflammation. An inappropriate balance of these essential fatty acids contributes to the development of disease while a proper balance helps maintain and even improve health. A healthy diet should consist of roughly 2 - 4 times more omega-6 fatty acids than omega-3 fatty acids.
Mas depois ainda temos o etc e tal e coisa e recuso-me a aprofundar mais a questão, senão ainda fico moralmente obrigada a adicionar um copito de vinho tinto ao jantar dos meus cães.
PS.: A colza parece que está a ser promovida em Portugal, mas para produção de bio-diesel... portanto só interessa aos labradores. Ai, perdão, aos lavradores.
Cereais?Musky Escreveu:Em primeiro lugar os cereais e a sua composição quimica não têm nacionalidade, em 2º lugar assinaram um acordo ortográfico (sem me perguntarem a minha opinião).
Depois de tanto arrazoado, continuo sem saber o porquê do óleo de girassol ser melhor que os outros para juntar à raçãoMusky Escreveu:Portanto, voltando à tabela comparativa (brasileira) entre os oleos de girassol, milho e soja:
(...)