dar fruta a cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

segunda dez 07, 2009 5:17 pm

Olá!
Tenho uma Yorkshire Terrier, a Minnie, com 4 meses.
Ela adora fruta, especialmente pêro e pêra, mas não sei se faz mal ela comer e em que quantidades. Pretendo perguntar ao veterinário, mas entretanto deixo aqui a pergunta porque pode ser que alguém saiba.
Obrigada =)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda dez 07, 2009 5:21 pm

Pode dar-lhe à vontade pêra e maçã (sobretudo a maçã), a fruta não llhe faz mal. Duas ou três fatias finas de cada vez chegam para um cão desse tamanho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Housedog
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am

quarta dez 09, 2009 11:16 pm

Ao contrário do que antigamente se dizia, eu pelo menos cresci a ouvir dizer que os cães não gostam de fruta. Pois bem, os meus adoram e pedem mesmo quando nos vêm comer. A minha cadela então não nos pode ver a comer tangerina que vem logo pedir uns gominhos. Maçã, pera, pedacinho de banana, uma uva, seja o que for eles adoram1
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta dez 10, 2009 10:28 am

Cuidado, porque não se pode dar toda a fruta, por exemplo:
Uvas e uvas passas
Existem casos registrados em que apenas 6 (seis) bagos de uvas ou passas causaram insuficiência renal aguda. A toxina não foi ainda identificada .
Abacate
Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
LuluB
Membro Veterano

quinta dez 10, 2009 11:20 am

Minuxa Escreveu:Cuidado, porque não se pode dar toda a fruta, por exemplo:
Uvas e uvas passas
Existem casos registrados em que apenas 6 (seis) bagos de uvas ou passas causaram insuficiência renal aguda. A toxina não foi ainda identificada .
Quantos casos? E qual a fonte de onde foi tirada esta informação?

Faço estas perguntas porque toda a vida vi cães a comerem uvas sem que nada lhes acontecesse.
Abacate
Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal.
E quem é que vai comer o caroção do abacate? :o Até acredito que o fruto não faça lá grande coisa à tripa dos cães, mas também nunca vi nenhum interessar-se por ele.

Há que ter cuidado com a repetição destas coisas, muitas vezes postas a correr sem nenhuma base séria a sustentá-las...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta dez 10, 2009 12:13 pm

Esta das uvas já é super velha, e volta e meia volta aqui à baila. Acho o máximo andarem com certas dúvidas existenciais :roll:

http://www2.aspca.org/site/News2?id=166 ... ewsArticle

Quanto aos caroços de abacate, tembém não vejo qual é a dúvida. Pior de imaginar é cães a comerem limões e pode crer que conheço alguns que o fazem ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
LuluB
Membro Veterano

quinta dez 10, 2009 12:54 pm

Bem, a mim, o caroço do abacate só serve para lhe espetar uns palitos, à laia de Sputnik, e pô-lo depois a germinar num frasco com água: dá uma plantazinha decorativa. :D

Quanto às uvas, nem comento, não vale a pena. Num universo de bilões de cães há 170 que adoecem depois de comerem uvas e desses morrem sete. Fraca estatística! :twisted:
<p>&nbsp;</p>
nany26
Membro
Registado: sexta jul 17, 2009 12:28 pm

quinta dez 10, 2009 1:10 pm

O meu cao adora melao e melancia....Este verao acompanhou-nos na hora de comer a sobremesa(fruta).Mas claro,sempre em pequenas quantidades!

Cumprimentos
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta dez 10, 2009 1:43 pm

LuluB Escreveu:Quanto às uvas, nem comento, não vale a pena. Num universo de bilões de cães há 170 que adoecem depois de comerem uvas e desses morrem sete. Fraca estatística! :twisted:
Biliões de cães que comeram uvas?...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta dez 10, 2009 1:47 pm

LuluB Escreveu: Quanto às uvas, nem comento, não vale a pena. Num universo de bilões de cães há 170 que adoecem depois de comerem uvas e desses morrem sete. Fraca estatística! :twisted:
A estatistica até pode ser fraca. Mas por via das duvidas não vou arriscar a que o meu cão seja o 171º . :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quinta dez 10, 2009 2:28 pm

Uma das minhas cadelas adora macã e banana e sempre que como dou-lhe um bocadinho :D :D
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta dez 10, 2009 3:29 pm

LuluB Escreveu:
Minuxa Escreveu:Cuidado, porque não se pode dar toda a fruta, por exemplo:
Uvas e uvas passas
Quantos casos? E qual a fonte de onde foi tirada esta informação?

Faço estas perguntas porque toda a vida vi cães a comerem uvas sem que nada lhes acontecesse.
Abacate
E quem é que vai comer o caroção do abacate? :o Até acredito que o fruto não faça lá grande coisa à tripa dos cães, mas também nunca vi nenhum interessar-se por ele.

Há que ter cuidado com a repetição destas coisas, muitas vezes postas a correr sem nenhuma base séria a sustentá-las...
Não tirei de fonte nenhuma em especial, já li e reli em imensos sítios, e confirmei com a vet da minha cachorra. É verdade que muitos cães comem uvas e não lhes acontece nada, mas a verdade é que também pode acontecer, como de facto já aconteceu.
Coloquei aqui a informação porque achei importante!
Eu não arrisco a dar nada á minha cadela, que lhe possa fazer mal (mesmo que a tal coisa só faça mal a 1 cão em 1000).
Eu prefiro prevenir em vez de remediar!
Da mesma forma que não lhe dou chocolate, café, cebola (nem em sopa) e a mantenho longe de todas as plantas de casa.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta dez 10, 2009 4:49 pm

LuluB Escreveu: Quanto às uvas, nem comento, não vale a pena. Num universo de bilões de cães há 170 que adoecem depois de comerem uvas e desses morrem sete. Fraca estatística! :twisted:
Pois, só que não é estatística nenhuma. Se tivesse lido o site como deve ser teria visto que se trata de casos reportados ao Centro Anti-Veneno lá do sítio, num ano. Cada um use a informação como quiser. Também houve um bêbeda há pouco tempo que caiu na linha do Metro e não morreu, podem sempre experimentar a "estatística" :twisted:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta dez 10, 2009 6:41 pm

LuluB Escreveu:Quanto às uvas, nem comento, não vale a pena. Num universo de bilões de cães há 170 que adoecem depois de comerem uvas e desses morrem sete. Fraca estatística! :twisted:
Nem que fosse um num bilião, arriscava? Eu não! Gosto de mais delas :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 10, 2009 7:07 pm

A minha cadela come de tudo...
Parece-me que a questão é dar pouco.
Li acerca de um cão que morreu com uvas, mas tinha comido um caixote delas...e creio que foi o Paulo Santos que calculou que o montante de chocolate preciso para matar o seu rottweiller era de mais de 1 KG.
De qualquer maneira, antes prevenir - fruta e doces em quantidades mínimas, que eu saiba só a maçã escapa a esta regra...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”