SushiPt Escreveu:Olá, tenho um cachorro com quase 4 meses (o Dexter)que ontem foi mordido no focinho pelo cão dos meus pais que nos visitaram e que já tem 5 anos.
A dentada não causou danos de maior, mas o meu cachorro está aparentemente em choque.... Assusta-se e gane com um movimento mais brusco, não se mexe, não reage a nada como de costume e está com o ar mais triste que se possa imaginar...

Contudo, hoje comeu normalmente, bebeu bastante água e fez as necessidades como de costume. O Dexter até tem um companheiro de 6 meses (adoram-se), que parece ter percebido tudo e está muito pacientemente aninhado com ele (muitas vezes).
Temos deixado-o estar sossegado, aninhadinho num sitio quente e
dado muitos mimos... Alguém já passou por uma situação destas? Alguma dica para ajudar o Dexter a superar isto?
Só estão a reforçar o estado deprimido do cão dando "miminhos".
Hajam naturalmente, brinquem com ele naturalmente, passeiem com os cachorros como se nada fosse, ignoram o sentimento de medo ou de "choque". Estimulem-no com brinquedos para ele brincar convosco e com o outro cachorro, e vão ver que tudo se resolve.
O meu cachorro, que fez precisamente ontem 4 meses, há cerca de umas 3 semanas levou uma trinca do macho adulto, de 13 anos, por se querer deitar em cima dele

, e ganiu parecia que o estavam a matar

... Eu mandei ambos para o chão (sim, estavam no sofá), mandei calar o pirralho, o adulto foi para a cama dele, e o pirralho para a dele... ficou com o focinho que parecia um bull terrier

de tão inchado, portanto não foi só um "chega pra lá", foi mesmo dentada à séria, e o que é certo é que meia hora depois já os dois dormiam na mesma cama...
Portanto, tal como nas crianças, temos de desvalorizar por completo este tipo de "acidentes", caso contrário estamos a alimentar o sentimento de medo...